Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O guia de orientação vocacional para alunos do Ensino Médio!

De Fernanda, publicado dia 27/02/2018 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Como escolher minha profissão?

Escolher o curso superior pode ser uma verdadeira dor de cabeça para muitos alunos do ensino médio!

Formação como tecnólogo, estudos de bacharelado ou licenciatura, intercâmbio, universidades… Existem dezenas de opções para ao final da Educação Básica. Mas o estudante do ensino médio não está sozinho em sua pesquisa: vários recursos educacionais estão lá para ajudá-lo a encontrar o caminho certo.

Descubra como se tornar um profissional feliz!

Acabou o Ensino Médio: e agora?

Acabou o Ensino Médio: e agora? Qual caminho devo seguir depois de terminar a escola?

De acordo com muitos especialistas, o teste vocacional – seja ele online, aplicado por psicólogos ou até mesmo na própria instituição de ensino, o que é o mais comum – deve ser o primeiro passo para que o jovem passe a entender quais são seus possíveis caminhos no futuro.

No entanto, mesmo assim, ao precisar escolher uma profissão, muitos jovens se sentem pressionados, sobretudo por causa da pouca idade.

É por isso que, além dos testes vocacionais, os pais devem buscar ajuda de profissionais que deem o apoio necessário, seja nas próprias escolas, em clínicas particulares de orientação vocacional ou em faculdades de psicologia, que geralmente oferecem o serviço de graça ou a um valor bem acessível.

A primeira fase é de levantamento das aptidões do jovem: isso por meio de de conversas, dinâmicas e exercícios. Dessa primeira interação já é possível mapear os interesses e a personalidade do orientando. O profissional, com essas informações, traça o seu perfil e então apresenta uma lista de áreas do conhecimento alinhadas aos interesses do indivíduo. Além disso, o orientador também pode apresentar profissões que o aluno desconhecia até então.

Normalmente, esses encontros são permeados com a visita a diferentes ambientes de trabalho ou o conhecimento mais aprofundado de cada profissão. Os orientadores e os projetos de orientação vocacional nas escolas costumam realizar encontros com especialistas e visitas a empresas.

Nas etapas seguintes, são apontados possíveis cursos e carreiras pertencentes às áreas de interesse do estudante.

Orientação vocacional: as ciências exatas e suas carreiras

A área de Ciências Exatas é aquela que, em seus estudos, possui as disciplinas de Matemática, Química e Física como parte de sua estrutura principal. A Ciência Exata utiliza os cálculos para alcançar resultados precisos, por meio de métodos rigorosos. Ao contrário das Ciências Humanas, as ciências exatas buscam a precisão como metodologia. A principal característica das carreiras e dos profissionais da área de exatas é o Raciocínio Lógico.

Ao contrário do que se pensa, a área de Ciências Exatas é extremamente ampla. E, nesse sentido, as possibilidades de adequação são infinitas. No entanto, existe uma condição básica e mínima, é claro: você precisa gostar muito de matemática. Mas, por exemplo: se o estudante pretende atuar na área de informática, pode escolher o curso de Sistemas de Informação sem necessariamente ter de se especializar em estudos matemáticos.

Como regra geral, podemos afirmar que aquele que opta por cursos na área de Ciências Exatas é uma pessoa que gosta de resolver problemas, vencer desafios, conviver com a inovação e deseja contribuir para o progresso do país, desenvolvendo novas tecnologias ou atuando como professor que participará da formação desses profissionais que desenvolverão essas novas tecnologias.

Veja algumas carreiras possíveis:

  • Astronomia
  • Ciência da Computação
  • Engenharia da computação
  • Estatística
  • Física
  • Nanotecnologia
  • Química
  • Sistemas de Informação

Orientação vocacional: as ciências humanas e suas carreiras

Podemos afirmar que as humanidades são uma área do conhecimento voltada para o estudo do homem e de suas criações enquanto ser social. As principais disciplinas que compõem essa área do conhecimento são: Sociologia, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Geografia, História, Administração, Ciência Política, Letras, Pedagogia, Direito, Relações Internacionais, entre outras.

Gostar de ler é uma característica essencial ao profissional de humanidades. Não apenas pelo fato de que os professores universitários adoram indicar no mínimo três leituras como dever de casa! Mas também porque são áreas que exigem o conhecimento de diferentes pontos de vista sobre o mesmo assunto: para que o repertório do estudante seja rico para argumentação, reflexão e pesquisa.

Também, sob esse aspecto, é necessário ter ótimo domínio da linguagem escrita – e muitas vezes em mais de um idioma! Há muita bibliografia indicada em outras línguas e que ainda não foi traduzida para o português.

Conheça algumas profissões possíveis para aqueles que se interessam pela área:

  • Arqueologia
  • Direito
  • Filosofia
  • História
  • Pedagogia
  • Relações Internacionais
  • Teologia
  • Ciências Sociais
  • Geografia
  • Letras

Orientação vocacional: as ciências biológicas e suas carreiras

Orientação vocacional: as ciências biológicas e suas carreiras. Quais as formações e profissões possíveis para aqueles que gostam de biologia?

A área de Ciências Biológicas é ampla e abrange muitas carreiras diferentes entre si. Se fosse possível resumir essa área em poucas palavras, seria o estudo da vida. Em todas as suas formas (seres humanos, animais, plantas…), desde os microorganismos até os ecosistemas mais complexos.

De modo geral, quem opta por um curso da área de Biológicas é bastante curioso, gosta do contato com a natureza e com o ser humano, e tem interesse por pesquisas em laboratórios. Seu principal objetivo é pesquisar sobre a estrutura, forma, evolução e funcionamento dos seres vivos e como eles se relacionam com o meio ambiente.

Conheça algumas opções de carreiras em biológicas:

  • Biologia
  • Biomedicina
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Esporte
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Gestão Ambiental
  • Medicina
  • Odontologia
  • Quiropraxia

Teste vocacional: a resposta para suas dúvidas?

Escolher uma profissão é para muitos jovens e adolescentes motivo de temores e pesadelos. De acordo com muitos especialistas, o teste vocacional – seja ele online, aplicado por psicólogos ou até mesmo na própria instituição de ensino, o que é o mais comum – deve ser o primeiro passo para que o jovem passe a entender quais são seus possíveis caminhos no futuro. No entanto, mesmo assim, ao precisar escolher uma profissão, muitos jovens se sentem pressionados, sobretudo por causa da pouca idade.

Quando os testes vocacionais tradicionais surgiram há alguns anos, eles indicavam os caminhos a serem seguidos, com base em três grandes áreas de conhecimento: humanas, exatas e biológicas.

Hoje em dia, a metodologia dos questionários mudou: os psicólogos passaram a desenvolver testes qualitativos. Existem mais questionamentos, reflexões, elementos que contribuem para o autoconhecimento. A tendência é criar um processo de diálogo, e a orientação é mais no sentido de descoberta dos próprios interesses e habilidades.

O estudante pode optar por um teste vocacional mais completo. Esse tipo de teste pode ser aplicado por profissionais de orientação vocacional, formados em psicoterapeuta ou psicologia. Em geral, todo o processo leva vários dias pois existem diversas etapas envolvidas.

A maioria dos pais prefere que seu filho participe de um programa de orientação profissional na própria escola. Mas infelizmente nem sempre isso é possível, sobretudo nas instituições públicas de ensino, onde as iniciativas ainda são pontuais. Aqui estão as diferentes estruturas onde fazer cursos de orientação vocacional e coaching profissional:

  • As Universidades e outras Instituições de Ensino Superior conduzem, em geral, projetos de orientação vocacional comunitários e gratuitos – informe-se em de sua cidade;
  • Da mesma forma, existem associações ou ONGs que desenvolvem programas de orientação profissional em escolas públicas e para a comunidade em geral. Podemos citar duas indicações: a ONG Colmeia e o Centro de Integração Empresa Escola.
  • Junto aos psicólogos das instituições escolares públicas ou privadas,
  • Em agências de orientação vocacional privadas,
  • Nos consultórios de psicologia,
  • Em grandes empresas de coaching,

Questionário vocacional: em quais sites encontrar?

A elaboração desses testes é sempre feita com a contribuição de psicólogos e também de profissionais com especialidade em carreiras, com foco principal na identificação de perfis psicológicos dos candidatos.

Os questionários são constituídos por cerca 25 perguntas, em média. As perguntas são em geral sobre seus interesses, hobbies, ambiente de trabalho preferido, sua capacidade de interagir com os outros, seus valores e objetivos de vida, personalidade e etc.

Na maioria das vezes, os testes analisam os seguintes elementos:

  • Os seus interesses profissionais, ou seja, a importância ou a curiosidade que você atribui a certos tipos de atividade, e que determinará as ocupações nas quais você poderá prosperar e, portanto, obter sucesso.
  • Suas motivações: os objetivos e as necessidades que te inspiram, quais são as forças motrizes para você. Ao fazer um trabalho que satisfaça suas necessidades, você tem mais chance de ser bem-sucedido.
  • Sua personalidade: como você age diariamente. Sua personalidade afeta seu relacionamento com os outros, mas também sua abordagem do trabalho. Isso também é inteligência emocional. Algumas profissões são mais ou menos adaptadas aos indivíduos de acordo com sua natureza. Portanto, é importante aprender a descobrir esse plano para escolher uma orientação compatível com seu temperamento.

Confira algumas sugestões de site onde você encontra esses questionários gratuitamente:

  • Uol Vestibular
  • Veja
  • Giro de Profissões
  • Guia da Carreira
  • Carlos Martins
  • Sou Vestibulando
  • A Real Me
  • Guia do Estudante

Onde fazer um teste vocacional gratuito?

Onde fazer um teste de orientação? Ao fazer um teste vocacional, você passa a refletir e pensar sobre várias questões que envolvem carreira: preferências pessoais, habilidades, competências, aptidões, interesses…. É uma boa maneira de conhecer a si mesmo!

Por fim, nossa última dica: além de poder se informar junto a sites especializados, fazer testes online, você também tem a opção de baixar aplicativos para seu celular. Sugerimos dois:

Me Salva Orienta! Teste Vocacional e Perfil grátis: oferece vários recursos como teste de personalidade para que você descubra sua profissão. Ou até mesmo te ajudar a pensar na possibilidade de morar fora ou escolher um idioma para estudar. Receba orientação pessoal e esteja preparado para os diferentes desafios desta nova fase da vida! Você recebe orientações com diversos recursos sobre: Teste Vocacional, Curso Técnico ou Superior, Estudar em Universidade Pública ou Privada, Curso, Faculdade EAD ou Presencial, Morar fora, Aprender um novo idioma…

UP: Universo de Possibilidades: por meio desse aplicativo desenvolvido pela Universidade Positivo, você pode descobrir mais sobre:

  • Trajetória profissional
  • Como foi o processo de escolha do curso de graduação e profissão
  • Dicas e Conselhos
  • Quais foram/são seus principais medos
  • Como foi a experiência na universidade
  • Quais foram as principais experiências fora da universidade (pontos positivos e negativos)
  • Qual é a realidade do mercado para a profissão
  • Caminhos possíveis e remuneração na profissão
  • Descrição de seu dia a dia
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar