Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As melhores dicas para você se tornar um bom violinista!

De Fernanda, publicado dia 27/11/2018 Blog > Música > Violino > Como tocar violino?

Felicidade é uma arte para praticar, como o violino – John Lubbock

O violino tem sido frequentemente um instrumento orquestral de difícil acesso devido ao seu preço ou dificuldade de tocar.

Uma realidade que alguns estão tentando mudar ao democratizar a música dia após dia. Nos últimos anos, novas formas de aprendizado surgiram.

Assim, para aprender música, improvisação, formação musical, se aperfeiçoar, posicionar a mão esquerda e direita, ler as notas ou integrar um grupo musical, muitos tipos de curso de violino existem.

Como autodidata, na internet, com livros didáticos, aulas particulares ou em escolas ou conservatório.

Afinal, como aprender o violino?

Como aprender o violino sozinho?

Como aprender o violino sozinho? Tocar violino sem fazer aulas: é possível?

Por onde começar para aprender violino sem professor?

Alguns decidem começar pela teoria musical, outros preferem pular essa etapa, o que não é necessariamente essencial. Seja qual for a sua decisão, há muitas maneiras de começar a aprender esse pequeno instrumento.

Aprender o violino quando você já é músico

Primeiro depende do seu perfil de músico.

Se você começar a estudar o violino depois de já ter aprendido outros instrumentos (piano, guitarra, violoncelo, flauta, registrador, clarinete, gaita, trompete, saxofone, oboé, acordeão, …) aprender violino será mais fácil.

Talvez você já esteja familiarizado com teoria musical e seu ouvido já esteja acostumado a reproduzir uma peça musical. No entanto, você terá que aprender a adotar a postura correta, a técnica do jogo ou praticar o dedilhado.

Caso contrário, é bem possível aprender o básico como leitura de notas ou ritmo graças aos cursos na internet ou em livros didáticos.

Também é bem possível aprender a tocar um instrumento rapidamente se você tiver um ouvido absoluto. As pessoas com essa sorte podem reproduzir perfeitamente a música simplesmente ao ouvi-la

Mas saiba que essa habilidade é muito rara.

Aprenda o violino com tablaturas

O método de tablatura também pode ser muito útil. E os guitarristas sabem do que estou falando.

Em geral, as tablaturas substituem partituras. Elas se apresentam na forma de quatro linhas (representando as quatro cordas do violino) nas quais existem figuras. Elas indicam que nível do braço o violinista deve posicionar seus dedos.

As tablaturas para o violino são um pouco mais complicadas do que as do violão, porque o violino não tem trastes no braço. Portanto, é necessário criar referências antes de começar.

Aprenda o violino no smartphone

Outra alegria de novas tecnologias: aplicativos de smartphones!

Alguns deles tornam a aprendizagem da teoria musical mais atraente, como por exemplo Meludia, enquanto outros ajudam os músicos a praticarem o violino (por exemplo: Aprenda violino).

Aprenda o violino com livros

Se a tecnologia não é seu forte, saiba que os livros didáticos são igualmente eficazes. Os métodos para aprender o violino possibilitam aprender coisas como:

  • segurar o arco,
  • as posições dos dedos,
  • exercícios de treinamento,
  • trabalho de memorização,
  • ler as notas
  • Ritmo.

Clave de sol, clave de fá, todas as bases para aprender teoria musical e prática instrumental são vistas nos métodos vendidos nas lojas.

Livros que às vezes podem substituir os cursos de violino!

Há muitos recursos para progredir no seu próprio ritmo!

Precisa de aulas de violino?

Como aprender o violino sem teoria?

Embora muitas vezes seja mal vista, a teoria musical é um passo fundamental na evolução de um músico. Um passo quase inevitável caso você queira seguir uma carreira na música.

Em outras palavras, os músicos se entendem graças a essa linguagem. Como músico profissional, é importante saber como se comunicar e entender as expectativas dos outros.

E, embora às vezes pensemos que esse passo possa ser ignorado facilmente, às vezes percebemos que isso facilita a aprendizagem mais do que a complica. Evidentemente, você tem que gastar muitas horas em seu notebook e treinar muito bem as escalas, mas para progredir é preciso estudar e se dedicar.

É um esforço válido pois, depois do conhecimento adquirido, ele não será mais necessário. Especialmente se você decidir, alguns anos depois, se profissionalizar.

Mas a teoria musical também serve, e acima de tudo, para decifrar as instruções escritas na partitura. Isso guia o músico do início até o final da música. Indica, portanto:

  • As notas,
  • O tempo delas,
  • O compasso
  • Os intervalos,
  • O ritmo,
  • Etc.

É quase impossível pular esses conteúdos para se tornar um músico profissional, tocar em uma banda ou até quem sabe em uma orquestra.

A teoria musical também permite que você progrida no seu instrumento. Tablaturas são por vezes muito limitadas. Elas são ótimas quando você começa, mas não inclui os detalhes quando você quer ir um pouco mais longe e estudar uma peça mais a fundo.

Então, se você quiser atacar as quatro estações de Vivaldi, as coisas podem ficar complicadas.

Como dito antes, a partitura mostra muitos detalhes importantes como tempo de pausa, ritmo, etc. Elementos que são limitados nas tablaturas. Então você tem que procurar informações em outro lugar, ouvindo a música várias vezes, por exemplo.

Encare a teoria musical como um guia em todo o seu aprendizado. Embora muitas vezes vemos ela como um inimigo, por outro lado ela permite que você progrida com mais serenidade. Um pouco como um professor que lhe indicaria o jeito certo de tocar.

Como aprender violino online?

Conheça todos os recursos para aprende violino na web.

O YouTube é a plataforma de vídeo online mais famosa e mais assistida na internet hoje. Ele permite que milhões de pessoas compartilhem aulas, tutoriais, truques e covers de músicas de violino. Aqui estão alguns exemplos de canais a seguir.

Para Violinistas

Para Violinistas é um canal voltado para todos aqueles que querem aprender um pouco mais sobre esse maravilhoso instrumento musical.

Lá você encontrará desde aulas de violino para iniciantes, com exercícios e dicas de estudo, até abordagens de técnica e estilos mais avançados, para aqueles que já tem algum domínio do instrumento.

Tudo para você se aprofundar nesse incrível e ainda desconhecido mundo da música clássica, em poucos minutos.

Violino didático

Como o canal anterior, o Violino Didático foi fundado pelo violinista e professor Jean de Oliveira, e tem como missão ajudar a democratizar a educação violinística no Brasil.

Confira alguns quadros do canal:

  • Aulas de Violino Online
  • Tutoriais
  • Pra Tocar Junto
  • Aulas de Teoria Musical Online
  • Tocando Violino em Lugares Inusitados
  • Música de Câmara
  • Festivais
  • Semanário

Como aprender o violino elétrico?

Saiba quanto custa as aulas para o instrumento de corda! Qual é o preço das aulas para se tornar violinista?

Quais são as diferenças entre o violino elétrico em relação ao clássico?

A primeira e mais óbvia diferença é a construção do instrumento (cabeças, corpo, braço, cordas, tampo, …).

De fato, o violino elétrico não possui uma caixa de som, pois o som é transmitido diretamente ao amplificador. Sem este amplificador, o som não existe.

Graças a essa especificidade, muitos fabricantes se divertem inventando formas muito originais para esses novos instrumentos. É graças a essa novo look que é possível diferenciar facilmente um violino elétrico de um violino clássico.

O som é ligeiramente diferente também. Enquanto o som do violino clássico é carregado por uma caixa de som de madeira, o som do violino elétrico é moldado pela qualidade do amplificador.

Quanto melhor a qualidade do amplificador, mais belo o som será emitido.

Além disso, como para a guitarra elétrica, existem pedais que podem distorcer o som, adicionar vibrações, aumentar o baixo, …  Pura diversão!

Como com o violino clássico, é possível aprender a tocar violino elétrico sozinho.

Como aprender o vibrato no violino?

Saiba que a técnica exige muito trabalho e prática. Não desista na primeira tentativa, nem na segunda. É certamente praticando dez ou vinte vezes que você verá um esboço do vibrato!

E depois que você conseguir, vai esquecer todas essas horas de sufoco …

Então por onde começar?

O aquecimento do pulso é importante porque é essencialmente graças a ele que você vai conseguir ou não seu vibrato. A técnica requer o uso do pulso, mas também do antebraço e os dedos.

A ponta do dedo prende a corda no braço. É assim que você obtém a nota. Mas no caso do vibrato, o dedo serve como um pivô.

É então hora de o antebraço começar a trabalhar, fazendo um movimento para trás e na direção da caixa de som do instrumento.

Uma vez que é feito, você pode se divertir ampliando o movimento. O violino deve ser segurado com firmeza entre o queixo e o ombro, e o braço deve ser movido a uma distância maior da caixa de som.

Aos poucos, aproxime-se do dedo pivô.

Seja um violinista talentoso Quais são as principais coisas para saber para tocar um instrumento de corda?

Cuidado para não soltar o violino!

Porque durante este último método, o braço não segura o instrumento, uma vez que ele se move no braço, percorrendo uma longa distância. É por isso que a prática requer algumas horas de treinamento.

Mas uma vez adquirido, você terá o prazer de desfrutar um bom vibrato de vez em quando. Mas tenha cuidado para não mexer muito e usar o vibrato em qualquer lugar e a qualquer momento.

É importante saber tocar, mas é igualmente importante saber quando usá-lo, senão é inútil e estraga a peça em vez de embelezá-la.

Alguns inclusive não usam esse efeito nas músicas.

De qualquer forma, use artisticamente.

No começo, esqueça e toque a música sem vibrato. Ao fazer isso, seu ouvido estará ciente de quando usá-lo. Seu senso artístico irá falar mais alto.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar