Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estudar português no fim do fundamental

De Carolina, publicado dia 18/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Melhorar o português no nono ano

Muitos brasileiros acreditam que o sistema de ensino funciona muito mal. E a maioria considera que a situação se deteriorou ao longo dos últimos dez anos. Apenas uma minoria está otimista sobre sua evolução para o futuro escolar no Brasil, infelizmente.

Muitos pais e alunos têm essa percepção do sistema escolar, resultando insatisfação e falta de confiança nele para a formação de seus filhos e futuros cidadãos.

Apesar da precariedade do sistema educacional brasileiro, a maioria dos alunos continua contando somente com isso. Então, o desafio é ainda maior: ter uma boa formação com a qualidade precária do ensino.

Fazer aulas do idioma lusófono Os alunos devem praticar a língua portuguesa

E principalmente no fim do fundamental: com a matemática, a história, a geografia, as ciências e as línguas – e a prova de português.

Então, o nono ano é o fim de um ciclo na vida escolar do aluno e muito importante.

Veja como preparar suas revisões para as provas de fim de trimestre, semestre, ano de português (e na sétima série?).

Conteúdo de português na nona série: o que muda?

O fim do colégio também significa a entrada no ensino médio e o início da batalha para o vestibular e Enem. Portanto, é um período crucial da adolescência quando se espera mais autonomia e reflexividade por parte dos alunos.

No final desse ciclo, os estudantes devem realmente ser capazes de se expressar e estruturar o seu pensamento, reconhecer referências da literatura brasileira e da cultura em geral.

A gramática do português, a leitura, escrita, compreensão de leitura e expressão deveriam ser noções de português já adquiridas a partir da 6ª série até a 8ª série.

Veja aqui os objetivos do conteúdo de português no fim do ensino fundamental:

  • Aprofundar o estudo de cada gênero literário,
  • Dominar a argumentação (tipo de discurso: narrativo, descritivo e explicativo),
  • Expressar suas emoções, suas opiniões,
  • Saber analisar e ter senso crítico de um texto (objetividade, humor, etc.)
  • Utilizar citações,
  • Argumentar em uma abordagem metodológica (ideia, ilustração, exemplo).

Na escrita, os alunos devem conseguir escrever um texto coerente de duas páginas no final do fundamental: o que significa adquirir um bom nível de vocabulário para expandir seu campo lexical, já abordada no 8º ano das aulas de português.

Como nos anos anteriores, o nono ano também se concentra em aprofundar elocução e dicção lendo em voz alta trechos de obras literárias (diálogos, romances, peças de teatro e poemas).

O estudo da língua portuguesa na 8ª série

O aluno tem uma carga horária por semana de aulas de português. Eles seguem um estudo aprofundado na língua:

  • Um componente gramatical: análise da frase (orações subordinadas, discurso direto e indireto), classe gramatical das palavras, a natureza das palavras, gramática, verbo (subjuntivo, condicionais) e funções da gramática (complemento do objeto direto, COD / complemento do objeto indireto, COI, etc.),
  • Ortografia e léxico: vocabulário de gêneros e registros literários,
  • Leitura: as formas da narrativa, a poesia, o teatro, o estudo de linguagem,
  • Expressão escrita,
  • Expressão oral…

Qual é a matéria do nono ano do ensino fundamental? Exercícios de palavras cruzadas pode ajudar na língua portuguesa

O estudante também deverá ler algumas obras literárias antigas ou contemporâneas a partir de uma comparação com os desafios do mundo de hoje.

As atividades educacionais, portanto, vão construir pontes entre o velho e o presente e entre a arte literária e a realidade. O que, além disso, também pode trazer criatividade para o dever de casa.

Como ocorre as provas de fim de ano de português?

Para muitos estudantes do colégio, as provas escritas são muito difíceis: acertas a ortografia de cada palavra ou frase. Colar é que impossível!

Saber escrever não é óbvio, especialmente porque a língua portuguesa é cheia de sutilezas empurrando para erro.

Se seu filho tem dificuldades de aprendizagem ou se ele simplesmente luta com a ortografia das palavras em português, então você simplesmente tem que treinar mais!

As provas escritas de português: o sucesso quase certo quando o aluno estudou bem antes…

O teste pode durar horas e reside em uma prova de conhecimento em português a partir de um trecho de um texto literário ou imagem (análise gramaticais, compreensão de texto, léxico, reescrita).

Mas isso não é tudo. Normalmente, ainda há a parte de interpretação e habilidades de escrita: um ditado e uma redação podem fazer parte do teste.

Por isso, as provas de português exigem muito do aluno.

Deve-se notar que as notas durante o ano são muito importantes para avaliar a evolução do aluno. No fim do trimestre, semestre ou no final do ano, as recuperações podem ser importantes para o aluno colocar as notas em dia.

As notas boas são quase um caminho certo para a aprovação no fim do ano! Então, é importante se dedicar desde o início do ano para ter bons resultados.

Dicas para estudar durante o ano letivo

Quando se tem 15 anos, estudar pode parecer a um domingo chuvoso ou de volta à escola: pensar nisso pode despertar uma aversão no aluno.

No entanto, trabalhando regularmente, esse prazo se torna uma formalidade simples e pura.

Melhorar em português e se divertir ao mesmo tempo é possível? Leitura, até livros de aventura podem enriquecer seu léxico!

Como estudar sempre?

Em primeiro lugar, devemos nos armar com um bom método e boas resoluções: rigor, motivação, regularidade.

Mesmo que esteja fazendo sol e muito quente, às vezes é necessário trocar seu treinamento noturno de futebol com seus amigos e vizinhos para fazer alguns exercícios de gramática. É sempre importante revisar o básico para não fazer feio na hora da prova.

Aulas particulares de língua portuguesa Um bom livro pode despertar o gosto pelo português

Reunir bons recursos educacionais também é importante.

Mas ao longo do ano, o aluno também deve se impor o mínimo de rigor para fazer as fichas de revisão.

Por quê?

Isso não é para ser visto no conselho de classe, mas para evitar ser sobrecarregado pela quantidade de coisas para rever em um pequeno espaço de tempo e com o prazo que se aproxima.

Aqui estão as nossas dicas para seguir entre março e novembro para desfrutar de um final de ano escolar tranquilo:

  • Releia sua aula à noite depois de cada aula de português,
  • Faça fichas de revisão após o final de cada capítulo (o acordo de um verbo, listas de homônimos, o pronome pessoal, etc.),
  • Ler livros para enriquecer o seu vocabulário (as peças de J. Anouilh, os romances de E. Zola, H. de Balzac ou G. Flaubert, J. Steinbeck, etc.).

Há muitos livros interessantes para ler quando se está no nono ano do ensino fundamental:

  • O Alienista, Machado de Assis,
  • A Aia e Outros Contos, Eça de Queirós
  • O Fantasma dos Canterville e Outros Contos, Oscar Wilde
  • O Visconde Cortado ao Meio – Ítalo Calvino
  • Estórias Abensonhadas – Contos – Mia Couto

Sem dúvida, o gosto pela leitura é construído nesse momento da escolaridade.

Cabe à você, nosso leitor e pais de aluno: isso é muito importante, nós insistimos em ter sempre livros para seus filhos!

Os livros são ferramentas essenciais para melhorar o nível de língua portuguesa do seu filho por toda a vida!

Apesar de boas horas de estudos e de revisão , a leitura também pode ser transformada em uma verdadeira paixão, desde os livros correspondam ao seu gosto.

Dicas para memorizar

Para aprender português e, especialmente, para memorizar, você tem que solicitar sua memória.

Aqueles que têm uma memória auditiva, leia em voz alta, será melhor. Para os que tem mais memória visual, será melhor escrever.

Ensine seu filho a dividir seu trabalho: relendo um capítulo por dia ou três capítulos por semana… As revisões espaçadas são mais eficazes que estudar de uma vez intensamente.

Aulas do nono ano da língua portuguesa O que está faltando para escrever bem em português?

Hermann Ebbinghaus (1850-1909), filósofo alemão, estabeleceu uma “curva de esquecimento” para objetivar a eficiência do conceito de “repetições espaçadas”. Esse conceito está no fato de que o cérebro humano esquece exponencialmente a informação recebida que não é considerada importante.

De fato, é melhor aprender três vezes a conjugação no passado simples de um verbo pronominal que revisar todos os tempos e modos na mesma noite.

Um adolescente pode cantar suas canções favoritas de cor.

Por quê?

Porque ele a canta todo dia. Assim, o cérebro memoriza mais fácil as letras. Então, por que não fazer o mesmo com a matéria de português?

Ter aulas particulares de português com Superprof?

Aqui estão as nossas dicas para o progresso efetivo em português durante o seu nono ano: aulas particulares de português em casa.

Comece em março para se preparar para o boletim do final do fundamental!
Você também pode revisar suas aulas de português em grupo: não espere até outubro!

Escolher um professor de português entre os nossos professores Superprof é uma excelente estratégia para lutar por um resultado de sucesso. Mas, também, devemos procurar por mais: entrada e escolha de orientação no ensino médio.

Assim, as aulas em casa ajudarão a aumentar o domínio dos componentes da base comum de conhecimentos e habilidades.

Muitos alunos não têm todas as bases necessárias do fundamental para começar bem o ensino médio. Alguns têm dificuldades para fazer os seus deveres de casa, por exemplo, ou não tiveram um bom acompanhamento durante seu percurso escolar.

Nossos cursos são adaptados ao nível de cada um, e cada um dos professores de português procurará a pedagogia mais adequada para o progresso de seu filho.

Compare anúncios de aulas particulares online para encontrar um professor e começar já! Novembro já está chegando!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar