Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O passo a passo para fazer um intercâmbio de inglês por agência

De Marcia, publicado dia 02/04/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Uma agência prepara a sua estadia em um país de língua inglesa

Investir na educação é, sem dúvidas, sempre interessante, e é por isso que os cursos de capacitação relacionados ao sistema universitário se desenvolveram nas últimas décadas. Hoje, fazer um intercâmbio ou mesmo uma viagem turística a um país de língua inglesa é uma boa maneira de aprender o idioma e se familiarizar com o universo britânico, americano ou australiano.

É fato que, a cada ano, centenas de jovens brasileiros partem para o exterior para aprender inglês “direto da fonte”. E você? Está pensando em organizar o seu intercâmbio a partir de uma agência? Para ajudá-lo nisso, preparamos algumas dicas valiosas. Acompanhe!

Por que estudar em um país de língua inglesa?

Ir para o exterior é o sonho de muitos estudantes, especialmente aqueles que já tomam aulas de inglês aqui no Brasil. Em muitas áreas do mercado, o domínio da língua de Shakespeare já se tornou indispensável. Quer exemplos?

Viagem planejada por décadas Há quem sonhe, desde muito jovem, em ir ao exterior.

  • Em marketing , a fim de entender os termos universais usados;
  • Em eventos ou comunicação , para atender um público internacional;
  • Nas relações internacionais , para estar apto a negociar com pessoas de todas as partes do mundo;
  • No turismo , para se adaptar e atender as necessidades dos clientes.

Além disso, cada vez mais, outros setores, como engenharia ou estudos tecnológicos, exigem um bom nível de inglês. É por isso que os cursos de idiomas já se tornaram muito populares entre os brasileiros. No entanto, alguns preferem ousar um pouco mais e embarcar para um país estrangeiro para alavancar seu nível de inglês.

Seja para desenvolver suas habilidades no idioma, preparar-se para um concurso de idiomas ou melhorar seu currículo profissional, escolher um país de língua inglesa para estudar tem muitas vantagens. A princípio, podemos citar:

  • Interesse em aprender inglês, que é a linguagem universal de referência;
  • Entendimento de questões culturais, como a Grã-Bretanha, ou a expatriação da Austrália;
  • Treinamento com nativos, que é sempre mais eficiente;
  • Acesso à uma diversidade cultural, literária ou culinária.

Mas é importante saber que uma viagem para a Inglaterra ou os Estados Unidos, precisa ser preparada com semanas ou até meses de antecedência! Por quê? Porque uma imersão total em uma família anfitriã e a realização de alguns cursos avançados em inglês requerem organização prévia para que tudo seja preparado para a recepção do estudante.

É por isso que muitas vezes é recomendado passar por uma agência especializada em intercâmbios para ir a um país de língua inglesa.

Escolha o tipo de intercâmbio que você deseja com a ajuda de uma agência

Antes de qualquer outra coisa, e antes de se imaginar no país de Harry Potter ou trocando ideia com James LeBron, você tem que seguir algumas etapas. A primeira é saber por que você quer fazer um curso de inglês. Os elementos que precisam ser levados em conta são:

  • Seu nível: você quer progredir em inglês e preencher lacunas ou quer começar do zero?
  • Sua disponibilidade: você quer uma fórmula intensiva ao longo de alguns dias, ou deseja passar vários meses no país estrangeiro?
  • Suas preferências: Inglaterra, Estados Unidos ou Austrália?
  • Seus prazos: você vai viajar nas férias ou está em um momento apenas de estudos?
  • Seu orçamento: de algumas centenas a milhares de euros ou dólares, o curso de inglês no exterior pode ser caro.

Esses critérios são essenciais para determinar que tipo de agência especializada você contatará. Algumas oferecem as seguintes possibilidades:

  • Acampamentos de férias de verão ou inverno;
  • Preparação para exames oficiais de língua inglesa;
  • Cursos de inglês direcionados para crianças, adolescentes, adultos ou profissionais.

Em média, para falar inglês fluentemente, são necessárias 350 a 400 horas de treinamento…

Em paralelo, algumas agências também podem oferecer serviços adicionais, ideais se você estiver procurando por um curso de idioma exclusivo:

  • Imersão em uma família hospedeira;
  • Estágio de pesquisa em negócios;
  • Sistema de trabalho de férias ou voluntariado;
  • Uma escola de idiomas com vários idiomas estrangeiros, para se preparar para um exame.

Onde ficar durante o intercâmbio Há agências que programam até mesmo a estadia do estudante.

Entre os centros de idiomas, a Grã-Bretanha é o principal destino escolhido pelos estudantes do mundo, seguido pelos Estados Unidos e Canadá.

Antes de escolher uma viagem de idiomas e uma agência para acompanhá-lo, é essencial fazer um balanço de suas necessidades. Desta forma, você poderá escolher a organização mais adaptada ao objetivo principal da sua estadia.

O orçamento também é importante para determinar a sua escolha: um intercâmbio, dependendo do formato, pode custar caro. O planejamento financeiro também é uma etapa indispensável para preparar-se para a sua viagem de estudos.

Faça aulas de ingles com um de nossos “super profes”!

Agências que ajudam a organizar uma viagem de idiomas

Agências que proporcionam a ida do estudante a um país de língua inglesa são plataformas para cursos intensivos ou cursos individuais no país de destino. Geralmente, existem vários tipos de instituições:

  • Agências que oferecem cursos e programas educacionais;
  • Agências de correspondência entre famílias anfitriãs e jovens aprendizes;
  • Agências que organizam de A a Z o seu projeto de estudos;
  • Agências que são plataformas de troca de conselhos para ir para o exterior.

Cuidado: no entanto, ficar no exterior é um mercado lucrativo e muitas agências fingem ser boas interlocutoras, mas uma vez feita a reserva, simplesmente desaparecem … É por isso que é altamente recomendável direcionar sua pesquisa para organizações reconhecidas, como federações linguísticas oficiais, organizações certificadas e escolas de idiomas internacionais que são “famosas” mundialmente.

Essas organizações geralmente oferecem vários destinos de língua inglesa, incluindo a África do Sul, Nova Zelândia e Malta. Os destinos costumam ser acessíveis a brasileiros e costumam ser recomendados de acordo com as vontades, perfil e necessidades do aluno. A ideia é que a sua viagem seja uma experiência fantástica, não somente no que está ligado a aprendizagem do idioma.

Em média, os alunos passam quatro semanas estudando, mas há pessoas que aderem a fórmulas mais sucintas (é possível fazer um curso de duas semanas, por exemplo), ou estendidas, nas quais o brasileiro passa meses ou até mesmo anos no país estrangeiro.

É por isso que as fórmulas de estadia propostas diferem enormemente e devem ser comparadas. Por exemplo, se você quer combinar experiência profissional e cursos de idiomas, ir para a Inglaterra é uma boa opção: você terá um grande mercado de trabalho, que está constantemente a procura de profissionais de outras partes do mundo. Se procura uma mudança de cenário ou se destacar no mercado com o seu CV, Malta ou a África do Sul são opções melhores.

Da mesma forma, algumas escolas oferecem aulas de manhã, tarde ou finais de semana. Você tem que ser capaz de encontrar a fórmula que irá ajudá-lo a alcançar seu objetivo!

Há quem deseja mais autonomia ao montar o seu pacote, enquanto outros preferem modelos pré-estabelecidos. Cabe a você encontrar a agência certa para ir a um país de língua inglesa!

As etapas para organizar os estudos da língua inglesa

Para organizar uma viagem linguística de acordo com as suas necessidades, é importante fazer uma comparação das diferentes agências de viagens no exterior. Olhe para aquelas que oferecem a fórmula mais adequada e compare os preços. Quanto mais tempo você fica, mais o preço por período tende a diminuir, mas às vezes os montantes se tornam muito altos!

Quanto custará a viagem? Comparar preços é fundamental para fazer uma boa escolha.

Uma vez que este primeiro processo de pesquisa é feito, e você conclui a sua escolha, tudo o que você precisa fazer é se deixar guiar. Inicialmente, você terá vários procedimentos administrativos para executar, como:

  • A assinatura do seu contrato: o contrato de estadia com a família anfitriã inglesa e o seu compromisso de fazer os cursos com a escola escolhida;
  • Passaporte, candidatura e visto, para países que o exigem.

Outras medidas também precisarão ser tomadas com bastante rapidez:

  • Reserve passagens de avião para as datas da sua estadia (normalmente, quando o estudante pede o visto, precisar ter em mãos os bilhetes de ida e volta);
  • No caso de fórmulas feitas sob medida, encontre acomodação ou pousada;
  • Fotocopie e envie o seu contrato de trabalho, se houver.

É importante executar esses passos relativamente de antemão: a competição por estadias no exterior é bastante difícil. Entretanto, entrar em desespero e já sair assinando a primeira opção que aparecer pode fazer com que você se arrependa depois, ao ver que existem outras oportunidades!

Algumas agências oferecem pacotes prontos para uso em apenas alguns dias no Reino Unido ou em Malta, mas tal facilidade tem um preço: 1.100 euros por semana em média… Para outros países de língua inglesa, saiba que algumas agências têm listas de espera, por isso é melhor fazer a sua reserva o mais rápido possível, especialmente se você já tem em mente alguma data para estadia.

Por fim, também serão necessários alguns passos pessoais para preparação, como a compra de livros de leitura ou mesmo a realização de pequenos cursos de idiomas antes de deixar o Brasil, a compra dos acessórios necessários para viajar e morar no local, como roupas adequadas à temperatura (pensamos em pontos de venda específicos, diferentes no Reino Unido e Estados Unidos).

Leia e estude Livros de leitura a cursos prévios fazem parte da preparação para o intercâmbio.

E então, pronto para experimentar essa aventura? Se sim, deixe seu comentário abaixo contando para nós o destino pretendido e de que forma você está preparando para colocar esse plano em prática.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar