Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Professor particular de dança: quais materiais didáticos ou de apoio utilizar?

De Fernanda, publicado dia 20/11/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Quais recursos são necessários em uma aula de dança

“O destino é um primeiro-bailarino que faz entrechats na ponta dos pés”

– Bragance

Você quer compartilhar sua paixão pela dança com outras pessoas? Sabe dançar kizomba como ninguém e quer transmitir isso?

Por que não se tornar um professor particular?

No Superprof, você pode criar um anúncio de professor de dança em apenas alguns cliques, mesmo se você ainda não tiver formação na área.

No entanto, alguns professores iniciantes não conhecem a preparação mínima de uma primeira aula de dança e não sabem qual estrutura, material didático e outros recursos utilizar.

O Superprof explica hoje as melhores ferramentas para se preparar e criar uma boa aula de dança!

Recursos para preparar uma aula de dança

Forró, danças orientais ou frevo: não importa qual seja a sua especialidade de dança, existem muitos recursos on-line para ajudá-lo a se preparar para sua aula.

Disponível gratuitamente para computadores, tablets ou smartphones, os recursos didáticos online ajudam os professores particulares a preparar uma sequência coreográfica e a passar bons exercícios aos estudantes.

Descubra todas as ferramentas on-line para preparar uma aula de dança …

Sites para preparar uma aula de dança

Para preparar uma aula de dança, dê uma olhada nas aulas on-line!

Como definir o preço da sua aula de tango? Aperfeiçoe suas aulas de dança de rua com recursos digitais!

As aulas de dança on-line destinam-se a alunos e professores que desejam descobrir um novo estilo de dança. Professores particulares e especialistas explicam os passos básicos de cada dança: ideal para preparar uma aula de iniciação musical ou de introdução à dança!

Alguns recursos agregam teoria e prática, graças a uma explicação escrita complementada por uma explicação em imagens (vídeos ou fotos). Descobrir novos passos populares (como o moonwalk) permite ao professor enriquecer sua oferta de ensino e assim atrair um número maior de estudantes.

Aqui estão sites de dança on-line úteis para preparar sua aula:

Cursodedança.com.br

Elaborado pelo Festival de Dança de Joinville, é um portal que oferece cursos online do festival. Com o auxílio de profissionais de renome e participantes assíduos do Festival, foram elaboradas uma série de aulas em 10 cursos. Os cursos são divididos por módulos e possuem campos de fórum para discussão. Além disso, as avaliações garantem a proficiência para a retirada do certificado.

Há aulas de sapateado, dança de rua, dança criativa, composição coreográfica para ballet e muito mais.

Dance mais online

O portal contém cursos pagos e aulas gratuitas. Oferece o Curso de Dança Online A MU.dança, uma formação completa de dança de salão, com mais de 300 aulas. O programa é um produto customizado feito para uma comunidade apaixonada por dança. Ao iniciar as aulas, você recebe um Manual do Aluno Top e um ano de suporte online, para um melhor aproveitamento do conteúdo.

O curso é composto por vídeo-aulas, divididas em 9 ritmos diferentes e classificados nos níveis básico, intermediário e avançado: Kizomba, Sertanejo, Zouk, Forró, Samba, Soltinho, Tango, Bolero e Valsa.

Dançaderua.com

O portal oferece um curso completo online para aprender a dançar break, composto por 20 capítulos gravados em vídeo tutorial. O site já está há 8 anos atuando no cenário da cultura Hip Hop, compartilhando conhecimentos e informações sobre o mundo da Dança de Rua em todos os seus segmentos.

Algumas aulas de dança online são adequadas para aulas em todos os níveis: aulas para adultos, aulas para crianças e adolescentes, aulas avançadas, etc. Você com certeza vai encontrar recursos adaptados à sua oferta profissional!

Apps de dança para preparar uma aula

Acessíveis de casa ou diretamente de sua escola ou companhia de dança, os aplicativos ajudam muitos professores particulares a treinar futuras dançarinos!

Disponível gratuitamente ou a baixo custo no Android e iOS, os aplicativos oferecem aos usuários vários exercícios de dança e coreografias desde o nível iniciante até o avançado. Além de ser um repertório de noções básicas, permite que o educador aprenda com os exercícios on-line e proponha novas atividades ao seu aluno durante a aula.

Se você é um antigo professor de dança e deseja dar aulas particulares, os aplicativos permitem uma atualização rápida, melhorando sua pedagogia!

Descubra os melhores aplicativos para preparar uma aula de dança:

  • Aprender a dançar: completo, este aplicativo oferece muitos estilos de dança. Desde os ritmos latinos mais populares, como a salsa, bachata e kizomba, até danças de todas as partes do mundo, como flamenco espanhol, Bollywood, na Índia, dança do ventre, sapateado, hip hop, break dance, tango argentino.
  • Aulas de dança do ventre: a dança do ventre é uma dança que combina elementos tradicionais do Oriente Médio juntamente com outros do Norte da África. Com esse app você aprende do nível iniciante até se tornar uma especialista. Há vídeos didáticos de todos os níveis, desde a iniciação até ao nível avançado.
  • Zumba Dance: disponível tanto para a plataforma iOS, quanto para a Android, o app Zumba Dance traz diferentes hits do pop atual para quem quer aprender a dançar e ainda fornece uma avaliação sobre a performance do dançarino ao final de cada uma. Porém, as aulas de zumba com um professor sempre são diferentes!
  • Ballet Dance: para aqueles que sempre sonharam em se tornar bailarinos clássicos. Em inglês, o aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store e inclui tutoriais que vão desde posturas básicas até a piruetas e movimentos mais completos.

Vídeos de dança on-line

Nada melhor do que atualizar sua metodologia de ensino graças aos vídeos de aulas de dança!

Existem centenas de vídeos na web especialmente concebidos para explicar o passo a passo de uma coreografia ou uma posição em poucos minutos. O dançarino profissional pode rever técnicas como improvisação de palco, musicalidade ou mesmo a história da dança.

Torne-se um professor antenado graças à atmosfera amigável das aulas on-line!

Uma pequena lista não exaustiva dos melhores tutoriais online de dança:

1. FitDance: o canal apresenta a dança como arte e atividade física.

2. Camila Carmona: a professora apresenta coreografias e vídeo-aulas com os passos das músicas que estão bombando na atualidade.

3. Daniel Saboya: o professor alia a dança fitness ao som de hits do funk, do sertanejo, do hip hop, do reggaeton, do axé music e de outros gêneros.

4. Dance Fitness with Jessica: a norte-americana Jessica Bass ensina a dança ao som de sucessos dos anos 1990 e também os atuais.

5. Mandy Jiroux: com instruções em inglês, o canal da DJ e dançarina Mandy Jiroux ensina o passo a passo de suas coreografias.

6. TV Boa Forma: neste canal, há algumas coreografias disponíveis como a música Despacito, de Luis Fonsi ft. Daddy Yankee.

7. Lorena Improta: a bailarina do Faustão Lorena Improta ensina alguns de seus passos e coreografias favoritos.

Nosso conselho: crie uma lista de reprodução especial no Youtube, Dailymotion ou outras plataformas para que você possa facilmente revisar uma coreografia antes de dar sua primeira aula de dança. A lista de reprodução pode até ser compartilhada com o aluno para que ele possa facilmente revisar fora do horário de aula!

O material a ser usado durante a aula de dança

Para se tornar um coreógrafo confirmado e ensinar dança em geral, é fundamental que o professor tenha o equipamento apropriado.

O material depende da disciplina que está sendo ensinada: por exemplo, as aulas de sapateado podem exigir mais materiais do que a dança contemporânea.

Descubra o material certo para usar como professor de dança!

Alugue um estúdio de dança

Antes de começar a oferecer aulas, é essencial encontrar o lugar certo!

Não é um “material” no sentido literal, mas ainda é essencial, não é?

Como fazer aulas de salsa na escola? Você pode dar aula de dança de salão em um verdadeiro estúdio de dança.

Alguns coreógrafos experientes podem ter um estúdio de dança na sua própria casa, não exigindo valores adicionais para o aluno. Caso contrário, o professor tem que tomar as providências necessárias para alugar uma sala de dança.

Para alugar um estúdio de dança, o professor pode passar por:

  1. Uma sala em uma academia de dança,
  2. Um espaço vinculado à prefeitura ou secretaria de cultura ou esportes,
  3. Uma sala em um centro cultural
  4. Algumas empresas privadas também oferecem salas comerciais disponíveis para aluguel.

Em geral, o preço de uma hora de aluguel de sala varia entre 300 e 1.000 reais, dependendo do tamanho do estúdio e da localização. Embora o professor administre a locação, o valor do aluguel deve ser incluído no preço da aula particular. Esse valor vai variar de acordo com a quantidade de alunos que o educador tiver no total.

Existem locais que cobram valores percentuais aos profissionais. Nesses caso, é cobrado entre 30 a 50% do valor da aula. Por exemplo: se o professor cobra 200 reais por aula, precisa reservar 6o reais (30%) para pagar a sala que utiliza.

Sugerir exercícios de dança para revisar entre duas aulas

Para progredir rapidamente e passar do nível intermediário para o nível avançado, o aluno não deve se contentar apenas com suas aulas. Na verdade, o professor deve passar exercícios para que ele pratique sozinho em casa e com maior regularidade.

O professor tem vários recursos para oferecer ao aluno:

  • Livros didáticos de dança,
  • Aulas de dança on-line,
  • Tutoriais em vídeos de dança,
  • Aulas teóricas de dança,
  • Aplicativos gratuitos de dança,
  • Exercícios de dança on-line etc.

Você sabia?

No Superprof, muitos professores de dança concordam em dar aulas de dança via webcam.

Se você aceita dar uma aula de dança on-line, os exercícios serão essenciais para ajudar no progresso do aluno. Além disso, o professor precisa adquirir o equipamento informático necessário: computador, webcam de qualidade, microfone, aplicativo etc.

Equipamentos esportivos para uso durante uma aula de dança

Dar aulas de dança particulares implica adquirir equipamentos esportivos de alta qualidade (profissionais), seja para o professor ou o aluno. O professor não é obrigado a fornecer o material ao aluno: por outro lado, se você disponibiliza esse material, tem o direito de cobrar um valor mais elevado pela aula ou uma taxa específica para o aluguel do equipamento.

Quais são os recursos de uma aula que ensine a dançar? Uma roupa adequada ao esporte é equipamento fundamental em uma aula de dança.

De acordo com sua especialidade artística, o professor tem de adquirir materiais como:

  • Repertório musical adaptado ao estilo de dança,
  • Collant,
  • Sapatos de dança, sapatilhas de meia, pré-ponta ou meia-ponta;
  • Meia caça e tornozeleira,
  • Joelheiras,
  • Leggings,
  • Saias, tutus,
  • Presilhas, elásticos,
  • Etc…

E então, você já está pronto para dar sua primeira aula de bachata?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar