Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Violinista: e se você optasse pelo eletrônico?

De Fernanda, publicado dia 23/11/2018 Blog > Música > Violino > Como aprender o violino elétrico?

O violino clássico é muito mais conhecido pelo público em geral do que o violino elétrico.

Inventado no século 20, o instrumento é hoje bastante difundido em bandas de rock ou variedades contemporâneas.

Alguns músicos até decidem começar a aprender o violino elétrico antes do violino clássico. Porque o instrumento é tão acessível para iniciantes quanto para violinistas avançados.

  • Mas que tipo de curso escolher?
  • O que é uma partitura ou tablatura e qual caminho escolher?

Aqui estão algumas dicas que serão úteis para você aprender o violino elétrico.

As especificidades do violino elétrico

De acordo com 82% dos britânicos, o mundo da música clássica precisaria de uma pequena revolução para poder se sustentar. Tornando-se mais acessível pelas ruas e alcançando um público mais diversificado.

E nada melhor do que o violino elétrico para iniciar essa revolução!

Criado no início do século 20, o violino elétrico ocupou gradualmente o seu lugar no cenário musical internacional.

Muitos artistas hoje usam o instrumento com frequência.

Onde aprender violino? Qual é a singularidade dos violinos elétricos? Os instrumentos podem assumir qualquer forma e cor!

Seja para encontrar novos sons ou para uma questão de praticidade durante os shows: todos os motivos são bons para usar o violino elétrico.

Lindsey Stirling, Jean-Jacques Goldman, Nightwish e assim por diante. O elétrico entrou definitivamente em muitos repertórios atuais!

Mas quais são as diferenças em relação ao violino clássico?

A primeira e mais óbvia diferença é a construção do instrumento (cabeças, corpo, braço, cordas, tampo, …).

De fato, o violino elétrico não possui uma caixa de som, pois o som é transmitido diretamente ao amplificador. Sem este amplificador, o som não existe.

Graças a essa especificidade, muitos fabricantes se divertem inventando formas muito originais para esses novos instrumentos. É graças a essa novo look que é possível diferenciar facilmente um violino elétrico de um violino clássico.

O som é ligeiramente diferente também. Enquanto o som do violino clássico é carregado por uma caixa de som de madeira, o som do violino elétrico é moldado pela qualidade do amplificador.

Quanto melhor a qualidade do amplificador, mais belo o som será emitido.

Além disso, como para a guitarra elétrica, existem pedais que podem distorcer o som, adicionar vibrações, aumentar o baixo, …  Pura diversão!

Mas isso realmente muda a aprendizagem deste instrumento?

O violino, seja ele clássico ou elétrico, é aprendido da mesma maneira. Você tem que ser capaz de posicionar bem seu corpo, segurar o arco, saber como posicionar a queixeira…

E quanto ao violino clássico, as aulas de teoria musical são práticas mas não essenciais. Ler as notas, fazer escalas ou entender o ritmo pode ajudar, mas o violinista pode avançar sem isso.

Muitos violinistas que usam o instrumento elétrico aprenderam sozinhos e sem teoria musical. De fato, o elétrico é muito pouco ensinado em conservatórios ou escolas de música.

Como com o violino clássico, é possível aprender a tocar violino elétrico sozinho.

Aprenda o violino elétrico: que tipo de curso escolher?

Se o violino elétrico é ensinado muito pouco nas escolas de música, como aprender a tocar este instrumento?

Existem várias técnicas e alternativas.

Aulas de violino clássico em escolas ou conservatório

Caso existam escolas de música ou conservatórios perto de você, há uma solução.

É bastante viável fazer aulas de violino clássico e adaptar seu aprendizado ao violino elétrico em casa. Os conteúdos são mais ou menos os mesmos.

Ter uma base no violino clássico só enriquece seu progresso com o violino elétrico.

E as aulas de teoria musical que acompanham as aulas de violino também podem ajudá-lo em seus estudos. Se você quer aprender violino sem teoria, também é possível.

Aulas de violino em associações

Este é particularmente o caso de instituições que promovem projetos sociais e artísticos acessíveis à comunidade.

A iniciativa pode ser de uma organização não governamental ou talvez da própria prefeitura ou secretaria de cultura da cidade: de qualquer maneira, o objetivo principal é democratizar o acesso às manifestações artísticas e incentivar crianças, jovens e adultos a apreciarem a música como um elemento de expressão importante na vida social.

Acessíveis por pessoas de qualquer idade e qualquer nível, as aulas em geral são ofertadas a preço baixo ou até gratuitamente. Nesse caso, frequentemente há um processo seletivo ou uma entrevista devido à grande procura.

Verifique em sua cidade: quem sabe não há opção de aula de violino elétrico?

Aulas com um professor particular de violino

Mas se as aulas em grupo não combinam com você, é sempre possível chamar um professor particular. As aulas em casa são regularmente solicitadas por estudantes iniciantes.

Como na plataforma SuperProf, os alunos escolhem o perfil do professor que lhes convém e programam com eles os cursos a seguir. É fácil encontrar um músico que conheça bem o violino elétrico e que possa ser um verdadeiro guia.

Na sua casa ou na do professor, as aulas particulares são em geral muito confortáveis, já que você escolhe o lugar e a hora.

Aulas de violino como autodidata

Aprender sozinho também é uma solução adequada para o violino elétrico.

Na internet, muitos sites e vídeos mostram como fazê-lo.

  • Aprenda a trocar as cordas do violino,
  • Técnica de vibrato,
  • Aprenda a afinar o violino
  • Aprenda a segurar o arco do violino,
  • Toque uma melodia
  • Técnica de Pizzicato,
  • Técnica de Glissando.

Opções de aulas de violino online não faltam. E muitos artistas aprenderam a tocar pela web e se tornaram conhecidos com seus vídeos.

A Internet não é a única maneira de aprender o violino como autodidata. Os livros e métodos ainda funcionam muito bem. Em lojas de música ou na internet, vários livros permitem que você aprenda os fundamentos do violino e entenda o instrumento.

Encontre todas as aulas de violino online.

Aprenda a ler uma partitura ou tablatura para tocar violino elétrico

Aprenda um instrumento de cordas Como aprender violino com um bom professor?

Para poder tocar um instrumento, é essencial entender a linguagem musical. Mas qual?

Diferentes tipos de linguagens foram criadas na história da música. Até agora a teoria musical era a linguagem universal entre os músicos, mas as tablaturas ocupam cada vez mais espaço.

O que é uma partitura?

De acordo com a definição do dicionário Houaiss a partitura é:

Um material gráfico, contendo notações impressas ou manuscritas, que mostra a totalidade das partes de uma composição musical.

Enquanto a teoria musical é designada como:

Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música.

Usado por todos os músicos profissionais, a teoria musical é essencial se você está considerando seguir uma carreira profissional.

A tablatura é mais valorizada por músicos autodidatas.

O que é uma tablatura?

Sistema de notação no período renascentista e barroco, para instrumentos de teclado ou de cordas dedilhadas, que indica a tecla ou trasto onde o dedo do intérprete deve ser posicionado para tocar as notas. Qualquer tipo de notação não convencional, relativamente simples, para orientação de pessoas com escassos conhecimentos musicais na execução de certos instrumentos (violão, banjo, cítara, ocarina etc.)

A teoria musical geralmente é aprendida por estudantes de escolas de música enquanto as tablaturas são preferidas pelos aprendizes de violinistas autodidatas.

Em ambos os casos, a prática é a melhor maneira de integrar qualquer um desses idiomas.

Línguas que são essenciais para iniciar a prática do violino elétrico. Elas permitem que você entenda rapidamente como tocar uma música. Enquanto a partitura indica elementos como notas, batidas e ritmos, a tablatura mostra ao músico onde posicionar seus dedos.

Na internet, muitas músicas são decifradas em tablaturas. É assim que músicos tocam canções conhecidas no YouTube como o jovem violinista que reproduziu o sucesso Despacito no seu violino elétrico.

Aprenda o violino elétrico: algumas dicas práticas!

Em teoria, aprender o violino elétrico é bom, mas na prática significa o quê?

O segredo para aprender qualquer instrumento é a motivação. Sem ela, é muito difícil manter os estudos a longo prazo. Na menor dificuldade, desistimos.

Então fica ainda mais chato de recuperar o atraso e seu violino vai acabar no armário.

Para evitar isso, pergunte a si mesmo se você está motivado o suficiente para tocar uma vez por semana, por no mínimo um ano. Embora leve mais tempo para realmente tocar, se você não estiver pronto para tocar durante um ano, não precisa comprar o instrumento.

Uma vez comprado o violino elétrico, também é importante estabelecer um ritmo constante e estudar entre as aulas.

Onde estudar violino? Quais dicas para se tornar um bom violinista? | Praticar seu instrumento com frequência é fundamental.

Se você está em uma escola de música, com um professor particular, ou aprendendo sozinho, não deixe de seguir um programa sem desanimar.

E para evitar a desmotivação, estude as músicas por partes, sem pressa.
Uma dificuldade a cada vez: a prática é o que o faz superar.

E não se esqueça de ouvir as críticas. Do professor, família ou amigos, eles são seus melhores ouvidos.

As críticas permitem saber o que precisa ser revisto e o que já foi assimilado. Portanto, mesmo que o professor não seja essencial, não hesite em tocar na frente de conhecidos para ter uma opinião.

E o mais importante, tocar, tocar e tocar de novo! E, claro, nunca deixe de se divertir!

Vamos lá, agora que você adquiriu algumas técnicas, por que não experimentar o vibrato no violino?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar