Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Piano online: definições e aplicações

De Marcia, publicado dia 12/07/2018 Blog > Música > Piano > O que é teclado virtual?

É possível tocar piano com apenas um clique.

Esqueça os pianos de cauda, aqueles órgãos enormes capazes de ocupar quase a metade da sua sala e os sintetizadores: o piano virtual chegou com tudo… e para ficar!

Os jovens de hoje mantêm um estilo de vida totalmente conectado. Isso porque é possível fazer a maior parte das atividades pela internet: comprar, vender, realizar transações bancárias, e muitas outras coisas.

Tocar teclado é fácil O piano virtual é uma opção de integrar tecnologia e música.

Como o piano também faz parte da vida de muitos jovens, ele também evoluiu para a versão virtual. Afinal, questões relacionadas à música também precisam adequar-se à atual realidade do público.

Mas afinal, o que é um piano virtual?

Você conheceu o famoso sintetizador que era usado pelos apaixonados por piano?  Pois bem, ele ganhou uma nova versão: o piano virtual!

Para definí-lo, podemos usar a seguinte explicação: um instrumento virtual é uma ferramenta musical em forma de software, capaz de recriar sons virtualmente, que se assemelham aos reais, emitidos pelo instrumento em questão. A partir dele, você pode tocar suas músicas favoritas em seu próprio computador.

O principal aparelho de suporte para o piano virtual é, sem dúvidas, o computador. Entretanto, a evolução da tecnologia já permite, hoje em dia, que se utilize o tablet ou smartphone para baixar aplicativos que dão acesso a esse tipo de ferramenta.

Isso porque o piano virtual permite que seja feita uma associação entre as teclas do teclado do computador e as de um piano real. Para outros dispositivos, o mecanismo é basicamente o mesmo.

Os sons serão mais ou menos próximos do instrumento real, de acordo com a qualidade dos aparelhos utilizados. Os teclados virtuais são, sem dúvida, uma grande prova de que os avanços tecnológicos chegaram também no mundo da música.

Como surgiu o piano virtual?

O piano é um instrumento do século XVIII. Por volta de 1655, na Itália, Bartolomeo Cristofori já fabricava cravos, que mais tarde evoluiriam para o piano que conhecemos hoje.

O primeiro projeto de um piano de verdade foi apresentado em 1709. Apesar de tratar-se de um protótipo bem diferente do que temos hoje, a estrutura ainda é a mesma: um instrumento de madeira, com cordas, que são ativadas a partir de teclas, emitindo sons através de seus movimentos.

Muito utilizado por Mozart, Schubert e Beethoven, tornou-se um dos instrumentos musicais mais famosos do mundo.

Criação antiga Do primeiro cravo a piano virtual, houve uma grande evolução.

E é claro que, com o passar dos anos, modelos mais modernos e equipados foram criados para atender à demanda de músicos a cada dia mais ávidos por novas tecnologias.

Foi então que os pianos ganharam funções diferenciadas, como se fossem uma porta de acesso a quem quisesse ouvir o som de diversos instrumentos em um único.

Surgiram os computadores e a possibilidade de conectar certos modelos de teclado a ele, transformando a casa do pianista (ainda que amador) em um verdadeiro estúdio de som. Também chegaram os sintetizadores, que facilitaram a vida de muitos músicos.

Essas eram as maiores tecnologias no tema até pouco tempo atrás, quando os pianos virtuais começaram a tomar conta das redes.

Jovens músicos encontraram nele uma opção mais barata, portátil e acessível para começar a praticar seus primeiros acordes na música. E não é só isso: mais tarde, ele difundiu-se por diversos países e hoje já é utilizado por pessoas de todas as idades.

Normalmente, esses aplicativos vêm acompanhados de tutoriais e lições, que permitem que o usuário tenha uma verdadeira aula de piano antes de começar a simplesmente tocar. É possível aprender cada etapa para iniciar uma vida de pianista.

Como funciona o piano virtual?

O piano virtual é um instrumento intuitivo, embora seja necessário aprender a dedilhar e acionar as teclas corretas para que ele apresente os resultados desejados.

Mas, afinal, como funciona exatamente essa ferramenta?

Normalmente, quem está começando a utilizá-la tende a tentar pressionar as teclas virtuais a partir do mouse. Com o tempo, percebe-se que associá-las ao teclado do computador é muito mais eficaz. Isso porque elas foram criadas já com a ideia dessa associação.

Se o seu monitor tiver 15 polegadas, você poderá visualizar um teclado grande em sua tela, aproveitando assim todos os recursos que a sua máquina pode oferecer.

A conexão com a internet também é muito importante para o funcionamento do piano virtual: o ideal é utlizar uma rede de wi-fi ou 4G. Dessa forma, você evita delays e outros transtornos, que podem comprometer a qualidade da sua música.

Começar a aprender a tocar piano a partir da internet nunca foi tão fácil. Algumas dessas ferramentas funcionam como verdadeiras aulas gratuitas, já que não é preciso fazer qualquer tipo de inscrição ou pagar mensalidade para utilizá-las.

E elas ainda oferecem jogos e outros recursos, que permitem um aprendizado leve e descontraído. É como se o computador criasse a música para você a partir de pequenos movimentos e acordes emitidos pela forma que você maneja o teclado.

Para que serve o piano virtual?

O piano virtual, entretanto, ainda não é bem conhecido por alguns amantes da música ou pianistas iniciantes. Especialmente para os aprendizes, é essencial entender como funciona esse instrumento.

De aulas online até jogos despretenciosos, o teclado virtual pode ser utilizado de diferentes maneiras, por diversos públicos.

Aprender jogando

Ter aulas de piano nem sempre é fácil. Não que uma escola de instrumentos não seja um lugar agradável. O problema é que elas podem ser de difícil acesso devido à distância ou apresentar preços muito altos. Isso leva alguns a preferir o modelo autodidata de aprender.

O piano virtual nesse caso pode ser de grande ajuda. Não é preciso gastar com aulas ou mesmo com a compra do instrumento. Basta dedicar-se e pesquisar nos locais certos os primeiros passos para começar a emitir seus primeiros acordes na música.

Compor

Embora os sintetizadores e os pianos que se conectam a computadores tornem mais fácil a tarefa de compor uma canção, devemos admitir que um aparelho embutido no próprio computador pode tornar a gravação muito mais fácil.

O teclado virtual pode servir até mesmo como uma espécie de teste, para criar melodias antes de gravá-las a partir de um piano de cauda ou sintetizador.

Divertir-se

Alguns pianos virtuais são criados apenas para o entretenimento. Se você já tem algumas noções no instrumento e deseja usar a ferramenta apenas como passatempo, dê preferência àquelas que estão em formato de jogos.

Música é lazer Graças ao piano virtual, é possível se divertir enquanto toca.

Normalmente, os sons desse tipo de aplicativo não se equiparam em qualidade a outros destinados à aulas e criação de músicas, mas é inegável que garantem momentos de lazer e descontração.

Incluir as crianças

Muitas vezes, as crianças apresentam talentos natos, que só precisam ser incentivados para desenvolver-se. Entretanto, devemos levar em conta que elas também estão propensas a mudar de opinião com frequência.

É por isso que, se o seu filho nunca teve contato com um piano, o melhor a fazer é apresentá-lo à versão virtual antes de investir de fato em um instrumento real. Embora as teclas do computador não exijam a mesma destreza de um piano de verdade, será possível checar o real interesse da criança por tocar o instrumento.

Complementar as aulas

Por mais que você frequente um curso formal de piano ou contrate um professor particular, o piano virtual pode ajudá-lo a praticar fora do horário de aulas.

É claro que nada se compara aos momentos com o professor, que está ali para corrigir e orientar. Entretanto, fazer uso desse tipo de ferramenta ajuda a desenvolver maior habilidade nos dedos para tocar o instrumento. Quanto mais você praticar, maior será a sua evolução.

Á que público se destina o teclado virtual?

Já sabemos que o piano virtual serve para se divertir, compor e praticar. Mas a quem realmente essa ferramenta se destina? Será que ela deve ser baixada por todos que possuem conexão à internet?

Na verdade, ela pode beneficiar pessoas em diferentes etapas de contato com a música. Entretanto, é necessário que exista um interesse por piano e assuntos relacionados.

Iniciantes

Para quem deseja aprender a tocar piano, mas não tem condições de investir em um instrumento e aulas formalizadas, está aí uma ótima oportunidade de um primeiro contato.

A partir do piano virtual, é possível conhecer um pouco mais sobre o instrumento e praticar os primeiros acordes, que certamente serão úteis mais tarde.

Crianças e adolescentes

Entreter esse público, muitas vezes, é um verdadeiro desafio. É para isso que existem jogos e aplicativos de aparência mais atraente disponíveis. Muitas vezes, a criança têm interesse pela música, mas não tem paciência para manter-se concentrada em uma aula.

Eles se divertem O teclado virtual é uma ótima forma de estimular crianças.

Ferramentas online as deixam mais propensas a manter-se concentradas enquanto praticam. Além disso, elas adoram desafios e oportunidades para competir.

Profissionais

Se você já atingiu um nível profissional no piano, ferramentas online certamente não serão mais úteis para questões de progresso. Porém, você pode usá-las para praticar e exercitar seu talento.

Baixar um aplicativo de teclado virtual em seu smartphone, por exemplo, permitirá estar em contato com o mundo da música onde quer que você esteja. Trata-se de uma oportunidade de levar o piano consigo para onde for.

E você? Gostou de conhecer um pouco mais sobre o piano virtual? Que tal baixá-lo agora mesmo e começar a tocar?

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Alan Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Alan
Convidado
Alan

Gostei muito desse site aqui encontrei ótimas dicas!