Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Proteja sua boca antes de uma luta

De Fernando, publicado em 01/04/2018 Blog > Esporte > Boxe > Invista em boas proteções para o boxeador

Se temos que temer o ser humano como o maior predador da cadeia alimentar, também devemos ter cuidado com o ringue de boxe: durante uma luta de boxe , determinação e força fazem o seu adversário inimigo formidável e a sensação de que somos imbatíveis.

Nos esportes de combate, cada movimento é às vezes permitido. Seja no savate, boxe inglês, muay thai, full contact (kickboxing), kung fu (Boxe Chinês), contatos são registrados no tronco, às vezes as pernas (para o boxe francês, isso é válido), e na face.

Para limitar o impacto do soco e do chute de seu oponente, fazer boxe requer uma boa proteção: caneleiras, capacete de boxe, cotoveleiras, joelheiras, tornozeleiras, protetor genital e finalmente um protetor bucal.

De todos os esportes de contato, o boxe é conhecido por ser um esporte violento, onde os competidores têm apenas um objetivo: bater duro para vencer por nocaute (KO).

Este significado é verdadeiro, mas vergonhosamente redutivo. Porque precisamente o equipamento do boxeador serve para preservar cada um dos praticantes enquanto utiliza suas técnicas de combate (truque, esquiva, ataque, footwork, diretos, uppercut, etc.).

Neste artigo, nos concentramos em mostrar um pouco mais sobre a proteção intra-oral do boxeador: por que usar um protetor bucal, onde obtê-lo e a que preço?

As lutas precisam contar com equipamentos especiais Proteção dos dentes e boca faz parte de muitos esportes

O que é um protetor bucal de boxe?

Como o próprio nome sugere, um protetor bucal, serve para se proteger a região da boca.

O protetor bucal é um pedaço de material sintético moldado que é inserido na boca para proteger a membrana mucosa, a língua, os dentes e as mandíbulas.

Usar um ajuda a evitar feridas dentárias dolorosas e cuidados ortodônticos caros e desnecessários. Se você pode se proteger, por qual razão você pensaria em deixar para cuidar disso apenas depois de algum problema? Prevenir é sempre uma ótima opção, não é mesmo?

Para aqueles que lêem este artigo, saibam que o protetor bucal do boxe é obrigatório em um tatame, um dojo ou em uma academia de boxe, e durante as competições de Taekwondo, hóquei no gelo e futebol americano.

É recomendado para todas as artes marciais e artes marciais mistas (MMA) , como o karatê, ju jitsu, Aikido, Krav Maga, viet vo dao, kickboxing e jiu-jitsu.

É também comum que os atletas de muitos outros esportes de equipe (basquetebol, handebol, voleibol, rugby, futebol, ciclismo, luta livre) usam protetores para a boca, especialmente quando há um risco de contato com a cabeça dos golpes (mesmo que involuntários) das extremidades dos praticantes, como os cotovelos, joelhos, punhos e pés.

É até um dos acessórios de boxe mais úteis. Na verdade, é recomendado para o iniciante de boxe amador usar porque ele não controla seus golpes ainda com a devida maestria e isso pode ser bem perigoso.

Mas um boxeador não-iniciante, mesmo já estando mais acostumado a descontar os golpes, continuará bastante sujeito aos trauma da dentição. Seus adversários também serão mais fortes e terão mais consciência do poder de seus treinamentos.

Usar o protetor bucal (somado também ao uso constante de capacete no boxe) reduz o risco de sofrer qualquer trauma resultante de um golpe violento: fratura, movimento dentário, afrouxamento, expulsão, etc.

O impacto de um soco na mandíbula pode causar lesões cutâneas graves, além de mordidas dolorosas na língua. Mas o protetor bucal age como uma almofada amortecendo o poder do golpe recebido. É quase como um air bag que está pronto para receber os golpes e proteger os seus dentes e tudo em torno deles

Assim, sendo coberto com um protetor bucal, o atleta tem uma vantagem em pelo menos cinco pontos fundamentais:

  • Evitar choques entre os dentes da mandíbula e da mandíbula superior,
  • Evite lacerações nos lábios,
  • Impedir de perfurar a língua,
  • Reduz o risco de fraturas,
  • Limita o risco de concussão.

Agora que sabemos o que é usado, também temos que saber escolher, porque sim, existem vários modelos e as variações precisam ser bem entendidas para que você invista bem o seu dinheiro no que é melhor para a sua situação.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre pular corda no boxe, um dos acessórios com uma ótima relação custo-benefício e incrível mobilidade para os treinamentos!

Como cuidar da arcada dentária Cuide bem dos seus dentes e colabore com sua saúde

Protetor de dentes de boxe: que tipo escolher?

Um protetor de dentes é um pedaço de material sintético moldado que é projetado para assumir a forma do interior da sua boca, marcando principalmente a mandíbula, de modo que seja confortável e proporcionando proteção ideal.

Existem muitas formas, projetadas para o futebol, hóquei no gelo, boxe ou artes marciais. No que nos diz respeito, identificamos três tipos de protetores bucais: padrão, semi-adaptável e o feito sob medida.

No consultório odontológico, você será informado se um protetor bucal feito sob medida é necessário ou se basta um simples.

Há também protetores bucais únicos e duplos. Uma protege apenas a parte superior da mandíbula e facilita a respiração, enquanto a outra cobre toda a dentição e proporciona proteção ideal e mais completa.

O protetor bucal padrão

A proteção padrão não se aplica a todos, como o nome sugere. Ele é encontrado em lojas de esportes, seu preço é econômico (cerca de R$25 ), mas não oferece proteção ideal.

Ele realmente atende o que propõe, mas é mais desconfortável mantê-lo no lugar, apertando os dentes durante o esforço. Mas nós não pensamos necessariamente em contrair sua mandíbula de forma constante, especialmente durante o impacto de um uppercut

Além disso, se ele cobrir toda a mandíbula e não for adaptável o bastante, pode violar uma boa respiração. Você tem que colocar um pouco mais de dinheiro para conseguir mais conforto.

O protetor bucal semi-adaptável

Moldável, este protetor bucal é feito em larga escala, mas o boxeador define o modelo à sua maneira. Como?

Embebendo-o em água fervente, o utensílio amolece. Mergulhe em água fria por dois ou três segundos, depois coloque na boca para tomar a forma da dentição.

Sob a pressão da língua, dedos e fechando a boca, a ferramenta deve tomar forma. O preço desse equipamento de silicone começa em cerca de R$50.

O protetor bucal feito sob medida

Realizado no seu dentista, este tipo de proteção oferece proteção, estabilidade, retenção e conforto. Por uma moldagem completa da mandíbula, a proteção bucal é personalizada, adaptada à forma dos dentes do boxeador.

É a mais cara das proteções, mas é também a mais confortável e a mais adequada ao maxilar. Para pessoas que têm um aparelho dental, é ainda mais importante que o protetor bucal se encaixe bem, pois um soco pode desapertar as peças dentais e danificar os tecidos moles.

Como resultado, o risco de lesão para a pessoa que usa um aparelho ortodôntico é maior se o protetor bucal for mal escolhido. Você não precisa parar de praticar o boxe enquanto faz um tratamento no dentista, mas pode cuidar com atenção dos seus dentes durante a prática esportiva, não é mesmo?

O boxeador precisa investir em bons equipamentos Assim como para fazer aparelhos ortodônticos, é possível tirar medidas personalizadas

Como moldar seu protetor bucal de boxe e mantê-lo?

Correndo o risco de repetição: embora o boxeador esteja equipado com luvas de boxe para evitar lesões e cortes, um golpe lançado com força total nas gengivas, pode causar danos colossais.

Como resultado, é fundamental que o protetor bucal combine perfeitamente com a morfologia de sua mandíbula.

É muito válida a  recomendação de que boxeadores devam escolher um protetor bucal sob medida ou, na pior das hipóteses, ao menos um semi-adaptável.

Para ajustá-lo aos dentes, é importante moldar o acessório: é um plástico rígido que se torna flexível e maleável sob o efeito do calor.

Mergulhe o protetor bucal em água fervente por dez a quinze segundos e depois mergulhe-o rápidamente em água fria para evitar queimaduras dentro da boca.

Coloque-o na boca e morda enquanto inspira para circular o ar entre os dentes. Se a operação for bem feita, nenhum desconforto ou  incômodo deve ser sentido.

Recomenda-se enxaguar várias vezes. Após a tarefa de encaixar o protetor bucal, pode-se escová-lo com sabão neutro ou pasta de dente e uma escova de dentes de tempos em tempos para limpá-lo.

A manutenção permite uma boa durabilidade da proteção bucal, que pode ser de até vários anos. É, portanto, um investimento sábio porque o preço é baixo em comparação com o potencial cuidado. Se você não investe bem, pode sair bem mais caro…

Não quer machucar? não pratique contato Só o boxe de sombras não tem perigo de lesões

Onde comprar seu protetor de dente de boxe?

O seu novo equipamento e acessórios de boxe, incluindo os de proteção boxe – luvas de boxe, forros de luva, bandagens, sapatilhas de boxe , calções de boxe , etc. – provavelmente estarão disponíveis para compra no seu clube de boxe ou academia.

Além disso, muitos fornecedores comercializam marcas e gamas diferentes (simples, duplos, personalizados, semi-adaptáveis, anéis dentais especiais, etc.) na Internet ou em lojas de equipamentos esportivos. Consulte os vendedores e converse bastante com o seu professor de boxe antes de iniciar as compras: isso pode resultar em uma economia bem grande, escolhendo o que é mais indicado para você e o seu tipo de treinamento.

Outro bom indicador de protetores bucais é o seu dentista. Converse com ele e veja o que pode indicar. Muitas vezes, eles podem sugerir a produção de um material personalizado. Isso o deixará um pouco mais caro (às vezes, muito mais), mas ele será feito especialmente para você, com as suas medidas e o conforto poderá ser inigualável! Além disso, o profissional especialista em dentes e boca pode ajudá-lo a compreender melhor o que precisa ser protegido e como o protetor será muito importante.

Última dica: é possível escolher sua cor (rosa, azul, cinza, preto, branco, verde, etc), mas saiba que no boxe o vermelho é proibido para esse tipo de equipamento. Outro equipamento que pode ser de qualquer cor é o seu calção  de boxe (e os vermelhos são muito tradicionais!).

Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar