Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Cursos para se tornar violinista na capital paulista

De Glicia, publicado dia 26/11/2018 Blog > Música > Violino > Onde aprender violino em São Paulo?

Estudar música nos ajuda a aliviar as tensões da vida cotidiana, além de ajudar a exercitar o cérebro e estimular a criatividade.

O violino é um instrumento de cordas friccionadas, ou seja, para fazer com que saia um som do instrumento, usa-se um arco para friccionar as cordas. É essa fricção que produz a música do violino.

Feito geralmente em madeira, as cordas do violino são de aço. Antigamente, as cordas eram feitas de tripa de carneiro, no entanto é raro encontrar violinos assim hoje em dia. O arco é feito de madeira ou de fibra de carbono.

Tocar violino traz inúmeras vantagens, dentre elas:

  • Aumento da coordenação motora: devido à necessidade de controlar ambas as mãos, os braço e também a postura, quem toca violino desenvolve a coordenação motora;
  • Desenvolvimento da percepção auditiva: o fato de se buscar sempre as notas certas e a afinação correta faz com que quem toca violino tenha uma percepção auditiva mais aguçada, o que melhora também a percepção musical;
  • Aumento da expressividade: por se tratar de um instrumento muito expressivo, ao praticar violino você desenvolverá uma maior expressividade, tanto do ponto de vista corporal como emocional;
  • Melhora o raciocínio lógico: quem estuda música de forma geral possui melhor raciocínio lógico e consegue analisar e resolver problemas com mais facilidade. Ao tocar violino, diferentes aspectos cognitivos são solicitados.

Além disso, estudos mostram que escutar música e tocar um instrumento musical estimula o seu cérebro e pode aumentar a sua capacidade de memorização. Aprender a tocar um instrumento musical também te ajuda a melhorar as habilidades de gestão de tempo e organização.

Tocar um instrumento musical, seja ele qual for, requer organização. Um bom músico sabe que a qualidade do tempo dedicado ao treino é muito mais importante que do que a quantidade. Para um músico aprender rápido, ele tem que aprender a organizar o seu treino para atingir seus objetivos.

Em São Paulo é possível encontrar várias opções de cursos de música: aulas de violão, aulas de piano, aulas de violoncelo e, claro, aulas de violino. Paulistanos, prontos para as dicas de onde aprender a tocar violino na capital paulista?

Breve história do violino

Você sabia que o violino é um dos  instrumentos musicais mais agudos que existem? Seu timbre único e inconfundível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. Talvez seja essa a razão pela qual muitos músicos o chamem de o “rei dos instrumentos”.

o som do violino é inconfundível O violino é um instrumento indispensável em qualquer orquestra.

A história do violino começa entre o fim do século XVI e o início do século XVII. É possível que o mesmo tenha surgido como uma forma de evolução da rebec, vielle e da lyra da braccio – instrumentos que marcaram a música no fim da Idade Média e início do Renascimento.

Entretanto, as origens do violino são mais antigas do que se imagina. Antigos instrumentos como o nefer egípcio, o ravanastron da India, o rebab árabe, o r’jenn sien dos chineses e até mesmo da antiga lira dos gregos, foram a base para a criação de inúmeros outros instrumentos musicais, inclusive o violino.

Os primeiros violinos eram fabricados na Itália e durante muitos e muitos anos, sua fabricação ficou restrita a três famílias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivari. Embora tenha permanecido praticamente o mesmo durante vários séculos, o violino sofreu importantes aprimoramentos em 1782, quando seu arco, que tinha um formato côncavo, passou a ser convexo.

Veja os nomes de alguns construtores famosos de violinos:

  • Jacob Stainer (c. 1617-1683), de Innsbruck, Áustria
  • Paolo Albani, de Cremona
  • Goffredo Cappa
  • Carlo Giuseppe Testore, em Saluzzo
  • Família Grancino, em Milão
  • Família Tononi, em Bolonha
  • David Tecchler, em Roma
  • Família Gagliano, em Nápoles
  • Domenico Montagnana, em Veneza
  • Lorenzo e Tomaso Carcassi, em Florença
  • Lorenzo e J.B. Guadagnini, em Piacenza
  • Família Klotz, em Mittenwald, Tirol, Áustria
  • Hendrik Jacobs, na Holanda

Estude violino na USP

A Universidade de São Paulo oferece um dos melhores cursos de música do Brasil, com a opção de Bacharelado em Música com habilitação em Instrumentos. Veja descrição do curso:

bacharelado em música e instrumentos Você pode aprender violino fazendo uma graduação em música.

O Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento é oferecido pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes e é voltado para alunos que buscam aperfeiçoamento de seus estudos dos instrumentos: Piano, Órgão, Percussão, Violino, Viola, Violoncelo, Violão, Viola brasileira, Oboé, Flauta, Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba.

É necessário que o aluno ingresse no curso com prévio conhecimento da prática instrumental. O Manual da FUVEST oferece informações sobre os conhecimentos e repertório exigidos na prova de conhecimentos específicos.

O curso de instrumento é organizado em quatro anos, com uma estrutura metodológica que abarca: a) aspectos teóricos e históricos da música, b) aspectos relacionados ao desenvolvimento, à prática e à reflexão a respeito da técnica e da performance instrumental, bem como as suas conexões com a educação e a comunicação.

Objetivos do curso

  1. Formar instrumentistas, em suas habilidades específicas, aptos a atuar profissionalmente, de acordo com as áreas delimitadas por suas especializações;
  2. Criar um ambiente de profunda reflexão sobre a práxis musical em nossos dias, oferecendo meios para que os graduandos atuem de forma crítica e criativa em contextos diferenciados;
  3. Preparar para o ensino e  pesquisa.

Competências e habilidades

Voltado para a formação de músicos atuantes nos setores da prática de performance instrumental, o curso tem por objetivo formar os alunos nas seguintes competências e habilidades:

  1. Desenvolver amplo conhecimento dos fundamentos práticos e teóricos da música, tais como: percepção musical, análise musical, harmonia e contraponto, história da música, entre outros.
  2. No que diz respeito à formação instrumental, o curso objetiva fornecer aos graduandos uma base técnico-interpretativa de excelência. Além disso, ao final do curso eles devem estar aptos a construir uma postura crítica em relação à escolha e interpretação de seus repertórios.
  3. É importante realçar que a formação do instrumentista requer profundo domínio dos estilos musicais e conhecimento das diversas correntes interpretativas, que possibilitem a sua atuação não apenas como solistas, integrantes de conjuntos e professores de instrumento, mas também nos campos da improvisação e da criação. 
  4. Conhecer os processos de investigação na área de práticas interpretativas, procurando participar de projetos de pesquisa e eventos na área.
  5. Desenvolver e aprofundar a formação acadêmica e a prática da pesquisa, entendendo-a como uma ferramenta importante na construção de um pensamento crítico do instrumentista.

Para saber mais sobre a graduação em música da USP acesse o site da universidade: http://www3.eca.usp.br/feiradasprofissoes/musica

Aulas de violino na escola de música do Teatro Municipal

Para quem não sabe, o Teatro Municipal de São Paulo oferece aulas de música em sua escola, a Escola Municipal de Música de São Paulo. Vejamos o que nos diz o site da escola:

escola do teatro municipal de SP A Escola Municipal de Música de São Paulo oferece aulas gratuitas com os melhores professores.

Uma das mais renomadas instituições de ensino musical da América Latina, a Escola Municipal de Música de São Paulo é responsável pela formação de diversas gerações de músicos em atividade profissional no Brasil e em outras partes do mundo. Fundada em 1969 pelo maestro e compositor Olivier Toni, desde o início de 2013 ela passou a integrar a Fundação Theatro Municipal de São Paulo e atualmente é coordenada pelo compositor Antonio Ribeiro. Marco da cultura e educação musical paulistana e nacional, seu corpo docente é constituído por professores doutores, mestres e especialistas de renome em âmbito nacional e internacional, muitos deles ex-alunos da própria Escola.

O objetivo da Escola Municipal de Música de São Paulo é prover uma profunda e diferenciada formação musical, de modo que os alunos estejam aptos a atuar como instrumentistas ou cantores profissionais em orquestras, coros, grupos camerísticos, na área de correpetição ou na carreira solista. Para tanto, há aulas individuais de instrumento e aulas coletivas de caráter teórico, bem como uma vivência musical ampla em grandes formações por meio das aulas de prática coral e prática de orquestra nos grupos estáveis da escola. Além disso, a instituição oferece as oficinas de Música Antiga, de Regência Coral, de Fisiologia da Voz e Fonética, o Opera Studio e o Ateliê de Música Contemporânea, atividades abertas à comunidade e voltadas a um aprofundamento nesses segmentos específicos.

Vale ressaltar que, todos os cursos oferecidos pela Escola Municipal de Música de São Paulo são gratuitos! Para mais informações sobre os diferentes cursos de música, acesse o site: http://theatromunicipal.org.br/formacao/escola-municipal-de-musica/

Aulas particulares de violino em São Paulo

As aulas particulares de violino são direcionadas para diferentes públicos: crianças, adultos ou aposentados. Não há idade para começar a estudar música!

curso de violino em domicílio Encontre seu professor de violino no Superprof.

Saiba que quando se é iniciante, é preferível fazer aulas particulares do que entrar diretamente em uma turma. Um professor particular estará disponível para te ensinar todos os aspectos básicos da teoria musical e sanar suas dúvidas.

Além do mais, as aulas serão pensadas e preparadas de acordo com as suas necessidades específicicas. Outro ponto positivo de fazer aulas particulares é a comodidade de poder estudar no conforto da sua casa.

Isso mesmo, os professores particulares geralmente de deslocam até o domicílio do aluno, o que garante um ambiente de aprendizagem muito mais agradável para quem está começando.

Se você já sabe tocar violino e busca se aprofundar e aprimorar seus conhecimentos, cursos particulares também serão excelentes para você.

Aulas particulares são especialmente recomendadas em caso de preparação para uma audição ou mesmo para uma prova prática de um vestibular de música ou exame para entrar no conservatório, por exemplo.

Você deve estar se perguntando onde encontrar aulas particulares de violino, não é mesmo?

Você provavelmente conhece a plataforma de aulas online Superprof! Se trata de uma das mais conhecidas e respeitadas plataformas especializadas em aulas particulares. Lá você encontra aulas em diferentes disciplinas, inclusive cursos de violino.

O Superprof oferece duas possibilidades para você fazer suas aulas: cursos de violino presenciais, na sua casa ou no domicílio do professor; e as aulas de música online por webcam, que podem ser feitas em qualquer lugar, basta ter uma boa conexão à internet!

Viu como é fácil encontrar aulas de violino em SP?

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar