Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Preço de uma consulta de orientação educacional

De Joseane, publicado dia 06/09/2019 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Quanto custa uma sessão com um orientador pedagógico?

Orientação educacional refere-se à assistência dada ao educando a fim de oportunizar seu pleno desenvolvimento, mediando a relação entre o ambiente escolar, a família e a comunidade.

A orientação escolar prevê ações planejadas que integrem alunos, professores, direção, currículo escolar e comunidade a fim de promover, de forma humanizada, o desenvolvimento físico, pessoal, intelectual e moral do discente.

A Orientação Profissional é um serviço prestado por profissionais especializados com o objetivo de auxiliar as pessoas que precisam escolher ou redefinir sua profissão. Apesar de ser voltada sobretudo para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio que precisam escolher um curso de graduação, ela é muito utilizada por adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem começar uma nova carreira.

Um relatório de orientação leva em consideração os resultados acadêmicos do aluno, mas também permite que ele conheça melhor seus gostos e personalidade, a fim de abrir as possibilidades de seu futuro profissional em termos de treinamento e negócios.

Com a rápida evolução das tecnologias e da mudança do cenário em diversas áreas de atuação, surgem a cada ano novas profissões que despertam o interesse dos jovens.

Pois bem, num mundo como esse, como ter a certeza de escolher o caminho certo? Ou melhor: como avaliar e estudar todas as opções de caminhos possíveis com informação e apoio psicológico? Claro, sem esquecer da pressão social que representa a escolha da sua carreira!

Descubra quanto custa uma consulta com um orientador educacional e profissional e ajude os seus filhos a melhor se encontrar!

O que faz um orientador educacional e vocacional?

Tanto na orientação educacional quanto na orientação vocacional e no coaching vocacional, o objetivo é o mesmo: ajudar o jovem que está na fase de escolha profissional a tomar a melhor decisão possível.

orientação vocacional nas escolas A orientação profissional é um atalho para um futuro promissor…

Assim, o papel do orientador educacional, entre outros, seria:

  • Garantir o desenvolvimento pleno do aluno por meio de atividades contextualizadas que o integrem a tudo aquilo que exerce influência sobre sua formação.
  • Promover a mediação entre aluno, família, escola e comunidade, atendendo às necessidades educacionais e emocionais do educando.
  • Ajudar o aluno a construir uma visão, na qual ele se descubra, desenvolva e saiba seu lugar no mundo por meio da afetividade e da relação com os demais.
  • Orientar o aluno com base nos objetivos atuais de educação, visando à sua formação consciente.
  • Adaptar o aluno ao meio em que está inserido.

No entanto, a metodologia em um desses trabalhos possui algumas diferenças. O coaching vocacional busca por essência resultados rápidos, com foco no presente e no futuro. Baseado em reflexões, perguntas, ferramentas de aplicação e avaliações, o coach – profissional que conduz o processo – leva o participante a questionar suas decisões com a apresentação de novas linhas de raciocínio e de lógica.

Já a orientação vocacional busca resultados mais a médio prazo, por meio de conversas, pesquisas, testes vocacionais, palestras e encontros em grupo. Conduzido em sua maioria por um psicólogo, ao final do processo a orientação sugere algumas áreas nas quais o jovem tem maior engajamento para seguir.

Saiba qual o papel da família na orientação educacional dos jovens.

Quanto custa um teste de orientação vocacional?

Fazer um teste de orientação vocacional é uma das melhores ferramentas quando se ainda está em dúvida sobre qual caminho percorrer.

orientador socioeducativo Orientação educacional: um investimento que vale a pena

É verdade que a maioria das famílias preferem que seu filho participe de um programa de orientação profissional na própria escola. No entanto, nem sempre isso é possível, sobretudo nas instituições públicas de ensino, onde as iniciativas ainda são pontuais.

Atualmente, devido a um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e a crescente complexidade na hora de escolher seu curso de graduação, cresce a quantidade de pais e estudantes que procuram uma orientação educacional e/ou profissional.

É por isso que novos profissionais e agências de orientação vocacional abrem todos os anos no Brasil!

Aqui estão as diferentes estruturas onde fazer cursos de orientação educacional e orientação vocacional:

  • Junto aos psicólogos das instituições escolares públicas ou privadas,
  • Em agências de orientação vocacional privadas,
  • Nos consultórios de psicologia,
  • Em grandes empresas de coaching,
  • As Universidades e outras Instituições de Ensino Superior conduzem, em geral, projetos de orientação vocacional comunitários e gratuitos – informe-se em de sua cidade;
  • Da mesma forma, existem associações ou ONGs que desenvolvem programas de orientação profissional em escolas públicas e para a comunidade em geral.
  • Você também pode complementar seu trabalho vocacional com a ajuda de sites especializados e testes vocacionais online.

O custo de um teste de orientação vocacional varia de organismo para organismo. É possível realizar esse teste gratuitamente e alguns locais específicos (falaremos mais a seguir). Senão, o investimento em uma sessão com um orientador educacional fica em torno de 80 reais na maior parte das grandes cidades brasileiras. Esse valor pode ser menor ou maior dependendo do local.

No Superprof, centenas de professores qualificados e experientes desenvolvem trabalhos de orientação profissional e coach vocacional, por meio de sessões individuais, avaliações ou entrevistas individuais ou em grupo. O preço médio de uma hora de orientação vocacional no Superprof é 68 reais: você vai precisar de no mínimo duas a três sessões para realmente definir seu futuro projeto educacional.

Pais, vejam qual o seu papel na orientação profissional dos adolescentes e jovens.

Orientação e coaching educacional

Quando se trata de orientação educacional ou mesmo profissional, saiba que todos os públicos são contemplados. Embora os jovens que estão terminando o ensino médio sejam o maior público, esse tipo de ajuda pode ser requerida por todo mundo em qualquer fase da vida.

orientação e supervisão escolar Orientador pedagógico, orientação profissional, teste vocacional, uma rede de apoio para te ajudar com as suas escolhas…

Para se ter uma ideia dos diferentes públicos, o Atendimento em Orientação Profissional desenvolvido pelo Núcleo de Orientação Profissional da USP, especializado na área, atende os seguintes grupos:

  • Estudantes de 8ª série e 9ª séries: para quem está no final do ensino fundamental e começa a preocupação sobre como ingressar no mercado de trabalho, ou questões sobre qual curso técnico seguir.
  • Estudantes de Ensino Médio: atendimento voltado para quem está concluindo o ensino médio, e necessita desenvolver um novo projeto profissional, escolhendo um curso superior ou buscando outras alternativas para ingresso no mercado de trabalho.
  • Reescolha: voltado para estudantes universitários que já fizeram a escolha por um curso superior, mas que estão abandonando esta opção e buscam uma nova alternativa. Voltado também para quem está concluindo o curso e quer questionar sua escolha, ou pensar em formas para ingressar no mercado de trabalho.
  • Orientação de Carreira: destinado a quem já possui uma profissão mas passa por um momento de saturação, sem perspectivas de desenvolvimento, ou que estejam desempregadas, aposentadas procurando desenvolver um novo projeto.

Certo, a escola é parte importante quando se trata da orientação pedagógica e das escolas profissionais dos alunos. Porém, família também desempenha um papel essencial na hora da escolha da carreira: ela pode fornecer informação, apoio emocional e afetivo aos estudantes indecisos.

Os jovens são diretamente influenciados pelas expectativas e projeções que os pais depositam neles. Segundo uma pesquisa realizada pela Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática com alunos da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, em média, 41,21% dos jovens levam em consideração a posição dos pais em relação a sua carreira. Foi constatado também que a área de Artes é a que menos recebe apoio dos pais, incluindo Música, Cinema, Dança, Artes Cênicas, entre outras.

É importante lembrar que os pais devem apoiar seus filhos qual seja a sua orientação vocacional. Afinal de contas, os filhos não estão sujeitos a realizar os desejos e vontade dos pais em detrimento de suas próprias vontades.

É importante oferecer apoio aos jovens quais que sejam as suas escolhas para o futuro.

Pais, vejam aqui os erros a evitar quando da orientação profissional dos seus filhos.

Orientação vocacional online gratuita

Todo mundo já deve ter se questionado: “os testes vocacionais realmente funcionam?”

Faça um teste vocacional online Descubra sua orientação profissional através de um teste vocacional

Segundo o Portal Educação:

… o teste vocacional faz parte de uma área da Psicologia denominada Avaliação Psicológica, que tem como objetivo avaliar, através de instrumentos previamente determinados para tal, os processos psicológicos que constituem o indivíduo. Os testes vocacionais consistem em questionários e testes, cujo objetivo é medir características psicológicas dos indivíduos em processo de orientação profissional.

Obviamente os testes vocacionais não são ferramentas milagrosas que revelam perfeitamente suas preferências, seu perfil, seu caráter ou sua personalidade, de forma a oferecer uma solução mágica. No entanto, eles podem lhe dar algumas pistas, colocando perguntas que você nunca tinha parado para pensar antes. Essas perguntas podem então permitir que você se descubra, se conheça melhor, e saiba como determinar melhor seus desejos e expectativas.

Conheça alguns dos mais famosos testes de orientação online e gratuitos:

Teste Vocacional do Extra Online

Traça o perfil de personalidade, expectativas e atividades preferidas dos estudantes para chegar a uma sugestão de carreira.

Vestibuol

Esse teste vocacional online é gratuito e rápido de concluir. Os resultados são fornecidos logo após a conclusão, juntamente de um texto explicativo elaborado e abrangente.

Vestibular seriado

É gratuito e rápido. Similar ao teste do Vestibuol, o participante deve responder a perguntas simples de múltipla escolha. Ao final, ele sugere um campo profissional baseado em suas respostas.

Giro de Profissões

Esse teste online é simples, prático e dinâmico. Desenvolvido pela equipe do site Giro de Profissões, o questionário inclui 40 perguntas que dão pistas sobre a personalidade do profissional e, ao final, irão apontar as carreiras que combinam mais com ele.

Mundo vestibular

Rápido e simples, o teste dá uma ideia da área de atuação que se adapta mais de acordo com suas respostas às 17 perguntas.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar