Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Métodos para se tornar um pianista com a ajuda da internet

De Marcia, publicado dia 03/07/2018 Blog > Música > Piano > É possível aprender piano a partir de sites: veja como!

Hoje em dia, é possível encontrar de tudo na internet. Se você tiver interesse por piano, por exemplo, é provável que encontre muitos resultados ao digitar esse termo em algum buscador.

Esse excesso de resultados, entretanto, pode representar mais um problema do que uma vantagem, afinal, como escolher onde clicar diante de tantas opções?

Se a sua intenção é aprender a tocar piano, é importantíssimo fazer essa análise baseando-se em conteúdos e metodologias. Encontrar o método ideal para esse estudo é algo que varia de pessoa para pessoa. Isso porque nós temos perfis e habilidades diferentes.

Há plataformas que usam pianos virtuais (é a metodologia predominante nos cursos online) e outras que estimulam o aluno a começar a tocar seu próprio instrumento, logo de início. Cabe a você observar qual modelo funciona melhor no seu caso.

Quais as vantagens de aprender piano online?

Os cursos online de piano estão aí em diversos modelos de sites, plataformas, vídeos… basta procurá-los em algum buscador.

Mas o que mais essa modalidade de estudos pode oferecer?

Estudar música em casa Você pode usar a internet e o teclado do seu computador para aprender a tocar piano.

Pessoas que não podem pagar por uma escola de música ou simplesmente não encontram nenhuma opção próxima às suas residências costumam se beneficiar desse tipo de oportunidade. Entretanto, é necessário estar ciente que um curso online demanda tempo e organização.

Caso contrário, você simplesmente desistirá em poucas semanas. O investimento em termos de dedicação poderá ser igual (ou até maior) do que o necessário quando se frequenta uma escola.

Entre aplicativos e pianos online, esses últimos oferecem algumas vantagens. Quando usados em computadores, é possível usar o próprio teclado do computador para tocar. Trata-se de algo muito mais confortável que tocar pelas pequenas teclas do smartphone, não é mesmo?

Essa vantagem certamente precisa ser levada em conta.

Além disso, os pianos online normalmente são acompanhados de lições que ajudam os pianistas iniciantes a progredir e aprender a música mais rapidamente. Isso porque há alguns fundamentos que devem ser assimilados, como:

  • Metodologia;
  • Teoria musical;
  • Acordes;
  • Particularidades do pianista canhoto;
  • Ritmo;
  • Improvisação;
  • Tempo;
  • Despertar musical.

É por isso que os pianos online podem ser considerados bem mais completos e convenientes que as opções pelo smartphone.

Como se organizar para estudar piano online?

Muitas pessoas desistem das aulas de piano online (ou sequer iniciam o curso), não por falta de vontade, mas por falta de organização.

As grandes mudanças só se tornam possíveis em nossa vida se começarmos aos poucos, com pequenas atitudes no dia a dia. E essa teoria se aplica bem quando o assunto é aprender piano online.

Começar nunca é algo fácil: isso é válido para tudo na vida. Uma dose extra de motivação é necessária para dar os primeiros passos. E essa motivação precisa ser mantida até que se tome gosto pela novidade em questão.

Uma grande dificuldade encontrada por muitos na modalidade online é que você se torna seu próprio professor: ninguém está ali para impor um ritmo ou cobrar dedicação aos estudos: tudo isso depende exclusivamente de você.

Para não cair no desânimo, você deve estabelecer uma agenda de dias e horários a ser cumpridos, e não deixar de  seguí-los rigorosamente. Fazer uma lista de lições a seguir e escolher atividades condizentes com o seu nível também são atitudes que favorecem o aprendizado.

Por fim, você deve se divertir enquanto estuda. As aulas de piano devem se tornar uma atividade prazerosa, uma parte “leve” em seu dia a dia.

Deixar que elas se transformem em mais uma mera obrigação poderá fazer com que você perca o entusiasmo rapidamente.

É melhor aprender a tocar em um piano online ou piano real?

Pianos digitais, piano clássico, piano de cauda, ​​sintetizadores, piano na internet, pianos acústicos… são tantas opções. É aí que vem a pergunta: o que escolher?

É fato que o piano virtual vem ganhando um espaço maior quando se fala em cursos para aprender a tocar o instrumento, mas será que ele realmente substitui os sintetizadores e o piano de cauda?

Se você deseja aprender a tocar músicas de jazz, temas de filme ou partituras clássicas, o piano virtual poderá atender diretamente às suas expectativas.

As primeiras lições Tocar no teclado do seu computador é a opção encontrada por muitos pianistas iniciantes.

Entretanto, não vamos negar que existem, sim, diferenças entre o piano online e o piano acústico ou digital. Os dedos não são posicionados da mesma forma!

Pianos virtuais utilizam teclados de computador, o que impossibilita o uso total de ambas as mãos, como em um piano acústico, por exemplo. O espaço para as mãos é bem menor nesse caso.

Em contrapartida, temos a vantagem de poder levá-los a qualquer lugar. O mesmo não acontece com um grande e volumoso instrumento original.

Quanto aos sons emitidos, eles também são bem semelhantes. É claro que um piano online não emitirá o mesmo som de um instrumento profissional, mas não podemos negar que essas ferramentas virtuais estão, de fato, evoluindo.

Cabe somente a você tomar a decisão baseando-se em suas próprias prioridades e expectativas em relação ao instrumento.

Quais os melhores sites para aprender piano online?

Se você realmente está disposto a aprender piano online, pode ser que se sinta um pouco perdido quanto ao site a ser escolhido. Para ajudá-lo, listamos abaixo 4 exemplos.

Virtual Piano Net

Trata-se de um site no qual você aprenderá a tocar através do Virtual Piano, um instrumento com 61 teclas. Uma das grandes vantagens é que essa ferramenta conta com um timbre de boa qualidade e realmente agradável aos ouvidos. Além disso, após tocar as notas, você poderá notar que o som ainda continua por um pequeno tempo.

No menu da ferramenta, existe um tópico denominado “Key assist on”. Trata-se de um recurso que permite identificar, no teclado do seu computador, os botões correspondentes a cada tecla utilizada para emitir os acordes.

Há ainda uma opção que, embora não traga nenhuma vantagem funcional, permitem a você brincar com a estética do seu piano virtual. A partir do comando “change style”, será possível escolher novas cores para as teclas do seu instrumento online.

Concilie diversão e aprendizado Recursos divertidos ajudam você a manter-se motivado para as aulas de piano.

Com todas essas opções, aprender piano certamente se tornará uma atividade muito mais prazerosa e dinâmica. Você pode usar e abusar deles para tornar o seu aprendizado mais eficaz ou simplesmente se divertir um pouco enquanto aprende.

Método M30

Pode ser que você já tenha ouvido falar na famosa metodologia M30 inovadora para aprender piano online. Nesse caso, não se trata exatamente de um site, mas sim uma metodologia que você pode adquirir para seguir com seus estudos.

O curso completo consiste em 7 módulos com 30 aulas cada um. Em cada uma dessas partes, uma habilidade específica poderá ser desenvolvida:

  • Você será estimulado a desenvolver o mindset de um músico de verdade;
  • Aprenderá sobre escrita musical e notas com seus dedos correspondentes;
  • Fará exercícios que ajudarão a “destravar” seus dedos;
  • Descobrirá acordes, cifras, sustenidos e outros elementos essenciais da música;
  • Praticará a sincronização de ambas as mãos de modo a tocar canções mais complexas;
  • Adquirirá conhecimentos sobre ritmos e estilos musicais;
  • Por fim, será assistido para montar seu próprio repertório de canções preferidas.

O pacote ainda inclui apostilas e acesso a horas extra. Se você está realmente disposto a levar o aprendizado a sério, trata-se de uma opção a ser considerada.

Online Pianist

O design é simples e o timbre, razoável, mas ainda assim há razões pelas quais você poderá gostar de aprender a partir dessa ferramenta.

Ao começar a estudar por ela, é possível ter acesso a uma vantagem em relação às que citamos anteriormente. Embora tenhamos falado sobre as vantagens do piano online sobre os aplicativos de celulares, ainda há pessoas que se sentem confortáveis com essa segunda opção.

Se houvesse uma oportunidade de mesclar as duas seria perfeito, não é mesmo? E este site permite essa utilização, já que oferece a opção de um aplicativo, disponível para baixar em aparelhos com sistema Android ou IOS.

Para quem deseja seguir com as lições mesmo quando estiver fora de casa, apenas com seu smartphone ao alcance, trata-se de uma opção interessante. Que tal testar agora mesmo?

Hear and Plays

Nesse site, é possível encontrar lições de piano destinadas a todos os níveis. Independentemente se você é iniciante ou já chegou ao nível avançado, poderá seguir com os estudos.

Uma habilidade levada em conta por essa metodologia é a identificação dos sons “de ouvido”. Além das aulas básicas que citamos, você ainda terá acesso a tutoriais que ajudam a aprender a tocar a partir do que se ouve. Com o tempo, você vai perceber como a sua audição se tornará mais apurada para captar e reconhecer as notas musicais.

Aulas de piano online Há cursos online que oferecem acesso a material extra e tutoriais gratuitos.

As primeiras horas de curso e alguns artigos e tutoriais são gratuitos. Para ter acesso a uma base mais ampla de conteúdo, entretanto, há opções de pacotes por preços variados.

Percebeu como as aulas de piano podem fugir do convencional e ser totalmente acessadas em ambiente virtual? E você, o que está esperando para realizar de uma vez por todas o sonho de tocar o instrumento? Que tal começar agora mesmo a escolher em qual site deseja iniciar os estudos?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Renata Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Renata
Convidado
Renata

Adorei este site.