Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Nossa seleção de palavras de ligação na linguagem shakespeariana

De Joseane, publicado dia 03/02/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Como utilizar os conectivos em inglês?

Tal qual no Português, o inglês dispões de palavras de ligação, conjunções (chamada linking words) que são indispensáveis para aprender a escrever corretamente em inglês e organizar as nossas ideias!

Essas palavrinhas mágicas são responsáveis por tornar a fala e a escrita muito mais compreensíveis e menos fragmentadas.

É que com o uso de palavras de ligação, conjunções e conectores em Inglês, a nossa linha de raciocínio fica em completa sincronia, evitando desentendimentos que facilmente ocorreriam se não usássemos esses termos.

Os conectores ,principalmente, têm apenas uma vocação: dar um valor agregado às frases que construímos. Se trata, portanto, de um conjunto de ferramentas e expressões idiomáticas usadas para enriquecer a qualidade da expressão escrita e oral do idioma.

Aprender línguas é muitas vezes um bicho de sete cabeção para muitos estudantes. Realmente nós brasileiros não somos conhecidos pelos nossos dotes com línguas estrangeiras…

Basta andar um pouco pelos nossos setores e áreas turística que notaremos a nossa falta de intimidade com o inglês. Embora somos elogiados pela nossa simpatia e capacidade com mímicas, os estrangeiros não podem dizer muito sobre nossas habilidades com a língua inglesa.

Aprender a escrita em inglês é uma coisa. Aprender a falar inglês – para dominar a pronúncia, aprimorar o sotaque, a fonética, manipular as regras da gramática inglesa na fala – é outra. Além disso, para melhorar em inglês, é muito importante enriquecer o nosso vocabulário. 

Para tanto, uma boa dica é dominar os conectores e conjunções pois estes vão dar fluidez na hora de escrever e, também, de falar.

Então, não percamos mais tempo e vamos a seleção de palavras de ligação em língua inglesa…

Encontre as melhores aulas de ingles no Superprof!

O que é um conectivo e como utilizá-lo?

Como o nome sugere, um conectivo é uma palavra ou grupo de palavras que unem orações num período frasal. Um pouco complicado né? Então, os conectivos são aquelas palavras que dão sentido em uma frase longa, em que queremos exprimir diferentes ideias.

Os conectivos adicionam sentido ao texto Ainda bem que esses caras existem! Ou nossas frases seriam um tanto sem sentido

Precisamos mesmo deles?

os conectivos ou conectores estão presentes na maior parte das línguas romanas como o francês, o nosso português, o espanhol, italiano ou romeno. Assim como as expressões de cortesia, eles fazem parte da base fundamental da língua inglesa e, portanto, devemos saber como utilizá-los se quisermos nos exprimir com fluidez na língua da rainha.

Em linguística, dizemos que esses conectores lógicos são os morfemas: advérbio, conjunção de coordenação, subordinação e interjeição. Compreender o inglês nem sempre é fácil, especialmente porque não há uma regra fixa para o uso das palavras de ligação: o aluno deve trabalhar na memorização dos conectores ou alguns deles pelo menos, além de entender seu significado no contexto da frase ou texto.

Não dá pra se tornar bilíngue em inglês sem conhecer todas as palavras de ligação!

Na verdade, o uso de conectores estrutura as idéias do aluno e melhora suas habilidades de escrita. Por escrito, mas também na fala, a riqueza e a fluidez dos conectores utilizados demonstrarão a variedade de vocabulário do aluno ou candidato (no caso de uma entrevista com prova oral em inglês).

Certamente um falante que faz uso correto dos conectivos provará um maior conhecimento da língua inglesa e se sobressairá com relação a um outro que apresente vocabulário precário ou pobre.

Existem muitos tipos de conectivos em inglês:

  1. Conectivos lógicos, que marcam a relação lógica entre duas frases ou locuções,
  2. Os conectivos argumentativos, que inserem no enunciado a argumentação ou justificação de uma declaração,
  3. Conectivos de tempo, que marcam a relação cronológica entre duas frases ou locuções,
  4. Conectivos espaciais, que acentuam a descrição de um texto.

Reconhecer e utilizar os conectivos em inglês faz parte do estudo da gramática, essencial para o domínio do idioma de Shakespeare.

Na verdade, geralmente há várias palavras ou frases para expressar uma única ideia. Fica a critério do aluno escolher o termo que é gramaticalmente apropriado de acordo com o contexto e a sintaxe da frase em inglês.

Como utilizamos os conectivos em inglês?

Na próxima vez que pensar em melhorar seu nível de inglês, pense nos conectivos!

Reconhecer os conectivos no texto Impossível escrever um texto sem recorrer as palavras de ligação

Aqui tentaremos dar todas as dicas necessárias para que você faça bom uso dessa pequena porém importante parte da gramática inglesa.

Saber reconhecer e, sobretudo, saber usar os conectivos lhe será muito útil, principalmente se:

  • você for passar o TOEFL ou o  TOEIC
  • você precisar escrever um e-mail ou cartas em inglês
  • você for fazer uma entrevista de admissão ou emprego em inglês
  • falar e escrever em inglês em todas as situações.

Além de ter que lembrar os conectivos em inglês, os alunos devem revisar imperativamente a pronúncia inglesa dos termos para trabalhar sua expressão oral e construir suas frases durante um exame ou uma viagem para a Inglaterra por exemplo.

Não se esqueça de retomar a lição sobre como escrever a data em inglês, pode ser muito útil. Aproveite e aprenda também a dizer a hora! Essa é uma ótima oportunidade para começar uma conversa banal com um nativo e quem sabe começar uma linda amizade internacional.

Por exemplo, se alguém te parar na rua e te perguntar a hora : « Excuse-mewhat time is it? » (Com licença, que horas são?), 

Você poderá responder:

  • « It is a quarter past two. By the way, I think it is a beautiful day. Dont you think so? Actually, I need to catch the metro! Would you explain me how to get to the metro station please? » (São duas e quinze. Aliás, o dia está lindo hoje, você não acha? Na verdade, eu preciso pegar o metro, você poderia me explicar como chegar na estação por favor?)

Pronto! A conversa já está engajada e você mostrou direitinho que aprendeu a dizer as horas em inglês e também aprendeu a usar o conectivos!

Conectivos de contraste e oposição

A lista de conectivos de contraste e oposição do inglês é enorme! Então, não exite em ler e reler essa lição tanto quanto baste.

Aqui estão alguns exemplos que poderá te ajudar a construir suas frases do dia-a-dia.

CONTRASTE CONTRAST
Enquanto que … / Ao passo que … / Já … While … / Whereas … / By contrast …
Mas … / Entretanto, … / No entanto, … / Todavia, … / Porém, … / Contudo, … But … / However, … / …, though.
Mesmo assim, … / Ainda assim, … Even so … / Nevertheless, … / Nonetheless, … / Still, …
Apesar de (disso) … / Não obstante … In spite of … / Despite … / Notwithstanding …
Embora … / Ainda que … / E isso que … Although … / Even though …
Mesmo que … Even if …
(Por um lado, …) Por outro lado, … / Em compensação, … (On (the) one hand, …) On the other hand, … / Conversely …
Ao contrário de … Unlike …

Uma boa maneira de decorar é utilizando o recurso musical. A música também permite expandir o vocabulário!

Graças aos conectivos você saberá como puxa assunto na sua próxima viagem pros EUA Na sua próxima viagem para Nova Iorque você já sabe como começar um diálogo

Que tal aprender algumas canções de Natal e aproveitar para ficar atento ao uso dos conectivos? Será útil para as suas férias de fim de ano no país do tio SAM

Conectivos ingleses de adição e comparação

Essa categoria de palavras de ligação é particularmente útil para dissertações, ou para escrever e-mails, cartas, uma reclamação ou outra forma de expressão escrita que exija certa formalidade.

ADDITION equally important (igualmente importante)
furthermore (além do mais)
in addition (to) (além disso)
indeed (de fato)
jointly ( em conjunto)
last but not least (por ultimo mas não menos importante
neither … nor (nem mesmo)
not only … but also (não somente…mas também)
not to mention (para não dizer)
on top of (para completar)
again (novamente, uma vez mais)
also (também)
and (then) (e então)
as well as (tal qual)
at the same time (ao mesmo tempo)
besides (além)

Tá começando a melhorar né? Realmente os conectivos facilitam e muito o diálogo! Sem dúvidas, eles são a chave para uma comunicação fluída.

Conectivos de causa e consequência

Os conectivos de causa e consequência são provavelmente os mais utilizados! Por isso você deve fazer o esforço de aprender todos eles ou pelo menos a maior parte! Na verdade, alguns acabam vindo naturalmente sem necessariamente termos que recorrer as listas, mas fique de olho…. Os falsos cognatos acabam nos passando para trás!

Aqui a nossa lista amiga:

CAUSA E MOTIVO CAUSE
Porque … / Uma vez que … / Já que … / Pois … / Visto que … Because … / Since … / For …
Por causa de … / Em função de … / Em razão de … / Por motivos de … / Em virtude de … / Devido a … As a result of … / Due to …
CONSEQUÊNCIA DA NÃO-OCORRÊNCIA DE UMA CONDIÇÃO CONSEQUENCE OF NONFULFILLMENT
Senão … / Caso contrário, … / Do contrário, … / Sob pena de … Otherwise … / Or else … / If not …

Palavras com vários significados e falsos cognatos fazem parte das dificuldades encontradas por estudantes da língua….Tem que ter desafios né, senão não tem graça! Percebeu o uso dos conectivos de causa e consequência?

Outros conectivos

Realmente  alista de conectivos e conjunções da língua inglesa é não exaustiva; Obviamente seria impossível colocar tudo nesse artigo. No entanto, vamos listar aqui, alguns conectivos que facilitarão a sua vida enquanto falante não nativo, tanto para iniciar uma conversa como para se relacionar por escrito em circunstâncias variadas.

Foco no aprendizado dos conectivos Já sabe qual será a sua próxima lição de inglês né?

 

INTRODUÇÃO INTRODUCTION
Em primeiro lugar, … / Antes de tudo, … / Para começar, … / Para início de conversa, … First (of all), … / In the first place, … / To begin with, …
REFERÊNCIA REFERENCE
Com relação a … / No que diz respeito a … / No que tange a … Regarding … / With regard to … / Concerning … / Considering …
INTRODUÇÃO OPORTUNA DE ASSUNTO RELACIONADO CHANGING TO A RELATED SUBJECT OR ADDING A REMARK
A propósito, … / Por falar nisso, … By the way, … / Speaking of that, … / Incidentally … / On/As a side note, …
COMENTÁRIO DE REFORÇO REINFORCEMENT COMMENT
Por sinal, … / Aliás, … / Inclusive … As a matter of fact … / In fact …
Pelo contrário, … / Na verdade, … On the contrary … / Actually …
CONFORMIDADE AGREEMENT
De acordo com … / Conforme … / Segundo … According to … / In accordance with …
ÊNFASE EMPHASIS
Principalmente … / Sobretudo … / Especialmente … / Antes de tudo … / Ainda mais … Especially … / Mainly … / In particular … / More important …

Agora você já tem uma boa base dos conectivos em inglês! Não hesite em ir mais longe e aprender algumas expressões do cotidiano nos Estados Unidos e na Inglaterra!

Veja como encontrar um bom curso de ingles online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar