Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como aprender português no colégio?

De Carolina, publicado dia 14/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Aprendizagem da língua portuguesa na sexta série

Muitos alunos no colégio (a partir dos 10 anos) têm dificuldade em matemática e português.

Os fracos resultados na escola são, portanto, correlacionados com as desigualdades escolares e sociais. Um grande problema da educação pública em geral no Brasil.

Nos anos anteriores, os alunos começaram a aprender a ler, conhecer os números, fazer pequenas contas. Se eles não assimilaram bem essa base do início, um número crescente deles experimentam grandes deficiências até o final da escola primária, na chegada da sexta série (e português na sétima?).

Aqui está como abordar o ensino da língua de Machado de Assis no primeiro nível do colégio.

Aulas de português na 6ª série: programas escolares

Existe, como sabemos, um abismo abissal em termos de habilidades linguísticas esperadas entre a 5ª série e a 6ª série (português na 8ª série?).

Aprender nunca é tarde, principalmente mais cedo Faça aulas para aprender as regras gramaticais que você esqueceu…

Por isso, aprender bem o português na sexta série é crucial!

No colégio, os alunos são levados a aprofundar o estudo da língua portuguesa de uma maneira mais séria. Quando eles têm apenas dez ou onze anos, eles têm que aprender antes de chegar a 7ª série nas aulas de português:

  • Proficiência em leitura e compreensão de leitura
  • Habilidades da expressão escrita e da expressão oral,
  • Conhecimento da estrutura gramatical da língua,
  • Domínio da ortografia.

Na sexta série, o aluno descobre outros elementos da língua portuguesa de acordo com o currículo escolar. Espera-se que cada professor ajude cada aluno a avançar para evitar uma reprovação…

No início da sexta série, o objetivo é fazer com que os alunos consolidem seus conhecimentos da escola primária. O objetivo é concentrar no estudo da língua e no seu domínio, dando-lhes autonomia suficiente para que eles fiquem confortáveis lendo e escrevendo.

Os objetivos do sexto programa são:

  • Argumentar de maneira clara e ordenada, informação ou ponto de vista,
  • Interagir em um debate com seus colegas,
  • Ser capaz de reformular uma ideia para preparar uma escrita ou uma intervenção oral.

Aulas de reforço escolar de língua portuguesa? Um mundo de conhecimentos? Sim, é o que o aluno da sexta série acaba de conhecer!

O ensino da língua portuguesa também inclui uma introdução à cultura literária e artística, um elemento fundamental para ampliar sua cultura geral e sua compreensão do mundo, em torno de cinco temas:

  • Histórias de aventuras
  • Histórias criativas,
  • Criação poética,

Aprender uma língua não abrange apenas os aspectos linguísticos (leitura, escrita, fonética, pronúncia, gramática, conjugação, ortografia e vocabulário), mas também a compreensão da cultura em que está relacionada.

Como o programa é ambicioso para um aluno de dez ou onze anos, cabe a cada professor implantar bons recursos de ensino para atender ao sucesso escolar de seus alunos.

As dificuldades do sexto ano em português

Apesar do Ministério da Educação (Mec) querer reduzir as desigualdades escolares, um grande número de alunos em dificuldade é afogado na massa no primeiro ano letivo do colégio.

As aulas são muitas vezes sobrecarregadas. Mesmo bons professores não conseguem detectar a angústia de um estudante chamado de “mediano” que precisa de ajuda com a escolaridade.

No colégio, as dificuldades educacionais em português só aumentam.
Alguns alunos nem sabem ler…

Para superar esse fenômeno, algumas escolas implementaram o apoio escolar. Porém, a maioria, principalmente as públicas, não têm esses recursos. Resta ao aluno fazer algumas aulas particulares após o horário escolar.

O que preparar para seus futuros cursos de português para a 9ª série?

Assim, esses alunos se beneficiam de um tempo de suporte escolar personalizado e suporte educacional.

Então, eles se beneficiam:

  • De ajuda escolar para lição de casa ou tempo de estudo,
  • Cursos avançados (para aprofundar a compreensão e a leitura, por exemplo),
  • Curso de metodologia.

Sabe-se que muitos alunos do colégio ainda têm pouco domínio da língua portuguesa escrita e falada.

Normalmente, há poucos alunos do sexto ano que se consideram bons leitores.

Por que não aprender a conjugar os verbos? O conhecimento não voa por aí… por isso, é melhor correr atrás das aulas de língua portuguesa

Uma ponte difícil entre o português e a interpretação: a leitura é abordada como uma “oralização da língua” e os alunos tendem, portanto, a ler roboticamente, parando em cada sinal de pontuação.

Em segundo lugar, as dificuldades do sexto ano nas aulas de português estão relacionadas à vulnerabilidade lexical dos alunos. Um jovem aprendiz com dificuldades em aulas de português não vai querer ler se for um muro intransponível.

A descoberta e iniciação à literatura portuguesa é, além disso, uma barreira lexical quando é difícil ler e escrever uma frase simples.

Alguns, de origem social desfavorecida e privados de capital cultural, precisariam até de aulas de alfabetização, o que não é fornecido no sistema educacional do colégio.

Como assimilar as palavras percebidas como “complicadas” se o aluno vai parar nas palavras simples?

Outra grande dificuldade na entrada do colégio – que será encontrada em outras disciplinas: o grande salto em direção à autonomia e à socialização induzida no secundário (10 – 18 anos).

A aprovação no colégio é um passo fundamental para muitas crianças. Eles aprendem a lidar com o estresse e ansiedade. A grande diferença é que eles tinham uma estreita relação com seu professor na escola primária. Já no sexto ano, o aluno deve lidar com uma multidão de professores com diferentes personalidades e requisitos.

Ele muda para um mundo mais impessoal, que requer um tempo de adaptação mais longo ou mais curto, dependendo dos alunos.

Cursos de português e exercícios online para progredir

A fim de ganhar terreno na batalha contra o fracasso acadêmico, um curso intensivo de reciclagem ou treinamento escolar pode ser necessário.

Para adaptar-se a novos programas, abordar a sexta série e fazer a lição de casa com calma, os pais podem fazer o apoio escolar gratuito acompanhando o trabalho em casa de seu filho.

Como? Graças à internet!

Uma infinidade de cursos de português online existem para progredir.

Por que não fazer exercícios online, que permitem a prática sem precisar de ir para a escola? Muitas vezes, os estudantes têm um pouco de resistência em fazer os deveres de casa ou com o método da escola. Assim, eles podem se apropriar dos diferentes materiais do sexto – e melhores conceitos de visualizações de classe.

Veja aqui mais dicas para manter uma boa nota portuguesa!

Graças a um site para aprender português online, você pode analisar:

  • A gramática (família gramatical de uma palavra, o verbo, determinantes, pronome, substantivo, adjetivo, frase, tempos verbais, complemento do objeto direto, complemento do objeto indireto, etc),
  • Conjugação (infinitivo, indicativo, imperfeito, passado simples, futuro simples, tempos compostos, condicional, imperativo),
  • Vocabulário (o campo lexical das palavras, significado próprio e figurativo, sinônimos e homônimos, etc.),
  • O estudo de textos (figuras de linguagem, gêneros literários, registros literários).

Há uma infinidade de sites que oferecem aulas de português (no fim do fundamental) gratuitas como revisão.

Isso exigirá um investimento do aluno e um pouco de atividade escolar em seu tempo livre. Mas ele vai recuperar sua autoconfiança!

Aulas particulares de português para acompanhar o nível

Por último, mas não menos importante: faça aulas particulares em casa com um professor de português.

Quando pensamos em apoio escolar em casa, pensamos? Na plataforma do curso Superprof!

Nossos professores estão em todo o Brasil, disponíveis para dar aulas em casa de língua portuguesa.

Estimular a compreensão escrita dos alunos é fundamental para sua vida futura.

Nossas aulas particulares de português: para que, a partir do sexto ano, eles gostem de ler!

Certamente, os aulas particulares podem ser caras… Muitas vezes, a taxa horária média é de R$ 80 por hora de aula. Porém, esse preço depende muito da cidade e da experiência do professor.

Faça aulas particulares da língua portuguesa Ás vezes, o investimento também é financeiro quando o assunto é educação

Durante as aulas de português, o aluno pode estudar e ter um tratamento r em um relacionamento individualizado em seus pontos de bloqueio. E as lições individuais para progredir são frequentemente flexíveis: cursos durante as férias, aulas noturnas e durante os finais de semana…

Apoio metodológico e acompanhamento regular ajudam a evitar que o aluno repita um tipo de erro de ortografia, falta de concordância nos exercícios de gramática, problema de compreensão de leitura em uma análise de texto, etc.

Alguns alunos precisam de mais estudos para assimilar os elementos linguísticos da língua portuguesa. É como uma aula de música, você tem que repetir, treinar, praticar e perseverar.

Mas o curso individual torna possível arredondar as deficiências do sistema escolar e dá a todos a oportunidade de se mover no seu próprio ritmo.

Então, as aulas podem parecer caras no começo, mas, em muitos casos, elas evitam que o aluno tenha maus resultados. Ou seja, é o caro que se torna barato no final das contas…

E é melhor fazer um acompanhamento escolar com um bom professor de português que esperar até as últimas provas do semestre. Isso porque é melhor não esperar até as provas finais e as recuperações… pode ser tarde demais!

Então, há muitas vantagens de fazer aulas particulares de português. Dê uma olhada no site do Superprof para encontrar um professor perto de sua casa e adequado com suas expectativas!

Assim, o sucesso escolar de seu filho em português na sexta série pode estar mais perto que você imagina!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar