Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Gastronomia para iniciantes na web

De Camila, publicado dia 26/02/2018 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Melhores sites para aprender a cozinhar

“Não existe amor mais sincero do que aquele pela comida”.
– George Bernard Shaw –

O escritor e compositor irlandês George Bernard Shaw tem razão: amor puro e verdadeiro é aquele que nosso estômago tem pela comida, principalmente quando estamos com fome!

A hora da refeição tem o poder de oferecer momentos de socialização e interação, nos quais as pessoas se encontram em torno de uma mesa e têm a oportunidade de compartilhar um pouco sobre suas vidas.

Programas de televisão como MasterChef aumentaram o interesse e o gosto dos brasileiros pela gastronomia, popularizando a prática através da torcida por seus cozinheiros favoritos.

Os curso de gastronomia ou de culinária podem servir como ponto de encontro entre amigos que querem se ver não só para comer, mas também para aprender a fazer juntos o que estão prestes a degustar.

A cozinha, hoje em dia, vai além do simples fato de colocar ingredientes juntos e comer para matar a fome: ela é um local de encontro, de inspiração, de criação e de convívio.

Cursos para completos leigos na cozinha via internet. Chegou a hora de perder o medo de fazer aquele ovo frito!

Algumas pessoas, no entanto, se acham um “zero à esquerda” quando o assunto é “pilotar um fogão”. Se você é desses, mas quer sair dessa posição o quanto antes, saiba que existem vários cursos de culinária para iniciantes completos.

Caso você ainda não se sinta confiante em colocar suas “não-habilidades” na cozinha em prática na frente de outras pessoas (você está no time dos que não sabem fazer nem um ovo frito) não se desespere: a internet está aí para te ajudar!

Você sabia que existem vários livros, vídeos e sites na internet que ensinam a cozinhar?

Vários sites dedicados aos leigos na arte culinária foram criados para mostrar que todo mundo é capaz de cozinhar: basta arregaçar as mangas e colocar a mão na massa!

Para te auxiliar nesta missão de iniciação no mundo gastronômico, Superprof fez uma seleção de algumas páginas na web que podem ser muito úteis para o progresso das suas habilidades culinárias.

Procure também por um curso de confeitaria para aprimorar-se também nas guloseimas!

Por que aprender a cozinhar?

Nunca é tarde para se lançar na aventura de aprender a cozinhar. Seja por preguiça, falta de dom e tempo, encontramos sempre desculpas para “deixar para amanhã” o início do aprendizado da culinária básica.

Cozinhar começa bem antes de se ligar o fogão: se inicia na ida ao supermercado. Depois, chega a hora de preparar os ingrediente: selecionar, lavar, descascar, picar, refogar…

Muitos ainda se perguntam: mas pra que aprender a preparar sua própria comida?

Bom, existem várias razões que caem bem como resposta:

  • Cozinhar permite de se comer melhor: pratos prontos ou de restaurantes possuem muito sal e aditivos que são prejudiciais à saúde;
  • Cozinhar permite comer menos: quando preparamos a própria comida, passamos um bom tempo sentindo o cheiro dos ingredientes e provando o que está sendo feito, acarretando em uma satisfação adiantada e fazendo com que comamos menos ao sentar à mesa;
  • Cozinhar para seus amigos permite impressioná-los: imagine servir um prato asiático, uma gaspacho espanhol ou um ravioli feito de A a Z por você a seus amigos quando eles forem te visitar? Eles vão ficar super satisfeitos com a comida e você, com os elogios!
  • Cozinhar permite passar bons momentos em família: que seja na hora de preparar ou de comer a refeição, um bom prato tem o poder de reunir todo mundo ao redor da mesa, proporcionando ótimos momentos de troca e descontração entre irmãos, pais, filhos, sobrinhos…

Nada melhor do que trocar ideias em torno da mesa. A hora da refeição é um momento de socialização.

Como tudo na vida, é preciso prática para conseguir ser um bom cozinheiro, mesmo que seja um que só prepare pratos básicos do dia a dia. A comida não precisa ser sofisticada para ser deliciosa e como podemos ver nos programas culinários, quanto mais se cozinha, melhor fica o resultado final!

No início você vai achar que tudo demora muito para ser feito, mas ao longo do tempo, você pegará o jeito e as artimanhas culinárias necessárias para preparar suas refeições cada vez mais rápido: os gestos se tornam instintivos e eficazes, mesmo dentro uma uma cozinha pequena.

E quem foi que disse que cozinhar é uma perda de tempo?!

Confira ainda quais são as melhores publicações sobre gastronomia para debutantes.

Guia infalível para iniciantes do “Nada Frágil

Assim como nós, os redatores do site “Nada Frágil” acreditam que cozinhar não é nenhum bicho de sete cabeças, muito menos difícil de se aprender.

Site dedicado às mulheres que dá dicas de beleza, relacionamento, comportamento, saúde e nutrição, ele oferece uma longa matéria escrita por Letícia Morais que ensina não só àquelas do sexo nada frágil a cozinhar, mas a qualquer um que queira aceitar este desafio.

As receitas apresentadas são super básicas, excelentes para quem vai mesmo começar do zero, pois nunca conseguiu ter sucesso em cozinhar nem um ovo!

A primeira parte do conteúdo mostra como preparar uma salada de A a Z:

  • Como fazer a salada;
  • Passo a passo da salada;
  • Molho da salada.

Agora que o cozinheiro já está mais à vontade com a manipulação de ingredientes comestíveis, chegou a hora de colocar o fogão em cena e mostrar como se prepara um arroz de A a Z:

  • Como fazer o arroz;
  • Passo a passo do arroz;
  • Tempero do arroz.

Para terminar com chave de ouro, trabalhando com os ingredientes e os processos culinários de maneira evolutiva, o site ensina passo a passo como fritar um suculento bife.

Pronto, com exceção da sobremesa, você já consegue fazer uma refeição básica completa do zero após seguir as instruções apresentadas no “Guia Infalível para Iniciantes“!

Tudo é possível quando queremos aprender a cozinhar! Você já se imaginou fritando um bife?

Receitas para leigos do “Socorro na Cozinha

O próprio nome do site já diz tudo: ele foi criado para socorrer aqueles que precisam urgentemente de ajuda na hora de cozinhar!

Na maioria das vezes, os desesperados culinários são aqueles que não têm muita intimidade com as panelas. Por causa disso, “Socorro na Cozinha” criou uma seção  especial com receitas simples em todos os aspectos, perfeitas para quem está dando os primeiros passos no universo gastronômico.

Apresentadas e redigidas por Vanessa Nunes, as matérias que apresentam cada prato possuem um tom gostoso e divertido de ler.

Algumas das especialidades e dicas para principiantes que você pode aprender no site são:

  • Rabanada tradicional;
  • Tender;
  • Como fazer lentilha;
  • Farofa;
  • Mousse de limão;
  • Dicas para não queimar a comida;
  • Como fazer uma sopa simples de legumes;
  • Como fazer guacamole, etc.

Aprender a cozinhar e a ganhar gosto pela cozinha com “Jasmine

Jasmine” é uma marca de produtos que foi criada há mais de 25 anos com o propósito de “transformar as pessoas por meio dos alimentos“.

Além de comercializar ingredientes e produtos orgânicos, sem glúten, integral e com zero açúcar, ela ainda possui um lindo site com dicas para se levar uma vida mais saudável.

Dentre os vários tópicos abordados, encontramos uma parte dedicada a receitas que se empenha em mostrar para aqueles que não sabem cozinhar como a tarefa pode ser fácil e gostosa.

Segundo “Jasmin“, “servir um prato preparado pelas próprias mãos pode se revelar uma das atividades mais prazerosas que existem“. Nós do Superprof assinamos embaixo!

Para se criar gosto pela culinária e aprender a colocar a mão na massa, o site indica as seguintes atitudes:

  • Observar: “Todo mundo tem um cozinheiro preferido: a avó, a mãe, o pai, o namorado… Comece observando como essa pessoa cozinha.
  • Arriscar: “Muitos dizem que não sabem cozinhar sem nunca ter tentado, por medo de errar. Mas não há como aprender sem tentar!
  • Seguir as receitas: “Não dá para inventar pratos sem ter experiência na cozinha. Por isso, as receitas serão suas melhores amigas.
  • Começar pelo básico: “Não adianta querer preparar uma refeição completa e elaborada antes de aprender a fazer pratos básicos.”
  • Parar de arrumar desculpas: “Sempre encontramos um espaço na rotina para o que gostamos. Por isso, comprometa-se com esse objetivo e estabeleça ao menos um dia na semana para se dedicar a esse novo aprendizado.
  • Criar o cenário ideal: “A cozinha deve ser um ambiente acolhedor, onde você queira ficar. Para que seja assim, alguns detalhes são essenciais, como ter um bom espaço para preparar os alimentos e uma iluminação adequada.”
  • Ficar atento ao que te agrada: “Para descobrir suas habilidades, uma boa alternativa é considerar os pratos de que mais gosta.”
  • Testar novos temperos: “O segredo para um prato saboroso é um bom tempero. Não tenha medo de experimentar.
  • Usar a tecnologia como aliada: “Diversos aplicativos, sites e canais de vídeo dão dicas e receitas para iniciantes na cozinhaSempre é bom aprender truques que facilitam o processo.”

Nada melhor do que uma comida caseira na hora de fazer regime. Fazer a própria comida permite até de se perder alguns quilinhos.

Conheça também os melhores canais de vídeos que ensinam passo a passo como executar pratos.

Curso online grátis de culinária no “Eduk

O site de curso de confeitaria online  e também de culinária de modo geral “Eduk” oferece aulas gratuitas para completos iniciantes na cozinha. Através de vídeos e materiais didáticos que podem ser baixados, o aluno pode assistir às aulas quantas vezes quiser gratuitamente durante 7 dias. O material disponibilizado para download também deve ser processado dentro deste tempo.

As aulas são dadas pelo chef Fabiano Bueno, graduado e pós-graduado em gastronomia, com mais de 20 anos de experiência na área.

Se você preferir pagar pelo curso e fazer uma assinatura, você terá acesso ilimitado a todo o conteúdo do site e poderá, inclusive, fazer outros cursos de culinária depois que passar do nível super básico, tais como:

  • Cozinha Brasileira;
  • Temperos e ervas na culinária mediterrânea;
  • Risoto italiano: técnicas e receitas;
  • Técnicas e receitas com microondas;
  • Técnicas e práticas de congelamento;
  • Cozinha italiana 1 e 2;
  • Cozinhando em até 20 minutos, etc.

Caso prefira doces, apofunde-se através de um bom curso de confeitaria em SP, um curso de confeitaria rj ou em qualquer cidade do Brasil!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Louizy CostaAna Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Ana
Convidado
Ana

Gostei do texto. Tenho um site com algumas receitas. anadoces.com

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Olá Ana,
que bom que gostou! Entraremos no seu site para conhecer suas receitas!