Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Risoterapia: como funciona a prática?

De Carolina, publicado dia 02/10/2018 Blog > Esporte > Yoga > Tudo sobre a prática da yoga do riso

“Nós não rimos porque somos felizes, somos felizes porque rimos”. Dr. Madan Kataria.

Em 2017, mais de 5 mil clubes de risadas são registrados em 106 países do mundo e o yoga do riso é prescrito para muitos usos: terapêutico, social, carcerário, empresarial, etc.

A yoga do riso nasceu em 1995 e foi criada por Madan Kataria (nascido em 1955), um clínico geral e terapeuta de Mumbai, na Índia. Ele percebeu que seus pacientes curavam melhor quando estavam felizes que com um humor temperamental e triste.

Portanto, convencido de que o riso é bom para a saúde física e mental, ele fecha sua prática médica e fundou o primeiro clube do riso. Ele foi aberto em um parque no dia 13 de março de 1995 com apenas algumas pessoas.

No Brasil, a terapia do riso explodiu na mídia após os anos 2000, acelerando um processo já em andamento: o crescimento explosivo da prática do riso no Brasil e no exterior: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Japão, Austrália, Finlândia, França, etc.

Mas o que é a yoga do riso? Em que condições ela é praticada e para quem ela é dirigida? Aqui está um conjunto de perguntas que o Superprof tenta responder neste post: yoga do humor, modo de instrução!

O que é a yoga do riso?

Se as origens da yoga na Índia são antigas e remontam à filosofia espiritual hindu, o desenvolvimento da yoga no ocidente remonta ao século 20. A prática de yoga continua a crescer graças aos muitos benefícios que ela provoca.

Faça meditação para ficar bem Já pensou em rir e fazer exercícios de relaxamento? A técnica para a felicidade?

Existem mais de 22 escolas de yoga (quais são os tipos?) – yoga kundalini, yoga iyengar, yoga nidra, hatha yoga, yoga sutra, etc. Entre as quais, a yoga do riso.

A origem do conceito

Fundada pelo terapeuta e médico indiano Madan Kataria em 1995, a yoga do Riso – ou hasya yoga em sânscrito – vem fazendo ondas em todo o planeta há mais de vinte anos.

Suas origens indianas e espirituais estão ao serviço do bem-estar! Mumbai, Índia: é nessa cidade que foi inventada a yoga do riso.

Voltando ao médico, ele descobre que “os pacientes que se recuperam melhor são os mais felizes”. Ele se torna um professor de yoga na Índia, mas uma yoga muito específica: a yoga do riso.

Confrontado com o crescente sucesso do seu clube de riso, esse médico parou sua atividade de medicina para viajar e espalhar a filosofia do sorriso ao redor do mundo. Uma reorientação que funcionou perfeitamente!

O desenvolvimento da prática da yoga pelo riso foi tal que um Dia Mundial do Riso foi instituído em 1998 e é celebrado todo primeiro domingo de maio.

No início dos anos 2000, a terapia do riso também se difundiu na imprensa mundial, o que contribuiu muito para sua expansão.

Nos Estados Unidos, a disciplina desfruta de uma forte penetração nos círculos estudantis em Nova York, Minnesota, Califórnia.

Na Índia, a yoga do riso é ensinada em algumas escolas. Nelas, o dia começa com dez minutos de riso na parte da manhã. Há mais 5 minutos de riso na sala de aula no início e no final do dia. Uma clara melhoria da atmosfera geral e dos resultados escolares foi notada.

Descubra também as origens da yoga!

Yoga do humor: a base do conceito

O lema do conceito é: “ação traz emoção”. O contágio do sorriso, um efeito positivo incrível! Apenas comece a rir para os outros seguirem…

O princípio dessa disciplina é simples: consiste em fazer os praticantes rirem sem recorrer a piadas ou outras tolices, sem motivo aparente. Eles combinam o sorriso com o alongamento da yoga e suas técnicas tradicionais e respiratórias, as pranayama.

Muitas vezes, pensamos que, para rir, você tem que ter um senso de humor. Mas as pessoas que não se divertem naturalmente também podem usar técnicas para relaxar o zigomático.

Para isso, é necessária uma prática regular de riso: a yoga do riso, praticada em grupo, cria um clima de bem-estar, já que o riso tem um poderoso efeito de contágio.

Durante uma sessão de yoga, nós intencionalmente rimos com os exercícios para o riso.

Como resultado, uma aula de yoga rindo ou um retiro de yoga rindo requer apenas um ou dois praticantes para rir um do outro. Mesmo as pessoas mais sombrias sorriam!

Em um primeiro tempo, nós estimulamos uma risada simples, tímida, que gradualmente transmutará em um riso real e contagiante. Caso o corpo humano não pode separar o riso simulado do riso espontâneo.

A terapia do riso ganha mais adeptos Praia, sol não são suficientes para uma vida feliz. Sorria!

De fato, os estudos científicos são unânimes: o riso, é bom, é um catalisador para o bem-estar fisiológico e psicológico.

Descubra aqui a grande história da yoga!

Yoga do humor: os benefícios do riso

Nós já sabíamos que os benefícios da yoga eram numerosos. Fazer yoga ajuda a lutar contra o estresse, a relaxar com a meditação, a recuperar a autoconfiança ou a relaxar o corpo.

Ele é um agente poderoso a serviço do bem-estar. Mas quais são os benefícios da yoga do riso?

Rindo: treinamento esportivo intenso? E se 15 minutos de riso hilariante fossem mais eficaz que correr?

Está cientificamente provado que o riso é excelente para a saúde. Não reprima o desejo de rir porque tem uma boa influência no coração e em todo o corpo humano.

Para rir – mas para rir de verdade -, os benefícios são:

  • Lutar contra doenças cardiovasculares,
  • Definir os músculos abdominais, tonificar os músculos em geral,
  • Diminuir ou eliminar a dor,
  • Fortalecer o sistema imunológico
  • Melhorar as habilidades cognitivas,
  • Ter melhor controle de estresse,
  • Reoxigenar o corpo,
  • Regular o açúcar no sangue,
  • Reduzir a frequência cardíaca.

Tente dar uma boa risada! Você vai notar que ela age como um pequeno exercício físico. Se o riso é reiterado frequentemente, será mais fácil encontrar um pensamento positivo em sua vida diária.

Além disso, é um poderoso anti-stress: o riso diminui o nível de cortisol – o hormônio do estresse – contido no sangue, e isso ajuda a se acalmar e aproximar-se da vida cotidiana com mais calma.

A yoga do riso funciona em três níveis: saúde, emocional e social. Por ficarem menos estressados, pelo bom humor encontrado, os praticantes reagem mais rapidamente para desarmar os problemas, para serem positivos e permanecerem calmos.

Lembramos, portanto, que praticar yoga do riso pode mudar o humor: alguns minutos de riso são suficientes para irrigar nossas endorfinas cerebrais e sentir o bom humor.

Em 2009, D. Servan-Schreiber (1961-2011) escreveu: “No corpo, cada episódio do riso ajuda a circulação da vida: a pressão sanguínea diminui, as artérias do coração facilitam a passagem do sangue e do oxigênio, os dois ramos do sistema nervoso autônomo são reequilibrados e até mesmo as células imunológicas são mais ativas contra vírus ou contra o câncer.”

Faça aulas de relaxamento O bom da meditação é que não tem hora, só escolher um lugar calmo

Os neuropeptídeos e hormônios secretados no corpo humano na hora de uma aula de yoga do riso, mesmo a partir da primeira sessão, atuam como potentes antidepressivos e terapêuticos preventivos.

Finalmente, o riso pode aumentar seu estoque de imunoglobulina A, anti-viral e anti-infeccioso: rir, leitores e leitoras, porque o riso ajuda a ser menos contaminado por resfriados, tosses e outras doenças mais graves.

Descubra também a yoga dinâmica!

Como praticar a yoga do riso?

No entanto, não é um simples sorriso que vai fazer você se sentir melhor com os benefícios da yoga do riso. O fundador da disciplina lembra que é preciso de 10 a 15 minutos de riso continuamente para obter resultados no corpo.

Então, podemos rir até gargalhar, ficar completamente hilário, será sempre saudável para o corpo.

O riso cotidiano, com amigos ou familiares, muitas vezes é curto demais para observar mudanças, daí o interesse de se juntar a um clube de risadas. Lá, faremos exercícios de respiração e riremos durante várias séries.

E se a solução para o estresse no trabalho fosse rir um pouco mais? Cientistas e sociólogos demonstraram que, nos negócios, um yogi do riso tem uma produtividade maior que os empregados morosos…

Como, então, fazer a yoga (tudo sobre a prática) do riso?

Primeiro, comece rindo sem motivo, sem necessariamente querer rir.

Pode parecer estranho no começo, mas ao fazer o exercício, percebemos rapidamente que rimos francamente e espontaneamente depois de alguns segundos.

Quanto mais avançamos na idade, menos rimos: estima-se que uma criança riria de 300 a 400 vezes por dia durante seus anos de formação, enquanto um indivíduo na idade adulta riria apenas 10 ou 15 vezes por dia e quando muito…

Faça meditação ainda criança Fazer a prática desde cedo só pode ser benéfica!

Para incorporar o riso em sua vida diária, você deve tentar ser menos sério. Tente trazer leveza para a sua vida, não deixe pensamentos negativos te dominar, promova as condições do riso (deixar suas emoções fluírem, não ter medo do ridículo), procure um amigo engraçado, etc.

A yoga do riso é, portanto, uma disciplina de yoga para todos, promovendo a boa saúde. Podemos praticá-la onde quer que estejamos, mesmo que sozinhos.

Ria sem moderação! Namastê (o que quer dizer?)!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar