Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ocidentalização dos exercícios físicos e mentais

De Carolina, publicado dia 17/11/2017 Blog > Esporte > Yoga > Como a yoga veio para o ocidente?

Você já deve imaginar: entre ontem e hoje, o yoga mudou ao longo do tempo.

Tomando suas raízes na Índia, a prática de yoga foi exportada por todo o mundo até chegar no ocidente.

Assim, ele foi enriquecido por novas culturas que lhe permitiram adquirir diferentes formas. Se você já faz aulas de yoga, você provavelmente deve conhecer pelo menos uma.

Como o yoga tornou-se o que é hoje e como ele evoluiu ao longo dos séculos?

Para saber tudo sobre yoga, a Superprof oferece um curso de história da disciplina!

História da yoga da antiguidade até hoje

Apesar dos poucos documentos históricos que podem indicar com precisão as origens e o desenvolvimento da yoga ao longo de séculos e milênios, várias fases importantes parecem surgir deles.

A antiguidade é o período do surgimento da yoga, primeiramente. Depois, o período clássico e medieval. E, finalmente, a era moderna da disciplina.

Antiguidade: desenvolvimento de proto-yoga

Para começar nossa história, volte alguns milênios de volta. Estamos em 3000 a.C., no Vale do Indus (localizado em torno do Paquistão moderno).

É interessante notar que antes do século 20, esse povo foi completamente esquecido pelos historiadores. Apesar do interesse dos especialistas da história indiana atualmente, ainda há muitas áreas cinzentas nessa antiga civilização por causa de seus escritos difíceis de decifrar. Por isso, não sabemos porque essa língua desapareceu de repente durante o século 18 a.C..

Faça exercícios para o corpo e para a mente Hoje, os budas e outros símbolos da prática viraram até peça de decoração das casas

De qualquer forma, a pesquisa arqueológica desse período trouxe à tona informações que parecem relacionadas à prática da meditação. Além desses vestígios, identificamos a falta de escrita pelo fato de que a transmissão do conhecimento entre professores e alunos era oral.

Os textos sagrados da época eram chamados Vedas. Eles vieram da civilização védica, antes da civilização ariana (não confunda com o termo utilizado pelos nazistas).

Naquele momento, já temos vestígios da utilização de uma forma de yoga. Na verdade, esses textos foram proferidos oralmente na forma de encantamentos (como encontrado hoje em Mandra Yoga), enquanto permanecem em uma posição específica (Mudrā).

Daqui vem o brahmanismo, que é o sistema de rituais formalizados da cultura védica. De fato, o termo Brahman aparece em muitos textos védicos para qualificar o Eu Supremo (Sva) que se refere ao absoluto transcendente e à consciência cósmica. Estamos entre os séculos X e VI a.C.

Então, as coisas aceleram para yoga com a escrita de Yoga Sutras em direção ao século 4 a.C. por Patañjali.

Concernindo esse personagem misterioso, sabemos muito pouco. Como a escrita do Yoga Sutra se espalhou por vários séculos, podemos considerar que, na verdade, são vários escritores que possuem esse nome. Em todo o caso, esse texto de 195 aforismos (os sutras) e 1161 palavras é o ponto de partida do yoga contemporâneo.

Estruturado em 4 capítulos, ele explica o que é a yoga e desenvolve precisamente o caminho para alcançar a paz interior através da libertação.

A partir desse período, começaremos a ver diferentes ordens de iogues, correspondendo a diferentes práticas de yoga. Entre esses, podemos citar a corrente dos iogues shivaístas (relacionados a Shiva) ou os iogues vishnuítas (relacionados a Vishnu). Esse último grupo gerou a Bhakti Yoga.

Você entendeu que a yoga desenvolveu-se em relação direta com a religião hindu. No entanto, ela não é uma religião. É uma filosofia cujo objetivo é entender melhor nosso lugar dentro de um todo universal.

Yoga durante o período clássico e medieval

Entre o século II e o século XV, a yoga se desenvolveu e se dividiu em diferentes formas. Também foi descoberta por outras culturas indo-europeias.

O tantrismo apareceu em torno dos anos 500. Isso resultou na yoga tântrica.

Não desista na primeira posição difícil no treinamento Há muitos exercícios difíceis que exigem muita concentração e preparo físico

Durante esse período, eles também evocaram muito o brahman (o princípio fundamental do mundo) e o âtman (o “eu”) como uma unidade.

Quanto às civilizações que puderam entrar em contato com a Índia e a prática do yoga, podemos citar:

  • Os árabes através da tradução da Yoga Sutra por Al-Biruni o que resultou no sufismo;
  • Os persas (através do sufismo como Bistâmi ou Al-Ghazali);
  • Os gregos (traduzindo a Bhagavad-Gita, que é um dos escritos fundamentais da cultura hindu);
  • Marco Polo, no Livro das Maravilhas, também fez uma descrição precisa dos iogues.

Esse período, que termina em torno do século XV, foi decisivo para a compreensão da chegada do yoga no ocidente.

É graças às várias trocas comerciais e culturais que essa prática indiana foi transmitida a outros povos.

Além disso, é interessante notar que encontramos diferentes aspectos dessa disciplina em outras civilizações (como árabes e o sufismo).

Na verdade, alguns outros povos também realizam rituais envolvendo purificação interna, repetição de fórmulas tradicionais e sagradas e posições precisas para alcançar a excelência mental, física e espiritual.

O período moderno da yoga e a ocidentalização da disciplina

Chegamos ao século XVI. A yoga é cada vez mais difundida no ocidente.

As pessoas que foram para a Índia entraram em contato cm os iogues e observaram suas práticas.

Entre os autores ocidentais que mencionaram a yoga, podemos citar:

  • Afonso de Albuquerque em 1510 e Fernão Lopes de Castanheda em 1553 (ambos portugueses);
  • Bernard Picart em 1723 (holandês);
  • Os missionários franceses Jean Calmette e Jean-François Pons em 1731.

Faça relaxamentos e fortifique sua alma Encontre um lugar calmo para meditar e esvazie sua mente

Mais recentemente, não podemos esquecer Swami Vivekananda (nascido em 1863 e morto em 1902) que organizou muitas conferências mundiais sobre o assunto, descrevendo a yoga como uma ciência do espírito.

Na Índia, uma pessoa permitiu que a Hatha Yoga tomasse a forma que conhecemos hoje (era mais difícil nas idades antigas): Sri Krishnamacharia (nascido em 1888 e morreu em 1989). O último criou sua própria escola de yoga em sua terra natal (de onde ele nunca saiu). Já o seu filho, T.K.V. Desikachar, contribuiu com o desenvolvimento dessa forma de yoga em todo o mundo.

Sri Krishnamacharia também treinou os famosos mestres de yoga:

  • Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (nascido em 1918 e morto em 2014) que foi responsável pela origem da Yoga Iyengar;
  • Sri Krishna Pattabhi Jois (nascido em 1915 e morto em 2009) que ensinou ao mundo a Yoga Ashtanga.

Desde 1950, várias associações e federações dedicadas à yoga nasceram em todos os países do mundo.

Obviamente, entre yoga tradicional e yoga moderna, as práticas já não são as mesmas.

Algumas técnicas ancestrais mais difíceis para o corpo, por exemplo, não são mais realizadas atualmente.

Yoga no Brasil

A yoga chegou no Brasil no final dos anos quarenta graças a um francês, Sêvánanda Swámi, chamado Léo Costet. Ele criou a Sarva Yoga (yoga integral) e dava palestras no Rio de Janeiro para explicar as propriedades da yoga.

Já no início da década de 50, Sêvánanda construiu um centro de yoga em Resende, RJ. Ali foi a escola de vários mestres da prática que deram aulas no Brasil inteiro na década de 60.

Outro grande ator da yoga no Brasil foi Caio Miranda. Ele escreveu o primeiro livro do tema no país na década de 60.

Uma discípula de Caio Miranda muito importante foi Sandra Garcia. Ela introduziu a yoga na mídia brasileira e escreveu inúmeros livros falando sobre os vários tipos de atividades ligadas à filosofia.

A prática da yoga moderna

Hoje, a yoga é para todas as pessoas de todas as idades e todas as condições físicas.

Ao longo do tempo, diferentes formas de yoga se desenvolveram para satisfazer os desejos de todos.

A vantagem da filosofia do relaxamento é que pode ser praticada em qualquer lugar calmo Há muitos centros especializados nos exercícios para o corpo e mente

Os mais conhecidos são:

  • Vinyasa Yoga;
  • Yoga Dinâmica
  • Ashtanga Yoga;
  • Yoga Nidra;
  • Kundalini Yoga;
  • Iyengar Yoga;
  • Yoga prénatal;
  • Karma Yoga;
  • Natha Yoga;
  • Bikram Yoga (também chamado de Hot Yoga).

Ideal contra o estresse e a dor (dor nas costas, por exemplo), cada sessão de yoga é dividida, geralmente, nessas diferentes fases:

  • Relaxamento;
  • Exercícios de respiração;
  • Alongamento;
  • Meditação;
  • Posturas de yoga favorecendo uma certa flexibilidade do corpo (como a saudação do sol);
  • Recitação de mantra.

Se você quer começar, nós recomendamos que faça uma aula de yoga ou uma sessão com um professor especializado.

Pergunte a alguma instituição especializada no Brasil quais são os professores e centros mais indicados mais perto de você.

Entre as instituições, encontramos a Sociedade Brasileira de Yoga Integral, a Federação Internacional de Yoga, a Associação dos Professores de Yoga no Brasil, etc.

Embora essa prática ainda seja desconhecida no nosso país e na nossa sociedade (preferimos curar danos físicos e mentais com remédios), ela se torna cada vez mais popular.

Deve-se dizer que os benefícios da yoga são muito apreciados pelos seus seguidores.

Para resumir a história da Yoga

O desenvolvimento da yoga remonta a mais de 5 mil anos, mas alguns pesquisadores acreditam que o nascimento da yoga pode ter acontecido há 10 mil anos.

Início da yoga, yoga sutra e todos os outros tipos de yoga: respondemos às questões da história da yoga que você sempre se perguntou, não é?

O Gita é o sexto livro do Mahabharata, um dos poemas épicos mais famosos da Índia.

A longa e rica história do Yoga pode ser dividida em quatro principais períodos de inovação, prática e desenvolvimento: yoga pré-clássico, yoga clássico, yoga pós-clássico, período moderno.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar