Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Posso estudar a língua francesa sozinho?

De Carolina, publicado dia 31/08/2017 Blog > Idiomas > Francês > É possível aprender francês de maneira autodidata?

Já aconteceu de você pensar com seus próprios botões: será que posso aprender francês sem aulas, de maneira autodidata?

Talvez seja porque já está cansado de aulas de idiomas, inclusive das aulas de francês? Ou porque você gostaria de economizar um pouco?

Independente do caso, você provavelmente está ciente de que essa é uma tarefa mais difícil que parece…

Na verdade, aprender um idioma sozinho é um verdadeiro campo de batalha!

Mas calma, isso não é impossível

Além disso, se você já conhece outras línguas (o espanhol, o italiano ou até o português podem ser de grande ajuda), está comprovado que você aprenderá mais fácil outras línguas.

Se você está decidido a se lançar nessa aventura sozinho, do it yourself, vamos te dar algumas dicas e truques para aprender o francês por conta própria!

Primeiro passo: avalie seu nível

Antes de qualquer coisa, é essencial saber onde você está em termos do seu conhecimento linguístico.

Duolingo: um aplicativo francês viciante? Você pode aprender a língua francesa e ir morar na Bretanha, por exemplo

Se você não sabe nada sobre o francês, recomendamos que você, pelo menos, vá para uma classe de iniciantes para entender um pouco como o idioma funciona.

Avalie seu nível em uma escala de 10!

O ideal seria você já falar um pouco de francês para poder fazer trocas com falantes franceses.

Não tem problema se você cometer erros, se usar palavras de um outro idioma que você conhece para terminar suas frases ou se você usar gestos ou mimetismo para se fazer entender. O objetivo é chegar a conversar com outras pessoas.

Segundo passo: prepare-se com métodos adaptados

Uma vez que você conhece seu nível, recomendamos que você use os métodos adequados para aprender o idioma. Você encontrará material de todos os níveis!

Um pouco acima, aconselhamos que você comece a aprender francês com ou sem professor. Mas, se você decidiu trabalhar por conta própria, existem livros (em francês) que podem ajudá-lo. É fácil encontrar materiais didáticos em todos os níveis!

Se você tem filhos ou pessoas próximas que também estão estudando francês, peça-lhes conselhos. Eles podem lhe emprestar livros e materiais para aprender a língua!

Você pode consultar os livros recomendados nos vários fóruns sobre a língua na internet, se você precisar de ideias.

Ou peça um conselho para aquele seu amigo que dá aulas de francês ou é fluente na língua.

Você também pode fazer um dicionário com as palavras que for conhecendo pouco a pouco ou baixar um aplicativo de tradução.

Terceiro passo: encontre um nativo para escrever e conversar

Se você acha que, para aprender francês por conta própria, deve isolar-se, está errado.

Para aprender um idioma, é necessário praticar com outras pessoas que o dominam.

Você pode escolher outras pessoas que, como você, também estão aprendendo, mas nós aconselhamos ter pelo menos um francófono com quem poderá conversar.

Assim, ele poderá corrigir com mais credibilidade seus erros e ajudá-lo com suas dúvidas de gramática, vocabulário e fonética.

Para começar, você pode escrever para uma pessoa que fala português e francês. Quem sabe você não encontra um correspondente direto da França?

Desta forma, pode corrigi-lo e ele te corrigir com mais facilidade.

Aprenda a língua francesa e vá longe! Você quer aprender francês sozinho?

Outra opção é entrar em contato com pessoas francesas (guia sobre a cultura!) que estão aprendendo português.

Existem inúmeras páginas e anúncios em que você pode encontrar pessoas que desejam fazer uma troca linguística. Se você não tem muita confiança na sua expressão oral, recomendamos que comece escrevendo.

Por e-mail e bate-papos, é muito fácil começar a praticar. E quando você está convencido de poder ir para fala, seja com encontros físicos (em um bar, por exemplo) ou online (por Skype).

Tente marcar compromissos diários ou semanais com a outra pessoa. Nesses momentos, você só poderá falar francês. Seu parceiro pode responder em francês ou em português, dependendo do que combinaram.

Vocês também podem determinar um tempo do encontro para falar francês e outro tempo para falar português. Assim, tanto o estudante do português e do francês ficarão satisfeitos!

Com esse método, você fará um grande progresso na língua, você vai ver! Além disso, você pode fazer um amigo dessa maneira!

Quarto passo: use a internet

Graças à internet, podemos aprender francês de graça e temos a sorte de poder acessar muitas ferramentas online.

Livre ou não, você encontrará muita ajuda na web!

Primeiros socorros: tradutores online

O Google Translate e Reverse são os mais conhecidos. No entanto, você deve estar ciente de que nem sempre pode,os confiar nas traduções dessas ferramentas.

Viagem à conquista do francês! É divertido aprender a língua francesa pela internet

Eles utilizam algoritmos para chegarem a resposta! Não é como a gente que raciocina e pensa na melhor maneira de traduzir tal frase para o outro idioma.

É verdade que o Google Translate melhorou muito desde o início, mas você precisa ser crítico com as traduções!

Dito isso, essas são tecnologias fabulosas que você deveria ter na mão se ficar travado em uma palavra, uma expressão ou uma frase.

Segunda ajuda: YouTube

Essa famosa plataforma de vídeos reúne uma grande quantidade de vídeos dedicados a aprender sem precisar de um verdadeiro curso de frances online ou presencial. Basta digitar “aprender francês” na barra de pesquisa para encontrá-los.

Além disso, poderá ouvir como as palavras são pronunciadas e, assim, praticá-las repetindo-as.

É um método excelente e muito simples para melhorar de maneira rápida.

Da mesma forma, no YouTube, você encontrará muitas músicas com letras. Coloque as músicas que você mais gosta e divirta-se para traduzi-las. É um ótimo exercício para melhorar seu vocabulário.

Terceira ajuda: ebooks grátis para aprender francês

Você pode encontrar livros didáticos gratuitos, perfeitos para te salvar!

Quarta ajuda: as páginas e aplicativos para aprender francês

Muitas pessoas perceberam a importância de conhecer diferentes idiomas.

Portanto, eles desenvolveram páginas e aplicativos dedicados especialmente à aprendizagem das línguas. Esse tipo de aplicativos para aprender francês (para iPad, tablets e smartphones) podem ser gratuitos ou pagos.

Para os pagos, teste-os antes de comprar ou se inscrever.

De qualquer jeito, essas páginas e aplicativos permitem que você aprenda um idioma pouco a pouco, sem muita pressão.

O objetivo é praticar todos os dias durante um tempo. De acordo com o seu nível, você encontrará vídeos em francês para (disléxicos) melhorar seu vocabulário, gramática, conjugação e pronúncia.

Escolha sua ferramenta: celular ou tablet!

Certamente você já sabe: na Internet você encontra coisas boas e ruins! Antes de ir mais longe, aproveite o tempo para escolher o que deseja. Verifique os fóruns onde você pode encontrar esse tipo de informação.

Último passo: viaje sozinho

Para aprender um idioma, é claro que viajar é o melhor método.

Ora, não falamos sobre viajar como um turista, cercado por pessoas do Brasil.

Não, estamos falando de estadias de idiomas nas quais você precisa se integrar com os nativos.

Não quer participar das aulas? Não tem problema! Através de diferentes organizações, você pode encontrar famílias de acolhimento!

E por que não dividir um apartamento com um francês?

É uma excelente maneira de praticar francês todos os dias. Mesmo se as duas línguas se parecem um pouco, deixe de lado o português! Você pode diminuir sua aprendizagem se ficar colado em brasileiros ou portugueses.

Eles não são os únicos perigos! Os estrangeiros que falam inglês o tempo inteiro também podem comprometer seu aprendizado da língua francesa in loco.

A melhor coisa a fazer é mergulhar no país onde você vai se instalar! Tente encontrar algum trabalho no qual você possa praticar o idioma. À noite, você pode ir aos barres, não deixe de falar com pessoas novas.

Em geral, se você falar francês constantemente, independentemente do seu nível, você vai progredir em passos gigantes.

Em um tempo relativamente curto, você começará a se sentir mais à vontade com o idioma. Em seis meses, você pode conversar perfeitamente! Para isso, é importante que você não fale quase nada em português durante a sua estadia.

O mais importante para você aprender francês é saber como se divertir com a língua!

Viaje para conhecer a língua francesa Não reclame! Aprender francês deve ser divertido

Você sabe por que é mais complicado aprender uma língua por si mesmo?

Porque é preciso uma ótima motivação para praticar todos os dias!

E é o que a aprendizagem de uma língua deve ser! Pense que você precisará de fazer exercícios frequentes, orais e escritos. Em todos os casos, você deve praticar todos os dias sem falta!

Com um professor e aulas fixas, você tem um compromisso com outra pessoa. Portanto, é mais difícil de dar bolo!

Sozinho, é mais complicado. É como fazer esportes: nos primeiros meses você está motivado. Depois de um tempo, você vai dizer que está cansado e: “Bem, hoje não faço nada, não tem problema”. No entanto, se você deixar um dia passar, você vai deixar dois dias passarem, depois três …

Então, para aprender frances basico ou avançado, é importante que você se divirta!

Se você se diverte enquanto aprende a língua de Molière, você sempre quer continuar o aprendizado!

Você deve pensar em que você gosta! Por exemplo, você pode jogar videogame em francês, assistir filmes, ouvir música, falar sobre assuntos que te interessam com francófonos, etc.

Você pode até se organizar com amigos e praticar em festas, por que não (beba álcool moderadamente, se beber, não dirija, etc, etc)?

Não cansamos de repetir: é difícil aprender francês sozinho. Se você não gosta de aulas em grupo, você também pode encontrar um professor apenas para você.

Mas com todos os conselhos deste post, você já pode começar com suas aulas autodidatas de francês. Agora é com você!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar