Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como encontrar iogues em BH?

De Carolina, publicado dia 06/07/2019 Blog > Esporte > Yoga > Onde fazer yoga em Belo Horizonte

Belo Horizonte é a capital das Minas Gerais, certo? Mas além de pedras preciosas, ouro, minério, minerais, há muitas escolas onde você aprender yoga!

Ao invés de ir para o bar porque em BH não tem mar, você também pode se desestressar com aulas coletivas e particulares dessa atividade boa para o corpo e mente!

Encontre uma lista que preparamos especialmente para você! Aqui você encontra escolas, estúdios, centros e até professores particulares de yoga.

Então, o que está esperando para começar logo suas aulas?

Procure já por aulas de yoga para iniciantes em BH! Você pode optar por aulas de yoga online ou então por aulas de yoga em casa.

Belo Horizonte também tem meditação! As curvas de Niemeyer também vão te inspirar para fazer o exercício para o corpo e mente em BH

Aulas gratuitas de Yoga em Belo Horizonte

Vamos começar com as ofertas para aqueles que não têm condições de financiar um curso em escola particular ou pagar aulas particulares para professores. As opções de cursos gratuitos de yoga em BH são diversificadas, confira algumas delas:

Yoga no Parque – Prefeitura de BH

Filosofia que trabalha o corpo e a mente com exercícios e meditação, a yoga pode ser praticada gratuitamente em alguns parques municipais de Belo Horizonte. As atividades são oferecidas pela Prefeitura, por meio de parcerias entre a Fundação de Parques Municipais (FPM) e associações que ministram as aulas. O objetivo do projeto é levar a prática da yoga para o espaço aberto, ao ar livre, proporcionando aos adeptos contato com a natureza enquanto cuidam da saúde. Confira os parques que oferecem a atividade: 

  • Parque Municipal – 1º e 2º domingo (informações: 3277.4161). Av. Afonso Pena, 1377, Centro
  • Parque Lagoa do Nado – 1º e 3º domingo (informações: 3277.7321). Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã
  • Parque Rosinha Cadar – 3º domingo (informações: 3277.4161). Rua Rodrigues Caldas, 315/Rua Matias Cardoso, 126, Bairro Santo Agostinho
  • Parque Serra do Curral – todo domingo (informações: 3277.8100). Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951, Bairro Mangabeiras

Escolas e studios de yoga em BH

Você já ouviu falar nas aulas coletivas de yoga? A vantagem é que elas são ministradas normalmente em uma escola, centro, studio especializado em yoga. Muitas oferecem aulas de várias modalidades da prática física e espiritual.

Encontre a mais perto de você e que esteja mais adequada com os seus objetivos.

Jai Vida Centro Integral Yoga

Quem quer fazer yoga (veja onde em todo o Brasil!) na zona sul de Belo Horizonte? Na Jai Vida Centro Integral de Yoga, você pode praticar a atividade para o corpo e mente pertinho da sua casa.

O Centro conta com uma grande experiência e disponibiliza aulas em várias modalidades de yoga: Yoga para Especiais, Yoga para gestantes, Mamãe (ou papai) e bebê, Yoga para pais e filhos, Yoga para crianças (1 a 4 anos), Yoga para Crianças (4 a 12 anos), Teen Yoga, Meditação, Personal Yoga, Yoga Acessível.

Aprenda mais sobre esse centro:“O Jai Vida é uma das escolas de Yoga mais antigas de Belo Horizonte, sendo uma referência na formação dos professores dos melhores núcleos da cidade. Através das aulas regulares, Curso de Formação e Workshops, nossa meta é levar ao aluno não somente a prática física, mas também o conhecimento filosófico, para que o Yoga possa ser aplicado em seu dia-a-dia. Convidamos você para tomar um chá e fazer uma aula experimental gratuita!”. 

Endereço: 

Jai Vida! – Centro de Integral Yoga
Rua Engenheiro Amaro Lanari, 220 Anchieta
Belo Horizonte – MG

Casa Vrindra

Ainda na zona sul de Belo Horizonte (conheça as opções de yoga em São Paulo), desta vez no bairro Serra, a Casa Vrindra trabalha com a comunidade inspirada nos ensinamentos de Sri Sri Guru Gouranga Radha Vrajesvara. (yoga bh)

BH também tem excelentes escolas de meditação A Serra do Curral também pode te inspirar para realizar suas asanas

Além das aulas de yoga, ela organiza uma série de ações como arrecadação de comida, Festival Indiano, etc. E no Rio de Janeiro? Onde fazer yoga na cidade maravilhosa?

Quer mais informações sobre a Casa Vrindra? “Vrinda é o Instituto Vrindavana para a Cultura e Estudos Vaisnavas. Estabelecido em 1984 e atualmente com mais de 25 centros ao redor do mundo, Vrinda é a união de todas as comunidades espirituais fundadas com a inspiração de Sri Sri Guru Gouranga Radha Vrajesvara por Srila Bhaktialoka Paramadvaiti Swami.

A ajuda real que o Vrinda pode oferecer para a humanindade: um refúgio em que a espiritualidade é o foco com práticas que reconectam o homem com seu dever eterno. Para cumprir com esse objetivo temos a Academia Vaishnava (com cursos de filosofia e culinária), o departamento de Alimentação Consciente (com pães veganos, doces, pizzas preparados com muito amor), Escola de Yoga Inbound e Bazar Indiano (com roupas, artigos de decoração e devocionais).

Temos também projetos que atuam em áreas específicas sempre conectado com nosso objetivo: Casa da Sabedoria(distribuição de alimento, roupas e atividades conscientes a comunidades carentes), Revolução da Colher (promoção do Vegetarianismo e Ecologia), Oida Terapia (Re-ligação com o teísmo pessoal), Valores e Ciência (retomada de condutas importantes para harmonizar a sociedade)

Também nessa linha, todos os domingos recebemos os amigos para o Festival Indiano, uma bela cerimônia com Mantra Yoga (canto de Mantras) com instrumentos indianos ao vivo, palestra inspiradora e jantar vegetariano gratuito. Você é nosso convidado!

Vrinda é parte integrante da Associação Mundial Vaisnava (WVA), uma entidade que reúne representantes da tradição Vaisnava da Índia.”

Endereço:

Casa Vrindra
Rua do Ouro, 1093 – Serra (BH)

Espaço Intrínseco

Para quem quiser fazer yoga no coração da Savassi, está aqui um bom local, o Espaço Intrínseco! Quer conhecer também as escolas de yoga em Porto Alegre?

Saiba mais sobre o Espaço: “O Espaço Instrínseco já foi Espaço Paulo Baeta. Fundado em janeiro de 2002 pelo professor e analista junguiano Paulo Baeta, o espaço conta atualmente com profissionais com grande formação e dedicação à área da saúde integral humana.”

 

Qual é o melhor centro de meditação de BH? Pratique a prática que faz bem para o corpo e mente!

Endereço:

Endereço: Rua Professor Moraes, 77 – Funcionários, Belo Horizonte/MG
Email: espacointrinseco@gmail.com

Gourashala

Mais um espaço dedicado à yoga na Savassi? Vale a pena dar uma olhada (ou bem mais que isso) no Gourashala. O espaço é especializado na modalidade Ashtanga.

Conheça melhor o Gourashala: “Goura Shala é um estúdio de Ashtanga Yoga situado num lugar acessível e agradável em Belo Horizonte.
Possui uma ótima estrutura e tem como principal objetivo oferecer aos alunos uma forma de bem estar e auto conhecimento através do processo de Yoga.
Um espaço especializado na prática de Ashtanga Vinyasa Yoga abordada no estilo Mysore, como foi ensinado por S. K. Pattabhi Jois. As aulas são feitas em grupo, porém o trato é individual com cada aluno, respeitando sua capacidade e seu limite.
A série de asanas (posturas) se desenvolve de acordo com a capacidade do praticante. Além das aulas de Ashtanga, temos horários de meditação, workshops e outros programas relacionado a estudos de obras do Yoga, como Yoga-Sutra de Patañjali e principalmente a Bhagavad-Gita”.

Endereço:

Gourashala
Rua Paraíba, 1051
Savassi

Yoga Shanti Studio

Uma boa opção na região leste da capital mineira? Que tal o Yoga Shanti Studio? A escola se localiza no Prado e tem várias modalidades de yoga: Hatha Yoga, Yoga Gestantes, Yoga Kids, Aerial Yoga, Vinyasa Yoga. E você já pensou em fazer yoga em Recife?

Saiba mais sobre o Yoga Shanti Studio: “Localizado no bairro Prado em Belo Horizonte, o YOGA SHANTI STUDIO, conta com uma infra-estrutura que não deixa nada a desejar.

Não deixe de praticar a meditação em Belo Horizonte Como conquistar o equilíbrio entre o físico e o espiritual em uma s
o atividade?

Quando pensamos nos acessórios de yoga (props) espaço é um dos mais bem equipados de Belo Horizonte. Possui cordas na parede, cadeiras, blocos, cordas, cintos, rolos, bolas, cobertores, almofadas, tudo para uma prática com mais alinhamento e conforto.

As práticas acontecem em uma sala ampla e bela com exclusivo jardim interno que dá ao aluno a sensação e integração com a natureza. O ambiente é silencioso e facilita o centramento e o relaxamento. A iluminação indireta foi especialmente pensada para dar um clima de acolhimento e conforto. Além de tudo isso o aluno conta com profissionais qualificados, atenção e muito carinho. No mais, somente marcado uma aula experimental para conferir.” 

Professores de Yoga de BH pelo Superprof

Já pensou em fazer aulas particulares de yoga? Com o Superprof, ficou muito fácil de encontrar o iogue ideal para te ensinar essa prática milenar.

A vantagem é que o professor vai estar inteiramente disponível para tirar suas dúvidas, corrigir seus movimentos, etc.

Conheça aqui dois perfis de professores que atendem em Belo Horizonte:

Diogo

“Namaste! Ser humano e instrutor de Yoga, ficaria feliz em expandir a união
Prática de yogasana, meditaçao e técnicas de respiração (pranayama). Sem restrição de idade ou de experiência. O objetivo das aulas é desenvolver a capacidade de auto-observação e favorecer o bem-estar. A partir do fortalecimento corporal chega-se ao conforto e a estabilidade no campo físico, o que facilita a concentração e amplia a capacidade respiratória do praticante”.

Experiências de Diogo
“Tive a oportunidade de estudar com grandes mestres, no Brasil, na França e na Índia. Em Mysore, a partir das orientações de BNS Iyengar, aprimorei minha técnicas respiratórias. Com Chidananda, descobri um prazer genuíno na prática de Ashtanga Vinyasa Yoga. Em Paris, fui bolsista do Ashtanga Yoga Paris, onde pratiquei com Sonia, Agathe e Antoine. Tive aulas regulares de Yin Yoga com Blondine, de onde sempre saía em um profundo estado de relaxamento. Fiz minha formação em Hatha e Ashtanga Vinyasa (RYT 500) no Yoga Darshanam, sob a tutela de Santosh e Roshan. Nao posso esquecer da minha querida Marcia Velloso, a pessoa que me inspirou e me motivou a praticar, estudar e compartilhar o Yoga. Om, Shanti, Shanti, Shanti”

Jana

“Com formação pelo Simplesmente Yoga com Marco Schultz, trabalho com a linha Hatha Yoga com Alinhamento, que usa acessórios que possibilitam que qualquer pessoa pratique yoga. O método objetiva alinhamento de corpo, mente e alma e preza pela permanência no àssana”.

Experiências de Jana
“Possuo 40 alunos que acompanho há 6 meses, em um estúdio no Vale do Sol e em uma ONG em Nova Lima. Resultados surpreendentes fazem parte da estória desse grupo, como eliminação de rinite, insônia, enxaquecas, mas também transformações psíquicas”.

Agora você já tem opções mais que suficientes para praticar yoga em BH. E em Brasília? Escolha a que mais estiver de acordo com seus objetivos, perto de sua casa, trabalho, faculdade e com o seu bolso!

É possível praticar yoga sozinho em BH?

Se você tem vontade de começar a praticar yoga, mas não tem tempo de fazer aulas em grupo, saiba que sim, é possível se iniciar aos princípios do yoga em casa, praticando sozinho!

aprender yoga em casa é possível Existem muitos materiais que podem ajudá-lo à praticar yoga sozinho: manuais, e-books, cursos online, etc.

Graças à internet e outras tecnologias, aprender qualquer disciplina tornou-se algo acessível a todos. Com o yoga não é diferente! Existe uma infinidade de cursos online, vídeos no Youtube, manuais, e-books e até mesmo aplicativos que podem ajudá-lo a aprender as bases do yoga.

Se você é iniciante e não está muito familiarizado com as posturas do yoga, o ideal é começar aos poucos, pelos exercícios mais simples até você se habituar. Para que esse seja um momento de descontração e que você possa aproveitar ao máximo todos os benefícios, crie um pequeno ritual:

  • Reserve algumas horas do dia para se dedicar ao aprendizado do yoga,
  • Concentre-se no momento presente e esqueça todas as atribulações da vida cotidiana durante esse momento,
  • Desligue seu celular para não ser incomodado,
  • Acenda velas aromáticas ou incenso para criar uma atmosfera relaxante,
  • Coloque seu tapete de yoga em um local calmo e espaçoso (caso não tenha muito espaço, empurre os móveis),
  • Coloque uma música relaxante para se concentrar melhor; você pode encontrar playlists especiais “yoga” no Spotify, por exemplo.

Aulas de yoga na sua cidade? Que tal procurar por aula de yoga bh, yoga no RJ, São Paulo, etc?

Uma das grandes vantagens do yoga é que você não precisa investir muito dinheiro em equipamentos e acessórios. Tudo que você vai precisar é de uma roupa confortável (calça legging e camiseta são perfeitas) e um tapete de yoga. Esse será provavelmente seu maior investimento, mas não se preocupe. Existem excelentes tapetes por um preço acessível.

Se você ainda não tem um tapete de yoga e não sabe escolher, lhe explicaremos tudo a seguir.

Exercícios para quem está começando a praticar yoga

Está preparado para começar a praticar seus primeiros exercícios de yoga? Como qualquer atividade física, quando se começa a praticar yoga alguns cuidados são necessários.

Se você é iniciante e não está muito familiarizado com as posturas do yoga, o ideal é começar aos poucos, pelos exercícios mais simples até você se habituar. Aqueles que já praticam alguma atividade física terão mais facilidade, pois pessoas ativas costumam ter mais flexibilidade.

yoga fácil para iniciantes Árvore ou vrksasana, uma das posturas mais básicas do yoga.

Para que sua aula de yoga seja um momento de descontração e que você possa aproveitar ao máximo todos os benefícios, você precisa criar um pequeno ritual que se tornará um hábito com o passar do tempo:

  • Reserve algumas horas do dia para se dedicar ao aprendizado do yoga,
  • Concentre-se no momento presente e esqueça todas as atribulações da vida cotidiana durante esse momento,
  • Desligue seu celular para não ser incomodado,
  • Acenda velas aromáticas ou incenso para criar uma atmosfera relaxante,
  • Coloque seu tapete de yoga em um local calmo e espaçoso (caso não tenha muito espaço, empurre os móveis),
  • Coloque uma música relaxante para se concentrar melhor; você pode encontrar playlists especiais “yoga” no Spotify, por exemplo.

Um detalhe muito importante e que não deve, nunca, ser esquecido: a respiração! Sim, a respiração é um dos aspectos mais importantes no yoga, uma das bases para a prática correta. Certifique-se de inspirar e expirar profundamente durante cada exercício.

Aqui estão 3 posturas fáceis e que podem ser feitas por qualquer pessoa, pois não exigem um nível de flexibilidade elevado:

Posição sentada com as pernas cruzadas

Esta posição é ideal para os debutantes no yoga, pois ela é facilmente realizada e mantém a coluna vertebral alinhada.

Sente-se com as pernas cruzadas e mantenha o busto ereto, a cabeça, o pescoço e as costas alinhados. Relaxe os ombros, coloque as mãos nos joelhos com as palmas viradas para cima e feche os olhos. Concentre-se na sua respiração.

Cadeira (utkatasana)

Essa postura aumenta a força, o equilíbrio e a estabilidade. Os isquiotibiais, quadríceps, glúteos e os músculos eretores da coluna e das costas são exercitados e fortalecidos.

Dobre os joelhos de forma que fiquem alinhados com os  tornozelos. As coxas devem estar paralelas ao chão e o tronco deve formar um ângulo de 90° com as coxas.

Una as mãos e levante-as em direção ao céu enquanto respira calmamente. Tente colocar o peso do corpo nos calcares para evitar que os joelhos avancem muito.

Árvore (vrksasana)

Nessa postura o peso do corpo é transferido para uma das pernas. Toda a sola do pé deve permanecer em contato com o chão e o joelho da outra perna é dobrado para que o pé seja apoiado na parte interna da outra coxa (posição conhecida como meia lótus).

As mãos devem ser posicionadas acima da cabeça, entrelaçadas ou em anjali mudra, e apontadas diretamente para o céu. A postura da árvore trabalha o equilíbrio e fortalece a musculatura da parte inferior do corpo.

As melhores formas de aprender yoga sozinho em BH

Hoje em dia existe uma infinidade de materiais destinados a quem deseja se iniciar na prática do yoga. Graças à internet, ficou muito mais fácil aprender qualquer disciplina e com o yoga não poderia ser diferente.

aprender posturas de yoga sozinho Uma vez que você aprender a realizar as posturas, poderá praticar o yoga onde quiser, mesmo ao ar livre.

Para aqueles que não podem (ou não querem) pagar, há a opção dos vídeos no Youtube. Muitos professores de yoga ensinam os princípios básicos da disciplina, assim como uma grande diversidade de posturas. Todavia, cuidado!

Um dos problemas do conteúdo gratuito divulgado na web é que não temos como verificar a veracidade do que está sendo dito ou mostrado. Não tem como saber se aquela pessoa é de fato uma especialista em yoga, se ela possui as qualificações necessárias para passar determinados conhecimentos.

Dessa forma, nós aconselhamos que você procure por vídeo-aulas ou DVDs, criados por professores de yoga qualificados. Dessa forma você conseguirá progredir muito mais rápido e evitará de se machucar fazendo um movimento de forma incorreta.

Há também os cursos  de yoga online, que permitem que você aprenda no seu ritmo e sem sair de casa! Ou ainda os livros e manuais. Geralmente eles são escritos por profissionais qualificados e além das posturas você também aprenderá sobre a história e a filosofia por trás do yoga.

Os benefícios do yoga e da meditação em BH

Se você anda se sentindo muito cansado e indisposto, o acúmulo de estresse e as pressões do trabalho/faculdade podem ser a razão desse mal-estar.

Para recuperar sua energia vital e melhorar sua qualidade de vida, praticar yoga e meditação pode ser uma ótima solução, seja em aulas em grupo ou em casa.

A prática frequente do yoga e da meditação traz inúmeros benefícios tanto para a saúde física quanto psicológica: reduz o estresse, aumenta a força e a resistência físicas, melhora a postura e a respiração, desenvolve o autoconhecimento, etc.

O que é mais legal no yoga é que todos podem praticá-lo. Para começar não é necessário ter um condicionamento físico excelente e nem ser capaz de realizar acrobacias com o corpo. Além disso existem diferentes tipos de yoga: Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Ashtanga Yoga, entre outros.

autoconhecimento e controle emocional através da meditação Encontre sua essência e a paz interior meditando.

Essas são as modalidades mais tradicionais, trazidas da Índia. Se você busca por atividades diferenciadas, existem ainda o Acroyoga e o Fly Yoga. Se tratam de atividades criadas no Ocidente e inspiradas do yoga tradicional. Normalmente combinam asanas, dança e acrobacias.

Para quem deseja ir além das aulas de yoga, recomendamos a meditação. Sua origem é tão antiga quanto a do yoga e ela pode ser definida como uma prática onde o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente em um pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.

A meditação age globalmente em nosso bem-estar mental e físico. Ela permite que você seja menos estressado, aprenda a canalizar suas emoções e dores. Assim como o yoga, a meditação pode ser praticada por qualquer pessoa, mas exige um pouco de paciência e treinamento mental.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,50 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Jana Favato Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Jana Favato
Convidado
Jana Favato

Obrigada pela recomendação Carolina! Namaste /\ Jana Favato