Música Reforço escolar Idiomas Aulas particulares Artes e Lazer Esporte
Compartilhar

Qual curso superior, qual formação, qual profissão? Faça orientação vocacional!

De Fernanda, publicado em 11/04/2018 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Orientação Vocacional > Teste vocacional: como descobrir seu caminho profissional?

“Certifique-se de obter o que você gosta, caso contrário, será forçado a amar o que obtiver”.

Esta citação do polêmico escritor George Bernard Shaw funciona muito bem quando o assunto é orientação vocacional e profissional.

Vestibular, universidades, cursos superiores, cursos técnicos, profissionalizantes… Depois que acaba o Ensino Médio, chega a hora de tomar uma decisão importante e difícil. É por isso que um teste de orientação pode ser uma ferramenta extremamente útil nessas horas.

  • Mas por que fazer um teste vocacional?
  • Onde encontrar isso?
  • É melhor fazer sessões de orientação vocacional com um psicólogo ou procurar ajuda pela internet?

Superprof responde a todas essas perguntas.

Faça um teste vocacional na internet

Quais são os melhores sites para orientação vocacional? Para descobrir o seu caminho, você pode começar pesquisando na web por conta própria.

Decidir sobre sua futura carreira é uma decisão importante que não deve ser tomada de maneira repentina. É por isso que, muitas vezes, desconfiamos de soluções teoricamente rápidas, como um teste de Internet que leva dez minutos para ser concluído. Efetivamente, essa não vai ser a solução para todos os seus problemas.

Por outro lado, estes testes podem ajudá-lo a descobrir as áreas mais adequadas ao seu perfil, além de ajudá-lo a entender melhor sua personalidade e suas habilidades pessoais e profissionais. Quem sabe pode te ajudar a escolher entre um curso tecnólogo ou uma algo na área de humanas, exatas ou biológicas?

Hoje em dia você encontra muitos testes na internet, com diferentes metodologias. Em geral eles reúnem perguntas diversificadas, muitas vezes sobre temas que você nunca tinha pensado antes. A reflexão que você faz ao se questionar certamente vai ajudá-lo a amadurecer seus pensamentos sobre seu futuro. Ter autoconhecimento é o primeiro elemento necessário para tomar uma boa decisão, e sem arrependimentos.

Guia do Estudante

O site Guia do Estudante é desenvolvido pelo Grupo Abril e possui uma área livre e outra exclusiva para assinantes. Podemos afirmar que é um dos portais mais completos que existem, pois lá você encontra uma quantidade grande de conteúdo de qualidade, com um menu abrangente de tópicos como:

No setor de Orientação Profissional, é possível enviar perguntas para a equipe editorial do site. A equipe seleciona as perguntas mais relevantes, que têm uma resposta publicada no site.

Além das publicações impressas e do conteúdo diário publicado no site, o Guia do Estudante começou a publicar e-books gratuitos para ajudar você a escolher uma profissão e se preparar para o vestibular.

Para baixar, é só preencher um cadastro rápido e pronto: você já pode salvar o arquivo em seu computador, celular ou tablet (ou ainda imprimi-lo se preferir ler as coisas no papel). Alguns e-books disponíveis:

Consulte o Orientador: As dúvidas de carreira mais comuns

  • Dúvidas gerais sobre o processo de escolha de um curso
  • Dúvidas específicas sobre profissões e cursos de cada área
  • Dicas para se decidir entre dois ou mais cursos
  • Dicas para você se conhecer melhor para tomar a melhor decisão.

Por fim, há também o teste vocacional, que é gratuito mas exige um cadastro no site; o teste é completo e eficiente.

Uol Vestibular

Outro portal bem completo, que agrega notícias, blogs, informações e dicas sobre vestibulares e provas, conteúdo sobre cursos do ensino superior, profissões, carreiras…

O Uol Vestibular ainda possui um teste vocacional online e gratuito, que é rápido de concluir. Os resultados são fornecidos logo após a conclusão, juntamente de um texto explicativo elaborado e abrangente.

Veja

A revista Veja convidou a conceituada orientadora de carreiras Maria da Luz Calegari para elaborar o teste. Ele tem o objetivo de orientar profissionais em atividade, bem como vestibulandos que estão com dúvidas sobre a sua profissão. O questionário é composto de 25 perguntas que explora preferências, habilidades e objetivos e, por fim, aponta qual grupo de profissões é mais adequado a cada perfil.

Projetos de orientação vocacional

Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude

Faça um teste de orientação vocacional. Uma boa maneira de evitar arrependimentos, transferências de cursos ou desistência no Ensino Médio é pedir ajuda para um profissional de orientação vocacional.

Em 1942, realizou-se no Instituto de Ciências e Letras uma reunião dirigida pela educadora Marina Cintra, com o objetivo de organizar uma instituição que visasse auxiliar moral, material e intelectualmente os estudantes do curso secundário. A instituição foi batizada com o nome Colmeia, sugerindo o espírito de cooperação, trabalho e união.

Ao longo destes anos, a Colmeia tornou-se reconhecida pela comunidade escolar por seus trabalhos com estudantes do Ensino Médio, principalmente por ser uma das instituições pioneiras no atendimento às questões de orientação vocacional/profissional, mas é reconhecida também por outros segmentos da sociedade pelos anos dedicados à juventude.

Atende gratuitamente filhos de trabalhadores da comunidade local e moradores da periferia da região metropolitana de São Paulo pertencentes a famílias de baixa renda, que se deslocam até a instituição para desenvolver atividades complementares à escola e cursos de qualificação profissional. Atende também jovens que buscam orientação para o processo de escolha profissional, cujo serviço é particular, pois são, em sua maioria, jovens pertencentes a famílias de alta renda.

A Colmeia promove diferentes ações. Desenvolve programas sociais como Qualificação Profissional, Grêmio Colmeia e Jovem Aprendiz, oferece cursos profissionalizantes e serviços como Arte Terapia, Danças Circulares.

Por fim, em seu Núcleo de Orientação Profissional, promove palestras e workshops em empresas e escolas, e atende jovens e profissionais com dezenas de ações de curto a longo prazo voltadas para orientação vocacional.

A instituição também promove formação de orientadores profissionais.

Objetivos do Programa de Orientação Vocacional

  • Desenvolver melhor a percepção de si mesmo;
  • Explorar novas possibilidades de profissões, além das cogitadas no início do processo de orientação profissional;
  • Atenuar a ansiedade natural deste momento de vida;
  • Auxiliar a construir/planejar o percurso profissional, tendo em vista o projeto de vida do orientando;
  • Fortalecer o compromisso do jovem com sua escolha (engajamento).

O programa consiste em conversas com psicólogos especializados no qual os jovens vivenciam e compartilham suas dúvidas e ansiedades diante da escolha, do vestibular e da carreira profissional. Tudo é feito de um jeito divertido, com debates, jogos e dinâmicas. Participando do programa o jovem tem a possibilidade traçar o seu percurso profissional de uma maneira autônoma, reflexiva e com menos sofrimento.

Possui duas modalidades de atendimentos: individual e grupal

O grupo tem a riqueza de propiciar um encontro entre pares com questões e aflições semelhantes, orientado pelo psicólogo. São 7 encontros de duas horas e meia com o jovem e no oitavo encontro realiza-se uma entrevista devolutiva com os pais e seu filho.

O trabalho individual compreende 8 horas de atividades, divididas em sessões de uma hora com o jovem e uma entrevista final no último encontro.

Oferecem programas extensivos ao longo ano e intensivos em períodos de férias durante uma semana.

Se você quiser mais informações, um psicólogo da equipe está disponível para uma conversa.

Os serviços são prestados na sede, em escolas e nas empresas.

Testes de orientação com um profissional

O estudante pode optar por um teste vocacional mais completo. Esse tipo de teste pode ser aplicado por profissionais de orientação vocacional, formados em psicoterapeuta ou psicologia. Em geral, todo o processo leva vários dias pois existem diversas etapas envolvidas.

A maioria dos pais prefere que seu filho participe de um programa de orientação profissional na própria escola. Mas infelizmente nem sempre isso é possível, sobretudo nas instituições públicas de ensino, onde as iniciativas ainda são pontuais.

No entanto, devido a um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e à crescente complexidade na hora de escolher seu curso de graduação, cresce a quantidade de pais e estudantes que procuram uma orientação. É por isso que novos profissionais e agências de orientação abrem todos os anos no Brasil!

Por exemplo: as Universidades e outras Instituições de Ensino Superior conduzem, em geral, projetos de orientação vocacional comunitários e gratuitos – informe-se em de sua cidade;

O Instituto de Psicologia da USP promove o serviço de orientação profissional. É gratuito e destinado a pessoas, a partir de 14 anos de idade, que buscam orientação para suas carreiras. São pessoas que estão em dúvida quanto à melhor faculdade ou curso técnico, procurando desenvolver um novo projeto profissional ou outras atividades ocupacionais.

As inscrições ocorrem  todas as sextas-feiras no horário das 11h00 às 16h00, de março a junho.

Há um limite de 30 vagas por dia de inscrição e o interessado deve comparecer pessoalmente, pois ele participará de uma primeira entrevista no próprio dia de inscrição.

Além das universidades, aqui estão outras estruturas onde fazer cursos de orientação vocacional e coaching profissional:

  • Da mesma forma, como citamos acima, existem associações ou ONGs que desenvolvem programas de orientação profissional em escolas públicas e para a comunidade em geral. Podemos citar duas indicações: a ONG Colmeia e o Centro de Integração Empresa Escola.
  • Junto aos psicólogos das instituições escolares públicas ou privadas,
  • Em agências de orientação vocacional privadas,
  • Nos consultórios de psicologia,
  • Em grandes empresas de coaching,
  • Há ainda também muitos sites e portais especializados que oferecem conteúdos que podem ajudá-lo nessa hora.

Como fazer orientação vocacional? Conversar com universitários nas chamadas Universidade de Portas Abertas pode ser uma boa maneira de descobrir mais sobre um curso superior.

Em síntese:

  • Você precisa se dedicar para obter sucesso em sua orientação vocacional, ou seja, além de um profissional, vale a pena investir tempo pesquisando em sites e junto a fontes de informação seguras.
  • Nem todos os testes vocacionais na Internet são confiáveis, mas são um primeiro passo para um melhor autoconhecimento.
  • Encontrar um conselheiro de orientação ou um psicólogo também pode ser muito útil.
  • Você pode procurar ajuda em sua escola, em universidades e em outras instituições especializadas. Eles poderão lhe dar os recursos e as informações necessárias à sua grande decisão.
Compartilhar

Nossos leitores curtem este artigo
Este artigo trouxe a informação que você estava procurando ?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar