Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender a tocar piano em meu computador ou smartphone?

De Marcia, publicado dia 06/07/2018 Blog > Música > Piano > Conheça os principais teclados virtuais

Será que devo instalar um aplicativo de piano em meu computador ou smartphone?

Com tantas opções disponíveis na internet, qual devo escolher?

É comum que essas perguntas apareçam quando pensamos em piano virtual. Entretanto, a difusão dos conhecimentos em tocar instrumentos tornou-se muito maior a partir do momento em que smartphones e aplicativos foram colocados a serviço de ajudar as pessoas a desenvolver essa habilidade.

Muitas opções surgiram para aprender a tocar piano, violão, guitarra e tudo o mais que se possa imaginar. Foi aí que os pianos virtuais ganharam força.

Além de aprender os acordes e compor sua própria música, eles também permitem que você aprenda a reproduzir o tema do seu filme favorito. E a melhor parte é que essa ferramenta pode acompanhá-lo em seu aprendizado diário.

Musica por aplicativo Hoje em dia, é possível tocar piano a partir do seu computador ou smartphone.

Embora não sejam capazes de substituir totalmente um curso de piano ou a contratação de um professor particular, elas permitem a prática dos conhecimentos adquiridos em aula, o que proporciona grandes avanços.

Além disso, elas funcionam como uma espécie de teste: você terá uma ideia do som e de como se sente ao tocar piano. É por isso que muitas pessoas as utilizam antes de comprar um instrumento real.

Vantagens do piano virtual

Nos últimos anos, aplicativos de teclado virtual vem sendo desenvolvido em diversos formatos e compatibilidades. Há opções disponíveis para smartphones Android e iOS e também outras mais clássicas para computadores.

Eles representam uma grande oportunidade, tanto para pianistas quanto para iniciantes no instrumento, para treinar os acordes e adquirir maior flexibilidade nos dedos.

Alguns exercícios tornam as articulações mais flexíveis e ainda previnem a osteoartrite, daí a importância de incorporar essa prática ao dia a dia de quem faz aulas de piano.

Por ter proporções menores, o piano virtual permite trabalhar melhor a questão de velocidade e flexibilidade.

Entretanto, a maior vantagem é, sem dúvidas, o fato de poder levá-lo a qualquer lugar. Quando seria possível fazer isso com um piano de cauda, por exemplo?

Os smartphones realmente surgiram para que pudéssemos ter o mundo em nossos bolsos.

Câmera, calculadora, rádio… hoje em dia temos isso em um único aparelho. Por que não incorporar também o nosso instrumento favorito: o teclado virtual?

Dessa forma você aprende a tocar piano no seu ritmo, sem estresse. E de quebra ainda pode ensaiar suas músicas naquele tempinho ocioso entre uma atividade e outra do dia a dia. Quer melhor maneira de otimizar seu tempo e relaxar um pouco em meio às pressões cotidianas?

Além disso, o piano virtual representa uma oportunidade de certificar-se de que é isso mesmo que você deseja antes de investir em um teclado real. Você terá a oportunidade de conhecer e experimentar as particularidades do instrumento e, quem sabe, tomar gosto pela música que ele emana.

Imagine só investir em algo tão caro, para deixá-lo em um canto, abandonado, após alguns meses. Quem pratica com o teclado virtual, já compra na certeza de que esse não será o destino do instrumento.

Além disso, o ambiente virtual permite apenas uma prévia: o jogo de dedos, o espaço e as posições ficarão muito mais interessantes quando você estiver tocando um piano de verdade.

Teclado virtual no computador

Ao contrário do que costumamos pensar, teclados virtuais não são exclusividade de celulares e tablets. Computadores também podem contar com essas ferramentas, transformando-se em uma espécie de mini-piano amador.

Um teclado em sua escrivaninha Existem opções de aplicativos específicas para o seu computador.

Se você ainda tem dúvidas, citamos abaixo alguns exemplos.

Everyone Piano

Que tal transformar o teclado do seu computador em um verdadeiro piano virtual? Trata-se de um simulador que mostrará, na sua tela, todas as teclas transformadas.

As notas musicais pelas quais cada uma ficou responsável também aparecem em sua tela. Dessa forma, basta clicar nessas teclas para criar o som que você desejar.

Além disso, o programa conta ainda com a opção de conectar um órgão eletrônico ao seu computador, para gerar as notas com maior qualidade de som.

E você ainda personaliza a velocidade das teclas e a disposição que elas aparecem. Você pode ainda ter acesso a algumas aulas e lições para aprimorar ainda mais as canções criadas.

Little Piano

Aqui temos outro simulador de instrumentos musicais. Embora o piano seja o foco dessa aplicação, existem também outras opções, como guitarra e bateria.

Uma vez selecionada a sua opção, a interface do aplicativo mostra o seu teclado já no formato do instrumento, permitindo saber a qual som cada tecla corresponde.

Uma vez conhecida essa disposição, você descobrirá, aos poucos, as diversas opções de sonoridade e se habituará a usá-las em suas canções.

Uma vez conseguida a sonoridade desejada, ainda será possível salvar a música tocada e armazená-la em seu computador, como um arquivo padrão de áudio.

E a grande vantagem da ferramenta é que ainda há uma versão disponível para smartphone. Assim, você pode dar continuidade às suas criações musicais mesmo quando estiver fora de casa.

Musical Mastery The Piano

Nesse caso, o teclado aparece na tela do seu computador e pode ser operado a partir do teclado ou de cliques com o mouse. Os acordes combinados podem ser sincronizados com outros dispositivos, de modo que sejam acessados posteriormente de qualquer máquina.

Os sons se baseiam em músicas já conhecidas, para potencializar o seu aprendizado das notas. Dessa forma, trata-se de uma grande oportunidade de aprender a tocar aquele hit do seu artista preferido.

Essa aplicação, entretanto, só funciona quando você conta com uma conexão à internet, já que tudo acontece por meio da web.

Você pode praticar e ainda fazer suas próprias criações, com direito a efeitos nas notas gravadas.

Piano em seu smartphone

Os smartphones são verdadeiros companheiros de vida para muitas pessoas. Sempre à mão, eles representam a possibilidade de acesso contínuo a informações e aplicativos.

Com disponibilidade de recursos praticamente similares aos do computador e a vantagem de serem portáteis, eles são os escolhidos por muitos usuários para se transformar em teclado virtual.

Leve o piano consigo A vantagem no piano no smartphone é que você pode tocar de onde estiver.

E, assim como no caso dos computadores, existem aplicativos específicos também para eles.

Violetta Piano Tutorial

O aplicativo está entre os 10 aplicativos de piano mais populares e os 5 mais baixados. Trata-se de uma ferramenta a partir da qual será possível tranformar o seu smartphone ou tablet com sistema Android em um verdadeiro piano virtual.

O download, assim como o acesso aos upgrades e ferramentas de atualização é totalmente gratuito.

Simply Piano

Para quem tem aparelhos da Apple, como iPhone e iPad, também existem pianos virtuais compatíveis. O Simply Piano, por exemplo, permite aprimorar a prática no instrumento, independentemente do seu nível prévio. Tanto iniciantes quanto pianistas profissionais podem baixá-lo.

Em 2016, a ferramenta foi eleita como uma das melhores entre as compatíveis com iPhone. As canções disponíveis englobam os clássicos de várias bandas e cantores e ainda há a opção de cursos para diversos gêneros e vertentes musicais.

Piano Partner 2

Disponível em versões para Android e iOS, trata-se de um piano virtual que permite interação e prática de forma descontraída e eficaz.

Dividido em 4 sessões, ele permite a visualização de músicas disponíveis no repertório da aplicação e ferramentas para acompanhamento e exercícios, que serão agradáveis e eficientes para o aprendizado ao mesmo tempo.

A última delas consiste em um game, onde são lançados desafios em diferentes níveis de dificuldade (você escolhe em qual deseja jogar). De início, é possível fazer testes para adequar-se ao seu nível real. Á medida que são cumpridos, o sistema oferece algumas recompensas ao participante.

Para utilizá-lo, entretanto, será necessário conectar o dispositivo a um piano digital via Bluetooth ou USB. O aplicativo é gratuito e promete horas de diversão e aprendizado para quem se disponibilizar a conhecê-lo mais a fundo.

Como escolher o aplicativo ideal?

Dentre tantas opções disponíveis, pode ser que fique ainda mais difícil escolher a que mais se adequa ao seu perfil. Antes de mais nada, conhecer exatamente qual o seu nível de piano é essencial. Se você está frequentando aulas em uma escola de música ou mesmo estudando com um professor particular, será mais fácil mensurar.

Entretanto, para quem já está em um nível de conhecimento avançado, pode ser que a sensação seja de que essas ferramentas deixam a desejar. Por estarem condicionadas a equipamentos como computadores ou celulares, o espaço para movimento e improvisação é relativamente restrito.

É por isso que pianistas profissionais, por exemplo, preferem o uso de um piano real para deixarem a criatividade fluir livremente.

Por outro lado, para quem é iniciante, trata-se de uma ótima oportunidade para ter um primeiro contato com o instrumento, conhecer seus formatos e possibilidades de sons e praticar as lições aprendidas nas aulas de piano de forma mais leve e descontraída.

Além disso, a eficiência do piano virtual no desenvolvimento do músico dependerá também de quais habilidades ele necessita aprimorar e do seu perfil. Não existe, portanto, um aplicativo específico que pode ser considerado o melhor para todas as pessoas que estão aprendendo piano.

Celular que toca Cabe a cada um escolher o aplicativo que mais combina com seu perfil.

Cada um deverá fazer sua escolha baseando-se em características próprias, além de gosto e preferência. Afinal, tocar piano faz bem para o corpo e a alma.

E você? Teve alguma experiência marcante com algum aplicativo de piano virtual? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco.

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar