Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Preciso de um capacete para treinar boxe?

De Fernando, publicado dia 01/04/2018 Blog > Esporte > Boxe > A importância de proteger a cabeça nos esportes de combate

Se o animal desenvolve os mesmos reflexos de proteção que o ser humano – fuga, esquiva, guarda, ataque – contra a seu predador, alguns  jogos de combate também são como uma grande luta pela sobrevivência.

O ser humano coloca um capacete de proteção e luvas de boxe durante uma luta contra o seu adversário, enquanto o animal vai ao combate de mãos vazias. Já estamos em vantagem com tanto equipamento de boxe para que possamos nos divertir enquanto praticamos esse esporte!

O corpo a corpo dos esportes de contato – boxe, savate, full contact, MMA , kickboxing, boxe tailandês e outras artes marciais mistas (como taekwondo, aikido, kung fu, karate, jiu-jitsu, krav maga, viet vo dao, etc.) – pode ser violento e é necessária uma boa proteção para evitar lesões, tanto no boxe amador quanto no profissional.

Praticantes em um ringue de boxe, sejam iniciantes ou competidores, devem usar equipamentos de boxe grandes o suficiente para limitar o impacto do soco e chute do adversário:

  • Luvas de boxe e bandagens,
  • Sapatilhas de boxe,
  • Caneleiras,
  • Protetor dentário,
  • cotoveleiras,
  • joelheiras,
  • tornozeleiras,
  • E o capacete fechado.

Vestir o capacete é obrigatório em competições de boxe amador, além de ser usado por profissionais durante o treinamento de boxe.

Isto é o que estamos focando neste artigo: o interesse de proteção ideal e a escolha difícil de fazer entre todas as faixas de capacetes (acolchoamento de espuma, tecido de alta densidade, qualidade da proteção de queixo, proteção de maçãs do rosto, entre outros pontos).

Eis abaixo por que usar um capacete de boxe seja numa aula de boxe feminino ou masculino, como escolher, onde obtê-lo e a que preço.

As atletas devem usar a proteção certa No boxe olímpico, agora apenas as mulheres devem usar capacetes

Qual é o objetivo de um capacete de boxe?

Quanto aos jogos de futebol americano ou corridas de bicicleta, o primeiro uso de um capacete parece ser óbvio: proteger o rosto e a caixa craniana contra as possibilidades de choque.

Usar um capacete é frequentemente recomendado para crianças porque, embora seus tecidos sejam mais flexíveis – e, portanto, menos propensos a quebrar – eles são menos conscientes do medo e do perigo do que os adultos e tendem a cair com mais frequência.

Em esportes amadores ou profissionais, o capacete é para todas as idades.

As pancadas na cara – nas aulas de boxe, aula de muay thai, boxe tailandês, etc. contato completo ou artes marciais mistas (MMA) – são tão violentas que eles podem causar fraturas, ferimentos na cabeça e danos cerebrais.

O capacete,  também chamado literalmente de protetor de cabeça, permite uma proteção do rosto contra os cortes relacionados aos golpes, mas não constitui, de fato, uma grade de proteção contra todas as contusões.

Uma vez que durante um impacto significativo, o cérebro se mexe pelo crânio, o que pode danificar o tecido do cérebro, causando danos para as ligações entre as suas células ou causa ruptura de vasos sanguíneos que o irrigam.

Assim, mesmo com um capacete, um boxeador pode perder a consciência desviando de um golpe, um uppercut no queixo ou um direto na região dos olhos: essa é uma das possíveis consequências de um nocaute.

A maioria dos capacetes é aberta: um capacete contém uma proteção de maçãs do rosto, envolve o crânio e tem uma cinta de queixo para fixar o capacete.

Usando esta pérola dos acessórios de boxe, o pugilista está protegido contra golpes ou técnicas de luta que não teriam sido antecipadas.

Para o registro, o uso de capacetes em competições internacionais de boxe amador não é mais necessário (exceto nas categorias femininas) desde os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

Por quê? O argumento invocado é a segurança…

Os líderes do COI (Comitê Olímpico Internacional) de fato motivaram a remoção do capacete de proteção pelo fato de que ele era um dos principais alvos dos boxeadores: desprotegidos em uma luta sem rosto, os competidores teriam menor probabilidade de apontar esta parte do corpo. Ou seja, sem o capacete, a previsão do órgão responsável é que sejam  disparados menos golpes contra a cabeça, já que ela agora estará desprotegida.

Antes que você possa competir pelo título de campeão olímpico, há um caminho a percorrer. Assim como durante o boxe usemos as patas de urso e o escudo para treinar, vá de capacete ao dojo ou o tatame, para entrar em combate!

Ainda precisamos saber qual o melhor modelo de capacete para escolher.

Como usar protetor de crânio O capacete não é exclusividade de alguns esportes

Como escolher seu capacete de boxe?

Antes de correr para as lojas que vendem equipamentos esportivos é importante lembrar um conjunto de critérios de escolha: um capacete mal ajustado fará um verdadeiro mal para o usuário.

Para evitar que o protetor de cabeça gire, ele deve ser adaptado ao tamanho da cabeça.

E esse pode até ser o primeiro motivo de uma derrota em uma primeira luta ou até mesmo de alguns casos fatais.

A durabilidade do capacete

Um bom capacete pode durar uns bons dez anos, até quinze se o tamanho da cabeça não mudar.

Será fácil entender que escolher qualidade e pagar um preço uma vez custará menos do que renovar o pobre equipamento de boxe todo ano.

O tamanho da cabeça

Um equipamento de proteção escolhido às pressas poderia desestabilizar o boxeador. Se o capacete for muito grande, ele será difícil de colocar.

Ou pior, pode ser doloroso se for muito estreito.

Por outro lado, proteção de boxe do rosto muito largo afetará o conforto. Qual boxeador gostaria que com cada soco recebido, o capacete vire ou obstrua sua boa visibilidade?

Outro critério a considerar: o revestimento do capacete. Se for muito liso, arrastará a guarda e não veremos nada, deixando uma avenida para o adversário atacar.

Um capacete de boxe é como um par de luvas de boxe, caneleiras para muay thai ou um saco de pancadas: seu tamanho deve ser adaptado à pessoa que o usa.

Devo usar um capacete? Existem diversas pesquisas sobre concussão no esporte

A alça do queixo do capacete

O loop, como é chamado, é cinta sob a mandíbula. Novamente, se a proteção no queixo for muito leve, o capacete se moverá e não teremos necessariamente tempo para apertar no meio da luta.

Se o queixo estiver muito apertado, uma sensação de estrangulamento pode tomar conta do boxeador, o que pode ser mais desconfortável.

Visibilidade do capacete

Colocar um capacete não significa colocar uma máscara que protege todo o rosto.

Na verdade, você precisa ter um campo de visão suficientemente grande durante um assalto para ver os golpes chegarem, desviar, segurar sua guarda ou desdobrar um footwork de costas ou lateral para acertar e contra-atacar com soco.

Um capacete protetor de boxe deve ser grande o suficiente e aberto ao nível dos olhos, o que permitirá, portanto, ter uma visão geral do ringue de boxe.

O preenchimento interno do capacete

É importante ter em conta a espessura do enchimento dentro do capacete. Se a espuma for muito fina, será melhor comprar outro capacete ou fazer sem ele.

Ao favorecer uma espuma de alta densidade, o capacete seguirá a forma do crânio após várias semanas de uso, mas a espuma não será pressionada contra a parede do capacete no início do uso.

Um capacete feito de tecido ultra-leve passará despercebido e, mesmo reduzindo o impacto de golpes, não será tão sentido pelo usuário.

Estética e gostos

A intersubjetividade dos gostos frequentemente nos leva a arbitrar entre a utilidade de um bem e seu custo. Nós explicamos: o ato de comprar seu capacete de boxe também está de acordo com o gosto das cores de cada um.

Por que comprar um capacete PU (poliuretano) acolchoado preto se você gosta de cores vivas e quentes para ser visto em todos os lugares no clube de boxe?

Descubra também o que você precisa saber sobre shorts de boxe, outro item que o seu gosto faz muita diferença!

A violência no esporte precisa ser bem tratada Não proteger a cabeça é um risco que existe em muitos esportes de contato

Onde encontrar o capacete e a que preço?

É aqui que chegamos à questão que é mais delicada. Assim que você tem que colocar a mão na carteira, muitas vezes a cautela chega com mais pressa.

Lembre – se: é melhor pagar um capacete de boxe de R$150  que durará cinco ou dez anos, em vez de comprar um capacete por R$ 70 a cada ano durante o mesmo período.

A compra de equipamentos de boxe representa um item importante do orçamento: sem um bom capacete, fica muito difícil treinar realmente bem.

Como ao comprar equipamentos de ginástica, sejam caneleiras, um par de sapatilhas de boxe ou uma corda de pular, há uma série de diferentes fornecedores, oferecendo várias marcas e muitas escalas diferentes.

Para orientar os indecisos  que antes de visitar as lojas de e-commerce ou na sua grande rede esportiva favorita podem se sentir um pouco perdidos em um labirinto, aqui estão as principais maneiras de encontrar o melhor equipamento como o capacete de boxe:

  • Vendedores on-line de equipamentos de boxe,
  • Anúncios em redes sociais e fóruns de amantes do esporte ( tanto para comprar equipamentos usados, mais baratos, quanto para conhecer novas lojas),
  • As lojas especializadas na sua cidade,
  • Comprando diretamente em seu clube de boxe.

As marcas mais comuns são: Pretorian, Boxe Metal, Everlast, Fairtex, Domyos, Venum, Lonsdale, Adidas, Elion, Montana ou Twins.

É a relação utilidade/qualidade que irá determinar fundamentalmente o preço que você está disposto a pagar por um capacete para crianças ou adultos.

Se você é um boxeador novato, você obviamente não terá as mesmas expectativas qualitativas como se fosse ao ginásio de boxe várias vezes por semana.

No boxe profissional, o material também entrará em ação na composição de faixa de preço: poliéster, vinil, couro, imitação de couro, poliuretano ultraleve (PU), etc.

De qualquer forma, vamos encontrar capacetes de nível de entrada por cerca de R$60 , os mid-range, para uso frequente, serão em torno de R$ 150 e os high-end, focados em competição,  estarão em torno de R$ 220 ou mais.

Aproveite para descobrir também tudo o que você precisa saber sobre protetores bucais de boxe …

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar