Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Desafios da língua portuguesa no fim do fundamental

De Carolina, publicado dia 18/09/2018 Blog > Apoio Escolar > Português > Aprenda português na oitava série

Na oitava série do ensino fundamental, os estudantes vêem sua carga de trabalho aumentar drasticamente em todas as disciplinas e precisam adaptar-se a ritmos escolares às vezes insustentáveis: cursos de matemática, aulas de português e cursos de idiomas.

Neste artigo, vamos dar uma olhada nas técnicas para ter sucesso e revisar suas aulas de português durante seu oitavo ano.

Aulas de português no 8º ano: quais são os programas escolares?

O oitavo ano agora é o penúltimo ano do ensino fundamental (matéria de português) depois da reforma escolar recentemente colocada em prática.

É, portanto, um ano escolar crucial para o aluno que não podemos ignorar. Caso contrário, o seu futuro sucesso escolar está em perigo.

Mas será que os programas são adequados para todos os alunos? O sucesso em aulas de português no oitavo ano é uma loteria de acordo com sua origem social?

Escreva sempre que puder! O português deve ser bom também na escrita

Logo após o início do ano letivo, em março, o professor de português pode levar algum tempo para atualizar, recordar ou consolidar os conteúdos de português que os alunos tiveram na 6ª e 7ª série. Sem contar que os alunos ainda estão com a cabeça na praia onde foram durante as férias…

Um teste de conhecimento do português, por exemplo, um ditado para sondar seu nível em regras de gramática e ortografia, uma revisão dos verbos, da regência, da concordância…

Em seguida, ele abordará os tópicos obrigatórios do 8º ano, que são:

  • O estudo da língua portuguesa (gramática, ortografia, léxico),
  • Leitura (carta, história, poesia, teatro, estudo de linguagem),
  • Expressão escrita: como escrever um texto coerente de duas páginas,
  • Expressão oral: ler em voz alta um trecho de um romance, um diálogo, uma peça, etc.),
  • A história das artes: os movimentos artísticos e culturais do século XVIII e XIX.

Aqui estão os objetivos do oitavo programa:

  • Dar aos alunos o domínio das principais formas de fala,
  • Dar-lhes os meios para formar seu próprio julgamento e expressá-lo para que possam ser ouvidos e compreendidos,
  • Proporcionar-lhes o conhecimento cultural básico necessário para construir sua identidade individual e social,
  • Deixar enriquecer sua imaginação e aprender a compreensão de formas simbólicas.

O objetivo não é apenas saber conjugar o verbo, mas também levá-lo a um bom nível de português. Assim, o aluno terá a capacidade de pensar por si mesmo e gerar um senso crítico, um argumento claro em um texto escrito ou em um discurso.

Aprender a ler é importante, mas não somente. Por isso, o ensino privilegia a perfeita compreensão escrita de todos os tipos de textos e em todos os níveis da linguagem.

Basta dizer que, em comparação com as aulas anteriores, o nível de requisitos aumenta muito: cabe, portanto, aos pais e professor de português soar o alarme quando as lacunas são instaladas.

Lutar contra o fracasso escolar é tratar um problema na raiz sem ser afogado no oceano de conhecimento necessário.

Aprender português na 8ª série e tirar boas notas

Ser o melhor da classe não é fácil e nem sempre é a ambição de muitos. Mas a verdade que as boas notas sempre são bem-vindas. O esforço do aluno, então, é recompensado pelo resultado que ele tem no final do semestre ou trimestre.

Para conseguir isso, o que aumentará seu sentimento de autoconfiança, ele terá que buscar um apoio metodológico progressivo para eliminar suas dificuldades escolares em português.

Se alguém não tiver a oportunidade de ser bem acompanhado durante o seu percurso escolar, os resultados da escola podem despencar, infelizmente.

É aqui que os pais podem intervir para fornecer apoio escolar personalizado.

Ao supervisionar o trabalho de revisão de seu filho, os pais serão capazes de guiá-lo, encorajá-lo, colocá-lo em um bom caminho para aprender português (na sexta série?).

Aulas particulares de língua portuguesa já! O que fazer quando dar um branco em português?

Lembre-se que, para melhorar os resultados escolares, cada aluno deve, antes de mais nada, estar convencido de que esse objetivo é realizável (uma vez que só é válido para si próprio).

Aqui está algumas atitudes a serem feitas:

  • Perseverar,
  • Aprender com cada exercício,
  • Tome seu tempo,
  • Investir-se em seu trabalho,
  • Não colocar empecilho,
  • Treinar e ajudar um ao outro (a transferência de conhecimento é sempre benéfica).

Se cada aluno ouve atentamente a sua aula de português em sala de aula, ele já terá alcançado 80% a 90% do trabalho de memorização e será capaz de se preparar antes.

Na aula, não deixe de fazer perguntas e diga a si mesmo que não há perguntas estúpidas.

No colégio, o aluno muitas vezes tem medo de perturbar os professores ou ser ridicularizado pela zombaria dos outros. Portanto, não ousa levantar as mãos para fazer uma pergunta.

É prejudicial porque essa timidez tem o efeito de permitir que as lacunas se acumulem.

A participação ativa de cada aluno é essencial no ensino da língua portuguesa no fundamental (veja site do Ministério da Educação) porque ajuda a entender melhor e fazer a lição de casa mais facilmente.

Além disso, a língua portuguesa pode ser a nossa língua materna, mas tem tantas sutilezas – e acrobacias linguísticas? – que erros são fáceis.

Para fazer seu filho progredir rapidamente, incentive-o a fazer constantemente revisões e pergunte a ele várias vezes por semana como foram as aulas de português.

Admitindo a necessidade de cursos de nivelamento ou revisão, o tempo de recuperação para aprofundar o conhecimento é o primeiro passo para melhorar os resultados na escola.

A vantagem da aula particular é o fato de que cada aluno ser capaz de trabalhar individualmente em um ambiente calmo e com a possibilidade de ser ajudado quando precisa.

E se essas horas semanais permitissem que seus filhos fizessem os exercícios de gramática, os exercícios de conjugação, para completar o dever de casa e depois esperar pelas boas notas?

Conselhos para revisar sua lição de português na 8ª série

Após o dia de aula, é importante ter tempo para reler as aulas, sendo melhor fazê-lo à noite, pouco antes de dormir.

Se tiver algumas dúvidas, a primeira coisa a fazer é procurar a ajuda de seu professor ou pais (pai, mãe, irmãos, irmãs, amigos, etc.) para dar aquela mãozinha.

Mas saiba que rever a conjugação é válido em qualquer idade! Pode ter certeza que até os jornalistas cometem erros em português…

Ou, você pode olhar no seu smartphone a regra gramatical para verificar um conteúdo – a conjugação de um verbo no presente, um verbo pronominal, a ortografia de uma certa palavra, etc. – em um site de curso online ou faça um exercício de português gratuito.

Aprender de cor é por vezes necessário, especialmente no que diz respeito à concordância dos verbos irregulares ou ao fim dos verbos no imperfeito, verbos no pretérito ou futuro, etc.

Faça aulas particulares de língua portuguesa Não deixe para amanhã o conteúdo que pode ser aprendido hoje

Mas devemos entender o que aprendemos.

Para revisar ainda mais a aula do dia, nós recomendamos a nossos leitores a realizar fichas de revisão para cada capítulo terminado, colocando no papel apenas o essencial do curso, e por que não ver o o conteúdo de português no 7º ano?

Na verdade, o aluno não terá dezenas de páginas para reler: algumas fichas da matéria serão suficientes e ele poderá progredir rapidamente em seu trabalho.

Outro conselho para melhorar o seu português: leia e leia muito. As aulas da 8ª série (e as aulas de português no 9ª) aceleram a iniciação à literatura portuguesa.

Problema, todos os alunos não estão desenvolveu uma paixão por livros recomendados na escola: Machado de Assis, Luís de Camões, José de Alencar, Erico Verissimo, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Aluísio de Azevedo, Clarisse Lispector, Euclides da Cunha, José de Alencar, Jorge Amado e alguns estrangeiros como Kafka, E. A. Poe, Orwell, Zola…

Muitos autores que geralmente apreciamos até a idade adulta. Para expandir seu vocabulário, o adolescente do oitavo ano ainda terá que estudar muito!

Aqueles que iluminam seu boletim trimestral com lindas notas próximas à perfeição não são necessariamente dotados. Eles apenas encontraram o caminho certo para revisar de forma eficaz.

Por exemplo:

  • Definir prioridades
  • Organizar seu trabalho,
  • Revisar,
  • Evitar revisões intensivas,
  • Dividir o trabalho com um cronograma de revisões,
  • Motivar-se com pausas, trabalho intercalado com hobbies,
  • Definir uma recompensa depois de cada sessão de trabalho (um cinema, um jogo, uma leitura, etc.),
  • Determinar a sua memória: visual ou auditiva?

Se, apesar de todos os esforços realizados, o nível escolar continuar descendo ao abismo, então é necessária uma grande ajuda…

Faça aulas particulares de português com o Superprof

Quem quiser uma solução certeira e sem riscos, as aulas particulares sempre são o melhor caminho! E quem diz aulas particulares em casa, diz cursos com nossos professores do Superprof!

Faça cursos de português para progredir rapidamente: há urgência!

Todo mundo tem algo a ganhar: um professor certificado, experiente, pode fornecer ao seu filho uma boa ajuda escolar. E o professor vai complementar sua renda.

Aprenda o idioma lusófono lendo A leitura é um dos melhores meios para se aprender uma língua

Em troca, sua prole não sofrerá mais com dificuldades de aprendizado e retornará ao colégio sem o incômodo e a frustração de nunca ter sucesso.

A vantagem de ter aulas com nossos professores particulares é que, durante o ensino, os alunos disléxicos ou de baixo nível se beneficiam de um acompanhamento personalizado e individualizado para esclarecer as lacunas, facilitar sua compreensão oral e escrita, revisar as regras de ortografia ou ajudar na aprendizagem da leitura.

Alguns assuntos induzem um domínio da língua portuguesa: história, geografia ou ciências.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar