Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Orientação vocacional no Ensino Médio: descubra os testes possíveis!

De Fernanda, publicado dia 21/02/2018 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Teste vocacional: a resposta para suas dúvidas?

Você não sabe o que fazer depois de terminar o Ensino Médio? E se você reservasse alguns minutos para responder a um questionário de orientação?

Os testes vocacionais são considerados hoje em dia como a primeira etapa do processo de orientação vocacional como um todo. Eles despertam reflexões e análises nos estudantes, além de apontarem áreas de interesse e novas profissões ainda desconhecidas dos orientandos.

Para descobrir qual é sua profissão ideal, o aluno pode passar por uma análise externa e assim validar seu projeto. O teste de orientação pode ser aplicado para indicar a formação que o estudante pode seguir, mas também pode confortá-lo em relação a suas indecisões, receios e, por fim, ajudá-lo na grande escolha.

Descubra por que fazer um teste de orientação!

Por que fazer um teste de orientação vocacional?

Para que serve um teste profissional? Entrar para o Ensino Superior pode ser um processo traumático para muitos. E por que não amenizar isso? Os testes vocacionais podem ser um passo inicial nessa empreitada.

Escolher uma profissão é para muitos jovens e adolescentes motivo de temores e pesadelos. De acordo com muitos especialistas, o teste vocacional – seja ele online, aplicado por psicólogos ou até mesmo na própria instituição de ensino, o que é o mais comum – deve ser o primeiro passo para que o jovem passe a entender quais são seus possíveis caminhos no futuro.

No entanto, mesmo assim, ao precisar escolher uma profissão, muitos jovens se sentem pressionados, sobretudo por causa da pouca idade.

É por isso que, além dos testes vocacionais, os pais devem buscar ajuda de profissionais que deem o apoio necessário, seja nas próprias escolas, em clínicas particulares de orientação vocacional ou em faculdades de psicologia, que geralmente oferecem o serviço de graça ou a um valor bem acessível.

Quando os testes vocacionais tradicionais surgiram há alguns anos, eles indicavam os caminhos a serem seguidos, com base em três grandes áreas de conhecimento: humanas, exatas e biológicas.

Hoje em dia, a metodologia dos questionários mudou: os psicólogos passaram a desenvolver testes qualitativos. Existem mais questionamentos, reflexões, elementos que contribuem para o autoconhecimento. A tendência é criar um processo de diálogo, e a orientação é mais no sentido de descoberta dos próprios interesses e habilidades.

Existem muitas questões envolvendo o futuro e que estão em jogo na hora de tomar uma decisão. O teste vocacional Me Salva Orienta!, por exemplo, auxilia o estudante a refletir sobre os seguintes aspectos:

Curso Técnico ou Superior: por meio de um teste de personalidade ou um profissional, você entende seu perfil profissional e consegue definir com mais segurança qual tipo de curso combina com a sua futura carreira.

Estudar em Universidade Pública ou Privada: qual caminho seguir depois do ensino médio? Com base nos resultados do seu teste de personalidade e do seu teste vocacional,  você recebe a orientação pessoal e profissional e descobre o que é prioridade para você.

Curso, Faculdade EAD ou Presencial: descubra o que é melhor para a sua carreira com o quizz de profissão. Responda com sinceridade às perguntas do teste de personalidade e veja qual tipo de curso combina mais com você, sua rotina e orientação vocacional. Aproveite a oportunidade e descubra sua profissão!

Morar fora: o que faz mais sentido para você no seu atual momento de vida? Descubra seu talento por meio da orientação pessoal certa de acordo com seu teste de personalidade ou teste vocacional. Conheça melhor as suas prioridades e expectativas e saiba as oportunidades e aprendizados que a aventura de morar sozinho podem te proporcionar.

Aprender um novo idioma: Saiba qual idioma você deve priorizar com base no seu perfil pessoal e no mercado de trabalho. Com o resultado do seu teste vocacional e seu nível de inglês, aponta quais as melhores direções.

Teste Vocacional: descubra seu talento por meio do quizz de profissão e entenda qual carreira tem mais a ver você com base no seu teste de personalidade. Ciências Humanas ou Exatas, Sociais aplicadas ou Biológicas? O app Me Salva! Orienta indica quais áreas do conhecimentos combinam mais com o seu perfil pessoal e profissional. Descubra sua profissão!

Onde encontrar um teste de orientação vocacional?

Onde encontrar informações sobre orientação vocacional na web. Existem diversos sites e portais que dão apoio para você se informar sobre carreira e profissões.

Testes de orientação online

Os testes de orientação on-line são certamente a maneira mais fácil de obter respostas para suas perguntas em apenas alguns minutos. Em geral elaborados por uma equipe pedagógica e psicológica, o teste de personalidade ajuda a descobrir as profissões e todas as formações possíveis de acordo com algumas áreas (exatas, sociais aplicadas, linguísticas, humanas, agrárias, biológicas…).

Veja aqui alguns sites e portais onde você pode encontrar testes vocacionais:

  • Teste Vocacional do Extra Online
  • Centro Europeu
  • Uol Vestibular
  • Veja
  • Vestibular seriado
  • Giro de Profissões
  • Mundo vestibular
  • Guia da Carreira
  • Carlos Martins
  • Sou Vestibulando
  • A Real Me
  • Guia do Estudante

Na era da Internet, também é possível baixar um teste de orientação grátis diretamente em seu smartphone!

Há muitos aplicativos educacionais que orientam os alunos e os pais no caminho a ser seguido. Basta baixar o aplicativo e acessar em alguns minutos uma série de testes especificamente orientados para estudantes em busca de autoconhecimento.

Há ainda testes de orientação gratuitos aplicados por ONGs e associações, centros de psicologia em Universidades e outras instituições.

Testes de orientação com um profissional

O estudante pode optar por um teste vocacional mais completo. Esse tipo de teste pode ser aplicado por profissionais de orientação vocacional, formados em psicoterapeuta ou psicologia. Em geral, todo o processo leva vários dias pois existem diversas etapas envolvidas.

A maioria dos pais prefere que seu filho participe de um programa de orientação profissional na própria escola. Mas infelizmente nem sempre isso é possível, sobretudo nas instituições públicas de ensino, onde as iniciativas ainda são pontuais.

No entanto, devido a um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e à crescente complexidade na hora de escolher seu curso de graduação, cresce a quantidade de pais e estudantes que procuram uma orientação. É por isso que novos profissionais e agências de orientação abrem todos os anos no Brasil!

Aqui estão as diferentes estruturas onde fazer cursos de orientação vocacional e coaching profissional:

  • As Universidades e outras Instituições de Ensino Superior conduzem, em geral, projetos de orientação vocacional comunitários e gratuitos – informe-se em de sua cidade;
  • Da mesma forma, existem associações ou ONGs que desenvolvem programas de orientação profissional em escolas públicas e para a comunidade em geral. Podemos citar duas indicações: a ONG Colmeia e o Centro de Integração Empresa Escola.
  • Junto aos psicólogos das instituições escolares públicas ou privadas,
  • Em agências de orientação vocacional privadas,
  • Nos consultórios de psicologia,
  • Em grandes empresas de coaching,
  • Há ainda também muitos sites e portais especializados que oferecem conteúdos que podem ajudá-lo nessa hora.

Como funciona uma orientação vocacional

Vamos falar sobretudo de uma aplicação do teste vocacional com um acompanhamento especializado de um profissional – o psicólogo, na maioria das vezes.

A primeira fase é de levantamento das aptidões do jovem: isso por meio de de conversas, dinâmicas e exercícios. Dessa primeira interação já é possível mapear os interesses e a personalidade do orientando. O profissional, com essas informações, traça o seu perfil e então apresenta uma lista de áreas do conhecimento alinhadas aos interesses do indivíduo. Além disso, o orientador também pode apresentar profissões que o aluno desconhecia até então.

Normalmente, esses encontros são permeados com a visita a diferentes ambientes de trabalho ou o conhecimento mais aprofundado de cada profissão. Os orientadores e os projetos de orientação vocacional nas escolas costumam realizar encontros com especialistas e visitas a empresas.

Nas etapas seguintes, são apontados possíveis cursos e carreiras pertencentes às áreas de interesse do estudante.

O teste de orientação vocacional é suficiente para descobrir seu caminho?

Como reforçamos acima, é claro que não basta fazer um simples teste de orientação para escolher qual rumo seguir no Ensino Superior!

Como passar um teste de personalidade com um psicólogo da escola? O teste de orientação não substitui a entrevista individual com um especialista em orientação escolar.

O teste de orientação é apenas um primeiro passo de orientação para os indecisos. O objetivo é, acima de tudo, amadurecer seu pensamento e começar a explorar os muitos caminhos possíveis após o fim do Ensino Médio.

O teste de orientação permanece fiel aos seus primeiros objetivos, mas não é a única ferramenta de apoio ao estudante. Certamente leva mais de vinte minutos para decidir todo o seu futuro profissional!

Mas não entre em pânico: para definir novos objetivos e se sentir plenamente seguro na hora de escolher a sua profissão e o seu curso de graduação, basta marcar uma consulta com um especialista na questão.

No Superprof, nossos especialistas em orientação cobram uma média de 68 reais por hora de coaching escolar. Em três ou quatro horas, o aluno do ensino médio será capaz de obter um relatório de orientação de qualidade e passar por um teste de personalidade e um teste de orientação feito por um profissional!

Então, por que não encontrar a resposta às suas perguntas com o teste de orientação vocacional?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar