Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É melhor aprender a língua espanhola ou francesa?

De Carolina, publicado dia 23/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > Francês ou Espanhol: qual idioma escolher?

Durante a sua jornada acadêmica ou profissional, você talvez já teve o dilema de escolher e aprender um novo idioma.

Na hora H, sempre vem aquela pergunta: qual deles escolher?

Dada a nossa situação geográfica, não deixamos de pensar na língua de nossos países vizinhos: espanhol. Mas o francês (curiosidades sobre o país e o idioma) também é uma língua muito sedutora e falada em vários países.

Então, vamos direto ao ponto: qual das duas é mais útil ou mais fácil de aprender? Quais são as vantagens de conhecer um idioma ou outro?

Neste post, vamos ajudá-lo a escolher de acordo com seus objetivos e suas expectativas sobre o futuro.

Francês e Espanhol: dois idiomas com características comuns

Quando nos interessamos nessas duas línguas, logo percebemos que, como em outras línguas romanas, elas possuem muitas características semelhantes. Isso é algo que vemos especialmente na parte léxica quando comparamos o vocabulário espanhol com o francês e, claro, com o nosso português.

Eles dizem, e você certamente já ouviu falar, que quanto mais línguas conhecemos, mais fácil é aprender novas. Parece que essa afirmação é verdadeira, não acha?

Conheça o patrimônio, o idioma e a história francesa Você pode se surpreender com as oportunidades que terá ao saber falar francês

Pense em um alemão que quer aprender espanhol? Certamente, se você sabe português, você vai achar o espanhol muito mais fácil.

Assim como sabemos que o alemão pode aprender mais facilmente o holandês. Isso porque as duas línguas têm a mesma origem (conheça a evolução do francês)!

Afinal de contas, as raízes que unem as línguas fazem com que elas compartilhem certas semelhanças que facilitam a aprendizagem.

Se começarmos a partir do português, provavelmente encontraremos mais semelhança com o espanhol (em palavras como “flor” ou “antigo”) do que com francês (“fleur”, “ancien”).

Mesmo assim, sem dúvida, encontraremos muitas palavras parecidas com o português nos dois idiomas! Claro, os termos de origem grego-romanos.

Além disso, conhecer o inglês também nos ajudará a aprender frances basico ou mesmo o avançado, já que a linguagem de Molière tem assimilado muitos empréstimos anglófonos: “weekend”, “sport”, “planning”…

No entanto, embora pareça ser mais fácil entender uma linguagem escrita que compartilhe as mesmas raízes etimológicas com outras que já conhecemos, a verdade é que, no que diz respeito à comunicação oral, é muito provável que isso será mais difícil.

De fato, o francês e o espanhol na fala não se parecem. Para falar espanhol, muitas vezes você tem que pronunciar como se tivesse a língua presa. Já o francês, muitas vezes temos a impressão de ter que arranhar a garganta e fazer biquinho para falar.

Há pessoas a quem o francês parece uma linguagem muito elegante, mas também há pessoas que pensam que o português é uma linguagem sedutora. É uma questão de gosto.

Além do critério subjetivo da “beleza” da linguagem, acreditamos que a decisão de aprender um idioma ou outro deve ser baseada em outras questões de origem prática. Você deve ser guiado por fatores culturais ou por utilidade (quantos países você fala francês e português?). Para ajudá-lo, vamos fazer uma pequena lista de algumas das vantagens desses dois idiomas.

Por que aprender francês?

Hoje, o francês é considerado uma das línguas mais relevantes na cena mundial, pois é a língua oficial de um grande número de países (França, Canadá, Bélgica, Haiti, Senegal – saiba a diferença…) e organizações internacionais (como a ONU, A UE ou a OTAN). Por isso, há tantas pessoas interessadas em aprender esse idioma!

O francês pode abrir portas até na área do conhecimento A França é um país apaixonante e muito rico em patrimônio e cultura

Além disso, há cerca de 300 milhões de falantes franceses no mundo. Esse número não é de se ignorar, não é?

Dada a sua relevância e sua consequente expansão, há um grande número de centros educacionais que oferecem curso de francês como língua estrangeira. De fato, é muito fácil encontrar um bom professor ou curso de frances online ou presencial.

Onde o francês é falado?

Veja aqui 8 razões para aprender francês:

  • A França é um destino turístico especialmente apreciado pelos brasileiros. Por quê? Porque a França oferece um bom clima, paisagens inigualáveis, cidades e cidades cheias de história e cultura, cozinha requintada (crepes, ratatouille, croissants …), etc.
  • Por outro lado, a França é um destino econômico para os brasileiros. Passar as férias na França é caro, mas em compensação, várias coisas são mais baratas no país que no Brasil: cosméticos, roupas, vinhos… Parece ser bobagem, mas é um aspecto prático que devemos levar em consideração.
  • A França e o Brasil têm links econômicos muito próximos. Várias empresas francesas estão instaladas no Brasil como Peugeot, Citroen, Carrefour, Bic, Leroy Merlin, Decatholon… O Brasil também exporta alimentos, roupas, minério para a França. As relações comerciais entre os dois países são muitas!
  • Aprender francês pode ajudá-lo na sua carreira profissional: indique no seu currículo que você fala francês e isso abrirá muitas portas! Se você tem sua própria empresa, falar francês pode facilitar trocas comerciais ou mesmo expandir seu negócio e levá-lo para outro país (África, Canadá – conheça a diferença entre o francês do Quebec e da França…).
  • Como já mencionamos, o francês é uma língua muito difundida que tem cerca de 300 milhões de falantes em todo o mundo.
  • Aprender francês pode permitir que você trabalhe um dia na França e em outros países que tenham esse idioma como língua oficial. Tal é o caso do Canadá, Suíça, Bélgica, Senegal… Conhecer o francês ajuda a viajar  com muito mais segurança em todos esses países,
  • Há um grande número de artistas (cantores, atores, escritores …) de origem (saiba a da língua) francófona: Celine Dion, Stromae, Charles Aznavour, Marion Cotillard, Vincent Cassel, Gérard Depardieu, Audrey Tatou, Camus, etc.
  • Além disso, já dissemos que aprender francês pode ser muito fácil se você já fala português e que ambos são idiomas com muitos traços em comum.

Como você pode ver, aprender francês pode ser muito útil. Sabemos que muitos desses motivos também se aplicam ao espanhol. De qualquer forma, a decisão final dependerá de seus planos futuros e seus gostos pessoais.

Por que aprender o espanhol?

O espanhol é a segunda língua mais falada em países e locais diferentes.

Ela só não ganha do inglês que é a língua internacional oficial. Mas o espanhol fica logo atrás.

Sem contar que a língua espanhola tem uma relação direta com a cultura do Brasil se pensarmos que todos os nossos vizinhos são hispanófonos.

Imagine quantas portas podem se abrir, não somente do ponto de vista profissional, mas também no aprendizado de novas culturas?

Não deixe de aprender a língua espanhola Muitos países hispanófonos têm a história parecida com a nossa: foram colonizados, estão em desenvolvimento…

Além de encontrar pontos em comum com a cultura dos outros países da América Latina. Pense que, além de vizinhos, termos uma história parecida: países colonizados, em desenvolvimento, alguns viveram longos anos de ditadura como nós, festeiros, animados, alegres, gostam de música, dança…

Somos quase irmãos! Por isso, falar espanhol seria também poder entrar em contato com nossos parentes, vamos dizer assim.

Outro fator muito importante é a grande semelhança entre as línguas portuguesa e espanhola. São tão parecidas que muitas vezes entendemos o espanhol sem ter aberto um livro do idioma na vida!

Quem nunca ouviu falar no portunhol? Língua falada principalmente pelos brasileiros que viajam para a Argentina, Chile, Equador…

Portanto, o espanhol é uma língua fácil de aprender devido às suas semelhanças com o português.

Muitos consideram que é o castelhano é uma linguagem “exótica”, provavelmente porque estão mais acostumados ao inglês que o espanhol

Agora, vamos aos números: são mais de 500 milhões de nativos hispanófonos! O espanhol só não ganha da China em quantidade de pessoas que tem a língua como materna.

É a segunda língua em termos de comunicação internacional depois do inglês!

Na esfera econômica, as relações entre o Brasil e os países hispanófonos são cada vez mais significativas e continuarão a ser fortalecidas no futuro!

Além disso, de um ponto de vista estratégico, o Brasil tem um mercado em comum com nossos vizinhos Argentina, Paraguai e Uruguai: o Mercosul.

De acordo com o site oficial do acordo, o “objetivo primordial do Tratado de Assunção é a integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes.

Não deixe de conhecer o idioma da Argentina, Equador, Colômbia Aprender espanhol é uma boa ideia para se comunicar melhor com nossos vizinhos da América Latinas!

Por mais que não ouvimos falar tanto desse acordo, ele pode ganhar força nos próximos anos. Então, por que não apostar nas facilidades comerciais que temos com nossos vizinhos?

Sem contar que podemos estreitar laços com a Espanha e tantos outros países que têm habitantes que falam espanhol. Pense que, somente nos Estados Unidos, mais de 300 milhões de pessoas falam espanhol!

Depois de ler tudo isso, você notará que o francês e o espanhol têm muitas vantagens comuns: grande número de falantes em todo o mundo, proximidade linguística com o português…

Então, qual língua é melhor aprender, francês ou espanhol? Mais uma vez, essa decisão final dependerá de você, seus gostos e seus planos para o futuro.

Independente de sua decisão, qualquer uma das duas línguas permitirá que você embargue em uma grande aventura linguística e cultural!

Conheça também as palavras mais importantes do idioma francês!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Marinone Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Marinone
Convidado
Marinone

Adorei esse artigo.
Me abriu a cabeça e me fez pensar bem na hora de escolher entre esses dois idiomas que são tão importantes e fazem a diferença na vida das pessoas.