Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tocar violino sem fazer aulas: é possível?

De Fernanda, publicado dia 22/11/2018 Blog > Música > Violino > Como aprender o violino sozinho?

Muitas pessoas se interessam pela prática do violino mas não ousam começar a estudar.

Preço alto do instrumento, impossibilidade de ter aulas, impaciência com a aprendizagem…. Muitas podem ser as razões para a desmotivação.

No entanto, se você é apaixonado, tudo é possível!

“A paixão é um motor cujo poder ninguém consegue medir”

Então não duvide de suas habilidades e comece agora mesmo!

Aprender um instrumento como autodidata não é tão impossível assim, e até mesmo quando se trata de estudar o violino. Segurar o arco, posicionar a mão esquerda, usar a queixeira, ler uma tablatura ou partitura…. Tudo isso pode ser aprendido.

Então, como você faz isso?
Em quanto tempo vai aprender?

Nós damos aqui todas as dicas!

Por que aprender violino como autodidata?

Há muitas razões pelas quais é impossível ou bem difícil fazer aulas de violino com um determinado professor ou escola de música.

Muitas cidades no Brasil – e especialmente quando você mora no interior – não têm uma escola de música ou um conservatório.

Como aprender violino? Por que aprender violino como autodidata? |
Aprender o violino sozinho desenvolve a sensibilidade artística.

Embora o desejo de aprender a tocar esteja lá, poucas pessoas são motivadas a ponto de percorrer quilômetros para estudar duas horas de violino por semana.

O preço das aulas de violino também é, por vezes, um elemento a ser levado em conta. Algumas famílias não podem pagar pelas aulas. Na verdade, os valores nas escolas de música ou conservatórios podem ir de 200 a 400 reais por mês.

Além disso, nem todas as escolas de música estão dispostas a ensinar noções básicas de violino para adultos novatos. É preciso encontrar uma maneira de aprender o básico da música.

Para alguns, é o compromisso que pesa. Comparecer em suas aulas semanais às vezes pode ser insustentável quando você segue um ritmo de vida agitado. Aprender o violino como autodidata pode ser a solução.

Mas saiba que ainda precisa manter uma certa regularidade na prática para alcançar resultados satisfatórios.

Aprender o violino e / ou teoria musical de maneira autodidata também traz certa liberdade na prática musical.

O músico que escolhe quando quer tocar ou não seu instrumento e sempre o faz com paixão e prazer, o que é essencial na prática musical. Como dito antes, a paixão é um verdadeiro motor.

Quando você faz aulas regularmente, às vezes se sente obrigado a tocar. Perdemos o desejo pela música e logo a vontade de abandonar aparece.

Aprender a tocar sozinho também ajuda a desenvolver a autonomia e a improvisação em relação ao violino. As regras por vezes rigorosas das escolas de música são uma barreira à criatividade e ao prazer pelo tocar.

Isso pode ser um benefício mas também uma desvantagem. O violinista desenvolve seu próprio estilo artístico, mas algumas bases podem acabar faltando.

Vai ser preciso um pouco de prática antes de passar para o violino elétrico.

Os diferentes métodos para aprender o violino sozinho

Por onde começar para aprender violino sem professor?

Alguns decidem começar pela teoria musical, outros preferem pular essa etapa, o que não é necessariamente essencial. Seja qual for a sua decisão, há muitas maneiras de começar a aprender esse pequeno instrumento.

Aprender o violino quando você já é músico

Primeiro depende do seu perfil de músico.

Se você começar a estudar o violino depois de já ter aprendido outros instrumentos (piano, guitarra, violoncelo, flauta, registrador, clarinete, gaita, trompete, saxofone, oboé, acordeão, …) aprender violino será mais fácil.

Talvez você já esteja familiarizado com teoria musical e seu ouvido já esteja acostumado a reproduzir uma peça musical. No entanto, você terá que aprender a adotar a postura correta, a técnica do jogo ou praticar o dedilhado.

Caso contrário, é bem possível aprender o básico como leitura de notas ou ritmo graças aos cursos na internet ou em livros didáticos.

Como tocar violino independentemente? Agora é possível se tornar um violinista pelo seu computador.

Também é bem possível aprender a tocar um instrumento rapidamente se você tiver um ouvido absoluto. As pessoas com essa sorte podem reproduzir perfeitamente a música simplesmente ao ouvi-la

Mas saiba que essa habilidade é muito rara.

Aprenda o violino no YouTube

Se você preferir não começar com teoria musical, há muitas maneiras de aprender a tocar violino básico sem passar pelo que algumas pessoas entendem como uma tortura para iniciantes.

Na plataforma do Youtube, alguns canais disponibilizam cursos para aprender a tocar uma música no violino somente pelo posicionamento dos dedos ao longo da peça. Como o jogo Guitar Hero, os músicos seguem os dedilhados ao ritmo da música.

Aprender o violino online é possível!

Aprenda o violino com tablaturas

O método de tablatura também pode ser muito útil. E os guitarristas sabem do que estou falando.

Em geral, as tablaturas substituem partituras. Elas se apresentam na forma de quatro linhas (representando as quatro cordas do violino) nas quais existem figuras. Elas indicam que nível do braço o violinista deve posicionar seus dedos.

As tablaturas para o violino são um pouco mais complicadas do que as do violão, porque o violino não tem trastes no braço. Portanto, é necessário criar referências antes de começar.

Aprenda o violino no smartphone

Outra alegria de novas tecnologias: aplicativos de smartphones!

Alguns deles tornam a aprendizagem da teoria musical mais atraente, como por exemplo Meludia, enquanto outros ajudam os músicos a praticarem o violino (por exemplo: Aprenda violino).

Aprenda o violino com livros

Se a tecnologia não é seu forte, saiba que os livros didáticos são igualmente eficazes. Os métodos para aprender o violino possibilitam aprender coisas como:

  • segurar o arco,
  • as posições dos dedos,
  • exercícios de treinamento,
  • trabalho de memorização,
  • ler as notas
  • Ritmo.

Clave de sol, clave de fá, todas as bases para aprender teoria musical e prática instrumental são vistas nos métodos vendidos nas lojas.

Livros que às vezes podem substituir os cursos de violino!

Há muitos recursos para progredir no seu próprio ritmo!

Precisa de aulas de violino?

Aprenda o violino: as melhores dicas para começar seu aprendizado

Antes de começar a estudar, é importante fazer um balanço e seguir algumas regras para garantir um bom começo! Então, aqui estão algumas delas:

  • O primeiro conselho e certamente o mais importante é que você tem que praticar o máximo que você puder. Às vezes, gostaríamos de ir mais rápido e aprender depressa uma peça perfeitamente. Mas apenas a prática fará você progredir. Não existem outras receitas milagrosas. Qualquer violinista dirá o mesmo.
  • Estabeleça metas! Ao estabelecer passos a serem alcançados, você ganha motivação. Essa também é a técnica que os aplicativos usam para fazer os usuários quererem jogar. O desafio atrai muita gente. No entanto, tenha cuidado ao escolher metas atingíveis para o seu nível, para que você não fique desmotivado!
  • Seja paciente! O violino é um instrumento considerado difícil de aprender. Não desista na primeira dificuldade, porque você pode ter certeza de que haverá muitas. Será necessário saber como superá-las.
  • Estabeleça um programa adaptado às suas necessidades. Organizar sua aprendizagem é uma boa metodologia para saber onde ir e não regredir, progredindo passo a passo.

Para se beneficiar de bons conselhos entre violinistas, não hesite em fazer uma visita em fóruns ou blogs. Alguns músicos compartilham suas dicas e seus truques para se tornarem virtuosos.

No entanto, saiba que o aprendizado sozinho também tem algumas desvantagens.

Nenhum professor pode corrigir seus erros e vícios, como postura corporal, posicionamento do instrumento…

Quanto tempo para aprender violino sozinho?

É muito difícil estimar o tempo necessário para aprender violino. O violino sem teoria musical ou sem aulas de música permite que o músico aprendiz siga seu próprio ritmo. O que é uma vantagem, mas também pode ser uma desvantagem.

As pessoas que frequentam as aulas seguem um ritmo que não podem mudar. Sua prática e seu treinamento musical são, portanto, regulares. Eles avançam um pouco mais a cada semana.

Quando você aprende um instrumento sozinho, às vezes é difícil impor um ritmo.

Tudo vai depender da sua motivação e da sua disponibilidade.

Com que idade você aprende violino? As crianças geralmente aprendem mais rápido, mas precisam de referências.

Isso também pode variar em função da idade. Os mais jovens têm em geral mais facilidade para assimilar coisas, seja para aprender uma língua ou um instrumento.

Além disso, os adultos têm mais dificuldade em conseguir tempo na semana para praticar o instrumento.

Com que idade é possível aprender sozinho o violino?

Em geral, embora as crianças aprendam mais facilmente, não há limite de idade para tocar um instrumento.

Além disso, os adultos conseguem ficar mais facilmente sem um professor, mas as crianças precisam de referências e bases.

Podemos afirmar que é muito difícil que crianças menores de 12 anos aprendam o violino sozinhas. Também vai ser ainda mais complicado corrigir as más posições e vícios adquiridos por ela.

Podemos pensar que é possível começar a aprender o violino como autodidata a partir de 13 anos. Somente se o jovem for motivado e independente o suficiente para seguir seus próprios estudos sozinho.

Também descubra tudo o que você precisa saber sobre aulas de violoncelo online … Ou que tal aprender a fazer o vibrato no violino?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar