Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aplicativos que todo iniciante no violino deve conhecer

De Fernando, publicado dia 06/10/2018 Blog > Música > Violino > É possível aprender música pelo celular?

“Aprender é transmitir valores de pessoa para pessoa, em um mundo onde ferramentas digitais podem substituir tudo. ” Thierry Marx (1962-), chef francês.

Aprender a tocar violino é como caminhar por uma estrada sinuosa onde você não tem visibilidade: pior que outros instrumentos, tocar violino é talvez o treinamento musical mais complicado.

Mesmo quando temos aulas particulares ou em grupo, é importante manter o treinamento em casa, para que o aprendizado não seja apenas na sala de aula ou que tenha continuidade. E a tecnologia pode ser uma ótima aliada nesse processo.

Que tal procurar aplicativos que podem ajudar nesse processo?

Os brasileiros estão entre os que mais usam aplicativos para smartphones no mundo, com uma média de 12 apps usados durante 24 horas e mais de seis bilhões de downloads já realizados. E com a música não poderia ser diferente, podemos introduzir essas soluções para melhorar o processo das aulas e treinos.

Para os violinistas mais corajosos a tentar uma ajuda tecnológica, fizemos uma lista pensando em apps para fortalecer a sua formação no estudo do violino.

Escolha a melhor aplicação para o seu estilo E se um app pudesse ajudar no seu aprendizado de violino?

Aprender o violino com aplicativos é possível?

Se o curso de violino na escola de música ou em aulas particulares é muito caro para alguns e muito restritivo para outros, existe uma solução: um curso de música online.

Graças aos movimentos contemporâneos da web, podemos aprender o que quisermos e gastar o mínimo possível (e futuramente até imprimir o próprio violino em uma impressora 3D!). Felizmente, essa facilidade existe e pode ajudar muito na aproximação do que desejamos conhecer.

No entanto, baixar aplicativos para aprender prática instrumental de maneira autodidata como o violino será muito difícil, a menos que você seja muito perseverante e determinado.

Aprender música envolve a aquisição de tantas subdisciplinas que fica claro que os professores particulares são melhores em ensinar instrumentos musicais do que na internet. Mas se o seu desejo é usar aplicativos, faça essa tentativa!

Para conhecer bem a música,aprendendo de fato, é praticamente obrigatório passar por:

  • Aprendizagem de teoria musical (ritmo, leitura de notas musicais, partituras e entendimento do tempo),
  • Ajustar o violino (usando um bom afinador online é bem mais fácil),
  • Trabalhar a postura,
  • Aprender a coordenar a mão esquerda e a mão direita
  • Praticar muito para tocar melhor,
  • Trabalhar regularmente para progredir.

Então, podemos realmente começar a aprender o violino com uma aplicação para smartphone?

Podemos muito bem usar como apoio, mas não como único método, porque coloca o risco de cada aluno assumir maus hábitos, tanto no tocar quanto na postura, manejo do arco e afins.

Naturalmente, se o aluno não tiver uma boa posição, sua maneira de tocar será impactada. No entanto, os aplicativos que encontramos incluem dicas e truques para encontrar uma primeira posição confortável e correta.

Saber ler uma partitura não é suficiente: no violino como no piano, a interpretação e a improvisação também são muito importantes. Mas isso, poucos aplicativos podem ensiná-lo.

É um trabalho pessoal de longo prazo para improvisar na música. Em outras palavras, vamos ter que trabalhar!

Em resumo, parece difícil só ter o aprendizado do violino com uma aplicação em todos os níveis, mas pode ser um ótimo acessório.

Além disso, é improvável que se possa dispensar um professor antes de estar maduro para a disciplina mais autônoma – o despertar musical e as aulas de música para os jovens são muito importantes.

Por outro lado, se tem uma formação musical antecedente ao momento atual – seja no conservatório de música, escolas de música, aulas com professores particulares, etc. -, as aplicações serão eficazes para a progressão para um nível intermediário ou para manter o aprendizado fresco na cabeça do aluno.

Mas essa é apenas uma suposição, você precisa testar para saber o que é melhor para você.

Play e App Store possuem diferentes possibilidades Pesquise bem nas lojas de apps as melhores opções

Afinar seu violino com aplicativos?

Este instrumento requer muito rigor e cuidado com seu som, incluindo a afinação do violino para que soe bem: se é óbvio que podemos aprender online e usar boas ferramentas, aqui estão algumas aplicações encontradas na rede.

Felizmente, não é tão difícil assim fazer um violino ficar afinado.

Afinador e metrônomo

Aqui está uma aplicação muito popular para combinar com o violino: avaliado 4.5 de 5 estrelas por mais de 61000 usuários no total, é anunciado como “o melhor aplicativo gratuito para músicos. ”

Além de afinar, o aplicativo também permite gravar e tocar o metrônomo, obviamente, escolhendo o ritmo e a cadência.

Todas as cordas pode ser afinadas com este programa, não importa a especialidade dos instrumentistas: podem ser flautistas, saxofonistas, clarinete, pianistas, guitarristas e violinistas, todos podem aproveitar a aplicação.

O aplicativo inclui um afinador cromático que mede o tom e intensidade do som e um modo de diapasão, com a frequência personalizável LA (440 Hz por padrão).

O modo metrônomo também será ideal para praticar intervalos.

Procurando por um professor de violino?

Cleartune

Avaliado 4 / 5 entre mais de 550 avaliações de usuários, este aplicativo foi projetado para o iOS e é muito bem recomendado por sua simplicidade de uso e como pode ser fácil realizar as ações de ajuste do som.

Você pode ajustar seu violino tocando uma corda e verificar se está devidamente afinado com o ponteiro do marcador.

O aplicativo é fácil de usar e se adapta a diferentes tipos de violinos, com uma agulha precisa e ótima leitura das notas alcançadas. É aconselhável tocar o mesmo som de uma corda várias vezes para atingir o máximo de precisão.

Afinador de violino

Este aplicativo de download gratuito na Google Play Store possui ótimos comentários, o que o torna bem confiável.

Para sintonizar, escolhemos sua frequência na parte superior da tela e selecionamos o acorde desejado no meio da tela. Durante a reprodução, o tom da nota será exibido, indicando se é muito grave ou muito agudo.

Uma seta verde indicará se o tom da nota tocada será preciso.

Lembre-se que as cordas do violino são sol, lá, ré e mi, portanto, diferentes de uma guitarra acústica ou elétrica.

Você pode aprender violino em um conservatório musical, assim como outros instrumentos.

Tenha um bom fone e faça seus exercícios Você pode estudar com seu smartphone em qualquer lugar

Aulas de violino: posso aprender solfejo com uma aplicação?

Quaisquer que sejam os gostos musicais e o estilo da música escolhido (violino no jazz, violino cigano, música clássica, etc.), tocamos sempre ritmicamente na música.

E onde está a lição do violino nisso tudo?

É óbvio que parece inútil lembrar: você tem que saber ler cada nota em uma partitura ou tablatura para poder interpretar uma peça musical.

Mas então como aprender teoria musical quando você não tem um professor de música em casa?

Aqui estão algumas aplicações para obter algumas noções básicas e começar a decifrar as notas (nítidas, planas, naturais, silêncio, oitavas, etc.).

Se alguém não se torna virtuoso por uma aplicação, nem obtém um tom absoluto, pode, no entanto, ter boas bases na leitura de notas.

Ouvido Perfeito 2

Esse é um aplicativo perfeito para exercícios de treinamento personalizáveis ​​para intervalos, escalas, acordes e ritmo.

Uma novidade dessa versão: a capacidade de fazer exercícios de ditado musical e praticar notas de canto.

Além disso, o usuário terá acesso a um dicionário de alcance, ideal para tocar sozinho com outros instrumentos.

Music Theory Helper

Aqui está um aplicativo musical para aprender teoria musical em inglês e de maneira gratuita (pode ser uma boa combinar dois aprendizados ao mesmo tempo). Você vai ouvir o som dos acordes, escalas musicais e das sequências rítimicas sem usar internet.

Para melhorar sua percepção musical, vale muito a pena, especialmente por esse ser um tema que todo músico precisa desenvolver para conseguir progredir na trajetória instrumentista.

Você também pode aprender violino em associação!

Violinista precisa de prática Sozinho ou com aulas, todos precisam praticar

Outros aplicativos para aprender a tocar violino

Agora que fizemos alguns cursos de teoria musical e sabemos como afinar o instrumento, devemos ir para o próximo passo: aprender a tocar. Aqui está nossa pequena seleção de aplicativos, para ampliar o seu prazer de aprender música.

E um bom companheiro para quem quer aprender bem é um novo violino, compatível com seu nível!

Violin

Esta aplicação ajuda a aprender a técnica básica para tocar o violino, com todas as notas de maneira gráfica e é possível gravar os seus exercícios.

Para os mais experientes, é a hora de exercitar os dedos e ver como posicioná-los da melhor maneira.

Violino: Arco Mágico

Esta aplicação está em inglês, mas permite divertir-se enquanto trabalha na manutenção do arco, escolher músicas para tocar ao mesmo tempo, enquanto ajusta o ritmo.

Existe um modo de gravação para anotar seu progresso e é um dos aplicativos indicados pelos editores da Play Store, com mais de 150 mil comentários de usuários e avaliação 4,5/5.

Starlicks

Esta aplicação oferece gravações de diversos instrumentos para que você possa incluir a sua partipação com o violino, além de praticar junto com as músicas escolhidas.

A repetição pode ser feita em diversas velocidades e isso pode ser importante para os seus treinos.

Companheiro Violino

Aqui está um aplicativo com afinador, uma lista de escalas e exercícios para que você possa repetir e aprender a tocar. Esse aplicativo tem uma interface simples e intuitiva que pode ajudar muito no seu aprendizado.

O básico do violino clássico não terá segredos se você usar a tecnologia a seu favor!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar