Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ajudando os jovens na escolha de sua orientação educacional

De Joseane, publicado dia 07/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Pais: como ajudar seus filhos durante a escolaridade

O abandono escolar é uma triste realidade no Brasil. Segundo um estudo divulgado pelo Movimento Todos Pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) cerca de 41,5% dos jovens de 19 anos não haviam terminado o ensino médio. Um dado alarmante!

 Boa parte da evasão se dá por um modelo que não gera valor para o estudante. Muito dos que estão fora da escola, estão devido a problemas do próprio ensino fundamental. Para muitos a alfabetização não é adequadamente realizada e o aluno entra em desvantagem nos anos finais, que é uma etapa importante na transição. O ensino médio é focado em quem vai direto para universidade e deixa de lado outros interesses. (Fonte: O Globo)

O ensino médio é uma etapa obrigatória para conseguir cursar uma faculdade e também fazer um curso técnico e, na sequência, conseguir um emprego formal.

Se a escola e o sistema são grandes responsáveis por esses resultados catastróficos, a família também não fica de fora.

Com uma melhor acompanhamento e boa orientação, todos os jovens poderiam encontrar seu caminho, seja para terminar o ensino médio, fazer um curso técnico ou entrar na universidade.

Se os professores têm um papel a desempenhar, a orientação escolar começa com o envolvimento dos pais no processo de escolha do futuro do adolescente.

Então, na posição de família, pai e mãe, como orientar seus filhos corretamente com relação ao futuro educacional e profissional?

O papel dos pais na educação dos filhos

O principal papel dos pais na orientação de seus filhos quanto as suas escolhas educacionais tanto como no seu projeto profissional é, acima de tudo, dialogar e ficar a escuta. 

orientador pedagogico Os pais devem está presentes desde cedo na educação dos filhos…

A boa comunicação é a chave do sucesso na relação entre pais e filhos. Se comunicar corretamente para ajudar o jovem a se desenvolver em todos os sentidos, incluindo em sua orientação educacional.

Ser prestativo sem ser intrusivo é a regra de ouro quando se trata da orientação educacional e vocacional dos adolescentes e jovens. Esteja atento às aspirações e preocupações do seu filho. Ter mente aberta é essencial para não arriscar de bloquear o estudante ou a estudante. Seu filho se desenvolve fora da estrutura familiar e é uma pessoa completa, que pode ser muito diferente de você e do que você imagina.

Saber encorajar os filhos na escolha do seu futuro profissional também é parte importante do processo. Como pai, você pode ter uma tendência a esperar muito do seu filho. Isso pode culminar em um sentimento de falta de reconhecimento dos esforços e sentimentos de culpa do jovem quando ele ou ela não obtém uma boa nota e bons resultados na escola.

Um adolescente encorajado por sua família se sentirá melhor e será capaz de fazer as coisas da melhor forma. A orientação educacional e profissional devem ser pensadas o mais rápido possível: para evitar acabar com um adolescente perdido sem saber se ele deseja continuar a estudar.

Cada parte deve assumir uma parte da responsabilidade para que as coisas funcionem:

  • O adolescente deve demonstrar interesse pelo seu futuro: ele é o dono do seu futuro, a decisão pertence a ele e cabe a ele fazer a pesquisa necessária que o ajude a melhor escolher o seu futuro profisisonal.
  • Os pais precisam ser pacientes, confiantes e disponíveis quando o adolescente precisar de ajuda. Refletir sobre seu futuro leva tempo, os adultos estão lá para tranquilizar o adolescente sobre sua capacidade de encontrar o que ele quer fazer em sua vida profissional.

O papel dos pais quanto as escolhas profissionais dos filhos

Até então, sabemos que os pais devem manter boa relação com os filhos e interagir com eles de forma a lhes conhecer melhor, conhecer seus desejos e ajudá-los em sua orientação. Mas concretamente, como fazer?

orientação vocacional A decisão é do jovem, mas o suporte da família é importante!

O diálogo é o elemento essencial na orientação do seu filho. Essa é uma maneira de levar em consideração o ponto de vista de seu filho, mas também identificar seus pontos fortes para ajudá-lo quando da sua orientacao educacional e da sua orientacao profissional.

O papel dos pais é essencial para acompanhar a criança, para que ela possa se projetar serenamente em direção ao futuro. Os pais devem agir como um tipo de guia não intrusivo e antecipar as questões relacionadas a orientação escolar dos seus filhos.

Verifique junto a escola do seu filho se esta dispõe do serviço de orientação educacional. Algumas instituições escolares podem oferecer o apoio e a orientação vocacional por meio de diversos serviços e atividades, já a partir das séries finais do Ensino Fundamental.

Para incitar o seu filho quanto aos seus desejos para o futuro profissional, comece por questioná-lo:

  • Onde você se vê daqui a alguns anos?
  • O que você tem certeza de que não quer fazer na sua vida profissional?
  • O que você gosta de fazer quando não está na escola?
  • Quais são os seus assuntos favoritos?
  • Em quais áreas você é talentoso?
  • Quais são os seus tópicos favoritos?
  • Quais são os tópicos de conversão com seus amigos?
  • Deseja entrar no mundo profissional rapidamente?
  • Se você pensa em um emprego, como o vê?

Um gesto simples que lhe permitirá de conhecer melhor os anseios do seu filho para o futuro e de estabelecer com ele o caminho a seguir rumo a uma orientação profissional que tenha a ver com os gostos dele.

Nestes momentos de diálogo, não hesite em compartilhar sua própria experiência. Seja um exemplo para o seu filho ou filha.

Não importa qual o seu trabalho, explique ao seu filho como é o seu dia, com quem você trabalha, como é o seu escritório, quais missões você prefere …

Lembre-se que os pais têm um papel complexo na orientação profissional de seus filhos, mas não devem influenciar seus filhos de acordo com seus próprios desejos. De fato, o que você deseja para o seu filho pode não ser necessariamente o caminho para onde ele quer ir.

Lembre-se: seu filho não deve realizar seus sonhos para você, mas os dele para ele. Respeite suas escolhas e simplesmente seja um bom conselheiro e guia!

Preço de uma consulta de orientação educacional

Saiba que você não está sozinho. Ainda que pertença a família a maior parte da responsabilidade ligada a orientação educacional e a orientacao profissional dos jovens, é importante contar com uma rede de suporte e a escola faz parte desse processo. Você também pode contar coma  ajuda profissional de um orientador educacional.

como orientar meus filhos? Não hesite em buscar ajuda de um orientador educacional…

A Orientação educacional é um serviço prestado por profissionais especializados com o objetivo de auxiliar estudantes que precisam escolher ou redefinir sua escolaridade.

O profissional tem em seu repertório um conjunto de informações atualizadas sobre tudo o que está relacionado à trajetória escolar, universitária e profissional. Então ele tem acesso ao conteúdo que você precisa, em função do seu perfil:

  • Tudo sobre o Ensino Superior (universidades, cursos técnicos, cursos profissionalizantes, bacharelado, licenciatura…)
  • Mercado de trabalho
  • As diferentes profissões …

Tanto na orientação educacional quanto na orientação vocacional e no coaching vocacional, o objetivo é o mesmo: ajudar o jovem que está na fase de escolha acadêmica profissional a tomar a melhor decisão possível.

Assim, o papel do orientador educacional, entre outros, seria:

  • Garantir o desenvolvimento pleno do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem a tudo aquilo que exerce influência sobre sua formação.
  • Promover a mediação entre aluno, família, escola e comunidade, atendendo às necessidades educacionais e emocionais do educando.
  • Ajudar o aluno a construir uma visão, na qual ele se descubra, desenvolva e saiba seu lugar no mundo por meio da afetividade e da relação com os demais.
  • Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação, visando à sua formação consciente.
  • Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.

No Superprof, centenas de professores qualificados e experientes desenvolvem trabalhos de orientação profissional e coach vocacional, por meio de sessões individuais, avaliações ou entrevistas individuais ou em grupo. O preço médio de uma hora de orientação vocacional no Superprof é 68 reais: você vai precisar de no mínimo duas a três sessões para realmente definir seu futuro projeto educacional.

Dez erros a evitar quando da orientação educacional dos filhos

Certo, ninguém é perfeito e os pais não são exceção a regra. Muitas vezes, na tentativa de ajudar os filhos na sua orientacao educacional e pedagógica os pais acabam por criar uma situação de estresse bastante prejudicial para os jovens.

orientadora educacional Não sejam pais omissos! Seja presente na trajetória dos seus filhos…

Como evitar de criar atritos com os filhos quando se trata de orientacao profissional ? Confira nossa lista dos dez erros a evitar  para garantir que o seu filho se saia bem nas suas escolhas para o futuro:

  • Não se interessar na orientação educacional do seu filho- seja presente na trajetória educacional dos seus filhos!
  • Acreditar que um bom aluno não precisa de ajuda com sua orientação
  • Não levar em consideração os resultados educacionais de seu filho
  • Não levar em conta a personalidade dos filhos
  • Não dar ouvidos aos desejos do aluno
  • Ser inflexível com relação aos estudos dos filhos
  • Não antecipar a orientação educacional do seu filho
  • Mostrar sinais de estresse quando se trata da orientação educacional do seu filho
  • Pensar que o orientador educativo não faz diferença
  • Escolher um orientador escolar qualquer

Não hesite em contactar um dos nossos orientadores educacionais para estabelecer o projeto educacional da sua prole!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar