Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como conjugar em inglês: simplificando a gramática

De Joseane, publicado dia 04/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Os tempos verbais na língua inglesa

Curso de inglês online, aula particular de inglês, estudar inglês em escola de línguas, aprender inglês sozinho, cursinho de inglês…seja qual for o seu método para aprender inglês, o estudo da gramática inglesa não vai passar batido.

Isso porque falar inglês tem sido uma das maiores demandas do mercado de trabalho. Saber inglês se tornou um dos requisitos básicos para ocupar uma variedade de postos de trabalhos, mesmo em profissões que não utilizaram o inglês de forma direta. As razões para tal são muitas, incluindo o fato de que o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo e é a língua oficial das relações internacionais, do turismo e do comércio internacional e dos negócios.

Bom, seja como for, saber inglês é preciso e necessário, sobretudo para quem deseja conquistar uma vaga de emprego no exterior, ou conseguir uma vaga em uma universidade estrangeira. A boa notícia é que existe uma grande variedade de possibilidades para quem deseja aprender inglês. Tem para todos os gostos: aprender inglês em três meses, aprender inglês ao longo dos estudos, aprender inglês sozinho ou com professor particular.

Saber falar e saber escrever inglês é importante para se tornar fluente na língua. O aprendizado de uma língua viva demanda uma prática regular para que esta seja dominada tanto na fala quanto na escrita. Estudar a gramática é, portanto, essencial.

Dentre os vários sujeitos gramaticais, os verbos são certamente um dos mais importantes. Aprender os tempos verbais em inglês permite que o falante se exprima de forma fluida, construindo frases coerentes e dotadas de sentido.

Mas, como em todas as línguas, os verbos também dão o que falar na língua inglesa. Hoje, o superprof te dá dicas que facilitarão o seu aprendizado dos tempos verbais em inglês.

Por qual razão aprender os tempos verbais em inglês?

Vestibular de inglês, inglês para o ENEM, TOEFL, TOEIC, intercâmbio línguístico, viagem para Disney…seja qual for a razão, aprender a conjugar os verbos é essencial para se comunicar bem na língua de Shakespeare.

Aprenda inglês de forma fácil Fique fluente em inglês estudando 30 minutos por dia!

Saber se apresentar e elaborar uma frase simples é uma das primeiras lições de qualquer cursinho de inglês. Mas, muitas vezes, o aprendizado dos verbos não avança se reduzindo ao aprendizado do verbo “to be” (ser). A melhor forma de aprender os verbos em inglês é estudando a gramática do inglês com um bom material de estudo de inglês, a gramática ou um manual de verbos, por exemplo.

A verdade é que a comunicação em inglês fica debilitada quando o falante não sabe utilizar os tempos verbais de forma correta. Então não tem jeito, é preciso conhecer bem e saber empregar os tempos verbais na língua inglesa se você quer:

  • falar inglês fluentemente
  • adquirir vocabulário em inglês
  • compreender a maneira de pensar dos ingleses

Dominar essa parte da gramática inglesa, os tempos verbais, é imprescindível para se comunicar de forma clara e compreensiva na língua da rainha. Em inglês, os tempos verbais são realmente muito importante já que, em alguns casos, eles ditam o sentido da frase.

Confira as nossas dicas para estudar de forma efetiva, os verbos do ingles.

Como estudar a conjugação verbal do inglês?

Dominar os verbos em inglês pode levar algum tempo. Algumas regras são aprendidas de forma quase automática, outras devem ser revisadas e memorizadas.

Então, como estudar a conjugação dos verbos em inglês de forma eficiente para melhor progredir em inglês?

como conjugar os verbos em inglês A cara de quem não sabe conjugar os verbos na língua da rainha…

Saber utilizar bem os verbos em inglês será essencial para ter uma boa nota nos testes internacionais de proficiência em inglês. Então não dá pra perder tempo, é preciso estudar com empenho essa parte da gramática inglesa.

Uma ótima ideia para memorizar as regras de uso dos verbos em inglês é preparar algumas fichas de revisão. As  fichas de revisão é uma espécie de resumo de conteúdo. Elas permitem que você releia e revise o conteúdo de forma prática para que esse seja memorizado mais rapidamente.

Além disso, as fichas de revisão, por serem compactas, podem ser transportadas mais facilmente, logo, você pode mantê-las sempre com você e revisá-las a todo instante.

Fazer exercícios de emprego dos tempos verbais em inglês também constitui um excelente método de aprendizado. Os exercícios, como o próprio nome já diz, permite que você exercite o seu conhecimento já adquirido ao mesmo tempo que ganha novos.

Escolha um bom material de inglês para estudar. E claro, pratique sempre o que se aprendeu. Graças a internet e as novas tecnologias de comunicação, hoje é fácil se comunicar com alguém que está em outra cidade e país. Através do facebook, skype e uma variedade de aplicativos você pode se comunicar com um nativo de inglês disposto a ensinar a sua língua em troca do aprendizado de português.  Aproveite para exercitar todo o conteúdo de gramática inglesa que você aprendeu!

Lição 1: os tempos presente do inglês

No inglês como em qualquer outra língua, começamos por aprender empregar os verbos no tempo presente. Indispensável para construir as primeiras frases básicas como se apresentar, exprimir um desejo, sentimentos ou preferências no presente.

Aprenda inglês fluente com um tutor de língua inglesa Conte com um professor particualr para aprender inglês de forma definitiva

O grande barato da língua dos Beatles é que eles possuem duas maneiras de expressar o presente… tinha que complicar né? A seguir:

O presente simples /Simple Present

Felizmente o presente simples no inglês faz jus ao nome, ele realmente é simples de aprender e de utilizar.

O presente simples é o tempo de base no inglês, logo, é importante aprendê-lo bem para conseguir compreender melhor os demais tempos verbais.

Para formar o presente simples dos verbos regulares basta conservar a sua forma no infinitivo sem o “to”, e acrescentar um -s para as terceiras pessoas do singular ele/ela (he/she/it). Atenção a conjugação do verbo “to be” e “to go” que fogem à regra.

O presente simples é utilizado para expressar ações habituais e repetitivas.

O presente contínuo/ The Present Continuous

O presente simples descreve uma ação habitual e atual ocorrida no presente. Já o Present Continuous descreve uma ação que está em progresso no presente, seja no momento em que se fala ou sobre um fato que acabou de acontecer.

Como as frases com presente contínuo referem situações que ocorrem no momento da fala, é comum observarmos a utilização de advérbios de tempo nas frases.

Esse tempo verbal é construído com o auxiliar be no presente simples mais o verbo principal acrescido da terminação -ing.

Por exemplo, em português dizemos: Eu estou comendo pizza. Em inglês diríamos: I am eating pizza

Na língua portuguesa, o Present Continuous Tense (Modo Indicativo do Presente Contínuo) corresponde ao nosso gerúndio e às terminações: –ando (andando, levando, achando); –endo (comendo, ardendo, fazendo); e –indo (gerindo, caindo, sorrindo).

Lição 2: Os tempos verbais do passado em inglês

Para exprimir o passado, a gramática do inglês nos oferece três possibilidades:

O pretérito simples/ simple past

O passado simples exprime uma ação ocorrida e finalizada em um determinado momento do passado e que não possui nenhuma relação com o presente.

A formação do passado simples é simples: utilizamos o pronome pessoal mais a forma do verbo no passado (a memorizar).

É geralmente nessa parte do aprendizado de inglês que os alunos começam a sentir dificuldade…Se você está estudando sozinho, essa é uma boa hora de contar com um professor particular de inglês.

Estudar inglês sozinho ou com professor particular? Estudar…esse é o melhor conselhos que podemos te dar hoje

O passado contínuo/ Past contínuous

Utiliza-se o passado contínuo para falar de algo que estava acontecendo durante um determinado período de tempo.

O formato é: verbo to be no passado + verbo principal com -ing. Exemplo: Last night, I was reading when he arrived. (Ontem à noite, eu estava lendo quando ele chegou).

O presente perfeito / Present Perfect

Como se já não bastasse, o inglês também tem um tempo verbal só para falar de algo que aconteceu no passado e que, de alguma forma, ainda influencia o presente (seja por ainda ser verdade, seja por ter sido um evento importante que ficou marcado para a vida).

present perfect é contruído com o auxiliar “have” ou “has”, mais o verbo principal no particípio.

Por exemplo: Quer dizer que ele mora na mesma casa há 10 anos (começou no passado e continua hoje)? Use: He has lived there for 10 years. Quer contar que você já esteve em Paris (um evento marcante)? Diga: I have been to Paris. A maior diferença entre o uso do present perfect no exemplo de Paris e o simple past é que, com o present perfect, não se menciona quando foi que o evento aconteceu, justamente para não o deixar resignado ao passado. Com o simple past, a mesma frase ficaria assim: I went to Paris in 2004 (Fui para Paris em 2004).

Lição 3: Os tempos do futuro em inglês

Se exprimir no futuro é tão importante quanto se exprimir no presente e passado. Conheça dois tempos do futuro em inglês que serão importantes na sua construção de frases em inglês.

O futuro simples/ Simple future

O futuro simples é formado com o auxílio da partícula “will” e “be going to”

I will drop by to see her/  I’m going to try my best.

Tanto “will” como “be going to” referem-se a um momento específico no futuro.

O futuro contínuo/ Future continuous

O futuro contínuo é um tempo verbal utilizado para descrever ações que estarão acontecendo em algum período no futuro.

Ele é formado com o auxiliar “will” mais o verbo principal acrescido de -ing

Exemplo : I will be here this afternoon. Eu estarei lá essa tarde.

Viu só? Aprender os verbos em inglês vai exigir muito foco e concentração! Se você quer aprender inglês mais rápido, não deixe de contactar um dos nossos professores particulares de língua inglesa.

See you later! Até mais…

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar