Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são as matérias do Enem?

De Erico, publicado dia 26/05/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Planeje seus estudos e relacione os assuntos que caem no Exame Nacional!

O Enem deste ano já tem data marcada e a previsão é que cerca de 6 milhões de pessoas possam fazer essa prova tão aguardada, que abre portas para as mais importantes universidades do país.

Chegou o momento de focar no seu planejamento de estudos e saber quais são as matérias do Enem para mergulhar nos conteúdos.

Uma dica legal para quem vai começar a estudar para o exame é ler o artigo do Portal Quero Bolsa que reúne os principais canais gratuitos do YouTube para você turbinar seus estudos com o Enem.

E para não perder nenhum dia, confira abaixo as principais matérias que caem nos dias de exame e as dicas para ter bons resultados no Enem, conquistando uma nota de peso para seu ingresso na universidade. Vamos lá?

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – um dos cadernos mais importantes do exame!

Avaliação Plena do Enem! Na prova de linguagens, o aluno é avaliado sob todos os aspectos, desde conhecimento em novas tecnologias até linguística.

Vamos começar falando de um dos cadernos com os conteúdos do Enem mais importantes em termos de estudo. De cor amarela, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias englobam questões das matérias de Português, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Obviamente que as questões de Português e Literatura são as que estão em maior número e, consequentemente, merecem uma dedicação especial por parte do aluno.

Por outro lado, espanta-se que o exame faça perguntas relacionadas à Educação Física e Artes, disciplinas que, na vida escolar, são mais voltadas às atividades motoras. Esta é justamente a intenção do Enem: o aluno é  avaliado sob todos os aspectos que a escola proporciona em termos de disciplinas.

Além disso tudo, é analisada sua eficiência na hora de resolver problemas e interpretações de textos frente aos enunciados sobre o que acontece no mundo, conhecimentos de novas tecnologias e, principalmente, na linguística.

Independente de peso, todas as perguntas valem pontos e cada acerto é um passo à frente que se dá rumo à universidade.

Se você é uma pessoa preparada, não há o que temer na prova, mantenha-se calmo, concentrado e comece pela matéria que mais tenha aptidão, respondendo às questões mais fáceis.

Sobre o Inglês, há alguns anos, ele deixou de ser secundário, já que com a globalização e as tecnologias cada vez mais integradas, é o domínio dessa língua que interliga todo o mundo.

Para quem tem mais conhecimento com o Espanhol ou domina melhor esta língua, o Enem dá esta possibilidade de escolher a Língua Estrangeira para a prova.

Tanto para o Inglês como para o Espanhol, a dica é sempre contextualizar o idioma no dia a dia, seja ouvindo músicas, assistindo séries e traduzindo textos. Além do estudo da gramática, esses exercícios práticos são importantíssimos para a fixação da matéria.

Na disciplina de Artes, as questões são teóricas e relacionadas à História da Arte: Arte Contemporânea, Modernismo e Arte Brasileira. São 5 questões relativamente “fáceis”, comparadas com a média de dificuldade das demais.

Em Educação Física, além de questões técnicas e regras sobre os principais esportes que se aprende na escola, as perguntas também possuem uma conotação mais interpretativa sobre os valores que o esporte proporciona para a vida de uma pessoa.

Veja mais conteúdos sobre a prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias aqui!

Questões mais recorrentes na prova de Matemática do Enem!

Praticando raciocínio lógico! Para ter sucesso na prova de Matemática, o ideal é acostumar nossa mente a fazer cálculos rápidos.

Assim como o Português, a Matemática se junta como uma das matérias mais importantes do exame.

Com tantos conteúdos, fórmulas e problemas, como saber o que mais cai na prova de Matemática do Enem?

A principal dica é: pegue o conteúdo programático do Enem e planeje seus estudos. Assim você foca apenas em assuntos que realmente vão cair na prova e, deste modo, evita de se confundir com outras matérias que, talvez, nem sejam mencionadas nas questões.

Não se impressione pela quantidade de textos nos enunciados e pelo número de gráficos e tabelas que a prova traz. A avaliação, geralmente, são fatos do dia a dia em que precisamos da Matemática para resolver. Por isso, ao ler, vá separando os números e fatos importantes para resolver o problema proposto.

Matemática é uma matéria exata, então se você entendeu bem o conteúdo, fez e refez simulados e questões de provas anteriores, obtendo sucesso no resultado, não tem como ir mal neste Caderno!

Para te ajudar, veja abaixo quais são os principais temas que caem na prova de Matemática do Enem:

  • Funcões de 1º e 2º graus;
  • Estatística;
  • Progressão Aritmética e Geometria;
  • Porcentagem;
  • Equações de 1º e 2º graus;
  • Grandezas Proporcionais;
  • Análise Combinatória e Proporcionalidade;
  • Figuras Planas e Trigonometria;

Outra dica extremamente importante é aprender a fazer cálculos mentais! Com os aparatos tecnológicos do dia a dia, uso de celulares, calculadoras e computadores, nossa mente fica desacostumada a fazer cálculos rápidos. Treine isso antes do Enem, pois durante a prova, você não pode usar nenhum desses aparelhos!

Ter a tabuada em mente e saber fazer as operações básicas de soma, subtração, multiplicação e divisão “de cabeça” vai permitir que você esteja anos luz na frente de alguns candidatos.

Quer saber mais sobre o conteúdo de matemática do Enem? Confira nosso artigo sobre o assunto!

Ciências da Natureza – organizando seu plano de estudos para o Enem!

Combo de matérias para estudar! O caderno referente a Ciências da Natureza compreende as disciplinas de Química, Física e Biologia.

Outro caderno de questões que exige uma dedicação especial na hora do estudo é Ciências da Natureza e suas Tecnologias que compreende as matérias de Química, Física e Biologia.

Quando elaborar o seu plano de estudos do Enem, atente-se que essas disciplinas estudam os fenômenos da natureza e os conhecimentos científicos aplicados no dia a dia, como a interação do ambiente e organismo, saúde humana e preservação do meio ambiente.

Geralmente, nas questões do Enem, o aluno deve prestar bastante atenção ao enunciado e ter boa capacidade de interpretar o que está sendo proposto, pois a prova é cheia de detalhes.

Por se tratar de perguntas que necessitam de uma análise profunda, a dica de preparação é resolver questões de provas anteriores e assistir a vídeos de perguntas comentadas.

Especificamente na matéria de Química, exige-se o conhecimento básico dos elementos químicos e a capacidade de saber quando aplicar as fórmulas necessárias para o cálculo de algumas experiências.

Entre os principais tópicos a serem estudados, estão:

  • Química Geral – conceitos e teorias básicas em que a química é aplicada;
  • Físico-Química – propriedades físicas e químicas, como eletroquímica, termoquímica e solubilidade;
  • Química Orgânica – compostos orgânicos e suas características;
  • Energia – o calor das reações químicas e o quanto de energia é liberado através destas experiências;
  • Meio Ambiente – fenômenos químicos relacionados à natureza, como chuva ácida, compostos biodegradáveis, reciclagem, entre outros;

A matéria mais temida neste caderno é a Física. Mas, a boa notícia é que assim como outras disciplinas, o mais importante é observar atentamente os enunciados, organizar as informações das questões e aplicar o cálculo em física, correspondente ao tema proposto.

Também, não deixe de estudar para o Enem, as seguintes matérias:

  • Eletricidade e Magnetismo;
  • Ondulatória;
  • Mecânica;
  • Termologia;
  • Óptica (refração e reflexão da luz);

Ainda sobre Física, a melhor dica é procurar compreender o porquê de cada fórmula em cada ocasião;

A Biologia talvez seja a matéria mais leve dentre as três desse caderno. Questões bem mais interpretativas que envolvem também assuntos do dia a dia.

Em seu plano de estudos para o Enem, além do conteúdo programático, esteja sempre antenado com o que está acontecendo no mundo, relacionado ao tema.

Normalmente, os temas de Biologia são sempre pautas de assuntos, envolvendo pesquisas ligadas ao nosso cotidiano.

Entre as principais matérias que caem no Enem, estão:

  • Ecologia;
  • DNA e RNA;
  • Fisiologia;
  • Citologia;
  • Métodos Contraceptivos;
  • Doenças;

Assim como os outros cadernos, Ciências da Natureza e suas Tecnologias contêm 45 questões e duração de 5 horas para responder as questões. Confira todo o conteúdo da prova de Ciências da Natureza!

Últimas disciplinas do Enem: prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias!

Foco em demografia e pensadores! O estudo demográfico do mundo também está relacionado ao estudo da Sociologia!

E finalizando seus estudos do Enem, o tópico agora é o Caderno: Ciências Humanas e suas Tecnologias que compreendem as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Nas 45 questões envolvidas, o principal tema é História, que equivale à maior parte das questões.

Entretanto, as outras disciplinas, apesar do conteúdo complexo, não têm alto grau de dificuldade e, com um plano de estudo que contemple o conhecimento na ordem cronológica da História do Brasil e do Mundo, bem como as vertentes de pensamentos dos principais filósofos, o aluno vai tirar de letra os acertos.

A partir dos pontos principais tratados em História, é só desmembrar o restante dos conceitos nas disciplinas de Geografia e Sociologia, pois tanto o estudo demográfico do mundo, como o comportamento da sociedade está diretamente ligado à História.

Confira os principais pontos:

  • Brasil Colônia e Brasil República;
  • Direitos Humanos, índios e negros no Brasil;
  • Autoritarismo, Imperialismo e Imigração mundial;
  • Primeira e Segunda Guerra Mundial;
  • Economia brasileira e mundial;
  • Política brasileira e mundial atual;

Além desses temas, em Geografia, é interessante conhecer bem a parte de geopolítica, globalização, movimentos migratórios, agricultura e indústria.

Em Sociologia, não deixe de estudar sobre ideologia, indústria cultural, meios de comunicação de massa e tecnologia e cidadania.

Filosofia é uma disciplina que há alguns anos havia entrado na obrigatoriedade do Ensino Médio e, consequentemente, integrado o Enem, em razão de sua importância. São também apenas 5 questões, mas que auxiliam muito na soma da nota final do aluno.

Para você que já fez sua inscrição do Enem, a dica final é tentar conhecer os conceitos da Filosofia Moderna e Contemporânea; Ética; Democracia e Cultura, além de Teoria do Conhecimento. Além disso, estude as vertentes de pensamento dos principais filósofos do mundo, tais como

  • Aristóteles;
  • Platão;
  • Sócrates;
  • Descartes;
  • Marx;
  • Hegel;
  • Nietzsche;
  • Maquiavel;
  • Kant;

Uma dica é ler “O Mundo de Sophia”, de Jostein Gaarder, que descreve de forma cronológia a história da Filosofia no mundo e suas teorias.

E não deixe de conferir tudo que cai na prova de ciências humanas no Enem! Bons estudos aí!!!!!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar