Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Por que escolher a área de biológicas?

De Fernanda, publicado dia 17/04/2018 Blog > Apoio Escolar > Orientação Vocacional > Orientação vocacional: cursos superiores em biológicas

Bem, essa área do conhecimento compreende muitos cursos e possibilidades de formação. Mas mesmo com muitas possibilidades de escolha, o objetivo final de todos os estudantes que se direcionam para a área de biológicas é o mesmo: estudar a vida e a natureza.

Na edição 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), a carreira de biólogo foi a sétima com o maior número de inscritos, ficando atrás de administração, pedagogia, direito, medicina, educação física e enfermagem.

De Medicina à Oceanografia, de Odontologia à Biotecnologia…. A área de Ciências Biológicas é ampla e abrange muitas carreiras diferentes entre si. Se fosse possível resumir essa área em poucas palavras, seria o estudo da vida. Em todas as suas formas (seres humanos, animais, plantas…), desde os microorganismos até os ecosistemas mais complexos.

Embora a biologia moderna tenha se desenvolvido há pouco tempo, as ciências relacionadas e incluídas nela foram estudadas desde os tempos antigos. A filosofia natural foi estudada já nas antigas civilizações da Mesopotâmia, do Egito, do subcontinente indiano e da China. No entanto as origens da biologia moderna e sua abordagem ao estudo da natureza são mais frequentemente remontadas à Grécia antiga. A medicina foi especialmente bem estudada pelos estudiosos islâmicos que seguiam as tradições do filósofo grego, enquanto a história natural inspirou fortemente o pensamento aristotélico, especialmente na defesa de uma hierarquia fixa da vida.

Ainda em dúvida sobre qual curso superior escolher para construir a sua carreira? O Superprof está aqui para isso! Nesse artigo, trazemos algumas dicas e mais informações sobre os caminhos possíveis na área de biológicas.

Por que biológicas?

Ciências Biológicas é o caminho! Preocupação com o meio ambiente: hoje em dia todas as empresas procuram por profissionais especializados na questão ambiental.

Pois bem: você conseguiu chegar à etapa mais importante da sua vida! Os anos finais do Ensino Médio exigem dedicação, disciplina, mas sobretudo conhecimento e segurança para conseguir decidir sobre o seu futuro profissional e acadêmico.

E a Ciência Biológica é uma área do conhecimento que oferece muitas oportunidades para aqueles que desejam se dedicar profissionalmente ao estudo da vida e da Terra.

Hoje em dia, esse campo de atuação é amplo. Por exemplo: um dos setores com maior destaque no mundo contemporâneo é o ambiental. A preocupação com a sustentabilidade é algo atual e presente em praticamente todas as empresas. Além disso, há cada vez mais rigor na legislação ambiental, o que gera mais demanda de profissionais especializados e que elaborem e analisem relatórios de impacto ambiental.

Prefeituras, secretarias e órgãos federais, indústria e empresas que lidam com a questão ambiental estão constantemente procurando profissionais dedicados a esta área. Portanto, seja como bacharel, licenciado ou tecnólogo, as taxas de empregabilidade são boas.

E então, você sempre teve uma queda pela área de biológicas e nunca soube muito bem para qual curso superior se direcionar?

Vamos começar conhecendo as diferentes modalidades de estudos superiores existentes e reconhecidas pelo MEC:

  • Bacharelado: ao concluir o curso de graduação em diversas áreas, é concedido o título de bacharel aos estudantes. Sua média de duração pode variar de 3 a 6 anos.
  • Licenciatura: o estudante que recebe seu título fica apto a ministrar aulas em escolas do Ensino Médio, Fundamental e Infantil. A demanda de professores cresce a cada dia, visto a necessidade de capacitação dos mesmos para que possam ministrar aulas.
  • Tecnólogo: é uma opção para aqueles que desejam ter um diploma superior mas preferem uma formação mais focada no mercado de trabalho e menos no aspecto acadêmico. Depois de concluir a formação, o estudante recebe o título de tecnólogo e não bacharel. Os cursos, além de serem ofertados na modalidade presencial, são facilmente encontrados na modalidade EAD ou semipresencial. Com uma duração mais curta – em geral 2 anos e meio -, possuem grade curricular voltada para áreas mais específicas da TI. Instituições como Senac, Senai, IFES e UFMS oferecem formações de tecnólogos reconhecidas e de qualidade. Dica: é importante sempre se certificar de que a grade curricular e o diploma seja reconhecido pelo MEC.

Opções de cursos superiores de biológicas

Orientação vocacional! Ao contrário do que muitos pensam, a medicina não é uma ciência exata!

Certo: então você acaba de concluir o seu teste vocacional e sua área de interesse não é de humanas nem de exatas: você nasceu para trabalhar com biológicas! Vamos conhecer os principais cursos superiores existentes? Descrevemos aqui a descrição de algumas profissões existentes selecionadas pelo site Cursos Superiores::

  • Biologia: também chamado de Ciências Biológicas, é um dos cursos mais amplos desta área. O bacharel é capaz de fazer análises sobre a interação desses seres. O biólogo tem a formação bastante diversificada e pode tomar vários rumos após a graduação: pesquisas científicas em laboratório ou de campo, magistério, meio ambiente, técnicas de controle de pragas, etc. Durante os quatro anos de curso, o aluno estuda Anatomia, Física, Biologia Matemática, Geologia e Paleontologia, Zoologia, Microbiologia, Botânica, Ecologia, Citogenética, Histologia, Evolução, Parasitologia, Biotecnologia, etc. A graduação oferece as duas modalidades: bacharelado e licenciatura.
  • Biomedicina: o biomédico é o profissional que vai estudar, em laboratório, as doenças que atacam os seres humanos. Por meio dessas análises, ele descobre as causas, os antídotos, maneiras de prevenir e os tratamentos. O bacharel também faz análises ambientais, de alimentos, etc. Atua em vários segmentos de análises laboratoriais: materiais genéticos, estruturas de células, dos organismos, vírus, bactérias, parasitas, venenos e etc. São quatro anos de percurso com matérias, tais como: Química Orgânica, Analítica e Inorgânica, Bioestatística, Biossegurança, Genética, Microbiologia, Radiobiologia, Biologia Celular, Molecular, Bioquímica, Farmacologia, Análises Ambientais, Patologia, Ecologia, Epidemiologia, Imunologia, entre outras.
  • Educação Física: profissional de Educação Física é responsável pelas atividades físicas, bem como a preparação de pessoas para executá-las. Ele treina atletas de todas as categorias para competições esportivas, orienta indivíduos durante a ginástica laboral, etc. A graduação oferece as duas modalidades: licenciatura e bacharelado; assim, o profissional decide se quer atuar em escolas ou academias, clubes, etc. A Faculdade tem duração de quatro anos e o aluno cursa disciplinas como: Anatomia, Metodologia do Atletismo, Ginásticas, Futebol, Natação, Basquetebol, Voleibol, Handebol, Fisiologia, Psicologia do esporte e outras.
  • Enfermagem: graduado no curso de Enfermagem é capacitado a trabalhar nos diversos setores de um hospital, diagnósticos, exames são funções do enfermeiro; porém, pode atuar na fiscalização de unidades de saúde, coordenar equipes de técnicos e auxiliares, cuidar dos clientes e afins. Durante os quatro anos de estudos, o aluno enfrentará matérias como: Biologia Humana, Biofísica, Bioquímica, Informática, Genética, Estatística, Fisiologia, Parasitologia, Imunologia, Enfermagem do Trabalhador e etc.

Quais são as carreiras em biológicas? O estudo da anatomia e dos movimentos do corpo também é profissão.

  • Esporte: a graduação em Esporte se diferencia da Educação Física – embora disputem as mesmas vagas no mercado de trabalho. O profissional dessa área vai atuar na preparação de atletas, preparação física e trabalha, também, em escolas, clubes, etc. É apto para prestar serviços de marketing esportivo, gestão de clube, gerenciamento de equipes, etc. O curso tem duração de quatro anos e entre as disciplinas da graduação estão: Biologia, Economia, Marketing, Medicina Esportiva. Para atuar em escolas, o profissional deve cursar Educação Física.
  • Fisioterapia: o fisioterapeuta é a profissão da pessoa que vai lidar com lesões, tratamento com gestantes, portadores da síndrome de down, idosos, pessoas que possuem más formações ou com problemas de postura, entre outros. A graduação na área tem duração de quatro anos. Nesse período, estuda-se Anatomia, Fisiologia, Patologia, Neurologia, Ortopedia, Massoterapia, etc.
  • Fonoaudiologia: o fonoaudiólogo estuda a comunicação humana. O profissional avalia e dá os diagnósticos sobre possíveis problemas de fala, audição, escrita e leitura. Seu campo de trabalho é vasto. Atua em diversos locais, como escolas, hospitais, TV, consultórios, onde auxilia atores, cantores e afins. A graduação é de quatro anos e o abrangente curso de Fonoaudiologia permite aos alunos assistir aulas de Anatomia, Fisiologia, Genética, Psicologia, Pedagogia, Linguagem Oral e Escrita, entre outras.
  • Gestão Ambiental: estuda os impactos ambientais causados pelas atividades humanas e garante o uso racional dos recursos naturais,  orientando como deve ocorrer a exploração do solo, florestas, água, etc.
  • Medicina: o médico é o profissional capacitado para diagnosticar, remediar e curar doenças. Ele exerce sua função com a saúde humana e/ou animal. A Medicina é um campo muito vasto, com 53 especialidades reconhecidas. Porém, se ele não quiser se especializar, fica com título de médico generalista. Para isso, o médico precisa entender bem o funcionamento do corpo: os órgãos, sistemas e aparelhos. O curso de Medicina dura, em média, seis anos. Para quem deseja se especializar, estudará mais alguns anos. Durante a graduação, o aluno estuda Bioquímica, Anatomia, Embriologia, Histologia, Farmacologia, Parasitologia, Microbiologia, Fisiologia, Imunologia, Anestesiologia, entre outras disciplinas.
  • Odontologia: o profissional de Odontologia é capacitado para cuidar de problemas bucais. Ele faz cirurgias, faz limpezas e tratamentos. Trata da educação e higiene bucal: o uso do fio dental e instruções para a escovação de forma correta. Ele cuida de toda a parte da boca: gengiva, dentes, língua e afins. Em cinco anos, o aluno estuda Anatomia, Fisiologia, Microbiologia, Bioquímica, Imunologia, Cirurgia e Traumatologia, Próteses Dentárias, Ortodontia, Dentística e outras disciplinas
  • Quiropraxia: o quiroprático é o profissional que atua no campo do diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas mecânicos que atingem os sistemas do corpo humano: o nervoso, o muscular e o esquelético; o especialista os trata, por meio de técnicas manuais, orientação e exercícios de reabilitação. O curso dura cinco anos e o estudante adquire conhecimentos na área de Anatomia, Fisiopatologia, Fisiologia, Biomecânica e etc.

Saiba que você sempre pode consultar todos os cursos na área de Ciências Biológicas reconhecidos pelo MEC no portal e-mec.

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar