Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dicas para dominar as regras gramaticais do inglês

De Joseane, publicado dia 06/09/2018 Blog > Idiomas > Inglês > Exercícios de gramática inglesa

Se tornar fluente em inglês não é algo que acontece do dia para noite

É preciso levar a sério o aprendizado do inglês, se dedicar e estudar de forma regular para adquirir conhecimento na língua. Imergir no aprendizado de inglês é o caminho mais curto para obter a fluência na língua. Isso significa ter que praticar seja com um colega do cursinho de inglês, com um professor ou, ainda melhor, com um falante nativo.

Algumas soluções como ver filmes em inglês, ouvir músicas, ler livros são também partes desse processo de imersão na língua e cultura ingleses.

Esteja pronto para passar em qualquer um dos exames de competência em inglês (TOEFL, TOEIC, IELTS, EFSET…etc)

Trabalhar a fonética, os dizeres e expressões populares, a compreensão oral, a compreensão escrita, a conjugação verbal, os verbos irregulares, os pronomes, os advérbios….necessita tempo e motivação.

Seja em um cursinho de inglês, sozinho, com um professor particular de inglês, fazer exercícios de gramática inglesa ajuda a melhorar o seu conhecimento de inglês.

Assim sendo, o superprof te dá dicas para te ajudar a revisar e memorizar algumas regras de inglês que te ajudarão a progredir na língua.

O que é a gramática e para que serve?

Antes mesmo de saber o que é gramática, muitos alunos já odeiam a pobrezinha. Isso por que a gramática é muitas vezes negativada por alguns alunos que não entendem o funcionamento da mesma ou por certos professores pouco íntimos da sua profissão.

Seja qual for a razão, saiba que a gramática não morde não. E a gramática do inglês é até bem simples comparada a gramática do português. Todos aplaudem!

Pra que serve a gramática? Seja amigo da gramática inglesa para progredir na língua mais rapidamente

Mas enfim, o que é realmente a gramática?

A gramática é  é a ciência que estuda os elementos de uma língua e as suas combinações. Isto é o conjunto de regras e princípios que regem o uso de uma linguagem determinada.

A gramática compõe uma parte importante do aprendizado de uma língua estrangeira. No entanto, esse aprendizado se faz pouco a pouco de forma não maçante. Os livros de aprendizado de inglês para não anglófonos costumam seguir uma ordem de lições que abordam um ou vários temas relativos a gramática porém já inseridos em um contexto.

Por exemplo:

O aluno vai aprender a conjugar o verbo to be e os pronomes pessoais e demonstrativos na lição que ele aprende a se apresentar, falar de si mesmo e de outras pessoas.

Com isso, o aluno vai prendendo cada etapa da gramática mas de uma forma usual e não categórica. As primeiras aulas de inglês para iniciantes costumam ser bem fluídas já que os professores apresentam as bases básicas do inglês como formação do plural, utilização da maiúscula, os adjetivos, as cores, os números em inglês, o comparativo, o superlativo, ou seja, o básico para começar a se comunicar na língua de Shakespeare.

Os alunos do nível básico de inglês também aprendem ainda nas primeiras aulas a utilizar os artigos definidos e indefinidos (the, any, some…) que não são tão evidentes assim, mas podem ser facilmente aprendidos com a ajuda de um bom material de inglês!

Certos componentes gramaticais do inglês sequer existem no português fato que, muitas vezes, causa estranhamento nos alunos. Mas, à medida que o curso avança, o aluno aprende a pensar em inglês e a utilizar os componentes do inglês ao invés de tentar traduzir cada coisa utilizando a ordem do português.

Quais os exercícios de gramática mais comuns

Além é claro de praticar se expressando em inglês, fazer exercícios de gramática ajuda a cristalizar o conteúdo estudado. Seja online ou respondendo as questões do livro de exercícios workbook (geralmente acompanha o kit de material de inglês), o aluno tem a possibilidade de exercitar os seus conhecimentos. Fazer exercício ajuda a clarear dúvidas e apontar novas. Através dos exercícios os alunos podem avaliar qual parte do conteúdo ele já aprendeu e qual parte ele apresenta dificuldades.

Como se exercitar em inglês? Pratique a sua compreensão escrita de inglês fazendo exercícios…

Alguns exercícios são figurinhas repetidas em diferentes livros de inglês, mas embora pareça falta de criatividade por parte do editor, esse exercícios são, na verdade, parte de um método que facilita a memorização e o aprendizado de certos conceitos.

Confira alguns exercícios chaves que te ajudam a progredir em inglês:

Completar as frases com a palavra que falta

Quem já fez cursinho de qualquer língua estrangeira tá ligado nesse exercício né?

Geralmente cheio de pegadinhas, esse exercício tem o objetivo de avaliar se o aluno assimilou bem a regra de utilização de certos componentes gramaticais. Por exemplo, numa dada frase o aluno deve escolher entre the, some, any para completar o espaço em branco.

Outras vezes o aluno deve escolher entre um verbo conjugado ou não ou entre um verbo e um adjetivo. Os livros geralmente trazem um gabarito ao final, mas o ideal é que o aluno faça os exercícios sem checar esse gabarito e tente compreender os seus erros.

Traduzir do inglês para o português e vice-versa

Esse exercício é sobretudo utilizado para trabalhar o vocabulário mas também para concretizar certas regras de gramática, como a ordem dos elementos na frase por exemplo. Quando traduzimos, pensamos automaticamente na ordem das palavras em nossa língua materna e a traduzimos ao pé da letra para o inglês.

A tradução do inglês para o português faz com que saiamos desse automatismo. Pois, ao traduzir, percebemos que a tradução ao pé da letra geralmente não funciona. É assim que aprendemos que a estrutura frasal do inglês e do português apresenta certas diferenças….

Responder as questões propostas

Esse exercício simples é , na realidade, mais inteligente do que parece. Por trás de uma questão básica como “what is your name?” or “where do you live?” o aluno está testando a sua compreensão mas também a sua expressão escrita. Saber responder essas questões de forma completa, empregando os bons termos, pronomes ,verbos e preposições em inglês, permite que o aluno se cominique corretamente numa situação do dia-a-dia.

Transcrever uma fragmento de áudio

Esse exercício sempre cai em testes de inglês e é uma boa forma de se preparar para o exame de listenning  do TOEIC, por exemplo! Geralmente o aluno ouve um fragmento de áudio e deve transcreve-lo fielmente. O objetivo é testar a compreensão oral do aluno, habituá-lo a compreender o inglês em uma situação real e com o sotaque dos anglófonos.

As bases gramaticais do inglês

As bases de uma língua é como o alicerce de uma casa: precisam ser firme para manter toda a estrutura.

Quais são as regras básicas do inglês? Aprender bem as regras de base para progredir em inglês

O que isso quer dizer?

Muitas pessoas se enganam quando começam a estudar inglês no nível básico. Por estarmos expostos às influências do inglês todo o tempo através dos filmes, músicas, expressões do dia a dia, certas lições nos parecem repetitivas e chatas.

O que muitos estudantes não sabem é que a partir de um certo nível de inglês, os exercícios básicos de gramática se tornam escassos e as regras de gramática se integram a redação dos textos.

Então, a nossa dica é: Se fortaleça com as regras de base do inglês. Aprenda e domine cada parte do alicerce que sustenta a língua inglesa. Os exercícios gramaticais de bases são, em sua maioria, elaborados para cristalizar as regras básicas para os alunos dos níveis básico e intermediário mas elas serão úteis para sua experiência no inglês a longo prazo.

Confira algumas lições do inglês que te ajudarão memorizar as regras básicas da língua:

  • Se apresentar em inglês:  facilita o aprendizado do verbo to be, dos números para dizer a idade, da profissão, das cores, nacionalidade, gostos, das preposições, etc.
  • Construir uma frase simples: se comunicar em inglês para pelo aprendizado da estrutura da frase, da ordem das palavras, do vocabulário, etc.
  • Formular um questão: o inglês apresenta uma estrutura diferente do português para as frases interrogativas, veja aqui:
  • Aprender os números em inglês: Decoreba pura e essencial, aprender os números em inglês é essencial para a comunicação. Nessa lição costuma-se aprender a expressar a data e as horas em inglês.

Se exercitar em inglês: onde encontrar exercícios e atividades?

Aprender a falar e escrever em inglês é o desejo de muita gente. Felizmente a oferta está a altura da demanda e atualmente aprender inglês está cada vez mais fácil.

Atividades de inglês online Está muito fácil aprender inglês…

Cursinho de inglês, aula particular de inglês, material de inglês para estudar sozinho, aula de inglês online…a oferta é grande. Isso dito, vamos ao que interessa?

Onde encontrar material de inglês para praticar seus conhecimentos?

Além do kit básico : livro de estudante mais livro de exercícios, dupla obrigatória para qualquer aluno de inglês, também é possível encontrar uma grande variedade de materiais online. O youtube está cheio de dicas legais de inglês, dadas por professores de inglês com vasta experiência… para completar a lição, você pode buscar uma exercício online disponíveis em diferentes blogs e sites de inglês.

Nós recomendamos muito as bibliotecas! Além de encontrar uma boa variedade de material de estudo, você ainda terá um espaço propício ao seu aprendizado.

Se você já passou do nível intermediário e está se preparando para o TOEFL, TOEIC ou outros testes de proficiência em inglês, o ideal é contar com um professor particular. Nossos superprofessores saberão te dar o acompanhamento necessário, preparando os bons exercícios e indicando o material ideal para que você obtenha sucesso nos seus exames!

Aprenda inglês com um superprofessor!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar