Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É possível se tornar pianista aprendendo sozinho?

De Marcia, publicado dia 06/03/2019 Blog > Música > Piano > Como aprender a tocar piano sem professor

“A técnica do piano é realmente muito simples, mas leva-se anos para dominá-la.” Glenn Gould

Mas afinal, não é possível aprender nada novo de um dia para o outro: todo estudo envolve dedicação e paciência, e não seria diferente com o piano. Você só precisa começar e estar disposto a dar um passo de cada vez.

Música de modo geral e o básico do piano são coisas que podem ser aprendidas de várias maneiras: há conservatórios, escolas de música, professores particulares…

Mas esses métodos também têm algumas desvantagens: eles podem ser difíceis de encaixar em seu dia a dia ou caros demais. Além disso, como adulto iniciante, pode ser muito complicado encontrar um treinamento musical que realmente o leve a progredir.

Por que não, então, aprender o piano como um autodidata?

Neste artigo você encontrará algumas dicas para aprender piano com sucesso, ainda que você seja iniciante: tudo isso sem ter aulas, apenas estudando sozinho.

Armadilhas que você deve evitar se decidir estudar sozinho

Primeiramente, é melhor estar ciente das dificuldades de aprender a tocar piano (ou qualquer outros instrumento) sozinho. Mas se você pelo menos está pensando na possibilidade, isso já é um bom sinal. Sua motivação provavelmente está em alta.

Confira aula de teclado para iniciantes!

Foco nos estudos A motivação é importantíssimo para aprender piano sozinho.

E além da motivação, você vai precisar de rigor, disciplina e regularidade.

Não compre nenhum método

Nenhum material de piano fará de você um bom pianista. Nenhum!!! O agente principal será a sua dedicação.

O essencial para começar a estudar sozinho é ter um piano ou pelo menos um sintetizador / teclado.

Antes de comprar o mais novo método de piano da moda, sente-se atrás de seu instrumento e deixe seus dedos passarem pelas teclas. Você provavelmente já conhece alguma melodia, mesmo sem nunca ter tido aulas de piano ou aprendido teoria musical.

Ouça os diferentes sons, aprenda a diferenciar sons altos e baixos, tente encontrar melodias simples no ouvido…

Há quem comece com algumas aulas em associações e só depois parta para os estudos sozinho. Também é válido.

Cuidado com a partitura gratuita na internet

Geralmente, quando você quer aprender sozinho, não é na perspectiva de se tornar um pianista mundialmente famoso, mas simplesmente poder tocar algumas músicas que você aprecia.

Logo de início, é normal começar a procurar pelas partituras em questão. No entanto, partituras gratuitas geralmente contêm erros de ritmo, medida, notação ou dedilhados. Então você corre o risco de aprender detalhes errados se começar a se basear apenas nelas.

Por outro lado, uma partitura paga será editada por um profissional, o que traz uma certa garantia de qualidade.

Sinta-se à vontade para ir a uma loja de música e receber dicas de um profissional, se isso fizer você se sentir mais confiante.

Veja aqui aula de teclado!

Respeite os dedilhados

A armadilha mais séria para um iniciante é não respeitar os dedilhados de uma partitura. Eles são os números impressos acima ou abaixo das notas. E todos correspondem a um dedo:

Não ignore detalhes Você deve respeitar os dedilhados na hora de aprender a tocar piano online.

  1. polegar;
  2. indicador;
  3. médio;
  4. anelar;
  5. mínimo.

Não respeitar o dedilhado é, infelizmente, um erro comum. Muitas vezes, não prestamos atenção a esse detalhe tão importante.

Se você não for cuidadoso desde o início, poderá adquirir maus hábitos e não conseguirá a fluidez e velocidade necessárias em algumas músicas. O seu aprendizado, nesse caso, demorará muito a avançar.

Jamais negligencie o ritmo

O metrônomo não está lá de enfeite! Você tem que aprender a usá-lo, assim que aprender os primeiros acordes de piano. O ritmo é muito importante! É ele que fará a diferença entre um trabalho bem sucedido e qualquer concerto amador.

É o ritmo que faz você querer bater palmas e dançar quando ouve rock, pop ou jazz.É também graças ao ritmo que minimizamos as notas erradas.

Se você quer trabalhar improvisação, respeitar o ritmo é absolutamente obrigatório, especialmente em grupos! Portanto, crie o hábito de trabalhar sempre com atenção ao ritmo, ainda que seja necessário começar pelos mais lentos.

Nada de queimar etapas

Todo iniciante fica ansioso, querendo progredir rapidamente. No entanto, aprender teoria musical e tocar músicas no piano leva tempo, especialmente quando se estuda sozinho.

Não tente aprender canções muito complicadas logo no início. Você pode ficar desanimado e isso prejudicará o seu progresso, podendo levá-lo até mesmo a desistir.

O ideal é sempre dominar um conceito antes de passar para o próximo e dar um passo de cada vez.

Veja curso de teclado online!

É possível aprender a tocar piano sem um professor?

Começar a aprender piano sem um professor demanda trabalho, a menos que você se chame de Mozart, Beethoven ou Bach! Quando se trabalha sozinho,método e organização são primordiais.

É preciso, ao mesmo tempo, preparar as aulas de piano, tocar e observar a si mesmo para poder se corrigir.

Isso não é para todos: a preparação da aula e a observação normalmente fazem parte das principais habilidades dos professores. Sem um curso de piano iniciante dirigido por um professor, pode ser que você tenha muita dificuldade em encontrar esse caminho.

Alguns pontos de bloqueio podem aparecer:

  • Os erros de digitação são comuns e facilmente corrigidos por um professor. Mas como um autodidata, você precisará ser muito rigoroso para vencê-los, antes que se tornem um vício;
  • Nem sempre é fácil identificar um ritmo: daí a importância de investir em um metrônomo;
  • O mau posicionamento dos braços ou pulsos, além de prejudicar o seu desempenho, pode deixá-lo com dores. Um professor vai corrigí-lo desde o início, fazê-lo sozinho será mais difícil. Não hesite em se filmar para verificar sua postura.

É possível aprender piano sozinho, mas você precisará ser um tanto multitarefa para corrigir os próprios erros. As escolas de piano pode ajudá-lo no início.

As dificuldades do auto-aprendizado

Aprender a ler uma partitura sem um curso de  é complicado, mas o autodidata ainda se fará outras perguntas.

Por onde começar?

Para começar, é melhor escolher um método de piano para seguir. Peça conselhos em uma loja de instrumentos, se for o caso, para escolher o método que mais lhe convier.

Não negligencie os fundamentos da teoria musical, que você pode encontrar em um livreto específico (ou mesmo online) e também compre um livro de partituras fáceis.

Foco no piano Estudar teoria musical online também é necessário para aprender a tocar piano.

O texto é um começo, mas o vídeo é ainda melhor! Assista a uma aula de piano online para estudar de forma mais descontraída.

Várias coisas são essenciais no começo para aprender piano online:

  • Soltar os dedos;
  • Trabalhar a mão esquerda (ou a direita, se você for canhoto);
  • Trabalhar as duas mãos simultaneamente;
  • Trabalhar acordes mais complicados;
  • Começar com músicas mais fáceis. Concentre-se na trilha sonora do seu filme preferido em vez de buscar grandes sucessos de música clássica!

Como avaliar a dificuldade de uma partitura?

Como iniciante, se aprender teoria musical pode ser complicado, saber se uma música é muito difícil para o seu nível pode ser ainda mais.

Aqui estão algumas dicas para saber por quais partições começar:

  • O comprimento: comece a tocar músicas curtas e em diferentes estilos musicais;
  • Dedos e movimentos das mãos: evite notas muito distantes. Como iniciante, ainda não temos a flexibilidade necessária nos dedos e isso é normal!
  • Ritmo: escolha um simples ritmo binário simbolizado na pontuação por C, 4/4, 3/4 ou 2/4,
  • Tempo: evite tempos muito rápidos no início, marcados na partitura por muitas notas de 16 ou triplas;
  • Independência entre as mãos: escolha músicas com poucas notas feitas com a mão esquerda.

Como continuar progredindo?

Tendo atingido um certo nível, você certamente se sentirá estagnado e não saberá o que fazer para continuar progredindo rapidamente.

Nesse momento, será benéfico ter algumas aulas com um professor particular. Ele poderá lhe passar novos exercícios práticos, além de corrigí-lo em alguns pontos que podem ser problemáticos.

Ele fará um balanço do seu progresso para tranquilizá-lo e dar-lhe outras ideias. Esta é uma ótima maneira de saber se está preparado para avançar. Sem contar que o professor também ajuda nessa preparação.

Metodologia e foco Você precisa gerenciar seu tempo para aprender sozinho.

Reflita: o professor pode ser um novo alento em seu aprendizado para uma motivação e compromisso renovados!

Algumas músicas de piano acessíveis a principiantes

Para progredir, é importante escolher músicas que você goste, de acordo com seu estilo de música preferido. Mas elas também não podem ser muito difíceis de tocar.

Aqui estão algumas canções de piano perfeitamente acessíveis para os pianistas aprendizes para ajudá-lo:

  • Mistral gagnant, de Renaud;
  • Let It Be, dos Beatles;
  • My heart will go on, de Celine Dion;
  • Gymnopédie, de Erik Satie;
  • Für Elise, de Beethoven;
  • Aleluia, de Leonard Cohen;
  • My baby just cares for me, de Nina Simone;
  • No surprises, do Radiohead;
  • Imagine, de John Lennon;
  • Dream on, de Aerosmith;
  • A maioria de Yan Tiersen;
  • Breakfast in Amercia, do Supertramp;
  • Angie, dos Rolling Stones;
  • Someone like you, de Adele;
  • Back to black, de Amy Winehouse.

E se você fizesse algumas aulas de piano no conservatório? Pode ser que essas canções não apareçam por lá, mas você pelo menos adquire bases para organizar seus estudos autodidáticos.

Quais as definições de “aprender piano sozinho”?

Aprender piano sozinho também significa adquirir novos termos de vocabulário.

O que é um adágio?

Adágio vem do italiano e significa um toque mais lento.

O que é um cânone?

Um cânone acontece quando duas ou mais vozes tocam a mesma melodia, de maneira diferida.

E você? Já testou suas habilidades autodidáticas para começar a estudar piano online?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar