Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O começo da Union Jack…

De Joseane, publicado dia 03/02/2018 Blog > Idiomas > Inglês > A grande história do Reino Unido

Quem nunca confundiu a bandeira inglesa com a do Reino Unido?

Agora um conto:

Era uma vez uma mochileira que colecionava bandeirolas dos países por onde passava. Durante sua visita a Londres ela adquiriu a bandeirinha do Reino Unido e costurou lindamente na sua mochila. E o tempo passou… Certa vez ao ser interrogada por um outro viajante se ela já havia visitado a Escócia, ela disse que não. Ele, escocês, retrucou perguntando por que ela carregava consigo a bandeira do Reino Unido entre aquelas dos países já visitados.

Bom, o resto da história vocês já podem imaginar! hehehe

Pois é, a bandeira da Inglaterra é aquela com uma cruz vermelha cortada no ângulo direito sobre fundo branco.

A bandeira do Reino Unido, esta que consta no topo dessa página, corresponde a União da Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia!

Uma outra mania mundial é a utilização do termo “britânico” para designar todos os povos do Reino Unido e país de Gales, mas este adjetivo também é redutivo e irrita nossos amigos de Belfast e certos habitantes dos arquipélagos escoceses (Orkney, Shetland) ou Ilhas de Canal (Jersey, Guernsey, etc.). Sendo a Grã Bretanha  a única ilha grande que agrupa a terra seca de Inglaterra, país de Gales e a Escócia! É como se falássemos de Honshu para denominar o Japão inteiro!

Um verdadeiro quebra-cabeça! Impossível agradar a todos.

Seja como for, a verdade é que a Inglaterra segue sendo um dos lugares mais visados do mundo para expatriação. Com a sua moeda super valorizada, e uma cultura rica e influenciadora, o país do fish & chips atrai  todos os anos uma multidão de visitantes de curta e longa duração.

Embora a Inglaterra tenha conquistado o seu espaço sobretudo na mídia mundial, poucos de nós conhecem a verdadeira e fantástica história por trás dessa nação. Como no caso da mochileira, existe muita confusão entre os termos ingleses e britânicos, bandeira inglesa e bandeira do Reino Unido e por aí vai…

A palavra britânica Great Britain, que significa “Grã-Bretanha”, reúne vários países da mesma família, em uma grande ilha.

Bom, vamos tentar organizar nossa ideias com o objetivo de compreender a história das bandeiras inglesas e do Reino Unido.

Encontre um bom professor para suas aulas de ingles no Superprof!

A bandeira Inglesa

Composto por duas cores – uma cruz vermelha sobre um fundo branco – a bandeira da Inglaterra carrega consigo uma história que resiste ao passar dos anos.

Para não confundir as bandeiras do Reino Unido e da Inglaterra Bandeiras do Reino Unido e Inglaterra respectivamente

A cruz de São Jorge foi escolhida em homenagem ao homem e cavaleiro de mesmo nome, conhecido por se tornar o patrono dos ingleses no século XII. A sua fama vem do fato de ter derrubado um dragão (representação do diabo ou Satanás, como evidenciado pelo livro de Apocalipse) no terceiro século e ter aparecido ao lado dos cruzados na Terra Santa no início do segundo milênio de nossa era.

É este mesmo São Jorge que é venerado na Catalunha, em Aragão e em muitos outros lugares, que foi apagado do Santoral Reformado após o II Concílio do Vaticano… Enfim, esta bandeira adornava os navios de comerciantes ingleses que carregavam víveres, bens e materiais preciosos.

A escolha da cor vermelha – que destaca a cruz de São Jorge- também representada pelas equipes do Manchester United ou Liverpool – possui algumas razões de ser:

  • principal razão: o vermelho era a cor mais popular na Idade Média, quando alguns pigmentos não existiam ou eram raros (verde e roxo, por exemplo)
  • O vermelho em seu significado, sua conotação e seu sentido implícito evoca a noção de império, força e poder.
  • O vermelho tem um valor especial para a religião católica. A cruz vermelha evoca o reinado de Cristo que redimiu a humanidade pelo seu Sangue (ver os Cardeais e a cor litúrgica vermelha para os mártires).

Conhecer a história da bandeira inglesa é adentrar na cultura. A história por trás da bandeira diz muito sobre os valores e costumes dos povos que ela representa.

O emblema inglês aparece no primeiro plano da Union Jack, representando o seu centro. Muito conveniente já que é realmente a Inglaterra que está à frente do Reino Unido e do Império Britânico. Embora haja um acordo igualitário entre os países que compõem o Reino.

Origem histórica da Bandeira do Reino Unido

Para que não haja confusão quanto as nomenclaturas, uma breve história:

Inglaterra é o país que tem como capital a cidade de Londres, onde se localizam o Parlamento britânico e o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth II. Já a Grã-Bretanha é o nome da maior ilha britânica, que abriga a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia.

O Reino Unido por sua vez compreende os três países da Grã-Bretanha e mais a Irlanda do Norte. O Reino Unido, cujo nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, foi criado em 1801, quando a Irlanda foi incorporada ao bloco – em 1922, a República da Irlanda sai da união, deixando apenas a parte norte da ilha no Reino Unido.

Um grande emaranhado de informação. Portanto, não fiquem confusos caso eu me ferira aos londrinos como britânicos e ingleses ao mesmo tempo.

O Reino Unido e sua bandeira imponente Bandeira do Reino toda imponente como manda a tradição

Isso dito, vamos a explicação sobre a Union Jack:

A bandeira nacional do Reino Unido, também conhecido por Union Jack e Union Flag, mantém sua forma desde 1801. Ela é um resultado da sobreposição da cruz vermelha sobre fundo branco, conhecido como Cruz de São Jorge (da bandeira inglesa), a cruz branca de Santo André sobre um fundo azul (escocesa) e a cruz vermelha de Santo André em um fundo branco, o chamado Cruz de São Patrício (irlandesa).

O País de Gales não é lembrado na bandeira com seu clássico dragão, pois no ano de 1282 o rei da Inglaterra decidiu anexar o território galês ao inglês. Sendo assim, se supõe que o país já esteja representado dentro da bandeira britânica.

A Union Jack foi usada pela primeira vez em 1701, como resultado da união entre as coroas da Inglaterra com a Escócia. A sua forma original era representada apenas pela união da bandeira desses dois países.

Foi quando em 1801 que a Grã-Bretanha se uniu com a Irlanda e, consequentemente, a cruz de São Patrício foi adicionada à bandeira do Reino Unido, que, até então, contava apenas com as de São Jorge e Santo André.

Mesmo em 1922, quando a Irlanda se tornou um país reconhecidamente por sua independência, a bandeira permaneceu inalterada. Apesar do Reino Unido ter tido que mudar seu nome oficial para o atual com a inclusão da Irlanda do Norte.

As cores branca e vermelho de Gales representadas na bandeira do Reino Complicado seria colocar esse dragão na bandeira do Reino Unido…

O País de Gales é representado pelas cores branco e vermelha na bandeira do Reino. Embora houve um certo rebuliço pois muitos esperavam que o dragão figurasse na bandeira do Reino Unido; Mas acontece que Gales foi considerado como uma extensão da Inglaterra por assim dizer, e portanto já incluído na bandeira do Reino Unido.

E de onde vem esse “Union Jack”?

Conhecer as bandeiras que representam cada nação permite não somente de tirar boas notas em geografia mas, também, serve para impressionar os amigos! Para aqueles que viajam, conhecer os símbolos que representam cada país é um “must”!

Mas, o que dizer desse termo conhecido como Union Jack? De onde surgiu essa denominação?

Lamento decepcioná-los mas não existe uma explicação oficial para essa questão. O termo Union Jack refere-se a União dos países que formam o Reino Unido. Porém não se sabe ao certo como esse apelido surgiu.

Existem, portanto, algumas explicações especulativas, dentre as quais:

  • O termo teria derivado de James I, o primeiro rei a organizar uma união entre os reinos de Inglaterra e País de Gales, Escócia e Irlanda, em 1603.
  • Outra versão afirma que a origem está na palavra “jack”. O termo teria surgido de uma proclamação real de Carlos II, na qual a bandeira da União, Union Flag (seu nome oficial), deveria ser usada apenas por navios da Marinha real como um “jack”, uma pequena bandeira na proa do navio como uma forma de identificação de nacionalidade.

Já as publicações oficiais, que passam pelo aval da coroa inglesa, afirmam que a origem do termo é desconhecida e provavelmente data do reinado da rainha Anne (1702 a 1714).

A bandeira foi criada como um símbolo de união – que permanece até hoje, com a exceção da Irlanda (em 1921, o país foi dividido em Irlanda e Irlanda do Norte, e a primeira deixou de fazer parte do Reino Unido). A Union Flag virou a bandeira oficial do Reino Unido em 1801, data da união entre Inglaterra e Escócia.

De fato, em nossa era contemporânea, o Union Jack faz parte dos símbolos polêmicos e controvérsias relacionadas ao rock’n roll, ao movimento punk ou mesmo a uma certa rebelião contra o sistema presente. Um pouco como gíria britânica, símbolo da emancipação de uma geração.

De todos os campos artísticos e culturais, é na música que este símbolo foi mais promulgado com muitas bandas de rock inglesas como por exemplo o “The Who”.

Union Jack na música britânica The Who, a banda britânica que fez alusão a Union Jack

The Who  usou este símbolo em seus clipes de vídeo, seus pôsteres e várias capas de álbuns como Who’s Last, The kids are allright, View from a Backstage Pass.

 

Ainda curioso sobre a história do Reino Unido, dá uma olhada aqui.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar