Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda a cozinhar assistindo a televisão

De Joseane, publicado dia 03/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Culinária > As melhores emissões de culinária

Que você seja um aprendiz de cozinheiro, um apaixonado por culinária, amante da boa gastronomia ou simplesmente um “bom de boca”, assistir programas de comida é sempre uma boa pedida.

Quem nunca se viu assistindo um vídeo explicativo de preparação de receita no youtube?

Os programas de culinária atraem milhares de expectadores. Desde o programa da manhã com as receitas da Ana Maria Braga e do Louro José até os programas mais requintados e reality shows de culinária como Master Chef,  Top Chef , Os programas de comida fazem um grande sucesso.

Verdade seja dita, assistir um chef preparando um delicioso prato é uma atividade prazerosa e motivadora! Quem nunca se surpreendeu tentando executar uma receita gastronômica vista em algum programa de culinária?

Pratos simples do dia a dia como um ovo frito, um frango ensopado, sopas variadas, até pratos mais trabalhados e criativos feitos por grandes chefes…os programas de culinária na televisão, enche os olhos e o apetite dos espectadores.

A audiência dos programas de comida não para de aumentar! Também pudera, comer faz parte da nossa cultura. O brasileiro gosta muito de comida, a família reunida em volta da mesa, o churrasco do domingo, a sopinha dos dias chuvosos… pequenos prazeres que são reivindicados por todos e que são fáceis de realizar com a ajuda dos diversos programas de culinária disponíveis tanto na internet quanto na Tv de canal aberto.

A verdade é que os programas de conteúdo gastronômico se tornou bastante acessível e democrático nas últimas décadas. Não importa qual seja o seu gosto particular, se prefere programas de receitas ou competições, se tem muito tempo para assistir a uma grande temporada ou apenas alguns minutos, existe alguma atração para você.

No artigo de hoje, o Superprof traz uma seleção dos melhores programas de comida para te ajudar a mandar bem na cozinha!

Top Chef, um programa de culinária conhecido por todos

O nome do programa já diz tudo! Top Chef é um programa de culinária onde excelentes profissionais da cozinha competem entre si pelo reconhecimento diante de um júri composto por chefs consagrados e especialistas em diversas áreas da gastronomia como vinhos, queijos, embutidos e outros nichos culinários.

Onde ter aulas de culinária Quem nunca ouviu a expressão “comer com os olhos”?

O formato do programa é bem parecido com o do MasterChef- que citaremos logo abaixo, com uma tarefa rápida no início, que garante imunidade ao vencedor, e uma prova mais longa no final, que elimina participantes. O programa é famoso pelo bordão “please, pack your knives and go” (“por favor, embrulhe suas facas e vá”) utilizado como senha para os eliminados deixarem a competição.

Top Chef Brasil

Primeiro episódio: 3 de abril de 2019

Emissora original: RecordTV

Número de temporadas: 1

Número de episódios: 13

A versão brasileira do programa Top Chef estreou em canal aberto no último dia 3 de Abril, e contou com a participação de dezesseis cozinheiros profissionais os quais foram confinados em uma casa, sem contato com o mundo exterior, e participam de vários desafios culinários, competindo entre si pelo prêmio de 300 mil reais, um verdadeiro Big Brother da cozinha!

A competição é comandada pelo chef Felipe Bronze, um dos poucos profissionais brasileiros a ter duas estrelas Michelin, sinônimo de qualidade e prestígio na área da gastronomia. Ele, ao lado do chef francês Emmanuel Bassoleil e da jornalista e crítica de gastronomia Ailin Aleixo, os dois jurados do programa, avaliam cada um dos pratos que os concorrentes apresentam durante provas com alto nível de dificuldade.

Além disso, em alguns episódios do reality show, convidados especiais, como o também estrelado chef Alex Atala, entre outros, dão suas opiniões sobre o trabalho desenvolvido pelos competidores.

Também é possível assistir ao programa pela internet, vale conferir.

MasterChef Brasil

O Masterchef é certamente o programa de culinária mais famoso no momento. Se trata de uma das maiores franquias televisivas do mundo,e  é o programa de comida que mais caiu no gosto dos brasileiros até agora. A primeira versão do programa foi ao ar em 1990 na Inglaterra e foi interrompida em 2001. Depois de uma boa repaginada, voltou com tudo em 2005 e atualmente é um fenômeno mundial de audiência, com mais de 50 versões produzidas no mundo todo.

Aulas de culinária online E você, qual o seu prato digno de chef?

A nova temporada da versão brasileira acaba de estrear na Band, apresentado por Ana Paula Padrão. A emissora também produziu um spinoff mirim (MasterChef Junior) e outro com cozinheiros profissionais (MasterChef Profissionais). O Masterchef Brasil revela os novos talentos da cozinha brasileira.

Primeiro episódio: 2 de setembro de 2014

Apresentado por: Ana Paula Padrão

Último vencedor: Leonardo Young
Emissora original: Band

Jurados: Érick Jacquin, Paola Carosella, Henrique Fogaça

Indicações: Meus Prêmios Nick de Programa de TV Favorito

Em formato de reality show, inicialmente com 14 ou 16 profissionais, o programa trabalha, em sua maioria, com duas etapas de prova. A primeira concede a imunidade, tanto para as provas realizadas individualmente, quanto para as em grupo. Já a segunda define a eliminação de um participante.

Vale mencionar que todas as provas são desafiadoras e necessitam de profissionalismo, técnica e agilidade dentro da cozinha, já que o tempo de preparo é curto e os jurados são extremamente exigentes com os pratos apresentados.

Conheça os maiores chefes de cozinha da história, aqui.

Anthony Bourdain: No Reservations

O grande chef e escritor Anthony Bourdain foi uma das maiores perdas de 2018 para os apaixonados por gastronomia. Apresentador do programa No Reservations, o apresnetador cativava o seu público pela sua leveza e a sua capacidade de adaptação.

Como fazer uma comida boa E se você aprendesse a cozinhar como um verdadeiro chef?

Anthony Bourdain se adaptava a qualquer ambiente e fazia prova de curiosidade e abertura de espírito- comia de tudo que lhe era oferecido com o  mesmo interesse – seja um pastel na rua, um prato de gafanhotos ou à mesa de um restaurante de luxo. Embora famoso, o apresentador não se mostrava pretensioso e não se levava tão a sério, outro fato que agradava os fãs do seu programa.

Outra coisa interessante no programa No Reservations apresentado por Bourdain é que ele nunca deixava de lado a historia de cada país. Afinal, a gastronomia é também um reflexo da história e cultura de um povo!

É possível assistir algumas reprises da emissão na internet, por exemplo, no site Youtube.

Você sabe quais são as receitas que fazem a cabeça dos brasileiros?

Chef’s Table, outro programa culinário disponível no Netflix

Chef’s Table é uma série de documentários da Netflix, em que cada episódio conhecemos a história de um chef renomado, e um pouco da sua gastronomia e do seu restaurante. O programa foi além, rompendo várias barreiras na história dos seriados de comida. Estética impecável, histórias contadas com riqueza de detalhes e imagens, e episódios dignos de maratona.

Não à toa o documentário é considerado uma das melhores produções de toda a Netflix, pois o foco acaba sendo não apenas a comida, mas também todas as histórias e curiosidades por trás dos melhores chefs do mundo.

Primeiro episódio: 26 de abril de 2015

Cinematografia: Adam Bricker (9 ep.), Will Basanta (5 ep.), Matthew Chavez (1 ep.), Chloe Weaver (1 ep.)

Apresentadores: Boardwalk Pictures, City Room Creative
Diretora: Abigail Fuller
Criador: David Gelb
Emissora original: Netflix

Prêmios: James Beard Award for Television Program, On Location, MAIS

O documentário permite aos espectadores de adentrar a cozinha de alguns dos mais renomados chefs do mundo e conhecer suas rotinas e filosofias. Cada episódio traz um nome notável da cena culinária, que abre seus restaurantes para uma conversa franca e aberta. Através dos episódios é possível conhecer a história por trás da criação de pratos e receitas incríveis, se emocionar com a história de superação de alguns chefes, perrengues entre outros.

Você conhece os chefs de cozinha mais premiados da atualidade?

Cake Boss, o reality show de comida!

Para os apaixonados por doces e bolos esse é certamente o melhor programa de comida da televisão. Não se trata de um reality show de culinária como Masterchef, mas de um programa de criatividade e emoção.

Apren der a cozinhar sem sair de casa Um bolo para você ficar com água na boca…

A padaria Carlo’s Bakery fica em New Jersey, EUA, e sob o comando de Buddy Valastro e sua família, faz bolos inacreditáveis. O reality acompanha pedidos, confecção e entrega dos bolos. E claro, os problemas de uma família enorme que trabalha junta. Buddy já esculpiu seus bolos em forma de jacarés de tamanho real, lustres, estádios de futebol e até uma pessoa inteira. A cada episódio, clientes exigentes desafiam a criatividade (e capacidade) da equipe.

Cake Boss é um show para os olhos já que as produções do chef Buddy são realmente de impressionar. Não raro os telespectadores perdem o fôlego diante de tanta maestria e criatividade.

Você sonha com um bolo de aniversário ou de casamento do seu tamanho? Entre em contato com a Carlo’s Bakery!

Agora se você é mais um apaixonado por comida e gostaria de aprender a cozinhar de forma prática, que tal ter aulas de culinária com um professor particular? Não precisa ir muito longe, você encontra seu professor de gastronomia e culinária aqui mesmo no Superprof.

Aprenda a cozinhar e viva bem e melhor!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar