Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais são os espaços para a formação de violinistas?

De Fernando, publicado dia 12/10/2018 Blog > Música > Violino > Onde estudar para ser violinista?

Aprendendo a tocar violino, o menor dos instrumentos musicais do quarteto – composto por dois violinos, viola, violoncelo – requer muito investimento pessoal e requer anos de estudo.

O treinamento musical é frequentemente iniciado no conservatório, mas também é possível aprender em associações, em uma escola de música e como autodidata com aplicativos móveis, além, claro, dos professores particulares de violino.

Se você quer ter aulas coletivas para aprender e progredir nos seus aprendizados de violino, separamos algumas possibilidades para que possa compreender esses espaços. A sua escolha depende do nível de formalização, tempo, região e interesse nas aulas.

Aprender o violino pode ser muito mais fácil se ele fizer parte da sua rotina e que a paixão pela música esteja presente nos seus estudos. Um aluno motivado pode fazer a diferença!

O violino é parte da história da música O clássico instrumento pode ser aprendido em diversos espaços

Como aprender violino no conservatório?

“Jazz é o que nos permite escapar da vida cotidiana. ” Stéphane Grappelli (1908-1997), violinista francês

Para se tornar um especialista em violino e ter uma prática instrumental de alto nível, a rota indicada é muitas vezes a oferecida pelos conservatórios.

Os diferentes níveis de exigência criam uma formação mais sólida e completa, passando pelo estudo de teoria até a prática da improvisação e da composição.

Aprender a tocar violino no conservatório envolve a realização de diferentes ciclos de estudos musicais, cada um com duração entre 3 e 5 anos, dependendo das horas dedicadas e do tipo de instrumento escolhido.

Os principais tipos de cursos oferecidos em conservatório são:

  • Estudos musicais, despertar musical ou musicalização, focado na introdução e primeiros passos da musicalidade;
  • Teorias da música, com uma exigência maior, trazendo a parte teórica, história da música e também a prática de instrumentos;
  • Instrumentos específicos, um ou mais possibilidades para que o músico possa se especializar em uma área;
  • Profissionalização, em que são trabalhados os mais altos níveis de conteúdos técnicos e práticos;
  • Cursos livres, abertos para a comunidade que deseja conhecer ou atualizar seu repertório musical.

Geralmente, a admissão ao primeiro nível do conservatório é reservada para as crianças mais novas.

Os primeiros anos são de aprendizado, seguido por um ciclo de desenvolvimento e depois para o aperfeiçoamento.

Um dos pontos mais valorizados dos conservatórios é que os instrumentistas obrigatoriamente fazem aulas de teoria musical antes de começar a tocar violino.

Assim eles aprendem a ler cada nota de uma partitura e os fundamentos da teoria musical (clave de sol, acordes e escalas, intervalos de notas, etc.).

As entradas para os conservatórios variam de acordo com a escola, mas o início do ano é o mais habitual para as primeiras aulas ou audições.

Aqueles que são selecionados e perseveram nos diferentes níveis, tornam-se profissionais.

Alguns passos básicos dentro das aulas do conservatório para os iniciantes do violino:

  • Aprender uma boa postura e melhor maneira de trabalhar com o arco,
  • Tocar as cordas para trabalhar os sons e a precisão,
  • Decifrar notas musicais e ler partituras,
  • Respeitar ritmo e cadência,
  • Preparar e afinar o violino,
  • Conhecer as harmonias e tocar com outros instrumentos.

Para o nível profissional, os alunos já devem dominar todas as possibilidades do instrumento, a interpretação musical e improvisação, tendo uma facilidade total na leitura de notas, estando preparados para a prática em orquestra e música de câmara.

Então, por que aprender violino no conservatório? Para apontar para o mais alto nível!

Aprenda violino em uma escola de música A dedicação e rigor são parte da formação do músico

Aprenda violino na escola de música

Você tem a sensação de que estudos musicais no Conservatório são muito rígidos e que é mais fácil  aprender a tocar violino c0m professores particulares ou na escola de música?

Você pode ter razão.

Muitos professores de violino empregados por escolas de música têm um prestigiado “pedigree” : universidade de música, diplomas de estudos musicais de conservatórios referência no Brasil e em outros países ou vários anos de experiência em educação musical.

Uma ótima vantagem de aprender violino em uma escola de música é que o aluno recebe um acompanhamento personalizado durante todo o ano letivo.

Na escola de música, aprendenr violino é feito em conjunto com a teoria da música, com uma aprendizagem diferente do conservatório. Assim o estudante pode se familiarizar com a leitura de cada nota ao mesmo tempo que está a aprender a tocar violino.

Além disso, a vantagem é que as aulas das escolas de violino estão abertas para todas as idades e para todos os níveis. Frequentemente, as aulas já estão disponíveis para crianças de 3 anos de idade, em despertar musical, mas também existem aulas específicas para turmas de adolescentes e adultos.

Nas aulas de violino, você aprende a posição adequada para manter (com ombros puxados para trás, o jeito correto de manejar do arco, o posicionamento certo dos dedos, etc.), desenvolve musicalidade em um estilo desejado de música e vai progredindo sucessivamente de acordo com o seu volume de aulas e tempo dedicado.

Em uma aula de música, um professor realmente ajudará a progredir em todos os estilos musicais, improvisando ao explorar a harmonia, evitando maus hábitos e descobrindo como tocar o tom certo, com muita riqueza musical.

Todos podem aprender a tocar um instrumento, basta treinar regularmente e começar com exercícios de solfejo.

que tal tocar junto com outros especialistas musicais? Aprenda harmonia musical conhecendo novos instrumentos no conservatório

Comece o violino em uma associação

Fazer aulas de violino na escola de música é muito caro? Não tem os treinamentos exigidos para se juntar ao conservatório?

Você pode então direcionar seus esforços para encontrar e participar das aulas de música em associações musicais e artísticas que estão presentes em praticamente todas as cidades do país.

Aprender a ler as notas musicais e praticar esse conhecimento  em um grupo regional permite descobrir os instrumentos musicais, sejam eles instrumentos de sopro, percussão ou instrumentos musicais de cordas, de maneira mais leve e menos exigente.

Os alunos podem tocar em aulas que acontecem em seu próprio ritmo e nível, sem restrições.

Aqui estão os benefícios de aprender violino em uma associação:

  • Inscrições abertas para interessados de qualquer idade,
  • Cursos gratuitos ou com preços populares,
  • Desenvolver mais a paixão musical,
  • Adquirir boas bases para o estudo de música,
  • Conviver com pessoas diferentes.

Os cursos em associação podem ser adaptados tanto ao nível iniciante quanto avançado. Além disso, você pode pedir aos professores para trabalhar com suas músicas favoritas.

Como as aulas são mais leves, alguns alunos podem ficar impacientes de não progredir tão rapidamente, mas esse pode ser um ótimo aprendizado antes de iniciar suas aulas com um professor particular de violino.

E lembre-se que a principal função de uma associação ou ONG pode ser promover um serviço sem fins lucrativos. Por isso, é preciso ter muita dedicação para valorizar as horas investidas pelos profissionais e instuições envolvidos.

Incentivar o estudo da música é importante para o desenvolvimento de várias habilidades e você tem a chance de aprender com pessoas treinadas e que também querem reforçar seu amor pela música.

Jovens também tem facilidade com aplicativos de música A socialização é parte essencial das aulas musicais coletivas

Apps para aprender o violino no seu smartphone!

É possível passar por aplicativos de música para aprender o violino?

Geralmente, recomendamos que isso só seja feito após algumas aulas ou como parte complementar dos seus estudos. Mas algumas pessoas podem dizer que o desejo de aprender violino está apenas começando e quer compreender se é isso mesmo que os incentiva a estudar música.

Como fazer neste caso? Escolher bons apps e tentar!

No entanto, a eficácia dos aplicativos de violino precisam ser colocadas em debate.

Muitas aplicações propõem descobrir os fundamentos da teoria musical e do violino, bem como um curso de música de sala de aula real faria.

Mas parece difícil seguir com esse violino virtual de aprendizado mesmo para atingir um bom nível iniciante. É preciso estar em contato com o instrumento físico, para entender até mesmo seu peso, o jeito correto de posicioná-lo, o que não é possível de ser feito com um smartphone ou tablet, não é mesmo?

Além disso, o aprendizado autodidata pode criar hábitos ruins e vícios que seriam rapidamente observados por um professor. De fato, um aprendiz na musicalização pode trabalhar com erros sucessivos e ninguém estará lá para corrigi-los.

Precisamos pensar também no bom uso da tecnologia e que o aplicativo móvel pode não ser adequado para os mais jovens, apesar de sua facilidade de acesso e familiaridade com o universo digital. Podemos questionar o impacto das telas no desenvolvimento pessoal de um bebê , por exemplo, e também a necessidade de acompanhamento e socialização das faixas etárias iniciais.

Em resumo, acreditamos que praticar violino com uma aplicação pode ser benéfico, mas apenas como um complemento para as aulas ou para aqueles que tiveram treinamento musical prévio.

Aqui estão os alguns aplicativos para melhorar no violino :

  • Para afinar o seu violino e tocar ritmicamente:
    • Afinador e metrônomo,
    • Cleartuno,
    • Afinador de violino,
  • Para aprender teoria musical,
    • Ouvido perfeito,
    • Music Theory Helper
  • Para aprender a tocar:
    • Violin,
    • Arco Mágico,
    • Starlicks,
    • Companheiro Violino

Os aplicativos podem não ser sua única fonte de aprendizado, mas podem ser ferramentas importantes para o seu treinamento.

Agora é hora de avaliar o que você quer fazer para aprender o violino e começar os estudos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar