O pilates é um exercício corpóreo criado por Joseph Pilates que envolve movimentos que trabalham todas as partes do corpo do indivíduo. Isso faz com que o praticante tenha um maior condicionamento corporal e se recupere de possíveis patologias. Além do mais, ele atua na mente - com foco na respiração -, de modo a aumentar a sensação de bem-estar e diminuir problemas relacionados com estresse e ansiedade.
Quando realizado com estímulos mais intensos, o pilates funcional auxilia no processo de emagrecimento do praticante. Esse tipo de treinamento foi desenvolvido nos Estados Unidos e chegou ao nosso país na década de 90. Atualmente essa técnica é considerada um modelo contemporâneo. Por conta dos seus benefícios, o modelo funcional tem ganhado diversos adeptos no país, se tornando um dos métodos mais populares por aqui.
Os exercício proporcionam uma maior qualidade da musculatura, desenvolvimento, força, estabilidade e mobilidade. Sendo assim, seguir esse programa ajuda a manter a funcionalidade do organismo, auxiliando o praticante na realização de suas demandas diárias. Para saber mais informações sobre a vertente funcional, continue lendo o artigo.
Faça sua aula de yoga!
O que é pilates funcional ?

A prática do pilates funcional é considerada ainda muito recente em nosso país. Esse modelo foi introduzido aqui apenas na década de 90 e cada vez mais essa atividade física tem se tornado popular. No entanto, o modelo citado existe desde o período da Grécia Antiga, quando os atletas das olimpíadas realizavam essa ginástica a fim de potencializar a sua performance nas competições.
Na essência desse modelo, há alguns momentos básicos que são realizados durante os processos físicos. Eles são estabelecidos de acordo com as necessidades dos homens primitivos. Essas movimentações consistem em empurrar, levantar, abaixar, avançar e girar. Por isso, podemos considerar que são muito parecidos com os realizados no dia a dia.
Atualmente, os treinamentos de pilates funcional envolvem velocidade, agilidade, resistência, capacidade de flexibilizar e potência. Além do mais, são trabalhadas todas as outras capacidades físicas inerentes ao organismo humano e que são utilizadas no dia a dia. Daí o nome de "pilates funcional" já que todas as ações possuem alguma relação com os afazeres rotineiros. Também, o treinamento enfatiza o fortalecimento da musculatura profunda e de centro. Isso visa uma maior movimentação dos músculos da extremidade. Assim é possível gerar uma maior estabilidade e evitar a ocorrência de possíveis futuras lesões durante a realização de outras tarefas.
Encontre um curso de pilates Curitiba.
Em geral, o modelo é realizado com pesos livres, máquinas e aparelhos que trabalham a resistência através do peso do próprio organismo da pessoa. Por isso, durante as uma sessão, ocorre a simulação de ações que são realizadas no cotidiano dos praticantes. Esses passos têm como principal meta corrigir problemas neuromusculoesqueléticos incorretos que podem provocar distúrbios na saúde fisicamente.
As principais vantagens geradas pelas sessões de pilates envolvem um aumento na capacidade corpórea aeróbica, aumento do gasto energético, ganho de velocidade na realização de movimentações, emagrecimento e aumento do controle motor. O aumento da capacidade aeróbica ocorre porque os deslocamentos de pilates funcional são realizados em uma maior velocidade, levando em consideração a qualidade. Esse benefício não é obtido de forma efetiva realizando a vertente clássica, por exemplo.
Por conta da alta velocidade na realização dos passos do pilates, nesse modelo, ocorre o aumento da frequência cardíaca e respiratória. Isso faz com que haja um maior gasto energético, ou seja, uma queima acentuada de calorias. Por isso, o pilates funcional pode facilitar o processo de emagrecimento.
Mas, lembre-se: a principal meta nesse caso combinado com o funcional não é auxiliar quem optou por ela a emagrecer, mas sim a aprimorar a mobilidade, ser mais flexível e equilibrado. Esses exercícios físicos podem ser realizados em estúdios ou através de plataformas online. Estas são as principais formas de praticar os tipos de pilates que houverem para escolher:
Pilates funcional em estúdio
As aulas de pilates funcional podem ser realizadas em estúdio. Em geral, essas aulas acontecem de forma coletiva, ou seja, com diversos outros alunos. Porém, as sessões também podem ser feitas de forma individual com professor particular. Essa última é indicada para quem deseja ter um maior acompanhamento de profissionais.
É muito comum que as pessoas façam aulas de pilates funcional em estúdio porque não conhecem uma aula São Paulo funcional com professor particular online. Essa é uma opção inovadora que pode ajudar a pessoa a aprender os passos e a postura sem precisar sair de casa.
Pilates funcional com professor particular online

