Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Fatos relevantes sobre a comida do sudeste asiático

De Camila, publicado dia 12/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Informações importantes sobre a culinária asiática

Além da cozinha chinesa e japonesa, existem várias outras cozinhas típicas de outros países asiáticos menos conhecidos no Brasil.

A cozinha do oriente e do ocidente são notavelmente diferentes. Se a cozinha brasileira já é bem diferente da francesa ou da americana, imagine quando comparada com as culinárias asiáticas da China, Japão, Vietnã e Índia!

De um lado temos rolinhos primavera, gyoza, sushi, molho de soja, legumes no vapor, frango ao curry verde e carne de porco caramelizada; do outro temos feijoada, tapioca, mingau de milho verde, arroz com feijão, churrasco com farofa, coxinha, empada, pastel, caldo de cana e mandioquinha frita.

A cozinha asiática é construída a partir de quatro sabores de base: ácido, amargo, doce e salgado. Podemos ainda incluir um quinto: o picante.

Você é fã de comida asiática e quer conhecer mais sobre a culinária deste lado do globo? Então não desgrude os olhos desta matéria, pois nela ressaltamos várias informações importantes sobre a cozinha do sudeste da Ásia!

Panorama da cozinha da Ásia

Que tal começar com um panorama geral da culinária do sudeste da Ásia?

Cozinha chinesa

Mesmo aqueles que não possuem conhecimento geográfico aprofundado sabem que a China é um país enorme e super populado. Sendo assim, não poderíamos esperar dele uma culinária unificada, sem nenhum tipo de variedades e diferenças entre as diversas regiões.

De leste a oeste, de norte a sul, confira abaixo algumas especificidades contidas nas receitas de cada uma das principais “regiões culinárias” da China:

  • Shandong: mais conhecida como “cozinha Lu” , esta é a região onde mais se produz vinagre e tal característica pode ser degustada em seus pratos, carregados da especiaria local.
  • Jiangsu: nesta região, ingredientes sazonais são os mais utilizados. Dentro de cada receita, eles são combinados entre si, de acordo com a cor e a forma. Já  a sopa é utilizada para dar mais sabor aos pratos.
  • Sichuan: é a única região da China (juntamente com Yunnan) que oferece uma cozinha apimentada e bem condimentada. São muitos os ingredientes utilizados: alho, pimenta, gengibre, amendoim, pasta de gergelim, dentre outros.

Culinária tailandesa

Os mestres da cozinha tailandesa se concentram, sobretudo, no equilíbrio, na precisão e na variedade dos ingredientes. A culinária tai se baseia na leveza dos pratos, compostos de aromas fortes e uma grande variedade de temperos.

Arroz e pimenta são dois ingredientes indissociáveis na cozinha tailandesa, assim como tomatemilhopapaiaabacaxicoentrocastanha de caju e amendoim.

A culinária tailandesa faz parte das cozinhas típicas do sudeste asiático. Cozinha tailandesa.

Cozinha indiana

A culinária indiana se caracteriza pela sofisticada utilização e combinação de temperos, legumes, ervas e frutas.

Os principais ingredientes da cozinha da Índia incluem grãos de cereais, raízes como batatas e diversos tipos de plantas leguminosas como milhoervilhavagens e uma grande variedade de lentilhas.

Culinária birmanêsa

A cozinha da Birmânia é fortemente influenciada pelas culinárias chinesa, indiana e tailandesa.

Um dos legumes mais tradicionais e populares é o danyin thi, grão que cresce em uma árvore típica do sul da Ásia – a Archidendron pauciflorum – popularmente conhecida pelos nomes de Djenkol, Jenkol ou Jering.

Cozinha laoense

Laos é um país asiático que faz fronteira com várias outras nações do continente: China, Birmânia, Tailândia, Camboja e Vietnam. Sendo assim, é de se esperar que a cozinha local seja fortemente influenciada pelos seus vizinhos, principalmente pelas culinárias cambojana e tailandesa (mais especificamente do norte tailandês).

Um dos pratos mais típicos da cozinha local é o larb, feito de carne vermelha ou peixe cru, um pouco à maneira do ceviche espanhol. Ele é marinado em temperos e ervas locais. Outra receita bastante conhecida na região é o tam mak hoong, uma salada de papaia temperada.

Culnária cambojana

Também conhecida como cozinha khmer, a culinária cambojana é composta principalmente de frutas tropicaisarrozpastabebidassobremesas e sopas locais. As receitas jogam com os sabores, as texturas e a temperatura dos ingredientes.

O arroz empapado é o principal ingrediente da cozinha cambojana. Ele é também a base de muitos lanches como os biscoitos de arroz frito com cebolinha e espinafre ou ainda o mingau de arroz.

Cozinha vietnamita

A culinária vietnamita também se baseia nos cinco principais aromas contidos nas receitas asiáticas.

No Vietnã, os ingredientes de base são:

  • molho de peixe (nuoc mam);
  • pasta de camarão (mắm tôm);
  • molho de soja;
  • arroz;
  • ervas frescas;
  • frutas;
  • legumes.

Culinária japonesa

A cozinha japonesa presa pela utilização de ingredientes sazonais de alta qualidade, assim como no cuidado com a apresentação de seus pratos. Óleos e gorduras ficam de fora das receitas, conservando o sabor natural e original dos produtos empregados.

Já pensou também em preparar doces asiáticos? Um bom curso de confeitaria pode te inspirar!

9 sites sobre a cozinha asiática

Vários sites e blogs disponibilizam receitas detalhadas sobre pratos de diversos países asiáticos, como JapãoChinaVietnã e Índia.

Meu Bistrô e a cozinha oriental

Além de uma vasta galeria de fotos de dar água na boca, Meu Bistrô possui ainda um blog com matérias relacionadas a diferentes tipos de cozinhas, dentre elas, a oriental.

Em um extenso e completo texto, são detalhadas particularidades das culinárias chinesajaponesatailandesa, filipina e indochina.

A Cozinha Verde e o gengibre na culinária da Ásia

O blog d’A Cozinha Verde conta que, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o gengibre “é utilizado para promover a circulação de energia no organismo. Atua também como estimulante em casos de debilidade. Tem propriedades anti-espasmódicas, expectorantes e estomáticas. Devido ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório, ajuda a fortalecer o sistema imunitário.

O gengibre traz excelentes benefícios para a saúde. O gengibre é um ingrediente muito presente em toda a cozinha asiática.

Cozinha Japonesa: muito além do sushi e sashimi

Criado em 1997 por Fabrício Yutaka Fujikawa, o Cozinha Japonesa tem o objetivo de mostrar outras receitas vindas do Japão que não sejam o sushi e o sashimi.

A outra finalidade do site é a de auxiliar os leitores cozinhar os pratos apresentados de maneira autônoma e independente.

Culinária do Vietnã com Vietnamitas en Madrid

Além de várias dicas sobre como conseguir visto para ir ao Vietnã, lugares para se visitar, onde fazer compras no país, etc., o site Vietnamitas en Madrid também se dedica a falar sobre a culinária local.

O site dá alguns exemplos, como “o uso generalizado de pimentão picante ou chili quer (eu tenho que dizer que a culinária vietnamita não é tão picante como a tailandesa).

Comida indiana no Tudo Índia

Dentre várias dicas e explicações sobre pratos típicos (como o curry, o thali, o dal) e os temperos mais utilizados, também chamados de especiarias indianas (çafrão, assafétida, canela, cardamomo, coentro, cominho, cravo, cúrcuma, erva-doce, gergelim, hortelã, louro, macis, mostarda, noz-moscada, pimenta branca, pimenta preta, e tulsi), o site fala ainda sobre a fama da comida ser considerada altamente picante pelos estrangeiros.

5 pratos fáceis de fazer

A cozinha asiática te encanta e seu sonho é conseguir fazer um jantar de deixar seus amigos de boca aberta, como aqueles de um restaurante especializado na culinária da Ásia?

Então confira nossa seleção de super fácil execução!

Arroz cantonês

  • Lave bem o arroz em várias águas até que não sobre amido.
  • Coloque em uma caçarola o arroz junto com a mesma quantidade de água e leve a ferver com a caçarola bem fechada para evitar que escape o vapor.
  • Cozinhe em fogo médio até que o arroz esteja cozido.
  • Reserve.
  • Bata os ovos e faça uma omelete bem fina, cortando-o em tiras finas.
  • Retire a gordura do presunto e corte também em tirinhas.
  • Coloque o azeite em uma frigideira grande (se tiver uma wok, melhor ainda!) e salteie um pouco as cebolas picadas.
  • Acrescente o arroz, as tiras de omelete, de presunto e as ervilhas.
  • Adicione o camarão cozidos no vapor.
  • Adicione o sal e salteie uns instantes mexendo constantemente.

Porco Char Siu ou porco assado cantonês

  • Retire a pele da barriga de porco.
  • Use um amaciante de carnes para amaciar toda a carne de porco.
  • Reserve.
  • Moa o gengibre e a chalota, separando o suco.
  • Crie uma marinada: em uma tigela, misture o suco de gengibre e a cebola, o molho de ostra, os dois tipos de molho de soja, molho hoisin, o vinho rosado “Mui Fa Lo Chau”, os cubos de Yues Lam (coalhada de feijão fermentado), 1/4 xícara de mel, 5 especiarias e canela. Mexa até ficar bem misturado.
  • Marine a carne de porco na geladeira durante a noite.
  • Preaqueça o forno a 250 ºC.
  • Deite a carne de porco em um tabuleiro untado (cubra-o antes com papel alumínio na parte inferior facilitar a limpeza no final do preparo).
  • Grelhe a carne de porco por 5 minutos no máximo em ambos os lados (10 minutos no total).
  • Tire-a e a esmalte com uma mistura de 1/4 xícara de mel, 1 colher de sopa de molho de soja escuro e 1/2 colher de chá de molho de soja light.
  • Coloque-a de volta ao forno para grelhar por mais 10 minutos.
  • Tire-a novamente e esmalte-a de novo com a mistura de molho de soja escuro/mel.
  • Coloque-a de volta.
  • Repita até 30 minutos no máximo.

Encontre o melhor curso de gastronomia asiática no Superprof ou um curso de confeitaria online!

Pad Thai tailandês

Organizar os ingredientes

  • Mergulhe o macarrão em água morna cerca de 15-20 minutos ou até ficar macio.
  • Pique o alho em pedaços pequenos.
  • Corte o tofu em cubos pequenos.
  • Corte a cebolinha em tiras de “peças longas”.
  • Quebre os amendoins torrados.

Fazer o molho

  • Ligue o fogão em fogo médio.
  • Aqueça a panela e adicione o molho de tamarindo, molho de peixe e açúcar de palma. Mexa até o açúcar se dissolver.
  • Quando o molho começar a ferver, retire do fogo e reserve.

Fazer o Pad Thai

  • Ligue o fogão alto e coloque a sua wok.
  • Adicione o óleo.
  • Quando estiver quente, adicione o alho.
  • Frite o alho cerca de 1 min (cor entre o amarelo ou marrom).
  • Adicione o tofu e mexa.
  • Adicionar camarão seco. (opcional)
  • Agite durante cerca de 30 segundos.
  • Adicionar camarão fresco.
  • Mexa até o camarão ficar rosa e cozido.
  • Quando cozinhar, reduza o fogo para médio.
  • Adicione o macarrão e mexa tudo.
  • Adicione a água.
  • Adicionar o molho reservado, mexa até que o macarrão esteja macio (+- 2 minutos).
  • Adicione os ovos e mexa até cozinhar (+- 30 segundos).
  • Adicione o amendoim moído.
  • Adicionar broto de feijão e cebolinha.
  • Agitar tudo junto por cerca de 1 min.

A cozinha tailandesa lembra a chinesa, mas elas não são iguais. Mesmo possuindo uma base similar, as tradições culinárias asiáticas mudam de acordo com cada país.

Creme vietnamita

  • Lavar bem o arroz e cozinhar em água abundante durante 20 minutos.
  • Depois de cozido, escorrer e juntar o açúcar, o milho, o sal e o leite de coco.
  • Mexer muito bem e deixar esfriar.
  • Servir tigelas pequenas com canela polvilhada por cima.

Dahl palak

  • Lave a lentilha e deixe-a de molho durante 20 minutos.
  • Em uma panela grande, ferva a água.
  • Acrescente o sal, a lentilha, o açafrão-da-terra e a pimenta chili em pó.
  • Tampe a panela e deixe a água ferver novamente.
  • Abaixe o fogo e mantenha a lentilha cozinhando por 15 minutos.
  • Em seguida, ponha o espinafre e cozinhe-o por 5 minutos ou até que a lentilha esteja macia. Se necessário, ponha mais água.
  • Em uma panela pequena, derreta a manteigaem fogo médio.
  • Refogue a cebola junto com o cominho e as sementes de mostarda.
  • Quando a cebola estiver transparente, jogue-a na panela com a lentilha.
  • Acrescente o garam masala e o leite de coco.
  • Mantenha a panela no fogo até que o dahl esteja totalmente quente.

O wok na culinária asiática

Se você ama a culinária oriental asiática, já cozinha ou pretende se lançar na aventura para se tornar um “mestre cuca” no assunto, então você precisa ter seu próprio wok.

Os benefícios de se utilizar o wok

  • Rapidez: os alimentos cozinham mais rápido graças ao seu formato;
  • Economia: os alimentos cozidos com mais rapidez proporcionam economia quanto à utilização do gás do fogão;
  • Baixa utilização de gordura: a preparação no wok demanda pouca utilização de óleos e derivados, fazendo com que os alimentos cozidos fiquem menos calóricos. Sem contar que os alimentos preparados rapidamente no fogo conservam ainda mais suas propriedades nutritivas, cores e sabores.

5 maneiras de cozinhar com ele

  1. Saltear
  2. Fritar
  3. Cozinhar
  4. Marinar
  5. Cozinhar no vapor

Aqueça-o

Um dos motivos que pratos preparados em woks são servidos rapidamente em restaurantes é pelo fato dele ser mantido sempre aquecido em alta temperatura.

Óleo quente, wok frio

O óleo deve ser acrescentado ao wok apenas quando ele já estiver bem quente. Nada de deixar o líquido gorduroso esquentando ao mesmo tempo em que a panela, senão o utensílio não funciona como o esperado.

Como escolher o seu aparato

Existem vários tipos de formatos, tamanho e materiais disponíveis no mercado.

Quanto ao material, a melhor opção é escolher entre um wok feito de aço, ferro fundido, aço inox ou anti-aderente.

Quanto à fabricação, dê preferência àqueles com um “corpo inteiro”, ou seja, sem partes coladas umas às outras.

Várias cozinhas do sudeste asiático priorizam o cozimento a vapor. Cesta de bambu típica da cozinha asiática para o cozimento a vapor dos alimentos

Por que a culinária da Ásia é tão diferente da nossa?

Por causa da cultura, da história e das diferentes técnicas culinárias, um cardápio elaborado por um cozinheiro asiático tem sabores completamente diferentes daquele preparado por um cozinheiro ocidental munido dos mesmos ingredientes.

Costumes distintos na utilização de condimentos

A culinária da Ásia é bem marcada pela presença de mercados alimentícios. Encontramos mercados que vendem comidas em várias partes do mundo, mas nenhum deles pode ser comparado aos presentes no continente asiático.

A cultura de se “fazer mercado” existe no Brasil, mas ela não é tão difundida e popular quanto na Ásia.

Os temperos encontrados no continente asiático são mais complexos, assim como a sabedoria de como explorar ao máximo as características gustativas das especiarias.

Contrastes entre cozimento e corte de alimentos

Não são só os temperos os responsáveis pelas divergências de sabores entre diferentes tipos de cozinha. A maneira de se cortar e de se cozinhar os alimentos interfere muito no paladar final degustado a cada garfada.

Diversidade entre os sabores

Na Ásia, preza-se pela exploração da combinação de 5 diferentes sabores: salgado, doce, ácido, amargo e picante.

cozinha ocidental se concentra majoritariamente no equilíbrio entre doce e salgado, integrando moderadamente o ácido, o amargo e o picante na preparação dos pratos.

Molho de soja X azeite de oliva

A cultura culinária asiática adota o molho de soja como base para o tempero dos pratos. Já no ocidente, o equivalente que utilizamos com frequência seria o azeite de oliva.

Como toda regra tem sua exceção, a Coréia do Sul fica de fora dos “grandes utilizadores” de molho de soja, pois eles gostam bem de um azeite de oliva na comida!

história do desenvolvimento dessas duas regiões tão distintas explica o porquê de tais hábitos tão diferentes.

Se preferir os doces, podes muito bem procurar por um bom curso de confeitaria em SP ou um curso de confeitaria rj, caso more nos arredores. Senão, á professor disponívieis também por todo o Brasil!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Louizy Costavanessa Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
vanessa
Convidado
vanessa

Adoraria um post sobre a culinária sul coreana ^^ amei o blog!

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Olaá Vanessa!
uaaaau, iremos enviar sua ideia para que nossos redatores possam pesquisar sobre o tema e, quem sabe, em breve poderemos disponibizar este conteúdo pra você!