O ritmo do tecnobrega é um dos mais ouvidos e dançados na região norte e nordeste do Brasil. O nome "tecnobrega" consiste junção do "brega" do Pará com as batidas do "tecno". Em geral, as músicas de tecnobrega contam histórias de desilusões amorosas, da vida difícil do povo do sertão e das lutas feministas. Mas vale lembrar que o tecnobrega se reinventa a todo momento - assim como o forró - e que sempre está sofrendo influências de ritmos estrangeiros.

Já as danças de tecnobrega possuem movimentos que lembram a "sofrência" do homem que acabou de ser traído ou que acabou de perder o seu amor. Por conta da popularidade dessas danças, há diversas aulas de tecno-brega em cursos de dança para aprender a fazer os movimentos do tecnobrega.

Para te ajudar a entender melhor a origem do tecnobrega e saber como funciona o curso de dança, fizemos um guia completo sobre o assunto. Portanto, continue acompanhando o artigo e saiba mais!

Qual a origem do tecnobrega ?

origem do tecnobrega
O tecnobrega consiste na junção do "brega" com a música eletrônica. Em geral, as músicas e danças desse ritmo são muito extravagantes, e as festas são bastante coloridas e animadas!

No início do século XXI, se originou o tecnobrega. Esse ritmo foi criado no Belém do Pará, e foi uma das grandes novidades do cenário musical do Brasil. Vários estilos musicais influenciaram a criação do tecnobrega, como o cyber, eletromelody, melody e tecnomelody (vale lembrar que todos esses estilos musicais são ramificações do brega, que é uma forte tendência na região norte e nordeste do país!).

O grande sucesso do tecnobrega ocorreu entre os anos 75 e 85, quando apareceram diversas composições, artistas e músicas que tornaram esse ritmo musical ainda mais forte no cenário musical brasileiro. As festas populares, nesse período, sempre tocavam as principais músicas de tecnobrega.

Nos mercados públicos, nas serestas e nos bares de periferia também tocavam bastante as músicas de tecnobrega que atraíam principalmente a população da classe mais popular. Na seleção de músicas do tecnobrega, havia muitas canções românticas que embalavam as noites das festas do norte e nordeste brasileiro. Cantores como Reginaldo Rossi, Alípio Martins, Waldick Soriano, Falcão e Amado Batista fizeram canções de muito sucesso.

Com o passar do tempo, a evolução da tecnologia e a influência de outros ritmos musicais, o brega se modificou. A presença do teclado, a inclusão do ritmo do pop e a possível eliminação da bateria acústica modificaram bastante o som do brega. Músicas como "bole e rebole" da banda Los Bregas fizeram parte dessa nova versão do tecnobrega.

Ainda hoje ocorrem os "bailes da saudade" que são festas que tocam os principais sucessos do brega para lembrar a melhor fase desse ritmo brasileiro. Atualmente o uso de sintetizadores e caixa de ritmos é bastante comum, além dos efeitos visuais, das roupas brilhosas e da forte iluminação. Vale lembrar que há também bailes da saudade com outros ritmos brasileiros antigos, como a lambada!

Década de 2000

show de tecnobrega
As festas de tecnobrega são muito agitadas e vibrantes, além de serem compostas de muitas cores e bastante brilho! Por isso, o ritmo do tecnobrega é conhecido por ser muito "extravagante".

Na década de 2000, apareceram diversas bandas que fizeram bastante sucesso no ritmo do tecnobrega. Uma das principais artistas que fez sucesso nesse período foi a artista Gaby Amarantos, que criou canções misturando os estilos musicais do calypso e do carimbó. Esse ritmo ficou conhecido pelo nome de brega pop e sofreu forte influência do forró eletrônico, da música eletrônica e da música pop.

Nas músicas de tecnobrega da década de 2000 é possível ouvir batidas eletrônicas, arranjos musicais criados em computadores e muito som de guitarra. Em geral, as canções são românticas, podendo apresentar letras feministas ou até mesmo humorísticas. As principais bandas dessa época foram:

  • Viviane Batidão;
  • Xeiro Verde;
  • Banda Ravelly;
  • Eletro Batidão;
  • Banda Dejavu.

Década 2010

Na década de 2010, o ritmo do tecnobrega continuou sendo bastante popular e a cantora Gaby Amarantos fez ainda mais sucesso em sua carreira solo, tornando-se a "Beyoncé do Pará". Nesse mesmo período, a banda Uó também ganhou bastante repercussão com as suas músicas muito criativas. Músicas como "veneno", "ex mai love" e "me emoldurei de presente para te ver" fizeram muito sucesso nesse período. No ano de 2013, o ritmo do tecnobrega se tornou Patrimônio Cultural.

Atualmente, existem vários artistas de tecnobrega que fazem muito sucesso e costumam realizar vários shows pelo país. Porém, é fundamental que todo a população brasileira saiba da relevância do ritmo do tecnobrega para a cultura do país, pois, assim como o samba, a lambada, o forró e o funk, o tecnobrega também reflete o modo de vida de grande parte da população, principalmente do povo do norte e nordeste do país.

Como se dança o tecnobrega ?

dançar o tecnobrega
O ritmo do tecnobrega possui músicas dançantes e movimentos muito animados. Por isso, os festivais de tecnobrega costumam ser lotados de fãs e de pessoas que desejam se divertir!

É possível aprender a dançar tecnobrega de diversas formas, mas o principal método é através do curso de dança. Você também pode acessar vídeos de plataformas gratuitas, ler sobre os movimentos da dança e até mesmo tentar copiar as danças que aparecem na televisão, por exemplo.

Porém, vale ressaltar: nas aulas de tecno-brega é possível ter um maior acompanhamento do professor de dança e isso pode te ajudar bastante a se tornar um expert nas danças. O curso de dança pode ser feito online ou de forma presencial. Na aula de dança online é possível ter o acompanhamento do professor em tempo real, sem precisar sair de casa. Já as aulas de danca presenciais precisam ser feitas em estúdios de dança que oferecem aulas de tecno-brega.

Além disso, as danças de tecno-brega são muito diferenciadas e extravagantes, assim como as roupas que os artistas de brega costumam vestir. Isso porque o brilho, as diferentes cores e os acessórios exagerados fazem parte do vestuário de quem gosta de tecnobrega. Outro ritmo brasileiro que também possui um vestuário bastante característico é o xaxado!

Algumas músicas para dançar o tecnobrega !

músicas de tecnobrega
Há vários sucessos do tecnobrega que sempre tocam nas rádios e nos festivais de música. Atualmente, os principais artistas do tecnobrega são: Gaby Amarantos e Banda Uó.

As músicas de tecnobrega fazem bastante sucesso, mas existem algumas canções que se destacam em relação às demais. Canções da cantora Gaby Amarantos, da Banda Gang do Eletro ou da Banda Uó costumam se tornarem muito conhecidas, principalmente por conta das suas batidas dançantes e das letras animadas e cativantes.

Faz UÓ - Banda Uó

A banda Uó é uma das principais da atualidade, quando o assunto é o ritmo do tecnobrega! As roupas dos artistas dessa banda costumam ser muito coloridas, e os seus shows bastante alegres e animados. As suas principais músicas são: "gringo", "não quero saber", "tô na rua", "shake do amor" e "búzios do coração". Além das músicas, as danças de tecnobrega da banda Uó também são incríveis, e é possível aprendê-las em curso de dança.

Faz o T - Gaby Amarantos

A cantora Gaby Amarantos é uma das principais artistas do cenário musical brasileiro. As suas músicas costumam falar sobre a vida da população do norte e nordeste do país. Canções como "faz o T", "Xirley", "cachaça de jambu", "ilha de Marajó", "sou mais eu", "galera da laje" e "ela tá no ar" fazem bastante sucesso. Assim como as canções, as danças da cantora são muito conhecidas. E, para aprendê-las, basta fazer curso de dança e aula de tecnobrega!

Velocidade do Eletro - Gang do Eletro

A banda Gang do Eletro possui várias músicas que já fizeram e ainda fazem muito sucesso, e "velocidade do eletro" é uma delas. As danças, as batidas da guitarra e o som eletrizante fazem essa banda ser muito conhecida no país inteiro. Além dessa música, há diversas outras canções da banda que fazem muito sucesso, como "galera da laje", dançando no salão", "vamos de barco", "só no charminho e "una cosa".

Além de saber mais sobre o tecnobrega, uma boa opção é conhecer mais o ritmo do samba, pois esse também conta bastante sobre a cultura do Brasil!

Como ter uma aula de brega ?

É possível ter aula de tecnobrega de duas formas: através de curso de dança em aulas de tecno-brega presenciais ou online. A aula de dança online é recomendada para as pessoas que possuem uma rotina corrida e desejam aprender a dançar tecnobrega. Já as aulas presenciais são ideais para quem deseja ter um maior acompanhamento do professor de dança e ter aulas em instituições que oferecem aulas de tecno-brega.

Na aula de tecnobrega é possível aprender a mexer o corpo todo através das danças, além de obter saúde física e psicológica. Essas aulas são indicadas para:

  • Obter maior consistência corporal;
  • Melhorar o humor;
  • Aumentar o equilíbrio do corpo;
  • Melhorar a coordenação motora;
  • Facilitar o convívio social;
  • Aumentar a autoconfiança;
  • Diminuir a gordura corporal.

Se você deseja obter todos esses benefícios, inicie o curso de dança brasileira e se torne um expert nas aulas de tecno-brega! Com elas é possível ter uma melhor qualidade de vida e uma saúde mais equilibrada. Depois de iniciar a aula de brega é só curtir os festivais de tecnobrega e se divertir bastante.

Afinal, nada melhor do que dançar de acordo com ritmo que você conhece, não é mesmo? Portanto, não deixe de aprender a dançar tecnobrega! E, lembre-se: no curso de dança é possível também aprender a dançar outros ritmos brasileiros, como o samba e o forró!

Precisando de um professor de Dança ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Isabella

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.