Uma sessão de pilates pode ser feita com professor particular online. Isso porque há diversas plataformas que oferecem aulas. Nos sites que oferecem essas sessões é possível aprender pilates com professores particulares de qualquer lugar do nosso país, ou seja, com profissionais muito capacitados.
Se você deseja aprender essa vertente sem precisar sair de casa, matricule-se em um curso e vá em busca de excelentes profissionais. Assim é possível iniciar o curso, melhorar a sua capacidade física e obter uma maior resistência em termos gerais. Faça um curso de pilates online!
Quais os exercícios do pilates funcional ?

Como já foi dito, as aulas de pilates funcional podem ser realizadas de forma coletiva ou individual. Os cursos podem acontecer com professores particulares online ou presencialmente. Cabe a cada um escolher o método que oferece o mais indicado custo-benefício para o seu bolso.
Em geral, as aulas de pilates se iniciam com alongamentos para o indivíduo ganhar maior capacidade de se flexibilizar. Além do mais são realizados exercícios para aumentar a mobilidade da coluna. Quando o indivíduo possui alguma patologia, as dores são tratadas, de forma a fortalecer as partes do corpo necessárias para o tratamento. Para quem não possui patologia, o início das sessões são voltadas para o fortalecimento muscular.
O treinamento aeróbico é um pouco mais dinâmico do que os exercícios de pilates tradicional. Esse início é caracterizado pela mescla de diferentes tipos de movimentações corporais a fim de aumentar a capacidade física do indivíduo. Também, são utilizados passos rotineiros que tendem a acontecer no dia a dia daqueles que fazem pilates.
Pelo fato do funcional ser mais intenso e trabalhar todo o organismo do indivíduo, há mais chances de se machucar durante a sua realização. Essas sessões duram em torno de 1 hora, e em determinados passos a carga de trabalho consiste no uso do peso do próprio corpo da pessoa. Além do mais, podem ser utilizados dispositivos e aparelhos.
As sessões tendem a ser muito intensas e podem ser intercaladas com exercícios aeróbicos, utilizando equipamentos como bicicleta, transport, esteira e simulador de escada. Assim, as sessões ministradas são classificadas em três tipos:
- Transferência de passos convencionais para funcionais;
- Ativação do powerhouse/core;
- Propriocepção para aumentar a capacidade do organismo para a realização de outras atividades físicas.
Os treinamentos de pilates funcional consistem na reprodução de ações realizadas no cotidiano. Assim, por meio dos exercícios, ocorre a melhoria do condicionamento físico e maior gasto energético. É válido salientar que os treinamentos de pilates funcional podem se modificar de acordo com as necessidade de cada um, levando em consideração se a pessoa possui alguma patologia, por exemplo.
Todas as sessões de pilates funcional são realizadas de forma específica para cada pessoa. O ideal é conversar com o professor particular de pilates ou com algum profissional da área médica. Assim, qualquer pessoa pode melhorar o seu organismo e a sua resistência fazendo os passos de pilates funcional.
Quem pode fazer pilates funcional?

Pessoas de qualquer idade podem fazer pilates funcional. Esse tipo de atividade é possível para pessoas de 8 a 80 anos de idade, e por isso crianças e idosos podem praticá-lo. Além disso, pessoas de qualquer sexo também podem fazer pilates, sendo homem ou mulher. As mulheres gestantes também podem fazer pilates funcional, pois esse método melhora a sua capacidade física durante a gestação.
É necessário somente tomar cuidado com os praticantes que possuem alguma patologia, pois o indivíduo pode ter alguma limitação na realização de determinadas ações. Por conta dessa questão, os professores de pilates realizam progressões nas sessões, recomendando modalidades mais simples e, com o tempo, passando movimentações que exigem maior empenho, fisicamente falando.
Encontre um curso de pilates SP.
Quais as vantagens do pilates funcional?
É comum que pessoas procurem por esse curso com diferentes objetivos. E, como cada organismo é único e funciona de forma singular, diferentes vantagens podem ser percebidas. Por exemplo, ainda que você tenha feito a matrícula em um studio de pilates junto com a sua prima, que tem a mesma altura, peso e idade que você, podem haver diferenças nas mudanças notadas por cada uma. Entenda que cada organismo responde de uma forma.
Entretanto, existem algumas vantagens do pilates funcional que podem ser considerados meio que universais. Desde que, é claro, você siga corretamente a proposta do seu instrutor e cuide também de outros aspectos, como alimentação e hábitos saudáveis.

Se você ainda não se animou o suficiente para colocar esse movimento em sua vida, aqui vão alguns dos principais vantagens da realização da atividade.
Emagrecimento
Estamos falando de uma espécie de combinação de modalidades, o que torna a atividade muito intensa. Quando você realiza esforços físicos para cumprir com os passos propostos, você faz com que o seu metabolismo trabalhe de forma mais acelerada. A regularidade pode trazer uma mudança mais definitiva, que faz com que o seu gasto calórico seja maior naturalmente. Durante a sessão, esse gasto se torna ainda mais intenso, uma vez que a frequência cardíaca e respiratória também ficam aceleradas.
Um ponto importante é que não existem estudos oficiais que comprovem que esse modelo, por si só, resulte em emagrecimento. Porém, é possível comprovar, na prática, o quanto o emagrecimento chega mais rápido para aqueles que o praticam, aliado a outras modalidades e mudanças na rotina. E essa perda de peso vai acontecer de forma saudável, diferente do que ocorre naqueles que adotam dietas extremamente restritivas ou que tomam medicamentos para emagrecer.
O que acontece é que, na maioria dos casos, esse não é o principal motivo de quem procura por esse tipo de aula. O emagrecimento acaba aparecendo como consequência de uma rotina mais saudável e ativa. A partir do momento que se abandona o sedentarismo, já é possível notar resultados. Mas, caso você precise realmente perder peso, ainda é possível associar esse modelo a outros que também promovam alto gasto calórico.
Condicionamento físico
Embora o pilates clássico seja muito indicado para a maioria das pessoas, especialmente para as que desejam melhorar a postura e a respiração, ele não costuma promover grandes mudanças na capacidade individual da pessoa, uma vez que não demanda esforços que aumentem o ritmo cardíaco. Já no funcional, isso é evidente a cada aula, o que significa que a sua capacidade física certamente vai mudar depois que você adotar a regularidade dessa aula.
Estamos falando de uma sessão que alia velocidade na realização do movimento e exatidão na hora de executá-lo. O fato de serem movimentos rápidos não significa que eles serão feitos "de qualquer jeito". Fazer tudo de forma correta é tão importante quanto o que acontece nas modalidades clássicas. É por isso que você precisa do acompanhamento de um profissional que tenha a formação, experiência e expertise necessárias.
Coordenação motora
Você já fez aula de dança alguma vez na vida? Já teve a impressão de que está indo para um lado quando todas as outras pessoas da sala estão indo para o outro? Já se viu ainda sentado no chão quando os demais já estavam em pé dando uma voltinha? Essas situações são muito comuns e costumam acontecer com pessoas que enfrentam dificuldades de coordenar seu passo a passo. Se é o seu caso, aí vai uma boa notícia: é possível reverter essa situação com treino regular.

Por necessitar de velocidade e precisão ao mesmo tempo, a regularidade vai ajudar você a desenvolver esse aspecto. A menos que você realmente tenha algum problema motor mais sério (que demanda acompanhamento médico aliado à atividade física), os resultados serão evidentes em pouco tempo. E isso não vai impactar apenas no seu comportamento na sala do studio onde realiza a atividade. Existem ocasiões do nosso dia a dia nos quais precisamos desses movimentos rápidos e, se você tiver uma boa coordenação, certamente vai se sair melhor até mesmo nesses momentos.
Equilíbrio
Assim como a vertente clássica, o pilates funcional ajuda você a conquistar mais equilíbrio na parte física. Isso porque não se trata de um treino aeróbico de velocidade: estamos falando de uma mistura dos passos e posturas básicos do modelo clássico, combinados com a agilidade de um programa mais acelerado. Essa fator pode fazer com que a sua capacidade de se equilibrar se amplie ainda mais, se levarmos em conta que há mais um desafio em cena.
Muitas vezes, é necessário iniciar por práticas mais leves para ganhar o equilíbrio necessário para partir diretamente para esse modelo. Não se trata de algo que se conquista da noite para o dia. Muitas vezes, não é possível começar do zero em certos quesitos. Tudo vai demandar persistência e paciência. É importante não se sentir frustrado caso você não possa partir diretamente para a modalidade desejada: lembre-se de que cada etapa configura um passo na direção do seu principal objetivo.
Leveza
Movimentos bruscos podem causar lesões em sua musculatura e tendões. É por isso que não se deve confundir agilidade com brutalidade. O fato de estarmos falando de um conceito de velocidade não significa que os passos são realizados de forma mais forte. A ideia é que tudo seja feito de maneira leve, em movimentos suaves que vão fazer com que você atinja o patamar que precisa, ao mesmo tempo que não coloca suas articulações em risco.
E assim você ganha leveza também para outras ocasiões do seu dia a dia, como aquele momento em que precisa arrastar um móvel em casa ou mudar uma mesa de lugar no trabalho. A leveza empregada durante a sessão será a mesma que vai acompanhar você em outros momentos. Trata-se de um aprendizado para a vida e, com o passar dos anos, o seu organismo, especialmente seus joelhos, vão agradecer.
Qual a diferença entre o pilates clássico e o funcional?
Pode ser que você esteja na dúvida sobre qual é, de fato, a diferença entre essas duas vertentes de uma mesma modalidade. Na verdade, há quem acredite, a princípio, que as diferenças não são relevantes nos resultados. Entretanto, embora você possa ter acesso a todas as vantagens no tradicional, essa nova vertente pode potencializá-las, ou até mesmo permitir que você foque mais em determinados aspectos.
O método tradicional, por exemplo, não costuma auxiliar no emagrecimento. Já esse segundo modelo parece que sim, embora não haja nada cientificamente comprovado. Quanto à coordenação motora, ambos fazem a diferença, entretanto, nesse segundo, você vai ganhar agilidade, como se a sua capacidade de coordenar os passos ganhasse um "upgrade" e passasse a funcionar também no modo acelerado.
Na realidade, se pararmos para analisar detalhadamente, poderíamos até mesmo afirmar que se trata de outra modalidade, outro modelo de exercícios, com focos, abordagens e resultados próprios, totalmente diferentes do que costumamos aplicar ao modelo clássico. Não podemos dizer que essa linha de raciocínio não seja válida, uma vez que cada um foca mais exatamente nos pontos que deseja desenvolver.
O que é necessário para iniciar o pilates funcional?
Se você quer emagrecer e aprimorar a sua capacidade física, é necessário, antes de mais nada, consultar um médico. É ele que vai avaliar todas as suas condições gerais, para saber se há algum risco em determinadas práticas. É importante que faça todos os exames necessários, para ter a certeza de que tudo será realizado de maneira segura. Estamos falando de uma modalidade que vai demandar muito do seu coração e pulmões. É por isso que você precisa ter a certeza de que essas partes estão bem antes de iniciá-la.

Além disso, de nada adianta você realizar uma modalidade que ajuda a emagrecer se não tiver uma alimentação saudável e adotar bons hábitos de vida. Tenho uma amiga que começou toda empolgada, pensando que perderia 10 quilos facilmente. Entretanto, já se vão 6 meses e nada ainda. Sabe qual a rotina dela? Acorda de manhã e vai para o pilates funcional. Ao chegar em casa, prepara aquela porção de batatas fritas e come enquanto assiste televisão. Come correndo e vai para o trabalho. Carrega sempre consigo uma barra de chocolate para devorar na parte da tarde, especialmente porque o ambiente de trabalho anda bem estressante ultimamente.
E é assim diariamente. Percebeu por que ela não teve os resultados esperados? Isso acontece porque, emagrecer não depende apenas da atividade física. Você precisa se alimentar bem e de forma saudável, evitar os cigarros e o excesso de álcool e dormir bem. Caso contrário, não haverá um professor milagreiro para fazer com que você obtenha resultados. Lembre-se sempre de se ajudar e ser gentil com o seu próprio organismo. E associar uma atividade física com essas outras questões é fundamental.
Percebe como são muitos fatores envolvidos? É isso que determina a precisão dos resultados. Um organismo bem cuidado de forma geral certamente vai apresentar melhores sinais de resistência física. Se você ainda tem dúvidas se pode praticar o pilates, não tenha medo: converse com o seu médico, faça exames e inicie as suas sessões de pilates funcional, ou de pilates kids. A adesão desse modelo irá aumentar a sua capacidade física e torná-lo mais flexível, além de uma melhora na mobilidade para o seu corpo. Então, se matricule já!
O que é uma pessoa conteudista?
Que cria conteúdos (:
Nota 10!!!
Sou hipertensa, posso fazer pilates funcional? Nunca fiz nenhum tipo de academia antes.
Oi Rita,
somente seu cardiologista poderá te apresentar as melhores soluções de atividades físicas. (: