Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Disciplinas do Enem: prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias!

De Erico, publicado dia 25/05/2019 Blog > Apoio Escolar > ENEM > História, Geografia, Sociologia e Filosofia também contemplam o exame!

Se você já está se preparando para o Enem, com certeza sabe que um dos Cadernos de maior importância na prova é o de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que engloba as matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Entretanto, os temas são bem abragentes – um dos fatores de mais dificuldade na hora de montar um plano de estudo – pois as disciplinas trabalham tanto com fatos passados quanto com o presente. Ou seja, com o que está acontecendo neste momento!

Por isso, uma das dicas para quem já fez a inscrição do Enem é, a partir de agora, acompanhar portais de notícias e jornais para entender o que está havendo no Brasil e no mundo, pois matérias como História e Sociologia, por exemplo, sempre acompanham questões relacionadas ao cenário socioeconômico atual.

O Caderno contém 45 questões distribuídas entre as quatro matérias, sendo que os temas que mais caem no Enem (relacionados às Ciências Humanas), são exercícios acerca de Cidadania, Direitos Humanos, Movimentos Sociais, Movimentos Operários e, é claro, História do Brasil.

Se você já está fazendo alguma aula para o Enem, nesta matéria, saiba que é extremamente necessário compreender os principais pontos relacionados à nossa História até os dias atuais, correlacionado a evolução da economia, sociedade e as mudanças culturais que vieram no decorrer dos anos.

Diferente de Ciências Exatas, em que você precisa saber o conceito daquela fórmula e onde aplicar, em Humanas, os assuntos mais complexos necessitam de total dedicação à leitura para que, assim, seja possível adquirir os conhecimentos.

Tem que haver uma compreensão real dos fatos que já aconteceram, comparando com o que ocorre nos dias atuais – seja em qualquer uma das quatro disciplinas. E por onde começar?

Que tal dominar os principais fatos históricos do Brasil e do mundo? Um plano de aulas de História eficiente vai lhe ajudar nesta missão!

Plano de aulas de História!

Estudando sobre Brasil e mundo! Saiba que a prova do Exame Nacional contempla História do Brasil e História Geral.

Tudo o que você precisa compreender para se dar bem na prova de História do Enem é saber os principais acontecimentos que ocorreram na História Geral do Brasil e do mundo, especialmente do Brasil, onde costuma cair perguntas elaboradas sobre o tema.

Mas não há necessidade de se apavorar – muito do que estamos vivendo hoje em sociedade é fruto de acontecimentos importantes no passado que refletiu nas expressões culturais e movimentos populares dos dias atuais.

E mais um toque: para você dividir bem seu tempo, dedique-se mais ao conteúdo de História do Brasil, pois as questões da prova correspondem a quase 70%, sendo os 30% restantes são perguntas sobre História Geral.

Organizando seu estudo de História para a prova do Enem

Para você não se confundir, separamos os principais tópicos a serem estudados neste Plano de Aula de História. Programe-se:

  • Brasil Colônia e Brasil República – temas que mais aparecem nas provas do Enem;
  • Direitos Humanos, índios e negros no Brasil;
  • Autoritarismo, Ditadura Militar e Democracia;
  • Patrimônio Cultural Brasileiro;
  • Absolutismo, Imperialismo e Imigração mundial;
  • Primeira e Segunda Guerra Mundial;
  • Economia brasileira e mundial;
  • Política brasileira e mundial atual;

Materiais para seus estudos de História

Além de muita leitura, o estudante encontra bons materiais para seguir com o estudo em História, em que podemos destacar alguns, tais como:

  • Portais de conteúdos;
  • Vídeo-aulas;
  • Perguntas comentadas;
  • Dicas de professores;

Como História demanda uma carga alta de conteúdo a ser estudado, é interessante anotar os pontos mais importantes dos temas, criando uma espécie de “resumão”. Assim, fica mais fácil para antes do exame dar aquela conferida nos tópicos e relembrar detalhes importantes que farão você ganhar mais pontos.

Para fixar na mente os fatos históricos!

Outro toque legal para fixar o conteúdo na mente é sempre relacionar fatos históricos no Brasil com o que aconteceu no mundo. Dessa forma, você vai estudar para dois temas diferentes, além de poder contextualizar mais facilmente esses períodos na hora de ler as questões da prova do Enem.

Trabalhar com uma linha do tempo também é um gatilho mental bem interessante na hora do estudo. Ao ler a questão, vá anotando em tópicos os itens mais importantes para que, deste modo, seja possível pensar e avaliar a alternativa correta.

E, claro, procure sempre manter a calma e o foco na hora de ler os enunciados, principalmente em História, uma vez que os textos são longos e cheios de “pegadinhas”.

Vamos para o próximo tópico do Caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias? Geografia é mais uma das disciplinas do Enem. Confira!

Matéria de Geografia para o Enem!

Atenção aos Conhecimentos Gerais! É pertinente estar antenado com o que acontece no mundo e saber relacionar com as perguntas do Exame Nacional!

A Geografia, assim como a História, são as disciplinas com mais números de questões neste Caderno, sendo que o conhecimento na matéria de Geografia para o Enem é mais sucinto, porém abrangente.

Anote os principais temas para o exame deste ano e comece a estruturar melhor seu plano de estudo para o Enem:

  • Globalização;
  • Geopolítica;
  • Meio Ambiente;
  • Geografia Urbana;
  • Geografia Física;
  • Movimentos Migratórios;
  • Agropecuária e Indústria;

Os temas são bem comuns ao nosso cotidiano, portanto, além de estudar especificamente os temas, estar antenado com o que acontece no mundo, também vai contribuir com seus estudos, principalmente quando se trata de questões ambientais e políticas.

No site Guia do Estudante é possível ter acesso a um artigo que apresenta 10 dicas para estudar Geografia para o Vestibular e o Enem. Levando em conta que é sempre bom mudar as metodologias de estudo para o cérebro não cair no comodismo, confira mais algumas dicas de planejamento de estudos, variando os canais de comunicação:

  • Estudo da matéria pura – com artigos e conceitos teóricos;
  • Pesquisa de notícias em portais para saber o que acontece com a geografia global;
  • Acompanhar vídeos explicativos dinâmicos;
  • Assistir a documentários relacionados ao tema – sugestão: Ilha das Flores.

Simulados e responder as questões de provas anteriores também são excelentes formas de fixação de conteúdo, além de trabalhar a parte psicológica do estudante, exercitando a calma, atenção e controle do tempo para responder todas as questões.

Naõ tem segredo! O negócio é focar no conteúdo proposto, montar um bom plano de estudo, se possível fazer algumas aulas particulares para o Enem, fazer simulados e, quando estiver na semana da prova, revisar a matéria.

E agora com Filosofia? Você sabe como estudar para esta matéria?

No tópico abaixo iremo dar uma noção de como participar de uma aula de Filosofia para o Enem. Se liga, então!

Aula de Filosofia para o Enem!

Valorizando a reflexão no Exame Nacional! O segredo nesta prova do Enem é entender a linha de pensamento de alguns dos principais filósofos!

Estudar ou não estudar, eia a questão! Sim, Filosofia é uma das disciplinas do Enem na prova de Ciências Humanas e Tecnologias e, é óbvio, que você vai incluí-la no seu plano de estudos.

Apesar de contar com um número menor de perguntas no Caderno, é pertinente ressaltar que todo ponto positivo é válido para se sair bem na prova do Enem e, assim, conquistar uma vaga na universidade.

Mas, o que estudar para Filosofia?

A dica é: leia com atenção aos enunciados das questões para responder corretamente as perguntas. Agora, é só anotar os principais conteúdos que caem na prova e estudar:

  • Ética e Justiça – estuda a cultura e costumes estabelecidos em uma sociedade. É legal ler as teorias dos filósofos Aristóteles, Hegel, Nietzsche e Kant;
  • Democracia e Cidadania – definição de direitos e deveres dos cidadãos para uma vida comum em sociedade. Neste tema, Sócrates é a maior influência de estudos e teorias;
  • Filosofia Contemporânea – época que surgiu pós-Revolução Industrial e trata das teorias da Escola de Frankfurt. Vale destacar para este período Karl Marx e o seu Marxismo;
  • Filosofia Moderna – voltado para as teorias do racionalismo com grandes nomes, como Reneé Descartes e Nicolau Maquiavel com o clássico livro “O Príncipe”;
  • Teoria do Conhecimento – quando a humanidade passou a raciocinar sobre a compreensão da realidade, com teorias de Aristóteles e Platão, principalmente.

O conteúdo de estudo não é extenso, porém entender a Filosofia é complexo. Por isso, ler artigos e assistir perguntas e respostas comentadas facilitam o entendimento desses pensamentos.

Procure estudar sobre os principais filósofos da humanidade e compreender a linha de pensamento de cada um. Assim, quando você ler a pergunta já vai associá-la ao pensador da época.

Na sociologia, a definição de temas e pensadores também seguem a mesma lógica? Para entender melhor essa questão, vamos ver um pouco sobre o que pode ser visto em uma aula de Sociologia.

Aula de Sociologia para o Enem!

Conhecendo a diversidade social! Saiba que a Sociologia é uma disciplina que requer leitura e conhecimento de Filosofia e História!

Saber sobre o comportamento humano em grupos de sociedade, eis o objetivo da Sociologia, uma matéria que há alguns cai no Enem.

Assim como Filosofia, estudar Sociologia requer leitura e conhecimento da história do Brasil e do mundo como um todo – as três disciplinas caminham juntas em termos de evolução da sociedade.

Quando se sabe o contexto histórico envolvido em tal período, automaticamente você estuda sobre o comportamento daquela sociedade, compreendendo qual linha de pensamento vigorava entre as mentes brilhantes da época.

Portanto, a melhor forma de estudar para o Enem é treinar a sua interpretação de texto para entender bem o que o enunciado está pedindo. Fazer simulados e ir atrás de perguntas/respostas comentadas fazem você pegar o “macete” do que o Enem quer do aluno.

Entre o conteúdo programático, é importante dominar os seguintes tópicos:

  • Ideologia – seu conceito e teoria perante à sociedade;
  • Trabalho – a evolução da sociedade e comportamentos na relação trabalhista desde antigamente até os dias atuais;
  • Indústria Cultural – surgimento das culturas de massa e a vertente da Escola de Frankfurt;
  • Meios de Comunicação e Tecnologia – como a comunicação em massa evoluiu ao longo dos anos e seu impacto na sociedade;
  • Cidadania – na contextualização da construção coletiva, com direitos e deveres. Aproveite para estudar o mesmo tema em Filosofia sob ótica diferente de pesquisa e estudo;

Pronto, agora é com você! Foco, motivação e força de vontade que, seguindo essas dicas e dedicando-se aos estudos com seriedade e compromisso, o resultado será excelente! Ou seja, você terá grandes chances de obter sucesso no Enem e atingir a nota que tanto espera.

Estamos com você!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar