Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Linguagem informal nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha

De Joseane, publicado dia 03/02/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Gírias inglesas: História e exemplos

Tema pouco estudado na aula de ingles, a linguagem de gíria (slang ) é, no entanto, uma ferramenta poderosa para criar links/relações com os anglo-saxões.  Compreender os vários níveis de linguagem, inclusive a língua informal cotidiana e as gírias de um grupo social torna possível integrar-se melhor dentro de uma cultura. A descoberta dos jargões, muitas vezes é inacessível aos estudantes da língua, ficando reservado para aqueles que convivem com nativos ou possuem a chance de visitar um dos países anglófonos.

No entanto, consideramos as gírias como parte da cultura de um povo. Estas representam a língua falada, os costumes, e possuem muitas vezes raízes históricas. O conhecimento da gíria é, de alguma forma, a representação histórica da sociedade ou de pelo menos uma parte desta.

Aqui está a nossa lista dos melhores termos populares e gírias em inglês!

A história das gírias e termos populares do inglês britânico

A gíria, também referida como “slang language” , faz parte da linguagem do cotidiano dos ingleses.

Se trata de uma linguagem informal: então, provavelmente, você não vai encontrar termos de gírias em um teste oficial de inglês, em canções de natal ou em um e-mail profissional em língua inglesa. No entanto, muitos autores britânicos usam a linguagem de gíria para dar voz a muitos de seus personagens tanto na literatura quanto no cinema e no teatro.

gírias inglesas para falar entre amigos Será que a rainha se permite soltar umas “slangs” na hora do chá?

Na verdade, a linguagem de gíria denota uma certa classe social: os primeiros termos familiares do inglês aparecem no século 16, embora seja impossível conhecer a origem exata dessa tendência linguística.

A gíria é diferente dependendo do contexto social e da localidade, por exemplo, entre os britânicos existe:

  • A linguagem de gíria de Londres,
  • A linguagem de gíria da Inglaterra,
  • A linguagem de gíria da Escócia,
  • A linguagem de gíria do País de Gales,
  • A linguagem de gíria da Irlanda do Norte.

Devido à expatriação do povo britânico, os ingleses conseguiram transmitir algumas palavras de gíria para países como o Canadá, a Austrália ou a República da Irlanda!

O tipo mais comum de linguagem de gíria é o “rhyming slang” (gíria rimada) da região Oeste de Londres. Mais conhecido como “cockney rhyming slang“, esse tipo de gíria, conhecida e compreendida pela maioria dos britânicos, brinca com a sonoridade das palavras inglesas.

Além de incluir adjetivos, pronomes ou verbos, a linguagem de gíria também tem suas próprias interjeições: Diz-se, por exemplo, “Ayy” para expressar aprovação!

Para conhecer a pronúncia inglesa dos termos britânicos de gíria, obviamente será necessário estudar a fonética do inglês. Com bastante esforço, os alunos aprenderão a falar inglês como um nativo da Grã-Bretanha!

Gírias do vocabulário britânico (british slang)

Agora você já pode parar de passar o seu dia digitando como “aprender Inglês” no google. Se o seu objetivo é aprender inglês como um britânico, continue lendo e anote as nossas dicas!

Aprenda as gírias mais faladas pelos jovens ingleses Incremente seu vocabulário e impressione seus british friends

Nomes e adjetivos  na língua de gíria do inglês britânico

Para aprender a falar e escrever em inglês, comece por integrar as frases simples de cortesia na língua de Shakespeare. Não é necessário começar um curso de inglês para dar os primeiros passos nesse idioma!

Em primeiro lugar, existem muitos dicionários listando todos os termos mais populares na língua de gíria inglesa. O trabalho de referência continua sendo o Dictionary of Slang and Unconventional English, revisado e editado por Paul Beale. Gradualmente, o dicionário evolui para abrir espaço para os termos de gírias mais modernos. Afinal de contas a língua é viva e palavras novas surgem todos os dias!

A fim de se dar bem durante uma estadia linguística através da terra da rainha , progredir rapidamente em compreensão oral e em compreensão escrita, o ideal é começar por estudar os nomes e adjetivos da língua popular particularmente usado por nativos.

Lembre-se de aprender um pouco de história britânica para impressionar os locais!

Nossa lista não exaustiva de nomes e adjetivos do slang inglês:

  • « Blinding » : excelente
  • « Conk » : marca roxa no corpo.
  • « Doofer » : um objeto indescritível
  • « Fortnight » : um período de duas semanas
  • « Corker » : uma pessoa excepcional
  • « The fuzz » : a polícia
  • « Jock » : um cara, mas também um apelido para « John »
  • « Joe Bloggs / Joe Blow » : um cara desinteressante
  • « Marbles » : inteligência
  • « Miffed » : característica para triste ou ofendido
  • « Nob » : uma pessoa esnobe
  • « Numpty » :uma pessoa incompetente
  • « Rozzer » um policial
  • « Tosh » : algo que não faz nenhum sentido

A melhor maneira de aprender inglês facilmente? Falar regularmente com um nativo da Inglaterra para aprender esse tipo de expressões cotidianas!

Seja na escrita ou na fala, o falante nativo de inglês utilizará certamente alguns termos que serão desconhecidos para nós que aprendemos o inglês de forma tradicional (curso de línguas, escola de idiomas, etc.).

Logo, para não comer mosca , recorra a um dicionário de gírias e termos populares e surpreenda seus amigos estrangeiros na hora da comunicação.

Se jogue!

Os verbos na linguagem de gíria dos britânicos

Certamente, conhecer o pretérito, o presente contínuo e futuro não será suficiente para que você ganhe o título de especialista em verbos ingleses! Mas com algumas das nossa dicas, as suas chances podem aumentar.

Falando como um britânico Take note das gírias britânicas mais utilizadas

 

Se sabe escrever a data em inglês irá ajudá-lo durante os testes escritos, conhecer os termos da língua popular e as gírias irá ajudá-lo a melhorar a sua expressão oral.

Para se tornar um bilíngue em inglês é necessário conhecer bem o idioma. Não somente a língua formal mas também as suas variações, a linguagem não convencional, praticada nas ruas de Londres, Liverpool ou Manchester.

Pequena lista de verbos do vocabulário de gírias britânica:

  • « Blab » : falar
  • « Bun » : destruir
  • « Cop » : obter
  • « Chuff » : se divertir
  • « Dip » : partir
  • « Gas » : mentir
  • « Honk » : vomitar
  • « Level » : sobrepujar
  • « Paste » : bater
  • « Rep » : representar
  • « Wag off » :  perder tempo

Aprenda a falar inglês como um nativo!

Expressões da vida cotidiana (gírias) do British english

 Uma ótima maneira de melhorar o seu inglês é participando de um programa de intercâmbio como o Erasmus Mundus por exemplo. Mas até lá, os cursos de inglês online podem ser uma super mão na roda para aqueles que não dispõem de recursos pra seguir um curso tradicional.

Além de poder estudar a linguagem de gíria, os cursos online oferecem a possibilidade de fazer revisão gramatical, analisar textos, tudo através de seu computador ou smartphone. Na verdade, o estudo de gírias pode ser interessante para aqueles que já dominam o inglês, pois será necessário conhecer as bases da língua para compreender as gírias.

É certamente mais importante dominar as expressões idiomáticas da linguagem de Shakespeare, os conectores lógicos, o inglês para negócios ou inglês profissional para poder integrar o mundo anglo-saxão. Uma vez adquiridos o conhecimento necessário e a fluência para se expressar bem em inglês, o aluno poderá descobrir expressões como:

  • Be gutted:  “estar arrasado”, “estar acabado”, “estar na pior”

exemplo: Anna broke up with him last night. He’s absolutely gutted. (A Anna terminou com ele ontem à noite. Ele está super arrasado.)

  • Cock up: “erro”, “falha”, “mico”, “cagada”

exemplo: Nothing goes right! It’s just one cock-up after another! (Nada dá certo! É uma cagada atrás da outra!)

  • Lose the plot:  “perder o controle”, “ficar p. da vida”

exemplo: When my girlfriend saw the mess I’d made, she lost the plot. (Quando minha namorada viu a bagunça que eu tinha feito, ela ficou p. da vida.)

  • Damp Squib: “Fracasso total”, “tremendo fiaco”

exemplo: The party was a bit of a damp squib. Only her cousins turned up. (A festa foi um tremendo fiasco. Só os primos e primas dela apareceram.)

  • Bugger all: “Nadinha de nada”, “nada”, “nadinha”

exemplo: I asked for a pay rise and they gave me bugger all. (Eu pedi um aumento e eles não me deram nadinha de nada.)

  • Taking the piss: “tirar sarro”, “tirar onda”, “fazer piada”

exemplo: He’s taking the piss out of you. (Ele tá tirando onda com sua cara.)

Essas são apenas algumas das gírias que você pode ouvir ao andar pelas ruas e bares de Londres!

História da gíria americana

Representada em tantos filmes hollywoodianos, a gíria americana faz a cabeça de jovens estudantes de inglês.

gíria é uma marca dos grupos americanos Fale como um americano na próxima vez que você for na Califórnia

O povo norte-americano usa novas palavras familiares a cada ano para criar um jargão especial, entendido apenas por um determinado grupo social, étnico ou geracional. Os dois tipos mais marcantes da linguagem americana de jargões é a gíria californiana e o African-American Vernacular English (aquele do Brooklin que quase me deu um nó na cabeça durante minha estadia na terra do Tio Sam!).

 A essa altura você já se ligou que  existem algumas diferenças linguísticas entre o inglês  britânico e americano. O que você não imagina é que essa diferença é fruto justamente do desenvolvimento da gíria.

No século XVIII, os americanos desejando se libertar do jugo britânico, começam a desenvolver um vocabulário inglês diferente dessa da Grã Bretanha. A gíria se tornou então símbolo de liberação!

Gírias mais comuns nos Estados Unidos

Para falar inglês à la americano, aprender algumas das gírias é um “must have”!

  • « Ace » : formidável,
  • « Amped » : impaciente
  • « Buck » : um dólar
  • « Creep » : uma pessoa estanha
  • « La la land » :  mundo dos sonhos
  • « Nut » : maluco
  • « Sweet » : alguém fofo, gentil
  • « Twit » : idiota
  • « Uptight » : uma pessoa muito limitada
  • « Zonked » : cansado

Entre os americanos é possível dizer de qual parte do país ou da cidade determinada pessoa vem, somente pelo vocabulário que ela utiliza!

Verbos do “slang” language americano

Para incrementar o seu vocabulário de gírias, confira alguns verbos:

  • « Bail » : se mandar sem olhar para trás
  • « Chill » : relaxar
  • « Cram » : estudar loucamente depois daquela procrastinação
  • « Crash » : chegar numa festa sem ser convidado
  • « Dig » : amar alguma coisa
  • « Get [it] » : entender
  • « Go bananas » : ficar doidinho da silva
  • « Hang » : sair “de boas”
  • « Knock » : falar mal de alguém
  • « Suss out » : encontrar uma solução
  • « Trash » : destruir
  • « Wrap up » : terminar algo

Para ficar ainda mais por dentro e aprender tantas outras palavras e expressões da gíria americana, assistir filmes e ouvir músicas (em especial o RAP) são grandes facilitadores!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar