Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que é a power yoga?

De Carolina, publicado dia 02/10/2018 Blog > Esporte > Yoga > Tudo sobre a prática da yoga dinâmica

“Nós não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana”. Harbhajan Singh Khalsa Yogi Ji (1929-2004)

Harbhajan Singh Khalsa Yogi Ji era professor de yoga, especificamente kundalini yoga.

Ele ensinou como praticar yoga nos Estados Unidos nos anos 1960-1970, em plena onda hippie.

Como uma disciplina espiritual, moral e ascética derivada da cultura budista, a yoga é – pode-se dizer – “velha como o mundo”: vinda da mais alta antiguidade hindu, a prática da yoga evoluiu para a atualidade com múltiplas variantes.

Quer se trate de hatha yoga, nidra yoga, kundalini yoga, vinyasa yoga, ashtanga yoga, etc., a yoga está em ascensão no ocidente. A cada aula de yoga, as posturas permitem vários benefícios emocionais, físicos e mentais.

Os benefícios da yoga já são conhecidos para a maioria das pessoas:

Não deixe de praticar meditação A yoga garante uma tranquilidade intensa

  • Reforçamento muscular,
  • Exercícios respiratórios,
  • Relaxamento,
  • Alongamentos e tonificação dos músculos,
  • Melhora do condicionamento físico,
  • Para encontrar paz interior e melhorar a luta contra o estresse,
  • Fazer exercício para recuperar o pensamento positivo, etc.

Neste post, a redação do Superprof se concentra em descrever uma variação da yoga que está em voga em todas as escolas de yoga: aqui está tudo o que você precisa saber sobre a yoga dinâmica.

Yoga Dinâmica: definição e particularidades

Nas nossas latitudes, a yoga, disciplina ancestral na Índia, é considerada como uma ginástica que permite, através de uma prática regular, tornar-se consciente do próprio corpo e recuperar a autoconfiança.

Exercício para controlar seu corpo e reconectar sua mente com seu corpo.
Do hip-hop à ginástica, encontramos ashtanga?

A yoga dinâmica é menos uma forma de yoga como tal, do que uma forma de praticar yoga: é chamado yoga ashtanga, yoga vinyasa, yoga dinâmica, power yoga…

Cada tipo de yoga (descubra os diferentes jeitos) dinâmica tem a ver com a escola de yoga e seu fundador.

Tudo bem, mas isso não nos diz o que é.

O que é conhecido como yoga dinâmica se destaca da yoga tradicional porque ela convida a realizar uma sequência fluida de posturas de yoga em um ritmo rápido e esportivo, mantendo uma respiração profunda e lenta.

Além disso, em sânscrito, vinyasa significa “sistema de movimentos e respirações sincronizadas”.

Assim, praticamos posturas de yoga (chamadas “asanas”) que são acompanhadas pela respiração Ujjayi, ou “respiração vitoriosa”, uma técnica de retomar o controle da respiração e dos pensamentos.

Isso quer dizer trabalhar a respiração (“pranayama”) simultaneamente com os movimentos (“asanas”).

Fique craque na meditação Já pensou fazer asanas em qualquer lugar?

No método de ashtanga yoga, o yogi deve seguir oito práticas básicas:

  • Regras de comportamento (“niyamas” em sânscrito),
  • Autodisciplina (“yamas”),
  • O padrão postural do corpo (“asanas”),
  • Respiração (“pranayama”)
  • Domínio dos sentidos (“pratyahara”)
  • Concentração (“dharana”),
  • Meditação (“dhyana”),
  • Iluminação (“samadhi”).

As posturas – como a saudação ao sol – devem estar ligadas de forma fluida e rápida (daí o termo “dinâmica”), e ocorrem em seis conjuntos de exercícios:

  • A série primária, “Yoga Chikitsa”: terapia de yoga, desintoxicação, alinhamento,
  • A série intermediária, “Nadi Shodana”: purificação do sistema nervoso,
  • Séries avançadas A, B, C e D, “Sthira Bhaga”: estabilidade divina.

Mesmo para começar yoga, é possível praticar ashtanga yoga todos os dias, sem um professor de yoga: é recomendado fazer a sua sessão de yoga pela manhã, enquanto a mente ainda não é invadida pelas preocupações do dia (trabalho, gerenciamento de estresse, vários outros impedimentos).

Para praticar direito a yoga, você deve cuidar da sua respiração e conhecer sua anatomia.

Que fluidez, que flexibilidade… Uma postura pode parecer simples, mas levei seis meses para conseguir fazê-la direito…

Uma prática regular e diária da mesma série de exercícios pode liberar o tórax, relaxar os músculos e melhorar sua condição física.

Após o aquecimento, a saudação ao sol e as posturas da série, é preciso se alongar. Em seguida, o professor provavelmente vai convidá-lo a dizer o “namastê”. Mas o que é? Um “mudra” para saudar a parte da divindade existente em todo ser humano.

Na yoga dinâmica, o objetivo é, primeiramente, melhorar a saúde física através do esporte e alcançar o estado do despertar consciente.

Faça meditação para relaxar Você precisará de alguns materiais para a prática

Aprende-se a tonificar, a fortalecer os músculos, o acalmar o corpo e o alinhamento da coluna vertebral à base da cabeça, etc.

Enquanto ashtanga yoga enfatiza o olhar e a respiração, a yoga vinyasa é menos codificada – não há um modelo pré-definido para a série de exercícios. Há também o “power yoga” que se concentra na eliminação de toxinas através do exercício físico.

Na power yoga, estamos chegando mais perto da aula de fitness na academia.

Descubra as origens da yoga aqui!

Os benefícios da yoga dinâmica

Qual é a vantagem da prática esportiva da yoga dinâmica em vez da yoga tradicional?

Como abrir meu chakra ou melhorar meu karma?

A ashtanga yoga e power yoga foram ambas iniciadas por Sri K. Pattabhi Jois (1915-2009), um professor de yoga e aluno do fundador da yoga moderna, Tirumalai Krishnamacharya (1888-1989).

Uma sessão de alongamento para uma subida na montanha, uma oportunidade para meditar um pouco. Repita as posturas, mesmo caminhando na natureza: por que não?

O encadeamento de posturas físicas e esportivas contribuirá, em primeiro lugar, para o desenvolvimento da resistência, da força mental e física, mas também de uma multiplicidade de benefícios:

  • Ganhar flexibilidade e tonicidade,
  • Fortalecer os músculos profundos (parte inferior das costas, abdominal, nádegas, dorsal, lombar, etc),
  • Aprender a respirar melhor com exercícios respiratórios e aeróbicos,
  • Aprofundar seu autoconhecimento
  • Aumentar sua capacidade de concentração, recentrar-se na autoconsciência e em seu corpo,
  • Ter melhor controle do estresse, aliviar as tensões, evacuar medos,
  • Incentivar o relaxamento através de técnicas e sentir-se melhor
  • Alcançar o estado de plena consciência para se acalmar, para curar uma perturbação da mente,
  • Abaixar sua pressão sanguínea, etc.

Essa lista é, no entanto, incompleta porque fazer yoga dinâmica afetará suas habilidades físicas. A posição da yoga (o que é a do riso?) não é óbvia e coloca nosso corpo em uma postura muitas vezes incomum.

Para esculpir a sua silhueta, harmonizar a circulação sanguínea e abrandar o seu ritmo cardíaco, a yoga dinâmica é um excelente treino esportivo.

Praticantes de “power yoga” aumentarão a evacuação de toxinas através do suor, queimarão calorias rapidamente e perderão mais facilmente peso e ganharão massa muscular.

Como?

Exercícios dinâmicos de yoga causarão um aumento na temperatura corporal interna relacionada à transpiração.

Portanto, o corpo filtra os bons elementos dos ruins: ele realiza a glicólise (metabolismo da glicose), fortalece músculos e elimina toxinas no sangue e no tecido muscular.

Ao estimular a respiração e a força física e mental, o esporte e a yoga dinâmica podem fortalecer o sistema imunológico, o que é essencial para reduzir o risco de doenças graves.

Ok, mas quais são as diferenças da yoga tradicional?

A meditação faz bem para a saúde Não queira dominar as asanas de uma só vez

Em ashtanga yoga, vinyasa ou power yoga, os praticantes permanecerão em uma postura menos tempo que em uma disciplina como kundalini yoga ou iyengar yoga, por exemplo. Há um certo número de respirações e a sequência é mais rápida.

Esse tipo de yoga é mais dinâmico, praticamos a saudação ao sol, por exemplo, muito mais rápido que durante um aquecimento “clássico”.

Descubra a história da yoga!

Dicas para praticar a yoga dinâmica

Para fazer yoga dinâmica e fazê-la bem, é importante entender que é necessária uma condição física mínima.

Por um lado, porque os exercícios aumentam o batimento cardíaco, por outro lado, porque um indivíduo muito sedentário não terá resistência e força suficientes para realizar as sequências em condições apropriadas.

Por isso, é importante ter uma frequência na prática da yoga com aulas semanais: estar motivado é a chave!

A chave é perseverar, não importa tentar fazer a mesma postura durante 6 meses!

Por exemplo, a yoga dinâmica não é recomendada durante a gravidez. Apesar de ser muito recomendada para as mulheres grávidas, elas devem fazer a yoga pré-natal, mais flexíveis e menos violentas para o bebê.

Por outro lado, a yoga pode curar distúrbios físicos e psicológicos: por isso, é aberta a todas as idades e a todos os níveis para deter alguma dor.

Um yogi iniciante pode facilmente iniciar a yoga dinâmica sem querer competir com aqueles que têm um nível intermediário. Cada um deve praticar a yoga de acordo com seu nível e experiência.

No entanto, não podemos fazer yoga se temos determinadas limitações: a yoga é para todos, mas não adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.

Então, como você fazê-la direito desde a primeira aula? Aqui estão algumas dicas:

  • Não se deixe intimidar: asanas e ritmos são rigorosos. Nós não iremos para a segunda sequência em ashtanga yoga (de um total de seis) se o professor acredita que ainda não alcançamos o nível necessário,
  • Uma regra de ouro: perseverar e cada um tem o seu ritmo,
  • Não se force a mudar seu estilo de vida para praticar: yoga dinâmica não impõe comer orgânico, parar de comer carne, etc.
  • Faça yoga todos os dias: de manhã, para começar um novo dia, repita alguns exercícios para alongar os músculos ou, à noite, relaxe das tensões do dia. Vai funcionar melhor que os halteres da academia.

As aulas particulares de yoga são muito caras? E o centro de yoga da minha cidade?

Se as aulas em grupo dão mais entusiasmo que um domingo chuvoso ou de volta à escola, então talvez possamos considerar as aulas de yoga online também.

O Youtube é seu melhor amigo: basta digitar “Yoga Dinâmica” e seu nível de prática e pronto: basta seguir os vídeos gratuitos em tempo real para sua iniciação à yoga ou para progredir.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar