Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O guia do aprendiz de cozinheiro

De Joseane, publicado dia 04/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Dicas de culinária e gastronomia

Culinária e gastronomia são assuntos de interesse comum. A razão é muito simples todo mundo gosta de comer, além, é claro, de ser uma necessidade.

Em se tratando de gastronomia, o alimento é visto como matéria prima e o ato de cozinhar como arte. Não basta cozinhar para agradar o estômago, é preciso agradar e cativar todos os sentidos. Já ouviu a expressão “comer com os olhos”? Essa é uma das frases mestras da gastronomia. Os pratos são compostos artisticamente de forma a encantar o consumidor antes mesmo que ele leve a comida até a boca.

Obviamente não se trata somente da aparência, é preciso selecionar bem os alimentos para que em sua combinação, estes sejam ricos e muito saborosos.

Para os amantes da boa comida, esse artigo traz dicas sobre o mundo da gastronomia, incluindo a gastronomia e culinária do Brasil!

Grandes nomes da culinária mundial

“Não podemos cozinhar se não gostamos de pessoas.”

Aos maiores chefes de cozinha da história devemos a evolução do conceito de gastronomia, além, é claro, do prazer de poder degustar pratos por eles criados e que subsistiram ao tempo.

O falecido e inesquecível Joel Robuchon, 

Joel Robuchon é sem dúvida o chef mais famoso do mundo. 28 estrelas Michelin, 17 ateliês e outros restaurantes, esse monumento da cozinha francesa sempre se mostrou aberto para transmitir o seu conhecimento das artes da mesa, ele gosta de tornar a culinária acessível a todos. Seu amor por produtos de qualidade e receitas tradicionais explica essa citação que defende o amor aos outros e o partilha como um modo de vida.

O grande chefe de cozinha Paul Bocuse

Falecido aos 91 anos, , Bocuse é um premiado chefe francês. Recebe sua primeira estrela Michelin ao lado de seu pai em Collonges. Três anos depois, ele ganhou o título de Meilleur Ouvrier de France, a única competição em que ele participará durante sua vida.

Procurando por um curso de confeitaria?

Culinária francesa Os famosos macaroons franceses: deu água na boca?

Que tal fazer um curso de gastronomia?

O jovem chefe Benoit Violier

Benoit foi um chefe revelação, infelizmente devido a perda de seu pai, o chefe decidiu tirar a própria vida. O chefe fora nomeado Cozinheiro do Ano em 2013 por Gault Millau.

O renomado chefe Bernard Loiseau

O mais famoso dos grandes chefs entre os anos 1980 e 1990 deve sua carreira a sua mãe, boa cozinheira, que transmitiu a ele a paixão pela gastronomia francesa. O chefe faleceu em Fevereiro de 2003.

O chefe francês : Philippe Rochat

Três estrelas no guia Michelin e uma pontuação de 19 para o seu grande restaurante suíço, Philippe Rochat ainda recebeu, em 1999, o título de melhor chef do ano pelo suíço Gault Millau. O chefe faleceu em 2015.

O emblemático chefe : Roger Vergé

Sua paixão pela culinária foi herança de sua tia, sempre mencionada e exaltada através de seus livros. Graças a ele, a culinária francesa foi exportada para os Estados Unidos, incluindo o pavilhão francês da Disney World em Orlando, Flórida, EUA. Vergé faleceu aos 85 anos em Mougins, tendo obtido três estrelas Michelin e o título de Meilleur Ouvrier de France.

Eugénie Brazier, verdadeira cordon bleu

Primeira mulher a ganhar três estrelas Michelin ao mesmo tempo que Marie Bourgeois. Eugénie Brazier era a mãe emblemática dos famosos bouchon de Lyon. Faleceu em Março de 1977.

O chefe Auguste Escoffier

Falecido em 1935 Auguste Escoffier ajudou a divulgar a cozinha francesa no mundo, tomando e modernizando as receitas de Marie-Antoine Carême, inclusive.

Sabe onde encontrar um curso de confeitaria rj?

Os mais famosos chefes do momento

Dentre os grandes nomes da gastronomia, atualmente contamos com alguns brasileiros. Chefs mundialmente reconhecidos que trabalham duro para propor pratos inusitados, saborosos e dignos de serem premiados. Vejamos alguns dos melhores chefs do momento:

Aprender a cozinhar Na gastronomia a qualidade se sobrepõe a quantidade!

  • Massimo Botura: teve o seu restaurante eleito como o melhor do mundo no “The world’s 50th best restaurants” em 2016 e ainda 3 estrelas no Guia Michelin
  • Alex Atala: Ele foi nomeado entre os dez melhores chefs do mundo, de uma lista de trezentos chefs divulgada pelo Best Chef Awards 2018, famosa lista que indica os 300 melhores chefs ao redor do mundo.
  • Jean Roca: eu restaurante já foi eleito o melhor do mundo pela revista britânica “Restaurant”, em 2013, e pelo “The world’s 50th best restaurants”, em 2013 e 2015. Apesar de todo esse reconhecimento, Roca mantém a humildade e foca em aprimorar sempre.
  • Helena Rizzo: O restaurante da chef, Maní Manioca, foi eleito o 46º melhor do mundo pela revista Restaurant de 2013 e por consequência deu a ela o troféu de melhor chef mulher da América Latina.
  • Alain Ducasse: ganhou três estrelas Michelin três vezes e em três restaurantes diferentes. À frente de 20 estabelecimentos e mais de 1400 funcionários, Alain Ducasse é um verdadeiro homem de negócios. Ele foi avaliado pela revista Forbes como uma das personalidades mais influentes do mundo da gastronomia.
  • Ana Ros: representando a alta gastronomia da Eslovenia,  foi eleita a melhor chefe mulher do mundo pelo “The world’s 50th best restaurants”, que é um dos prêmios mais importantes do meio gastronômico.

As melhores emissões de culinária

Quem ama cozinha e comida gosta de assistir programas de culinária! Que você seja um aprendiz de cozinheiro, um apaixonado por culinária, amante da boa gastronomia ou simplesmente um “bom de boca”, assistir programas de comida é sempre uma boa pedida.

Assistir masterchef online Não sei vocês, mas eu adoro programas de culinária!

A seguir uma breve lista dos melhores programas de culinária para assistir na televisão.

Top Chef, um programa de culinária conhecido por todos

O nome do programa já diz tudo! Top Chef é um programa de culinária onde excelentes profissionais da cozinha competem entre si pelo reconhecimento diante de um júri composto por chefs consagrados e especialistas em diversas áreas da gastronomia como vinhos, queijos, embutidos e outros nichos culinários.

MasterChef Brasil

O Masterchef é certamente o programa de culinária mais famoso no momento. O Masterchef Brasil revela os novos talentos da cozinha brasileira. Em formato de reality show, inicialmente com 14 ou 16 profissionais, o programa trabalha, em sua maioria, com duas etapas de prova. A primeira concede a imunidade, tanto para as provas realizadas individualmente, quanto para as em grupo. Já a segunda define a eliminação de um participante.

Anthony Bourdain: No Reservations

O grande chef e escritor Anthony Bourdain foi uma das maiores perdas de 2018 para os apaixonados por gastronomia. Apresentador do programa No Reservations, o apresnetador cativava o seu público pela sua leveza e a sua capacidade de adaptação. No Reservations mostra não só os aspectos culinários mas também fala sobre a historia de cada país. Afinal, a gastronomia é também um reflexo da história e cultura de um povo!

Chef’s Table, outro programa culinário disponível no Netflix

Chef’s Table é uma série de documentários da Netflix, em que cada episódio conhecemos a história de um chef renomado, e um pouco da sua gastronomia e do seu restaurante. O programa foi além, rompendo várias barreiras na história dos seriados de comida. Estética impecável, histórias contadas com riqueza de detalhes e imagens, e episódios dignos de maratona.

Cake Boss, o reality show de comida!

Para os apaixonados por doces e bolos esse é certamente o melhor programa de comida da televisão. A padaria Carlo’s Bakery fica em New Jersey, EUA, e sob o comando de Buddy Valastro e sua família, faz bolos inacreditáveis. O reality acompanha pedidos, confecção e entrega dos bolos. Cake Boss é um show para os olhos já que as produções do chef Buddy são realmente de impressionar. Não raro os telespectadores perdem o fôlego diante de tanta maestria e criatividade.

Os pratos preferidos dos brasileiros

Falar de cozinha brasileira é sempre um prazer, afinal de contas a comida do nosso Brasil é, sem dúvida, a melhor do mundo! No Brasil temos uma variedade imensa de pratos, alguns somente conhecido por uma região específica. Por exemplo, você já ouviu falar da maniçoba, prato típico do Pará? Já experimentou o pé de moleque sergipano feito a base de mandioca? Curau, canjica amarela, vatapá, pequi?

Comidas brasileiras deliciosas Acarajé: comida típica da culinária da Bahia

São tantos tipos de prato que fica difícil falar de culinária brasileira, já que na verdade temos várias culinárias no Brasil que variam de acordo com cada região do país.

Com tanta variedade, qual seria o prato preferido pelos brasileiros? Difícil dizer, certo, e por essa ração que resolvemos fazer uma lista de alguns pratos chaves do cardápio brasileiro. Pratos que são consumidos de Norte a Sul e que fazem parte da cultura dos brasileiros indistintamente.

Conheça a nossa seleção de melhores pratos da gastronomia brasileira:

  • Churrasco: Seja para celebrar um aniversário, para comemorar o resultado do jogo de futebol ou simplesmente para reunir os amigos e a família no Domingo, o churrasco é peça chave da gama culinária brasileira. Todo brasileiro gosta de comer churrasco!
  • Feijoada: A feijoada é um dos símbolos da culinária nacional. Um prato que agrada gregos e troianos. Feita a base de carne de porco e feijão,  a feijoada faz parte do cardápio dos brasileiros, ideal para o almoço do fim de semana em família ou coma  galera.
  • Coxinha: Feita a base de frango, farinha de trigo e batatas, a coxinha é parte indispensável dos aperitivos, das festas de criança, da pausa para o lanche. Você conhece algum brasileiro que não goste de coxinha? Aliás, você conhece alguém que tenha provado uma coxinha e não tenha gostado dessa iguaria?
  • Pastel: Depois da coxinha, o pastel de feira é o melhor quitute da culinária do Brasil. O pastel pode ser apresentado em diferentes versões como: pastel de carne, pastel de queijo, pastel de frango com catupiry, pastel de pizza, pastel de banana com canela, entre outras versões gourmet.
  • Arroz e feijão: A mistura que se completa e que agrega a mesa do brasileiro de todas as classes sociais. O famoso arroz com feijão é a base da cozinha brasileira e não pode faltar no cardápio do brasileiro. O arroz e o feijão é uma dupla quase inseparável sendo a marca registrada da cozinha brasileira.

E aí, ficou com vontade de comer?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar