Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Grandes chefes de cozinha da atualidade

De Joseane, publicado dia 31/05/2019 Blog > Artes e Lazer > Culinária > Os mais famosos chefs do momento

Gastronomia é comer olhando pro céu. Millôr Fernandes

Seja você proprietário de um restaurante, aprendiz de cozinheiro ou somente um apaixonado por comida, certamente você deve ficar de olho nas ultimas noticias do mundo da culinária e da gastronomia. Você ja teve o prazer de degustar um prato feito por um chefe de cozinha famoso?

Algunos chefs se tornam celebridades e ficam reconhecidos mundo a fora por sua criação e sua contribuição para o universo da gastronomia. Todo mundo deveria, pelo menos uma vez na vida, comer em um restaurante gastronômico!

A cozinha mundial é bastante variada, cada país apresenta uma variedade incrível de pratos, sabores e misturas. Mas encontrar o equilíbrio perfeito entre os ingredientes e entregar um prato bem elaborado, harmônico e saboroso não é tarefa para qualquer um.

No artigo de hoje falaremos sobres os chefs de cozinha celebres da nossa atualidade. Esses chefs famosos são pessoas que trabalharam muito e conseguiram alcançar um patamar de excelência, reconhecido por toda a comunidade gastronômica. É um feito que todo chefe deve buscar em sua jornada profissional.

Continue lendo para conhecer os maiores chefs de cozinha contemporâneos…

Massimo Botura: a gastronomia italiana em alta

Que a comida italiana é maravilhosa disso ninguém duvida, agora imagine degustar a culinaria italiana preparada pelas maos de um grande chefe premiado! Esse é o caso do chefe italiano Massimo Bottura, que já teve o seu restaurante eleito como o melhor do mundo no “The world’s 50th best restaurants” em 2016 e ainda 3 estrelas no Guia Michelin.

chefe italiano mais famoso E se você pudesse degustar a alta gastronomia italiana?

Obviamente, antes de alcançar tal reconhecimento o chef italiano Botura teve que passar por cima de muita coisa para chegar onde chegou, a começar por um rompimento de relações com o próprio pai. Quando tinha apenas 24 anos de idade, ele resolveu deixar seu posto na empresa de advocacia da família para ir atrás de seu sonho de ser cozinheiro.

O primeiro restaurante não deu tão certo quanto ele esperava, mas o aprendizado sobre a cozinha profissional nessa fase foi crucial para o sucesso de hoje. Em 1995 ele abriu a “Osteria Francescana”, onde finalmente conseguiu realizar seu grande sonho de se tornar um chefe mundialmente reconhecido.

Em 2015 teve sua história contada pela série “Chef’s Table”, da Netflix.

Veja aqui a nossa lista com os nomes dos maiores chefs de cozinha da historia.

Alex Atala: entre os dez melhores chefs do mundo

O elogio na culínaria não praticamente direcionado aos pratos deliciosos, mas sim para aqueles que os preparam. Nelson Ty Napildy

Alex Atala é um chef de cozinha brasileiro de origem libanesa. Ele foi nomeado entre os dez melhores chefs do mundo, de uma lista de trezentos chefs divulgada pelo Best Chef Awards 2018, famosa lista que indica os 300 melhores chefs ao redor do mundo.

Para a criação desse Top300, os responsáveis pela premiação fazem pesquisas sobre os restaurantes e sobre os chefs e ainda contam com análises feitas por diversos profissionais da área gastronômica, como críticos, fotógrafos e amantes da arte.

aulas particular de culinaria Alex Atala: contribuindo para o reconhecimento da gastronomia brasileira

o chef Alex Atala, responsável pelos restaurantes D.O.M. e Bio, de São Paulo conquistou a 7ª posição com suas criações, ele ja havia conquistado a 4º posiçao em 2017). O italiano Massimo Bottura, do Osteria Francescana, restaurante com três estrelas Michelin, ficou em 8°lugar, logo após Atala.

Com os pés fincados em suas raízes e os olhos voltados para o futuro, Alex Atala é acima de tudo um apaixonado. Pelo Brasil, pela natureza, pela gastronomia, pela vida. Movido por desafios e um grande sentimento de indignação, Atala consegue com extrema delicadeza e técnica transformar essa energia criativa em experiências inesquecíveis para quem tem a oportunidade de provar suas invenções. Seu foco é explorar todas as possibilidades gastronômicas dos ingredientes nacionais, aliando as bases clássicas às técnicas atuais. No entanto, com arrojo e visão, Atala supera as fronteiras da cozinha e atua como cidadão responsável, valorizando o pequeno produtor, incentivando jovens profissionais e apoiando projetos de terceiro setor.

Você pode saber mais sobre o chef lendo a sua pagina pessoal nas redes sociais ou site do seu restaurante.

Jean Roca: grande nome da cozinha espanhola

Quando se fala de culinaria e gastronomia, a Espanha não sai por baixo não! O chefe espanhol Joan Roca cozinha e administra, ao lado de seus dois irmãos mais novos Joseph ⎯ sommelier ⎯ e Jordi ⎯ chefe de sobremesas ⎯ o mundialmente famoso “El Celler de Can Roca”, que fica na cidade de Girona, na Espanha. Ele conta que decidiu que seria cozinheiro aos 10 anos, já os irmãos se encontraram no mundo da gastronomia mais tarde.

Seu restaurante já foi eleito o melhor do mundo pela revista britânica “Restaurant”, em 2013, e pelo “The world’s 50th best restaurants”, em 2013 e 2015. Apesar de todo esse reconhecimento, Roca mantém a humildade e foca em aprimorar sempre.

Uma vez por semana, ele faz questão de fazer uma refeição no restaurante dos pais, que fica próximo ao seu restaurante, para manter forte os laços familiares. Aliás, a família é um dos pontos mais importantes no sucesso do chefe.

Para ficar ainda mais por dentro do mundo da gastronomia, da uma olhada na nossa seleção de melhores programas gastronômicos!

Helena Rizzo: representatividade feminina no mundo da gastronomia

Quem acha que a gastronomia e a culinaria é representada somente por homens esta muito enganado! A brasileira Helena Rizzo é atualmente uma das mulheres brasileiras mais poderosas do mundo da gastronomia.

Aprender a cozinhar se, sair de casa Helena esta entre as melhores chefes de coxinha do sexo feminino

Apesar do ranking dos melhores chefs do mundo ainda serem dominados por homens, Helena mostra que as mulheres também tem muito talento para mostrar.

Filha de mãe artista e pai engenheiro, Helena Rizzo nasceu em 1978, em Porto Alegre. a verve artística da gaúcha manifestou-se, primeiramente, numa breve passagem pela Faculdade de Arquitetura. aos 18 anos, decidida a experimentar a vida fora da casa dos pais, Helena mudou-se para São Paulo. enquanto fazia alguns trabalhos como modelo, foi garçonete da banqueteira Neka Menna Barreto e estagiou na cozinha dos restaurantes Roanne, de Emmanuel Bassoleil, e Gero, do Grupo Fasano.

O restaurante da chef, Maní Manioca, foi eleito o 46º melhor do mundo pela revista Restaurant de 2013 e por consequência deu a ela o troféu de melhor chef mulher da América Latina.

A comando do Maní desde 2006, a chef procura oferecer pratos inovadores e criativos com ingredientes simbólicos da cozinha brasileira. Leveza e naturalidade são marcas do seu estilo.

Qual o seu prato favorito?

Alain Ducasse: a premiada culinária francesa

Cozinhar é como um espetáculo: é preciso muita organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final, os cinco sentidos o aplaudam de pé? Fernando Capella Reis

Filho de agricultores, Ducasse passa sua infância no campo e muitas vezes ele se refere às suas origens. Tendo deixado a escola de culinaria antes de terminar a formação, nem por isso o chef deixou de lado a sua paixão pela gastronomia.

O então renomado chef ganhou três estrelas Michelin três vezes e em três restaurantes diferentes. À frente de 20 estabelecimentos e mais de 1400 funcionários, Alain Ducasse é um verdadeiro homem de negócios. Ele foi avaliado pela revista Forbes como uma das personalidades mais influentes do mundo da gastronomia.

O chef recebeu a Legião de Honra de Jacques Chirac e criou uma escola de culinária em 2009. Parece que nem tudo nessa vida se resume a um diploma, não é mesmo?

Ana Ros: representando a alta gastronomia da Eslovenia!

Ana, ao contrário da maioria dos grandes chefes mundiais, descobriu a paixão pela cozinha por um acaso.

Onde ter aulas de culinaria? Mais uma mulher entre os grandes nomes da gastronomia mundial

Fluente em 5 idiomas, ela foi enviada pelos pais à Itália para estudar, mas passou todo o verão saindo com os amigos. Apesar de muito inteligente, a vida de diplomata que os pais desejaram não era para ela.

Depois de conhecer seu marido, aceitou a proposta de ajudar a tocar o restaurante dos pais dele, sem nunca ter estudado nada sobre culinária. Apesar da total falta de experiência, correu atrás, estudou bastante e chegou ao seu auge em 2017, quando foi eleita a melhor chefe mulher do mundo pelo “The world’s 50th best restaurants”, que é um dos prêmios mais importantes do meio gastronômico.

Em 2016, ela e seu restaurante ⎯ o Hiša Franko ⎯ foram os protagonistas de um dos capítulos da série “Chef’s Table”, da Netflix. Foi quando o telefone não parou de tocar e seu negócio ficou mundialmente conhecido.

A eslovena, que na gestão de pessoas em seu restaurante já chegou a demitir 5 homens de sua equipe, em apenas uma semana, por duvidarem de sua capacidade apenas por ser mulher! Sem comentarios quanto a isso né?

E você qual o seu interesse pela gastronomia? Você é um chefe de cozinha em formação, um aprendiz de cozinheiro, confeiteiro, pasteleiro ou um bom de boca?

Se você se interessa pela gastronomia e pela culinaria de forma geral, saiba que aprender a cozinhar é uma atividade maravilhosa e você deveria tentar! Encontre um professor particular de culinaria aqui mesmo no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar