Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Jogos de piano para inicialização musical

De Marcia, publicado dia 01/07/2018 Blog > Música > Piano > Existem games que ajudam a aprender a tocar teclado?

Não é fácil se motivar para começar a estudar o que quer que seja. Normalmente, quando um adulto manifesta seu desejo de aprender a tocar piano em sua família ou círculo de amigos, é imediatamente surpreendido por afirmações do tipo: “Ahh… aprender depois de adulto é mais difícil.”

Entretanto, não há por que absorver essa informação como verdade absoluta e desistir do seu sonho de tomar aulas de piano.

E ainda que você tenha dificuldades de concentração ou pouco tempo livre para dedicar-se aos estudos, ainda há soluções.

Música e descontração Para quem gosta, tocar piano é um momento único e prazeroso.

Você pode recorrer a jogos educativos para aprender algo novo enquanto dedica-se aos seus momentos de lazer. E vários jogos de piano vem sendo desenvolvidos nos últimos anos.

Aliás, você pode até mesmo incentivar o seu filho a aprender por esse método. Assim, quando ele chegar à idade adulta, certamente não enfrentará as mesmas dificuldades que você.

Os pianos virtuais são um ótimo caminho, seja para adultos ou para crianças que desejam se iniciar na música.

Jogos com piano são mesmo eficazes?

Nosso cérebro parece funcionar melhor enquanto nos divertimos. Prova disso é aquela ideia ou solução que surge depois que você tirou um pouco o foco do problema e teve alguns momentos de descontração.

Nos primeiros anos escolares, as atividades lúdicas são muito comuns. O que o faz pensar que o tom de descontração durante o aprendizado não pode funcionar também na idade adulta.

E por que não usar a diversão para aprender a tocar piano?

Não estamos dizendo que você não deva contratar um professor particular para tomar aulas, adquirir metodologias e materiais de apoio ou dedicar algumas horas diárias ao estudo.

Mas que tal adicionar um pouco de diversão a todo esse processo?

Para quem realmente tem vontade de aprender a tocar, colocar-se diante de um piano é um verdadeiro prazer.

Entretanto, os jogos funcionam como uma espécie de complemento, uma forma de manter-se em contato com a aula de piano por mais tempo. Normalmente, eles são criados por especialistas que sabem a forma certa de levá-lo a aprender as lições propostas e lembrá-las depois, sem que isso se torne maçante ou cansativo.

Dessa forma, o cérebro não fica condicionado à frustração de não conseguir se lembrar de determinado tópico, ou à pressão de ter que aprender a lição ao final da aula. Ele entende que você está se divertindo… e todo o resto será consequência.

Muitas vezes, o principal objetivo desses jogos não é aprender a tocar piano, mas ainda assim eles são ótimos para trabalhar o ouvido musical, entender melhor sobre técnicas usadas por pianistas famosos e conhecer novos acordes e possibilidades.

É claro que somente os jogos não farão de você um pianista profissional, mas certamente poderão ajudá-lo a aprender as primeiras lições no instrumento.

Além disso, os jogos por smartphone permitem que você os acesse a qualquer hora, de qualquer lugar, uma vantagem certamente inegável nos dias atuais.

Como funciona um jogo de piano?

Conhecer notas musicais, trabalhar o uso da mão esquerda, falar sobre teoria musical, introduzir novos acordes… cada jogo tem seu objetivo.

Mas que tipos de jogos proporcionam estudo e diversão ao mesmo tempo?

O primeiro passo para entender, é aprender a diferenciar um jogo de piano de um piano virtual.

Enquanto os primeiros destinam-se basicamente à diversão, os últimos são desenvolvidos especialmente para desempenhar um papel no processo de aprendizagem.

Estude onde estiver Jogos de piano são diferentes de teclados virtuais.

A maioria dos jogos estimula uma competição entre os usuários, uma vez que é necessário determinada pontuação para vencer a partida ou avançar de fase. Os pianos virtuais não contam com pontuação, já que podem ser considerados um instrumento de aprendizagem, e não um jogo.

Mas qual é afinal o objetivo do jogo que envolve piano?

Jogos de piano não destoam muito de outros que estamos acostumados a ver em nosso dia a dia. E não é difícil aprender a manejá-los.

Normalmente, você precisa tocar nas teclas do piano sempre que o sistema indicar determinada marca. Isso pode acontecer de forma lenta ou rápida, dependendo do seu nível prévio no instrumento.

Normalmente, os jogos são mais simples que os pianos virtuais, tanto no que diz respeito ao layout quanto no funcionamento. Trata-se de ferramentas que já foram desenvolvidas com o princípio de serem fáceis de usar.

Onde encontrar jogos de piano para iniciantes?

Os jogos de piano são acessíveis de formas diferentes. A boa adaptação com um ou outro dependerá basicamente das suas expectativas e hábitos diários.

Para baixá-los, você pode usar o seu smartphone, o tablet, o computador… tudo depende de qual a ferramenta que costuma estar mais à mão durante suas horas livres.

Acontece que você terá a sensação de ter um piano dentro de qualquer um desses aparelhos, e poder levá-lo a qualquer lugar, diferente de um instrumento real que é pesado e difícil de deslocar.

Aprender música, ter seu primeiro contato com um piano ou tocar suas músicas favoritas nunca foi tão fácil. Quando parte desses jogos passaram a ser gratuitos, eles verdadeiramente revolucionaram parte do mercado da música.

Aprenda onde estiver Os jogos podem ser baixados em seu celular ou tablet.

Há o Piano Tiles, o My Piano e o Perfect Piano, por exemplo. Alguns podem ser baixados em versões para celular ou computador, enquanto outros estão presentes nas lojas de aplicativos específicas para Android ou iOS.

Existem alguns que nem mesmo exigem a presença de uma conexão wi-fi ou 4G para funcionar corretamente, já que há programas que funcionam de forma automática e programada, ainda que não estejam ligados à internet.

Crianças também podem aprender a partir de jogos?

Alguns jogos são mais adequados para adultos, enquanto outros são indicados para crianças.

Normalmente, as ferramentas infantis são mais fáceis de usar, apresentando formatos e mecanismos mais simples, já que a complexidade pode acabar atrapalhando a assimilação dos pequenos.

Na realidade, eles são desenhados dessa forma, para que a motivação infantil não dê lugar a uma frustração por não conseguir usá-los corretamente.

Para você entender melhor, preparamos uma lista com os principais.

Piano Crianças

Esse aplicativo permite às crianças e seus pais desenvolverem habilidades musicais e explorarem o mundo a parte que é aprender a tocar um instrumento.

A interface normalmente é colorida e brilhante, para agradar visualmente às crianças enquanto praticam. E o aplicativo pode ser acessado em três modalidades: instrumento, canções e sons.

E não são só as habilidades musicais do seu filho que serão desenvolvidas: a concentração, a imaginação, a criatividade, as habilidades motoras, sensoriais, intelectuais e da fala também serão beneficiadas das atividades no programa.

Os conteúdos disponíveis são todos livres: não existem recursos extra a ser desbloqueados mediante pagamento. Os sons são de alta qualidade, há muitas músicas famosas para aprender a tocar e possibilidade de operar em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Além disso, tudo funciona de forma totalmente intuitiva, de modo que as crianças não terão dificuldades em assimilar as características de uso.

Piano infantil

Muitas crianças têm a oportunidade de dar seus primeiros passos na música a partir desse aplicativo. E o melhor de tudo é que os pais também podem entrar na brincadeira e se divertir junto com seus filhos.

Para baixar alguns itens, é necessário pagar pequenas taxas. Em um ambiente totalmente lúdico e colorido, a criança terá a oportunidade de explorar os diferentes sons emitidos pelo piano, dentre outros instrumentos, enquanto se diverte.

Desenvolvimento na infâcia Uma criança pode começar a aprender piano por jogos e atividades lúdicas.

Talvez, a partir de brincadeiras, seu filho pode tomar verdadeiro gosto pela música e desenvolver grandes talentos como pianista.

E para os adultos, existem ferramentas?

Adultos estão acostumados a associar os estudos (seja de um idioma, uma profissão ou um instrumento musical) à necessidade de grande concentração e seriedade.

Mas a verdade é que aprender a tocar piano na vida adulta, por exemplo, pode ter o seu lado prazeroso e descontraído.

Prova disso é o fato que, além dos aplicativos infantis, também existem ferramentas específicas que você pode baixar para aprender a tocar piano de forma leve e divertida.

Para ajudá-lo a escolher, listamos também algumas opções de cursos de piano online via smartphone para adultos.

Perfect Piano

Trata-se de um simulador que pode ser usado em seu smartphone com sistema Android ou tablet, que permite aprender piano se divertindo.

Com 88 teclas disponíveis e diversos acordes, você aprenderá a reconhecer e emitir sons de piano. Além disso, trata-se de uma ferramenta que permite interação, já que você poderá tocar junto, conversar e fazer amizade com pessoas dos mais diversos lugares do planeta.

As configurações podem ser ajustadas para destros ou canhotos e é você quem escolhe a velocidade e o nível de dificuldade nas lições.

Magic Piano

Disponível na Apple Store para dispositivos iOS, o aplicativo permite a você tocar diversos sucessos, que vão desde Mozart até Bruno Mars.

A ferramenta está disponível para baixar em mais de 10 idiomas e já é utilizada por pessoas de diversos países, o que significa uma ótima oportunidade de interação.

Você poderá relaxar enquanto ouve ou toca suas canções favoritas e contará com atualizações e melhorias constantes no sistema.

E você? Já encontrou o aplicativo perfeito para aprender a tocar piano? Que tal começar a procurar agora mesmo?

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar