Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Plano de estudos Enem: Ciências da Natureza e suas Tecnologias!

De Erico, publicado dia 24/05/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > Prepare-se para o teste de Química, Física e Biologia no Exame Nacional!

Os alunos que estão na saga de estudos para a prova do Enem devem colocar no cronograma de estudos um tempo dedicado ao caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que contempla os conteúdos de Química, Física e Biologia.

Essas matérias compreendem as ciências da natureza e outros fenômenos. Também são muito importantes para a nota final do exame, principalmente para aquele aluno que pretende ingressar em uma faculdade da área de biológicas, a qual utiliza muito os conteúdos de Biologia, Química e Física na teoria e prática.

Preparar um bom plano de estudos do Enem com as principais competências avaliadas, ajuda na otimização do tempo e na forma que se dá atenção ao conteúdo realmente proposto para a avaliação.

Entre as competências mais pedidas no Enem estão:

  • Construções humanas, através dos processos de produção e desenvolvimento econômico e social;
  • Tecnologias e teorias aplicadas às ciências naturais em: situações cotidianas, saúde humana e conhecimentos científicos – interações de ambiente e organismos;
  • Fenômenos naturais e preservação do meio ambiente;

Vale ressaltar que as questões desse Caderno exigem uma análise profunda e a interpretação do que é proposto. Por isso, treinar as matérias realizando simulados e ler mais de uma vez as perguntas, são alguns macetes interessantes para não cair nas pegadinhas do Enem.

E lembre-se: comece pelas questões mais fáceis e que tem mais habilidade, afinal, essa é sempre a melhor forma de ganhar tempo e garantir pontuação, a partir do conteúdo que já está fresquinho na cabeça.

Vamos começar dividindo os tópicos por matéria? Perfeito!

Podemos dar início com a seguinte pergunta: Como estudar para Química no Enem?

Estudando Química para o Enem!

Fórmulas e Compreensão! As questões de Química do ENEM são resolvidas facilmente a partir do entendimento das fórmulas e enunciado!

Dentro das Ciências Naturais e suas Tecnologias está a matéria de Química, talvez umas das mais leves em termos de estudo, já que as questões abordam muitas situações do cotidiano, onde a química de fato é aplicada.

Mas, antes das dicas, é importante que o aluno que estiver estudando Química para o Enem deve ter profundo conhecimento dos tópicos indagados na prova para o planejamento do estudo.

Veja quais são os conteúdos do Enem mais abordados presentes neste caderno:

  • Química Geral: conceitos e teorias em que a química é aplicada, como por exemplo, os estados físicos;
  • Físico-Química: propriedades físicas e químicas como eletroquímica, termoquímica e solubilidade;
  • Química Orgânica: basicamente se trata dos compostos orgânicos e suas características;
  • Energia: neste caso, a energia estudada é o calor das reações químicas, o quanto de energia é liberado através destas experiências;
  • Meio Ambiente: fenômenos químicos relacionados à natureza, como chuva ácida, compostos biodegradáveis, reciclagem, entre outros.

Agora que você já se familiarizou com o conteúdo da prova, ou seja, os assuntos que mais caem no Enem para esta disciplina, é hora de organizar os temas e começar pelo que tem mais facilidade.

Muita calma e atenção, desde os estudos! Para compreender a pergunta e responder com certeza é interessante acostumar-se a ler e reler o enunciado!

Interessante ressaltar que as questões de Química apresentam, em sua maioria, grandes chances de resoluções se nos atentarmos aos enunciados, ou seja, pura interpretação de texto.

Com o conhecimento amplo dos temas, basta destacar o que seria mais importante na problemática da questão e interligar com as áreas que a Química dispõe.

Ler e reler também é um exercício prático para compreender a pergunta e assinalar a alternativa com calma e atenção, sem risco de cair nas “pegadinhas” que o exame prega.

Porém, nem tudo são flores e boa parte da prova se apega às questões que necessitam de cálculo químico. É essencial conhecer bem a tabela periódica, ter uma boa noção da formação dos elementos químicos e a disposição na tabela, além de saber aplicar as fórmulas em cada questão.

Como uma ciência exata, qualquer número colocado de forma equivocada fará você errar a pergunta. Não se esqueça de colocar em seu planejamento exercícios de outros anos e simulados para treinar a aplicação dessas fórmulas e, deste modo, ganhar ainda mais pontos.

E aí vai mais uma dica: entre os tópicos que mais caem no Enem, a estequiometria merece uma atenção especial, pois suas fórmulas são grandezas proporcionais e os exercícios podem ser resolvidos com uma simples regra de três. Esteja craque em conversão de unidades de medidas e mol.

Deixe de ver a Química apenas como uma disciplina de experiências mirabolantes e a leve a sério como um conteúdo que abrange todo o estudo da matéria, composições e reações químicas.

É uma disciplina muito importante no Enem, principalmente para conquistar pontos, pois sua complexidade está em entender e compreender o básico que ela propõe no Ensino Médio.

Deu para desmitificar a Química no Enem? Com a Física é a mesma coisa, saiba que ela não é um quebra-cabeça difícil de montar, basta ter paciência!

E como estão seus estudos de Física? A abordagem sobre esta ciência que estuda a natureza e seus fenômenos estão no tópico abaixo. Confira!

Estudando Física para o Enem!

Entendendo as Fórmulas! Como Física é complexa de se aprofundar, dedique-se aos principais conteúdos para ter um bom rendimento no exame!

A mão gela, o cérebro não raciocina e fica aquela pergunta “quando isso vai passar e logo”?

Não estamos descrevendo uma cena de filme de terror, mas a sensação que muitos estudantes têm quando o assunto é a tão temida Fìsica.

Sim, a maior parte dos vestibulandos morre de medo de “bombar” nesta matéria, devido à sua complexidade comparada às outras disciplinas.

Mas a real é que a Física, assim como Química e Bilogia, é mais interpretação para a aplicação correta da fórmula proposta voltada a uma determinada situação.

Pode ser que você já esteja fazendo aulas particulares para o Enem sobre essa matéria e tenha ouvido alguns macetes que podem facilitar na hora de responder as questões da prova. Mas, não custa nada rever, não é mesmo? Vejamos:

  • Observe atentamente os enunciados e circule os números apresentados;
  • Reescreva e organize os números que serão usados nos cálculos;
  • Correlacione aquela fórmula com o problema que está a resolver;
  • Faça desenhos que simbolizem os vetores de força;
  • Procure aplicar o cálculo em física em alguma atividade do dia a dia;

Parece até coisa de doido, mas ajuda muito na hora de resolver aquele problema sem causa aparente. Vale sempre ressaltar que manter a calma contribui muito para a concentração e resolução do que parecia impossível na hora da prova.

E para completar as dicas, confira o artigo da Universia que elencou 5 passos para aprender Física, os quais vão lhe ajudar enquanto estiver estudando essa disciplina para o Enem.

Já que a Física é uma matéria “chatinha” de se aprofundar, é essencial saber quais os principais conteúdos a serem estudados para o Enem, não é mesmo?

Então, anote quais foram os assuntos mais abordados na prova nos últimos 5 anos:

  • Eletricidade e Magnetismo;
  • Ondulatória;
  • Mecânica;
  • Termologia;
  • Óptica (refração e reflexão da luz);

Além dos principais temas, aprenda também a decifrar os gráficos. Quando eles aparecem nos enunciados dá certo receio, porém, ao observá-lo com atenção, perceberá que são super aliados na hora de aplicar uma fórmula na resolução do problema.

Procure extrair toda e qualquer informação que o gráfico possa lhe oferecer! Às vezes, grande parte do tempo que você iria perder resolvendo um problema, as informações já estão contidas no gráfico, ok –#FicaDica.

A verdade é que não há uma fórmula mágica para o sucesso na prova de Física do Enem, senão estudar, treinar e se dedicar profundamente no conteúdo proposto. Mesmo não tendo aptidão com a matéria, você conquistará bons e importantes pontos para a sua nota final. Vale a pena o esforço!

E, no caso de Biologia, será que as dicas também servem? Quais conteúdos são os que mais caem na prova?

Vamos ver se teremos essas respostas no tópico a seguir!

Aulas de Biologia para o Enem!

Assuntos, como Ecologia, estão no dia a dia! A melhor forma de estudar biologia é dar total atenção à leitura dos tópicos para relacionar com questões diversas!

Se tem uma matéria que podemos dizer que é complexa e engloba vários assuntos é a Biologia. Por isso, antes de tudo, você precisa conhecer o conteúdo programático da disciplina para o Enem para não perder tempo estudando teorias que não vão cair na prova.

Baseado nas questões que caíram nas provas dos últimos anos, os assuntos mais abordados são:

  • Ecologia;
  • DNA e RNA;
  • Fisiologia;
  • Citologia;
  • Métodos contraceptivos;
  • Doenças – principalmente a Dengue, que voltou com força nos últimos anos;

Dentre as três matérias que caem no Enem, Biologia é a que tem o conteúdo mais relativamente “fácil” de ser estudado. São abordagens que acompanhamos no dia a dia, assuntos que estão sempre na mídia, pesquisas e estudos que são sempre noticiados.

Ainda assim, levar o plano de estudos a sério e dar uma turbinada no conhecimento com algumas aulas de Biologia para o Enem vão garantir aqueles pontos tão esperados para o bom resultado no final da prova.

Veja algumas dicas para ajudar na hora de estudar:

  • Leia com atenção. A melhor forma de estudar Biologia é ter total foco na leitura dos tópicos para relacionar corretamente a pergunta com a disciplina;
  • Correlacione o conhecimento em Biologia também com outras matérias. Sempre procure aplicar teorias de outras disciplinas com a problemática em questão. O Enem adora colocar essas “pegadinhas”;
  • Faça os exercícios! Esta é a melhor forma de fixar o conteúdo estudado.

O estudante já vem de uma carga de pressão muito grande por conta de outras matérias, por isso faça de seu planejamento de estudo em cima dessa disciplina algo fluído, despretensioso, sem claro, tirar o foco total que é alcançar a nota máxima na prova do Enem.

Procure sempre boas fontes de estudo, acompanhe portais especializados em ciências bilógicas e vídeos, em que professores e profissionais da área dão dicas de como estudar Biologia para o Enem e qualquer outro vestibular, de forma organizada e sem estresse.

Seguindo tudo isso, suas horas dedicadas ao Exame Nacional do Ensino Médio serão bem mais prazerozas!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar