A família constitui o primeiro lugar de solidariedade para muitos. E essa solidariedade também passa pelo que agora é chamado yoga em família. É nada mais, nada menos que uma aula de yoga clássica adequada tanto para adultos quanto para crianças. Assim, dividimos um tempo de atenção e respiração juntos. Finalmente, um momento de comunhão!

O yoga fala por si: posturas que permitem que você se solte, relaxe e muito mais! E nessa incrível ascensão, o yoga pais e filhos está desempenhando um papel cada vez mais importante. Graças aos preços geralmente muito atraentes, esses cursos combinam posturas lúdicas e efeitos reais.

Como transformar pais e filhos em iogues?

São Paulo é o templo para os amantes de yoga! Entre ashtanga, yoga nidra ou yoga pré-natal, todos os tipos de prática de yoga florescem. Essa é a razão pela qual, naturalmente, é mais do que possível fazê-lo em família.

Entre as oficinas que oferecem aulas de yoga para toda a família, encontramos a "Casa Yoga com Histórias", no bairro Bela Vista.

Também em São Paulo, encontramos oficinas de yoga em família na Vila Madalena no Gam Yoga. Além de cursos para adolescentes e adultos, as aulas permitem que todos aprendam sobre o yoga pais-filhos em relaxamento completo. Porque, não esqueçamos, no yoga, como em muitas disciplinas, o professor é uma figura importante, pois é ele / ela quem administrará todo o curso.

Um exemplo é o Yoga para Pais e Filhos do "Despertar do Parto" no bairro Ribeirânia em Ribeirão Preto.

Aproveite o momento através do yoga

Veja os detalhes sobre o curso disponíveis no site do ateliê:

"Você sabia que a qualidade do tempo com as crianças é tã importante quanto a quantidade?
Sabendo disso, que tal aproveitar o mês de férias das crianças para se unir à elas durante uma prática de Yoga?

A ideia é unir pais e filhos para uma aula muito divertida, onde nos surpreendemos ao perceber quão delicioso é se adequar ao mundo dos nossos filhos, percebendo toda sua imaginação, criatividade e tamanha energia, através de jogos e brincadeiras do Universo do Yoga!"

Já no Rio de Janeiro, a escola Ananda Espaço de Yoga em Copacabana oferece aulas para crianças e adultos. Veja a descrição da aula para crianças de acordo com o site do espaço:

"Yoga para Crianças é uma prática específica desenvolvida para o universo infantil que traz tranquilidade física e mental.

Essa vivência é exclusiva a esse público. Pais, familiares ou responsáveis são convidados a participar da aula apenas para conhecer o ambiente, e sugerimos que os mesmos pratiquem nos horários determinados para os adultos."

A escola Balasana Kids Brasil em Porto Alegre faz parte dessas estruturas que acolhem pais e filhos de 4 a 6 anos, para serem mais zen... juntos! Desacelere, celebre a beleza da vida, tudo sobre os desafios das posturas mais relaxantes e tônicas possíveis.

Finalmente, uma pequena revolução para todos aqueles que desejam fortalecer os laços do corpo e do coração com seus filhos.

A estrutura recebe grupos que querem desfrutar de um tapete de yoga por um momento juntos!

Qual é o preço da aula de yoga em família?

Uma aula de yoga para pais e filhos, qual é o preço? É cara? Não é surpresa, portanto, cada sessão adicional de yoga em família não lhe custará mais, pelo contrário! É lógica degressiva!

Mencionamos isso antes, mas parece legítimo que, como em muitos casos, o preço caia se um curso for reservado em dupla. No yoga familiar, a redução costuma ser lógica, dependendo de onde você reserva. Porque praticar yoga em uma atmosfera calorosa e amigável, sim, mas se possível sem gastar todo o seu salário!

Por exemplo, se uma sessão tradicional de yoga custa 150 reais, é provável que uma sessão emparelhada com o seu filho custe cerca de 200 reais. Um preço interessante, que permite iniciar seu filho ou filha na arte da flexibilidade, alinhamento ou melhorar sua condição física. Para torná-lo realmente um pequeno iogue!

Quais são as asanas que podem ser praticadas com as crianças?

O yoga em São Paulo tornou-se um hábito muito comum! A vantagem é que todos podem fazer mais alongamentos, ter mais flexibilidade postural ou aproveitar as aulas individuais para melhorar o autoconhecimento a cada sessão. E se uma sessão custa em média de R$ 50 a 100, em família, as coisas podem mudar.

De fato, foi mencionado acima, as aulas de yoga em família geralmente não custam o dobro do preço de uma sessão individual. Mas São Paulo sendo a maior cidade brasileira, os preços tendem a ser um pouco mais altos que no resto do Brasil.

Em São Paulo, como em toda parte, há, portanto, várias maneiras de praticar yoga com seu(s) filho(s): clubes de yoga, ateliês de yoga, professores particulares e associações.

Clubes de yoga e professores independentes oferecem preços para uma única sessão a R$ 70 em média, mas também oferecem pacotes para vários cursos, geralmente válidos por um ano, que são ainda mais vantajosos que os cursos pagos individualmente.

Por que praticar yoga em família?

Como o yoga da família ajuda?

Podemos imaginá-lo muito bem, mas fazer yoga dinâmico em família permite que você forme laços únicos com seu filho, além de vincular o corpo e o espírito!
E sim, seja yoga, cerâmica ou judô, praticar uma atividade com seu filho cria vínculos. Além de manter acesa a chama da família entre pais e filhos. E, nesse caso, o yoga tem muitos benefícios em si, da meditação à flexibilidade.

Trabalhar tudo isso em conjunto também possibilita criar momentos divertidos, risadas, que podem ser contados na refeição de família no domingo! Porque, não vamos esquecer, seguir sessões de yoga é potencialmente aprender juntos a reproduzir posturas e pranayama!

Além disso, quando uma posição mais difícil que a outra se apresenta, o fato de estar acompanhado pelo pai ou pela mãe fará a criança querer se superar, superar seus medos e limites. Tudo isso por tocar em um ponto essencial, especialmente nessa idade: ser o orgulho de seus pais. É simples, mas você talvez ainda não tinha pensado nisso!

Portanto, o yoga se apresenta como um terreno fértil para o desenvolvimento de seu papel de mãe, na melhor das hipóteses, e para ver seu filho administrar sob um olhar benevolente. E sim, tornar-se um iogue pode ser um grande aprendizado para a vida!

Você está procurando uma aula de yoga?

Acabamos de mencioná-lo, mas se certas novas posturas surgirem como mais difíceis de reproduzir, isso pode ter o benefício de desenvolver o trabalho em equipe. De fato, pode até ser que o professor de yoga apoie esse conceito de desafio, oferecendo regularmente exercícios nos quais pais e filhos estão envolvidos.

Por exemplo, "O barco a dois" ou "O tapete voador" são dois exercícios em que pais e filhos envolvem trabalho de equipe real. No primeiro, as mãos e os pés devem tocar, enquanto no segundo a criança chega à posição dos pais.

Até aqui, portanto, parece óbvio que isso terá o efeito de fazer com que o sentido de equipe funcione. Por extensão, mais uma vez, a cumplicidade da família vai aumentar!

Organize sua aula de yoga em família

Em casa, ao ar livre, em um estúdio de yoga especializado... E você, onde você vai organizar sua sessão de yoga em família?

Instintivamente associamos a organização de uma sessão de yoga em família em casa. Muitas vezes é verdade, muitas vezes é mais simples, no entanto, também é possível alugar uma pequena sala durante o tempo para praticar posturas de yoga juntos, por uma hora.

O fato é que, com muita frequência, a praticidade quer que fiquemos em casa. Nesse caso, seria mais econômico nos inscrever diretamente em um curso em nossa região, para evitar o aluguel de uma sala.

Em casa, portanto, praticar yoga com seus filhos parece muito divertido, mas você ainda precisa saber como fazê-lo. Não entre em pânico, estamos aqui para ajudar!

Primeiro, verifique se você sabe quantas crianças e pais estão participando da sessão. Se sua outra metade não quiser participar, se apenas uma criança concordar em aprender pranayama, isso mudará necessariamente a organização e a necessidade de espaço.

Porque é disso que se trata. Depende do número de membros da família que vai participar. Você decide se prefere montar o estúdio de yoga na sala de estar, empurrando alguns móveis, no quarto ou no jardim se o tempo estiver bom.

Concretamente, o que você precisará para organizar uma sessão de yoga entre pais e filhos?

  • Esteiras de yoga, a base de qualquer bom iogue que se preze, para absorver possíveis choques
  • Pesos pequenos, dependendo dos exercícios que você escolher. A vantagem de organizar o curso você mesmo é poder usar objetos do cotidiano, como garrafas de água cheias,
  • Elásticos, sempre dependendo de como a aula de yoga toma forma.

Não se esqueça de se hidratar durante as aulas! É muito importante beber água e comunicar esse gesto com a criança desde tenra idade.

Roupa esportiva adaptada, na qual você se sente bem. Portanto, proibimos jeans e outras roupas feitas de material desconfortável. É a mesma coisa para praticar qualquer esportes, não é mesmo?

Precisando de um professor de Yoga ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Carolina

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais, mestre pela Sorbonne (França) em turismo, patrimônio e meio-ambiente. Minha formação em diferentes áreas permite que eu escreva com liberdade e interesse.