Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Tudo sobre os dias, meses e anos na gramática anglófona

De Joseane, publicado dia 03/03/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Como escrever as datas na língua inglesa?

Aprender a escrever as datas em inglês… Está aí um assunto que merece atenção! Os expatriados nos Estados Unidos ou Inglaterra às vezes subestimam as diferenças culturais existentes entre esses dois países!

Além de ter o inglês britânico ou americano na ponta da língua , os intercambistas ou expatriados devem aprender a pensar de acordo com os sistemas ingleses e americanos. Temperatura em Fahrenheit, distâncias em milhas ou moeda em libras esterlinas e dólares, coisas simples do dia-a-dia no exterior mas que podem complicar a vida dos desinformados.

Quem nunca ficou chocado ao se deparar com uma data no formato “08/24/18”? obrigada americanos! Thank you americans!

Saiba tudo sobre os símbolos e a história da Inglaterra!

Embora pareça bobagem, escrever as datas em inglês de forma correta e em coerência com o meio cultural e linguístico ao qual nos destinamos, é muito importante e faz parte do que chamamos “fluência em inglês”. O que estamos tentando dizer é que se você vive nos Estados Unidos ou está se correspondendo com um americano, você deve conhecer e adotar a forma americana de escrever as datas em inglês.

Por outro lado, se o seu correspondente é britânico, você deve saber como escrever a data no inglês britânico. Se você ainda não sabe como escrever as datas em inglês britanico, estamos aqui para te ajudar.

Lembramos que ambos americanos e os ingleses saberão reconhecer as datas em inglês, que você tenha escrito a data em inglês americano ou que tenha escrito a data no inglês britânico. Mas, se você quer mostrar que domina essa ou aquela variante da língua inglesa, é melhor saber utilizar os diferentes formatos das datas em inglês.

É verdade que escrever a data ao contrário nem sempre parece lógico! Mas faz parte da cultura linguística dos americanos. Temos que nos acostumar e nos adaptar!

Mas não se preocupe: Aqui você vai descobrir todas as nossas dicas para se adaptar aos diferentes aspectos das culturas inglesas e americanas, sobretudo na hora de escrever as datas!

Lets go…

Quer aprender o idioma de Shakespeare? Faça curso de ingles online com os melhores professores! E aproveite também para conhecer as canções de Natal mais famosas em inglês!

Aprendendo os dias da semana em Inglês

Embora possa ser dispensável escrever os dias da semana por extenso. Saber fazê-lo é essencial para organizar a sua agenda e a sua vida no exterior. Ou, antes disso, se você é aluno de inglês, ou precisa enviar um e-mail profissional, por exemplo. Assim como conhecer as fórmulas de cortesia, saber escrever as datas em Inglês de acordo com o costume americano ou britânico é super importante!

Para os curiosos de plantão: Os dias da semana em língua inglesa possui, assim como os dias da semana em português e na maioria das línguas latinas, suas origens do calendário romano. Assim, os nomes dos dias da semana honram sete divindades: “Saturday” para” Saturno “,” Sunday” para “Sol” e “Monday “para “Lua” (os outros dias fazem referência a seus equivalentes nórdicos ou germânicos).

Aprenda a utilizar as frases de polidez em inglês!

Dias da semana em língua inglesa e sua tradução em português

  • « Monday » : Segunda-Feira
  • « Tuesday » : Terça-Feira
  • « Wednesday » : Quarta-Feira
  • « Thursday » : Quinta-Feira
  • « Friday » : Sexta-Feira
  • « Saturday » : Sábado
  • « Sunday » : Domingo

Aprender os dias da semana antes de preparar a sua viagem para a Inglaterra É melhor que você saiba reconhecer os dias da semana quando receber o convite da rainha para o chá!

Você pode ouvir  a pronúncia dos dias da semana aqui no youtube!

Uma outra maneira de se localizar no tempo em inglês é fazendo uso dos advérbios, veja:

  • « Today » : hoje
  • « Tomorrow » : amanhã
  • « The day after tomorrow » : depois de amanhã
  • « Yesterday » : ontem
  • « The day before yesterday » : antes de ontem
  • « Last week » : semana passada
  • « Next week » : próxima semana
  • « Last month » : mês passado
  • « Next month » : próximo mês,
  • « Last year » : ano passado
  • « Next year » : próximo ano

Precisando de curso de ingles? Confira nossos anúncios!

Para aprender Inglês e para organizar um intercambio profissional em um dos países de língua inglesa, os interessados devem levar em consideração as especificidades culturais de cada país.

Assim como no nosso país, os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália não reconhecem o padrão internacional ISO 8601 que declara segunda-feira como o primeiro dia da semana: para esses países de língua inglesa, é domingo que marca o início da semana.

Parece uma informação desnecessária mas na França por exemplo, o primeiro dia da semana é a Segunda e os calendários começam pela segunda! Cansei de me confundir, então, considero importante dar esse toque amigo!

Você já sabe  como usar os conectivos em inglês!

Voltando ao foco…

Se você está se mudando para um país de língua inglesa em família, é possível aprender lições básicas como esta dos dias da semana através de cantigas! Super eficaz para ensinar inglês as crianças. Enquanto seu filho aprende os dias da semana, você pode aproveitar para aprender os conectores lógicos em inglês!

Ah e se você acha que aprender a escrever a data em inglês é besteira, fique sabendo que se trata de uma anotação obrigatória em todo teste de inglês!

Aprendendo os meses em Inglês

Para aprender inglês para iniciantes, sobretudo  para as crianças, usa-se frequentemente os flashcards, uma espécie de carta de baralho que contém o nome do mês e uma imagem associada. O objetivo é que a criança ou o aluno debutante façam a associação entre a carta e o mês do ano, considerando os destaques desse período (Natal, início do verão, aniversário, feriados, etc).

Importante aprender o nome dos meses para pronunciar a data em inglês O nome dos meses em inglês é bem parecido com português…um pouco parecido

É aconselhável ler os meses em voz alta para trabalhar a sua expressão oral, bem como a fonética inglesa.

Para aderir ao título de bilíngue é realmente essencial aperfeiçoar seu sotaque em inglês. Também facilita na hora de se integrar, conversar com um nativo ou passar uma prova oral na linguagem de Shakespeare.

Aprenda gramática inglesa pela internet!

Descubra como escrever os meses no idioma britânico:

  • « January » : janeiro
  • « February » : fevereiro
  • « March » : março
  • « April » : abril
  • « May » : maio
  • « June » : junho
  • « July » : julho
  • « August » : agosto
  • « September » : setembro
  • « October » : outubro
  • « November » : novembro
  • « December » : dezembro

Ah! Em dezembro, não se esqueça de aprender algumas músicas em inglês, é útil para aqueles que desejam passar o Natal em Londres ou em Nova Iorque.

O aprendizado dos meses em inglês pode ser adquirido em apenas uma aula do idioma, pois a semelhança com o português é impressionante!

No entanto, para aprender inglês com facilidade e avançar rapidamente, é aconselhável ser acompanhado por um professor de inglês certificado.

Com pedagogia e seriedade, o professor acompanhará o aluno durante todas as fases de aprendizado e o ajudará a passar de um nível iniciante para um nível avançado em alguns meses. É preciso ser curioso e aplicado e sobretudo não ficar tímido! Uma língua estrangeira só se aprende praticando…

Já conferiu o nosso top 10 dos provérbios ingleses?

Aproveite a presença do professor para revisar:

  • As expressões idiomáticas em inglês
  • A conjugação
  • A ortografia
  • Os verbos irregulares
  • As expressões de cortesia
  • A compreensão oral em inglês.

Seja através de aulas de ingles em escola de idiomas ou com professor particular, o aluno descobrirá não apenas os termos básicos do inglês, mas também conceitos mais complicados, como inglês profissional ou inglês para negócios . Ideal para obter uma boa pontuação TOEIC ou TOEFL!

Aliás, comece ainda hoje a se preparar para o TOEFL. 

Obter uma boa nossa nesse exame vai facilitar enormemente a sua vida no exterior, seja para estudar ou trabalhar!

E em caso de dúvida, consulte os corretores ortográficos online.

Então, por que não melhorar seu inglês através de uma aula de inglês com um dos nossos superprofessores?

Representação do ano quando se escreve as datas em inglês

Aprenda a dizer o ano em inglês Você sabe dizer a data em inglês?

Não há diferenças na representação gráfica do ano nas datas em inglês.

Exemplos:

12/17/1944

Inglês americanoDecember 17th, 1944.
Como se falaDecember the seventeenth, nineteen forty-four.

17/12/1944

Inglês britânico17th December 1944.
Como se falaThe seventeenth of December, nineteen forty-four.

Bem prático a representação do ano, quando se trata de nomear as datas na língua inglesa, que seja na variante americana ou britânica. Mas, atenção na hora de ler o ano quando este estiver incluído em um texto em inglês.

Conhecer as expressões mais usadas em inglês pode te ajudar a melhorar seu nível!

O que queremos dizer com isso?

Dizer os anos em inglês não é tão simples, para sermos sinceros. Realmente se trata de uma parte da gramática que os professores de cursinho não se alongam muito, porém, é super importante saber dizer o ano em inglês, sobretudo se você vai morar lá fora ou vai precisar falar inglês com frequência. Mais cedo ou mais tarde você terá que mencionar uma data em inglês e terá que saber como dizer o ano em inglês.

Para isso é bom que você saiba dizer os números em inglês. Você não precisa saber contar até um milhão, fique frio, afinal, para ler os anos em inglês, é preciso, na verdade, ficar atento a alguns pontos específicos.

Primeiramente, first of all, vamos começar com o ano 1, que em inglês é dito “one” ou “the year one“. Os demais seguem a mesma lógica: 2, (the year) two; 3, (the year) three; 4, (the year) four; 5, (the year) five; 6, (the year) six; etc.

Ao chegar no ano 100, dizemos “one hundred“. A mesma regra  vale para 200 (two hundred), para 300 (three hundred) e assim sucessivamente. A coisa só muda quando temos de falar, por exemplo, 255, que nesse caso será “two fifty-five“. Ou seja, você lê o primeiro número como se estivesse só – two – e os outros dois juntos – thirty-five.

Veja outros exemplos:

  • 175 > (the year) one seventy-five
  • 456 > (the year) four fifty-six
  • 928 > (the year) nine twenty-eight

Mas, raramente faremos menção a uma data tão longínqua, certo? Assim, vamos logo para os anos mil, mais atuais e, portanto, mais recorrentes: 1000, 2000, 3000, 4000, etc. Esses serão lidos como números normais, isto é, (the year) one thousand, (the year) two thousand, (the year) three thousand, (the year) four thousand, etc. Até aqui nada demais! Porém, ao chegarmos aos anos seguintes até os terminados com 09 devemos ler assim:

  • 1001 > (the year) one thousand (and) one
  • 1004 > (the year) one thousand (and) four
  • 1009 > (the year) one thousand (and) nine
  • 2002 > (the year) two thousand (and) two
  • 2005 > (the year) two thousand (and) five
  • 2009 > (the year) two thousand (and) nine

Pensando bem, dizer os anos em inglês não é assim tão complicado, certo? É interessante saber dizer as datas corretamente em inglês. Lidamos com datas o tempo todo, então é melhor saber como dizer a data em inglês e sem titubear!

Como escrever os números em Inglês!

A parte mais complicadinha, para não dizer chatinha, na hora de escrever as datas em inglês é aprender a escrever os números por exetenso.

Antes de tudo, o aprendiz deve dominar absolutamente todos os números ordinais da língua inglesa (de zero a vinte) para poder conhecer o formato dos dias. O objetivo é reter todas as dezenas em inglês às quais serão associadas o número ordinário antecedido de um hífen.

Veja nossas dicas para melhorar seu nível em inglês!

Por exemplo, para escrever 28, basta associar a dezena (twenty) e o número simples (eight) : twenty-eight

Aprenda inglês usando flashcards! Este é um ótimo momento para você preparar um flashcard!

E não acaba por aí não!

Vêm em seguida uma outra dificuldade: é necessário adicionar a pontuação variável no final do número:

  • « 21st » : vigésimo primeiro ou dia vinte e um,
  • « 22nd » : vigésimo segundo ou dia vinte e dois
  • « 23rd » : vigésimo terceiro ou dia vinte e três
  • « 24th » : vigésimo quarto ou dia vinte e quatro
  • « 25th » : vigésimo quinto ou dia vinte e cinco
  • « 26th » : vigésimo sexto ou dia vinte e seis
  • « 27th » : vigésimo sétimo ou dia vinte e sete
  • « 28th » : vigésimo oitavo ou dia vinte e oito
  • « 29th » : vigésimo nono ou dia vinte e nove

Para facilitar as coisas pra você, querido leitor, aqui vai a grafia dos números em inglês de um até 20!

1 one – 2 two- 3 three- 4 four- 5 five- 6 six- 7 seven- 8 eight- 9 nine- 10 ten- 11 eleven- 12 twelve- 13 thirteen-14 fourteen- 15 fifteen- 16 sixteen-17 seventeen- 18 eighteen-19 nineteen- 20 twenty

Depois de aprender essa sequência dos números de um a vinte, basta combinar as dezenas com as unidades.

Para escrever ate cem, conheça as demais dezenas numéricas do inglês.

30 thirty, 40 forty, 50 fifty, 60 sixty, 70 seventy, 80 eighty, 90 ninety, 100 one hundred;

Pois é né… Embora a gramática do inglês seja relativamente mais simples se comparada com a nossa querida gramática do português, algumas particularidades acabam dificultando o aprendizado desse idioma.

Mas tudo bem né? Nada que umas boas aulas com um professor competente não resolva. Aprender a escrever a data em inglês será certamente uma lição divertida com um professor criativo que possua um grande senso de pedagogia.

Escrevendo a data em inglês: modo britânico

Com todas as ferramentas em mãos, agora vamos ver como escrever a data em inglês, começando pelo modo britânico de ser!

Então, aumentar seu conhecimento em inglês te permitirá de redigir um bom curriculum e também escrever uma carta de motivação dentro dos padrões ingleses.

A boa notícia é : não tem segredo para escrever a data em inglês britânico, já que eles utilizam o mesmo padrão que o nosso- dia> mês> ano!

Pelo menos isso né?

  • 16/05/2017,
  • 16 May,
  • 16 May 2017,
  • 16th May 2017,
  • The 16th of May 2017,
  • Monday, 16 May 2017,
  • Monday the 16th of May, 2017.

No inglês britânico, as vírgulas não são necessárias para escrever a data, embora possam ser usadas para separar o mês do ano.

A complexidade ao escrever a data britânica depende do contexto: a formalidade do contexto vai ditar a escolha do formato a ser utilizado. Por exemplo, para escrever uma carta de apresentação, é melhor usar o formato « Monday the 16th of May, 2008 ».

Para colocar as datas por extenso, é preciso ter em conta que o dia é sempre expresso em números ordinais, independentemente da variante na qual a data é escrita.

A escrita da data no modo Tio Sam de ser!

Ao contrário dos britânicos, os americanos não pensaram no resto do mundo quando adotaram  o seu modo particular de escrever as datas!

os americanos possuem um estilo particular de escrever as datas Quem são os “diferentões” agora?

Observem:

  • 05/16/2017,
  • May 16,
  • May 16, 2017,
  • Monday, May 16, 2017.

Adoram complicar esse americanos né? hahaha

Atenção:

No inglês americano, mas também no inglês britânico, o zero deve aparecer antes de um digito simples. Por exemplo, será necessário escrever “08 de Dezembro” e não “8 de Dezembro” .

Para escrever uma carta de motivação ou passar um teste oficial de língua, será necessário prestar atenção à linguagem requerida (britânica ou americana). Embora a maioria dos examinadores deixe que alguns “americanismos” passem nos documentos dos exames, a língua oficial continua sendo a língua britânica para muitos exames.

E na hora de fazer os testes não há lugar para gíria britânica ou americana! gotta?

Por outro lado, se quiser mergulhar na cultura americana, você terá que pensar em adotar algumas manias muito particulares dos Estados Unidos como por exemplo a mania de juntar palavras e criar novos termos como é o caso de got it utilizado pelos americanos como gotta, podendo ser traduzido como “entendeu?” “se ligou”

Com todas essas dicas, agora você sabe como escrever a data no idioma de Obama!

As datas em inglês: A escolha do formato

Como vimos até aqui, existem várias formas de escrevermos datas em Inglês. A escolha do formato da data em inglês vai depender do contexto no qual estamos utilizando. Elas podem variar dependendo se o contexto é formal ou informal e, como já estamos cansados de saber existem diferenças entre o inglês britânico e o americano.

Como escrever as datas no inglês americano As datas em inglês é uma parte essencial do aprendizado de inglês

Observem no exemplo a seguir alguns formatos típicos das datas em inglês:

Formato
Britânico:
Dia – Mês – Ano
Americano:
Mês – Dia – Ano
A
the Twenty-fourth of February, 2018
February, the Twenty-fourth, 2018
B
24th February 2018
February 24th, 2018
C
24 February 2018
February 24, 2018
D
24/2/2018
2/24/2018
E
24/2/18
2/24/18
F
24/02/18
02/24/18

Fonte: site solinguainglesa

Na hora de escolher qual formato de datas em ingles utilizar é preciso atentar para o nível de formalidade do contexto. O quesito polidez de quem está escrevendo e a escolha pessoal do mesmo também contam na hora de escolher. Normalmente, os formatos mais longos, como aquele mostrado na coluna B ou C são os que denotam maior polidez – a ideia é apresentar um nível maior de consideração, por assim dizer, com o leitor.

Já as formas mais curtas, como aquelas mostradas nas linhas D ou E, são usadas em situações mais comuns que exigem menos formalidade, como por exemplo, uma nota circular (a memo), uma carta entre amigos (a letter between friends) ou uma carta impessoal de negócios (an impersonal business letter).

O formato de datas em inglês disposto na linha F tem caráter mais oficial e é visto tipicamente em faturas (invoices) ou num documento oficial ou técnico (official or technical document).

Por último mas não menos importante, o formato A é utilizado em um contexto de extrema formalidade e é utilizado principalmente em materiais impressos, como, por exemplo, um convite de casamento (a wedding invitation).

Nos formatos numéricos (DE e F), pode-se utilizar ponto final (full stop) ou hífen (hyphen) ao invés de barra (slash). Por exemplo: 24.02.2018 ou 24-02-2018. A escolha é pessoal, mas sugere-se que seja levado em consideração o formato gráfico do documento ou material escrito.

Note ainda que, quando são escritos por extenso, os meses são sempre iniciados por letra maiúscula. Além disso, atente para o fato de que os dias podem ser grafados no formato de números ordinais como visto na linha B.

Dizer a data em inglês faz parte do aprendizado

Dizer a data em inglês faz parte do aprendizado da língua. Saber se comunicar em inglês de forma clara, sem furos, levando em consideração as diferentes variantes do inglês e saber adaptar-se ao seu interlocutor faz parte do que  chamamos “ser fluente em inglês”.

Se, na maioria dos cursinhos intensivos de inglês, os professores de inglês não dedicam tempo suficiente para explicar esses detalhes aos alunos, é durante a comunicação que os estudantes sentem falta de ter aprendido esses (entre aspas) detalhes.

Aprender a dizer as datas em inglês não é exatamente um detalhe, já que as datas fazem parte da comunicação corrente, do dia a dia. Sempre há uma ocasião em que devemos fazer menção a uma data, seja para falar do nosso ano de nascimento, da data de aniversário de uma pessoa, da data de um encontro importante, enfim, as datas estão em tudo.

Saber dizer as datas em inglês, com uma leitura correta dos dias da semana em inglês, dos meses em inglês e do ano em inglês mostra que o aluno foi além no seu aprendizado de língua inglesa.

A capacidade de se expressar bem em inglês que se trate de palavras ou dos números é que confere o título de fluência para um aluno de língua inglesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 2 votos)
Loading...
avatar