Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais as formações e profissões possíveis para aqueles que gostam de biológicas?

Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Orientação vocacional: as ciências biológicas e suas carreiras

De Medicina à Oceanografia, de Odontologia à Biotecnologia…. A área de Ciências Biológicas é ampla e abrange muitas carreiras diferentes entre si. Se fosse possível resumir essa área em poucas palavras, seria o estudo da vida. Em todas as suas formas (seres humanos, animais, plantas…), desde os microorganismos até os ecosistemas mais complexos.

Esta área do conhecimento também é chamada de Ciências Biológicas e da Saúde, por abranger os cursos que se dedicam ao estudo do corpo humano, seu funcionamento e doenças que o atingem.

Embora a biologia moderna tenha se desenvolvido há pouco tempo, as ciências relacionadas e incluídas nela foram estudadas desde os tempos antigos. A filosofia natural foi estudada já nas antigas civilizações da Mesopotâmia, do Egito, do subcontinente indiano e da China. No entanto as origens da biologia moderna e sua abordagem ao estudo da natureza são mais frequentemente remontadas à Grécia antiga. A medicina foi especialmente bem estudada pelos estudiosos islâmicos que seguiam as tradições do filósofo grego, enquanto a história natural inspirou fortemente o pensamento aristotélico, especialmente na defesa de uma hierarquia fixa da vida.

Ainda em dúvida sobre qual curso fazer, qual profissão escolher? O Superprof está aqui para isso! Nesse artigo, trazemos algumas dicas e mais informações sobre os caminhos possíveis na área de biológicas.

Um especialista em orientação vocacional também poderá te ajudar bastante nessa caminhada.

Os estudos na área de biológicas

Onde fazer medicina? Salvar vidas, descobrir novas espécies, garantir a saúde pública… As ciências biológicas constituem uma área ampla e cheia de possibilidades.

De modo geral, quem opta por um curso da área de Biológicas é bastante curioso, gosta do contato com a natureza e com o ser humano, e tem interesse por pesquisas em laboratórios. Seu principal objetivo é pesquisar sobre a estrutura, forma, evolução e funcionamento dos seres vivos e como eles se relacionam com o meio ambiente.

Sendo assim, podemos dizer que os cursos de Ensino Superior podem ser subdivididos em:

  • Bacharelado: ao concluir o curso de graduação em diversas áreas, é concedido o título de bacharel aos estudantes. Sua média de duração pode variar de 3 a 6 anos.
  • Licenciatura: o estudante que recebe seu título fica apto a ministrar aulas em escolas do Ensino Médio, Fundamental e Infantil. A demanda de professores cresce a cada dia, visto a necessidade de capacitação dos mesmos para que possam ministrar aulas.
  • Tecnólogo: é uma opção para aqueles que desejam ter um diploma superior mas preferem uma formação mais focada no mercado de trabalho e menos no aspecto acadêmico. Depois de concluir a formação, o estudante recebe o título de tecnólogo e não bacharel. Os cursos, além de serem ofertados na modalidade presencial, são facilmente encontrados na modalidade EAD ou semipresencial. Com uma duração mais curta – em geral 2 anos e meio -, possuem grade curricular voltada para áreas mais específicas da TI. Instituições como Senac, Senai, IFES e UFMS oferecem formações de tecnólogos reconhecidas e de qualidade. Dica: é importante sempre se certificar de que a grade curricular e o diploma seja reconhecido pelo MEC.

As carreiras relacionadas à área de biológicas

Já fez o teste vocacional e sua área de interesse é a de biológicas? Que tal conhecer algumas das principais carreiras existentes? Selecionamos aqui a descrição de algumas profissões selecionadas pelo site Cursos Superiores:

  • Biologia: também chamado de Ciências Biológicas, é um dos cursos mais amplos desta área. O bacharel é capaz de fazer análises sobre a interação desses seres. O biólogo tem a formação bastante diversificada e pode tomar vários rumos após a graduação: pesquisas científicas em laboratório ou de campo, magistério, meio ambiente, técnicas de controle de pragas, etc. Durante os quatro anos de curso, o aluno estuda Anatomia, Física, Biologia Matemática, Geologia e Paleontologia, Zoologia, Microbiologia, Botânica, Ecologia, Citogenética, Histologia, Evolução, Parasitologia, Biotecnologia, etc. A graduação oferece as duas modalidades: bacharelado e licenciatura.
  • Biomedicina: o biomédico é o profissional que vai estudar, em laboratório, as doenças que atacam os seres humanos. Por meio dessas análises, ele descobre as causas, os antídotos, maneiras de prevenir e os tratamentos. O bacharel também faz análises ambientais, de alimentos, etc. Atua em vários segmentos de análises laboratoriais: materiais genéticos, estruturas de células, dos organismos, vírus, bactérias, parasitas, venenos e etc. São quatro anos de percurso com matérias, tais como: Química Orgânica, Analítica e Inorgânica, Bioestatística, Biossegurança, Genética, Microbiologia, Radiobiologia, Biologia Celular, Molecular, Bioquímica, Farmacologia, Análises Ambientais, Patologia, Ecologia, Epidemiologia, Imunologia, entre outras.
  • Educação Física: profissional de Educação Física é responsável pelas atividades físicas, bem como a preparação de pessoas para executá-las. Ele treina atletas de todas as categorias para competições esportivas, orienta indivíduos durante a ginástica laboral, etc. A graduação oferece as duas modalidades: licenciatura e bacharelado; assim, o profissional decide se quer atuar em escolas ou academias, clubes, etc. A Faculdade tem duração de quatro anos e o aluno cursa disciplinas como: Anatomia, Metodologia do Atletismo, Ginásticas, Futebol, Natação, Basquetebol, Voleibol, Handebol, Fisiologia, Psicologia do esporte e outras.
  • Enfermagem: graduado no curso de Enfermagem é capacitado a trabalhar nos diversos setores de um hospital, diagnósticos, exames são funções do enfermeiro; porém, pode atuar na fiscalização de unidades de saúde, coordenar equipes de técnicos e auxiliares, cuidar dos clientes e afins. Durante os quatro anos de estudos, o aluno enfrentará matérias como: Biologia Humana, Biofísica, Bioquímica, Informática, Genética, Estatística, Fisiologia, Parasitologia, Imunologia, Enfermagem do Trabalhador e etc.

Quais as opções de careira para biológicas? Não se sinta como um rato de laboratório! Você tem o poder da escolha e pode decidir qual é sua profissão ideal!

  • Esporte: a graduação em Esporte se diferencia da Educação Física – embora disputem as mesmas vagas no mercado de trabalho. O profissional dessa área vai atuar na preparação de atletas, preparação física e trabalha, também, em escolas, clubes, etc. É apto para prestar serviços de marketing esportivo, gestão de clube, gerenciamento de equipes, etc. O curso tem duração de quatro anos e entre as disciplinas da graduação estão: Biologia, Economia, Marketing, Medicina Esportiva. Para atuar em escolas, o profissional deve cursar Educação Física.
  • Fisioterapia: o fisioterapeuta é a profissão da pessoa que vai lidar com lesões, tratamento com gestantes, portadores da síndrome de down, idosos, pessoas que possuem más formações ou com problemas de postura, entre outros. A graduação na área tem duração de quatro anos. Nesse período, estuda-se Anatomia, Fisiologia, Patologia, Neurologia, Ortopedia, Massoterapia, etc.
  • Fonoaudiologia: o fonoaudiólogo estuda a comunicação humana. O profissional avalia e dá os diagnósticos sobre possíveis problemas de fala, audição, escrita e leitura. Seu campo de trabalho é vasto. Atua em diversos locais, como escolas, hospitais, TV, consultórios, onde auxilia atores, cantores e afins. A graduação é de quatro anos e o abrangente curso de Fonoaudiologia permite aos alunos assistir aulas de Anatomia, Fisiologia, Genética, Psicologia, Pedagogia, Linguagem Oral e Escrita, entre outras.
  • Gestão Ambiental: estuda os impactos ambientais causados pelas atividades humanas e garante o uso racional dos recursos naturais,  orientando como deve ocorrer a exploração do solo, florestas, água, etc.
  • Medicina: o médico é o profissional capacitado para diagnosticar, remediar e curar doenças. Ele exerce sua função com a saúde humana e/ou animal. A Medicina é um campo muito vasto, com 53 especialidades reconhecidas. Porém, se ele não quiser se especializar, fica com título de médico generalista. Para isso, o médico precisa entender bem o funcionamento do corpo: os órgãos, sistemas e aparelhos. O curso de Medicina dura, em média, seis anos. Para quem deseja se especializar, estudará mais alguns anos. Durante a graduação, o aluno estuda Bioquímica, Anatomia, Embriologia, Histologia, Farmacologia, Parasitologia, Microbiologia, Fisiologia, Imunologia, Anestesiologia, entre outras disciplinas.
  • Odontologia: o profissional de Odontologia é capacitado para cuidar de problemas bucais. Ele faz cirurgias, faz limpezas e tratamentos. Trata da educação e higiene bucal: o uso do fio dental e instruções para a escovação de forma correta. Ele cuida de toda a parte da boca: gengiva, dentes, língua e afins. Em cinco anos, o aluno estuda Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Bioquímica, Imunologia, Cirurgia e Traumatologia, Próteses Dentárias, Ortodontia, Dentística e outras disciplinas
  • Quiropraxia: o quiroprático é o profissional que atua no campo do diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas mecânicos que atingem os sistemas do corpo humano: o nervoso, o muscular e o esquelético; o especialista os trata, por meio de técnicas manuais, orientação e exercícios de reabilitação. O curso dura cinco anos e o estudante adquire conhecimentos na área de Anatomia, Fisiopatologia, Fisiologia, Biomecânica e etc.

Saiba que você sempre pode consultar todos os cursos na área de Ciências Biológicas reconhecidos pelo MEC no portal e-mec.

Uma boa preparação

Ciências biológicas e as possibilidades de estudos superiores estão aqui! Quer passar em medicina? Bem, o segredo é simples….

Não importa a sua área de estudos: biológicas, exatas ou humanas. É claro, além de estudar por conta própria por meio de sites especializados e das muitas opções de cursinho existentes (e que custam bem caro na maioria das vezes!), também é perfeitamente possível fazer aulas particulares com especialistas em apoio escolar. Uma alternativa eficiente e sob medida para aumentar suas chances de sucesso. No Superprof, o preço médio de uma hora de preparação para conseguir passar no vestibular é 58 reais!

Os profissionais cadastrados no portal têm perfis qualificados e são capazes de se adaptar aos seus objetivos pessoais. Depois de alguns encontros, você vai sentir a diferença: estudos com foco e sob medida. Você vai descobrir exatamente qual será seu futuro profissional! Um programa perfeito para se preparar para as provas do vestibular. Experimente!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar