Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os benefícios de fazer aulas de dança?

De Fernanda, publicado dia 07/11/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > 15 razões para aprender a dançar!

A dança tem um poder de libertação física; nela encontramos o poder da vida, o poder de expulsar seus demônios, o poder de criar suas próprias convicções.

R. Lannes

Por acaso você se sente inspirado por essa citação?
Na balada, você sempre quis detonar na pista de dança?
Você tem inveja daqueles que dançam perfeitamente e flutuam ao som de uma música linda?

Se você se identificou em alguma dessas situações, esse artigo é para você:

  • Eu sinto que não tenho ritmo;
  • Aprender a dançar dá muito trabalho; 
  • Eu sou tímido demais para dançar em público,
  • Eu não tenho o porte físico de um dançarino
  • Eu não tenho tempo para fazer aulas…

Deixe de lado esses seus preconceitos e prepare-se para balançar o esqueleto na pista!

Faça como os milhares de brasileiros que estão começando a aprender a dançar!

Seja pelo modismo da “dança dos famosos” ou não, dançar é uma atividade moderna e o número de praticantes nunca parou de crescer, ainda mais num país tão rico em tudo o que é relacionado à música como o Brasil.

Então, para convencê-lo de uma vez por todas: aqui estão 15 ótimos motivos para bater na porta de uma escola de dança ou encontrar um Superprof que lhe ensine a dançar.

1. Dança: um prazer acima de tudo

Quais são as vantagens de aprender a dançar? A dança é uma das melhores maneiras de alcançar a felicidade!

A dança é um hobby que vai com certeza lhe trazer alegria. Se você quiser aprender a dançar, é sobretudo para agradar a si mesmo.

Seja qual for o estilo: cha cha, samba, rock n’ roll, salsa cubana, merengue, valsa, salsa porto-riquenha, aulas de zumba, mambo, tecno…

Deixe a música levá-lo e esqueça todas as preocupações diárias imediatamente. Aos poucos, a diversão vai tomar conta do seu corpo e você vai entrar em outro estado de espírito. Fazer aulas com um professor de dança é uma boa oportunidade para relaxar.

2. Faça aulas de dança para iniciantes e acabe com o estresse

Como qualquer atividade física, a dança vai acabar com o seu estresse!

Você libera endorfina, o famoso hormônio da felicidade. Estudos científicos avaliaram seriamente a questão e comprovaram: a dança ajuda a combater o mal-estar. Não há motivo para ignorar isso. Mesmo se você não souber dançar bem, só o fato de praticar funciona como uma terapia – só que bem mais divertida.

3. Dançar para se manter em forma

A dança é um esporte por definição.

Você vai melhorar suas habilidades físicas. Seus músculos se fortalecem, você vai treinar o seu condicionamento físico. Depois dos primeiros encontros da sua aula de dança você vai provavelmente sentir algumas dores ou ter algumas câimbras – mas saiba que isso é passageiro. Com a prática, seu corpo tende a ficar cada vez mais leve.

A dança oferece tantos benefícios quanto um exercício de corrida. É um treino cardio muito eficaz.

4. Emagrecer com a dança

Qualquer atividade esportiva regular contribui para o emagrecimento e a boa forma em geral.

Além de todos os estilos de dança ajudarem a manter a forma (ou até mesmo emagrecer) com a queima de calorias, eles também contribuem para adquirir uma boa postura corporal. Sim, você por acaso já viu alguma dançarina em ação? São verdadeiros símbolos de elegância. Um dançarino sabe se manter ereto e se move com graça; isso faz toda a diferença.

É bem possível aprender a dançar de graça em casa.

5. Obter flexibilidade por meio da dança

A dança faz as articulações funcionarem.

Você também precisa fazer alguns alongamentos para relaxar os músculos. São exercícios obrigatórios nas aulas de dança, e que irão gradualmente melhorar a flexibilidade do seu corpo. Você não precisa necessariamente fazer movimentos complexos ou elaborados para conseguir alongar os músculos das costas e, portanto, aliviar suas dores frequentes.

O ideal para exercitar sua flexibilidade é, sem dúvida, fazer aulas de dança clássica.

6. Dançar bem e paquerar na noite

Não vamos ignorar o fato de que a dança é uma arma de sedução poderosa para qualquer pessoa.

Arrasar na pista de dança é uma maneira eficaz de conquistar aquela pessoa que você tanto deseja. Tem ainda dúvidas sobre isso? Veja alguns filmes de John Travolta. Ou então, que tal descobrir um pouco sobre a polo dance? Uma modalidade em alta!

Nem vamos falar da dança oriental ou do ventre: sucesso garantido!

7. Aulas de dança para conhecer pessoas

Do mesmo modo, dançar permite que você conheça novas pessoas.

Não necessariamente nas casas noturnas, mas durante as aulas. É uma oportunidade de praticar com diferentes parceiros em uma atmosfera amigável. Você conhece pessoas bacanas pelo simples fato de compartilhar o mesmo interesse: a paixão pela dança.

Depois do horário da aula, você pode convidar seu parceiro para um happy hour ou um cinema e assim fazer novos amigos.

8. Fazer aulas de dança para apimentar seu relacionamento

Muitos casais fazem aulas de dança para se preparar a cerimônia de casamento.

Com certeza é um primeiro passo, mas por que parar depois disso? Praticar a dança a dois pode criar uma cumplicidade no casal.

Na verdade, essa atividade requer sincronização e ritmo entre os dois parceiros na pista. Sem mencionar que a dança para dois é uma maneira perfeita de unir os corpos. Esta é uma oportunidade para reacender a chama e estimular a sedução no casal.

Dança de salão, danças latinas, clássica… Escolha preferencialmente uma dança a dois mais sensual (forró, baião, rumba, valsa, salsa, tango argentino…).

E por que não uma aula de zouk?

9. Dançar para ganhar autoconfiança

Você é tímido? Reservado? Tem problemas para abordar outras pessoas naturalmente porque não tem confiança em si mesmo?

Com a dança, você vai se descontrair com uma atividade artística e isso é excelente para a autoestima. Quanto mais você progride, mais ganha confiança em si mesmo. Nada melhor do que atingir um objetivo para se sentir capaz de assumir as rédeas de sua vida de novo.

Ao ganhar autoestima, aceitar você mesmo e deixar seus complexos para trás, você vai mudar sua vida para sempre. E se você começa a participar de competições de dança ou shows, é também uma oportunidade para mostrar ao público o seu talento e superar suas apreensões!

10. Aprenda a dançar para se desconectar

TV, celular, redes sociais… Quantas horas você perde diariamente na frente das telas?

Dedicar até uma hora por semana para dançar é uma atividade gratificante que irá ajudá-lo a se desconectar da sua vida agitada, desse vício que é ler suas últimas notificações a cada cinco minutos. Ao frequentar aulas de dança, você faz encontros reais.

Então coloque a música para tocar, mesmo que esteja sozinho, em sua sala de estar. Você vai se sentir bem sob diversos aspectos!

11. Aprenda a dançar para se manter jovem

Vantagens de fazer aulas de dança. Dançar é uma atividade que faz bem fisicamente e mentalmente em qualquer idade!

Os benefícios para o corpo são muitos. Mas não só para o corpo. Numerosos estudos científicos foram realizados para comprovar os benefícios da dança para o cérebro. Os resultados são surpreendentes:

  • Praticar a dança reduz o risco de desenvolver demência senil em 76%
  • O tango alivia as sequelas de pacientes com doença de Parkinson
  • A dança reduz a ansiedade, especialmente a dança moderna.

12. Dançar para se comunicar

A linguagem corporal é universal.

A dança é, portanto, um meio de comunicação corporal que permite que você expresse suas emoções e exteriorize seus sentimentos mais profundos. Podemos perceber bem esses efeitos quando comparecemos a um show de dança profissional. Os dançarinos conseguem, através de seus gestos, transmitir mensagens, impressões e emoções. O show conta uma história real.

Você não pretende se tornar um dançarino profissional? Não tem problema. 

A dança é uma arte que permite a expressão, como a música ou a pintura. Durante suas viagens, por exemplo, se você não fala o idioma local corretamente, você pode conseguir uma maneira alternativa de se comunicar e compartilhar bons momentos com seus novos amigos locais.

13. Aprenda uma coreografia para exercitar sua memória

Aprender passos de dança, coreografia, coordenar seus movimentos… A dança requer concentração, mas também memória.

Investir regularmente nesta atividade é uma ótima maneira de fortalecer sua memória e aprimorar suas habilidades intelectuais. Você vai ver que, depois de algumas aulas, a sequência das novas coreografias ficam mais fáceis de memorizar e você ganha mais espontaneidade na execução.

14. Estimule sua criatividade por meio da linguagem corporal

Como qualquer atividade artística, a dança é uma maneira de exercitar sua criatividade.

Não há dúvidas de que, depois de algumas aulas, você vai querer se soltar e improvisar sua própria coreografia, ligando os movimentos aprendidos de forma diferente ou, pelo contrário, inventando novos passos de dança. Do dançarino amador, você pode se tornar um coreógrafo ou especialista em improvisação.

E isso vai surpreender aqueles seus amigos que dançam da mesma maneira todas as noites.

15. Faça aulas de dança para se profissionalizar

Sua paixão pela dança é coisa séria?

Dançar também é uma profissão. A dança pode ajudá-lo a prosperar profissionalmente. Uma atividade rigorosa que exige muita dedicação, com a melhor recompensa: o reconhecimento público! Quem não se emociona com a bela cena com o incrível Jorge Donn soltando os movimentos ao som do Bolero de Ravel, no filme Retratos da Vida, de Claude Lelouch?

Seja qual for a sua experiência com dança, você pode começar a praticar com qualquer idade. Aulas de iniciação para crianças e adolescentes, aulas para adultos, aulas para iniciantes, aulas de nível intermediário ou intensivo: você vai encontrar aulas particulares ou em grupo para todos os níveis.

Se você quiser aprender a dançar, melhorar ou progredir rapidamente, não hesite em procurar o seu professor no nosso banco de dados do Superprof.

Aulas de rock, aulas de tango, aulas de salsa, aulas de samba, aulas de forró, aulas de flamenco, dança on-line, dança africana ou hip-hop… Tudo o que você precisa fazer agora é escolher entre os diferentes estilos de música!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar