Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Soluções para começar a dançar sem gastar muito…

De Fernanda, publicado dia 07/11/2017 Blog > Artes e Lazer > Dança > Como aprender a dançar de graça?

Considero desperdiçado qualquer dia no qual eu não tenha dançado.

F. Nietzsche

Você ama sacudir o esqueleto, mas você gostaria de progredir e desenvolver suas habilidades na dança?

A melhor solução é, naturalmente, bater na porta de alguma escola de dança ou fazer aulas particulares de dança.

Nem sempre é fácil encontrar o preço adequado e o tempo disponível para se dedicar à sua paixão pela dança: seja ela salsa porto-riquenha, kizomba, salsa cubana, rock n’ roll, mambo, forró, valsa, baião, dança de salão, tango …

Como aprender a dançar gratuitamente?

Onde encontrar conselhos, dicas, coreografia na Internet?

Nesse artigo vamos abordar algumas soluções disponíveis para você aprender a dançar sozinho e desfrutar de aulas de dança gratuitas ou a baixo custo na internet.

Perguntas para se fazer antes de aprender a dançar sozinho

Dançar reforça a cumplicidade. A dança a dois é uma boa maneira de dar aquela apimentada no relacionamento.

Seja qual for o tipo de dança e a metodologia de ensino, é importante treinar regularmente para avançar rapidamente. Para isso, você terá que definir metas e cumpri-las.

Comece perguntando a si mesmo:

  • Quanto tempo você tem para se dedicar à dança? (à noite, aos finais de semana, de dia…)
  • Com que frequência você deseja fazer suas aulas de dança? (número de encontros por semana e duração)

Você terá que se esforçar para aprender a dançar sozinho. Então pense em reservar um espaço suficientemente grande para poder liberar seus movimentos.

Na sua sala de estar?

Seu escritório?

Não se esqueça de pensar no material de apoio:

  • Som e tela para visualizar as aulas online de zumba (por exemplo),
  • Espelho para enxergar você mesmo dançando,
  • Câmera para filmar,

Finalmente, antes de começar a procurar por aulas de zumba, de forró ou qualquer outra dança on-line, você vai ter de responder a outra pergunta essencial: que tipo de dança você quer aprender?

  • Você gosta das músicas e das danças que fazem o corpo todo mexer?

Rock, salsa, zumba, dança africana, country, hip-hop, dança acrobática …

  • Você prefere aprender uma dança mais sensual?

Dança oriental, tango argentino, dança do ventre, danças latinas e tropicais, zook…

  • Ou para os mais clássicos…

Dança clássica, dança moderna, dança de salão, valsa, flamenco, sapateado, dança indiana, Charleston… Possibilidades não faltam. Pois é, a vida é feita de escolhas!

Pergunte a si mesmo qual gênero musical tem mais a ver com você. Algumas danças são mais difíceis de aprender quando você está começando. Se o seu objetivo é aprender a dançar depressa, você vai ter que escolher um estilo acessível a todos os níveis.

Se você quiser aprender a dançar a dois para o baile de abertura do seu casamento, ou simplesmente para dar uma apimentada no relacionamento, você também vai ter de entrar num acordo com seu parceiro.

Aprender a dançar de graça online… Quais soluções?

A Internet está cheia de dicas para aprender a dançar de um jeito fácil e no seu ritmo.

Começar a dançar com os métodos online traz muitos benefícios para você:

  • A liberdade de experimentar vários estilos de dança antes de escolher o seu,
  • A possibilidade de fazer os cursos na hora que quiser,
  • Em geral, são de baixo custo ou têm gratuidade nos materiais;
  • A oportunidade de aprender a dançar diretamente na sua sala de estar,

É uma boa maneira de começar a se familiarizar com os movimentos, aprender os conceitos básicos de dança e alguns passos.

Aulas de dança no Youtube

Para encontrar tutoriais de dança online, acesse o Youtube, identifique o seu estilo de dança preferido e boa diversão!

1. FitDance: o canal apresenta a dança como arte e atividade física.

2. Camila Carmona: a professora apresenta coreografias e vídeo-aulas com os passos das músicas que estão bombando na atualidade.

3. Daniel Saboya: o professor alia a dança fitness ao som de hits do funk, do sertanejo, do hip hop, do reggaeton, do axé music e de outros gêneros.

4. Dance Fitness with Jessica: a norte-americana Jessica Bass ensina a dança ao som de sucessos dos anos 1990 e também os atuais.

5. Mandy Jiroux: com instruções em inglês, o canal da DJ e dançarina Mandy Jiroux ensina o passo a passo de suas coreografias.

6. TV Boa Forma: neste canal, há algumas coreografias disponíveis como a música Despacito, de Luis Fonsi ft. Daddy Yankee.

7. Lorena Improta: a bailarina do Faustão Lorena Improta ensina alguns de seus passos e coreografias favoritos.

Sites da internet especializados em dança

Se você quiser ir mais longe ou aprender a dançar de forma diferente, você também pode visitar sites especializados. No entanto, a maioria deles cobra uma taxa de matrícula, uma mensalidade ou um pacote pela formação online. Confira nossas dicas:

Cursodedança.com.br

Elaborado pelo Festival de Dança de Joinville, é um portal que oferece cursos online do festival. Com o auxílio de profissionais de renome e participantes assíduos do Festival, foram elaboradas uma série de aulas em 10 cursos. Os cursos são divididos por módulos e possuem campos de fórum para discussão. Além disso, as avaliações garantem a proficiência para a retirada do certificado.

Há aulas de sapateado, dança de rua, dança criativa, composição coreográfica para ballet e muito mais.

Dance mais online

O portal contém cursos pagos e aulas gratuitas. Oferece o Curso de Dança Online A MU.dança, uma formação completa de dança de salão, com mais de 300 aulas. O programa é um produto customizado feito para uma comunidade apaixonada por dança. Ao iniciar as aulas, você recebe um Manual do Aluno Top e um ano de suporte online, para um melhor aproveitamento do conteúdo.

O curso é composto por vídeo-aulas, divididas em 9 ritmos diferentes e classificados nos níveis básico, intermediário e avançado: Kizomba, Sertanejo, Zouk, Forró, Samba, Soltinho, Tango, Bolero e Valsa.

Dançaderua.com

O portal oferece um curso completo online para aprender a dançar break, composto por 2o capítulos gravados em vídeo tutorial. O site já está há 8 anos atuando no cenário da cultura Hip Hop, compartilhando conhecimentos e informações sobre o mundo da Dança de Rua em todos os seus segmentos.

Como aprender a dançar de graça. Mude sua vida: descubra qual o seu estilo favorito de dança!

Lembre-se: esta lista não é exaustiva. Isso mostra que, dependendo do tipo de dança que você quiser aprender, há sempre sites especializados.

Basta fazer algumas pesquisas de acordo com suas prioridades e seu estilo musical.

Aplicativos para celular para aprender a dançar gratuitamente

Se você quiser aprender a dançar sozinho, você também pode baixar um aplicativo específico em seu smartphone ou tablet. Há muitos no mercado.

Aqui está uma pequena seleção:

  • Aprender a dançar: completo, este aplicativo oferece muitos estilos de dança. Desde os ritmos latinos mais populares, como a salsa, bachata e kizomba, até danças de todas as partes do mundo, como flamenco espanhol, Bollywood, na Índia, dança do ventre, sapateado, hip hop, break dance, tango argentino.
  • Aulas de dança do ventre: a dança do ventre é uma dança que combina elementos tradicionais do Oriente Médio juntamente com outros do Norte da África. Com esse app você aprende do nível iniciante até se tornar uma especialista. Há vídeos didáticos de todos os níveis, desde a iniciação até ao nível avançado.
  • Zumba Dance: disponível tanto para a plataforma iOS, quanto para a Android, o app Zumba Dance traz diferentes hits do pop atual para quem quer aprender a dançar e ainda fornece uma avaliação sobre a performance do dançarino ao final de cada uma.
  • Ballet Dance: para aqueles que sempre sonharam em se tornar bailarinos clássicos. Em inglês, o aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store e inclui tutoriais que vão desde posturas básicas até a piruetas e movimentos mais completos.

Aprenda a dançar em casa com o videogame!

Quem nunca se aventurou com amigos em sua sala de estar com Just Dance, este famoso jogo de dança disponível para console de videogame?

Tudo bem, não é totalmente gratuito, pois você tem que comprar o jogo, mas, em geral, o investimento é mínimo se você já tiver um game em casa.

O conceito é simples: você reproduz uma coreografia com músicas famosas e atuais, mas também hits atemporais. A versão 2017 tem mais de 40 músicas, além de tutoriais para aprender a coreografia.

O diferencial do jogo?

É um jeito divertido de aprender a dançar. Mesmo que você não reproduza perfeitamente todos os gestos, o importante é ter o ritmo. Para aqueles que têm problemas para seguir o ritmo de uma música, é um exercício divertido que permite avançar rapidamente.

Os perfeccionistas que desejam dominar perfeitamente a coreografia e seguir as etapas de dança como um profissional, serão capazes de treinar e praticar os movimentos repetidas vezes até que eles os conheçam de cor e os reproduzam perfeitamente.

Just Dance é acima de tudo um jogo. Sozinho, com amigos ou familiares, esta é uma oportunidade para se divertir e dar boas risadas.

Dicas para aprender a dançar sozinho

Se você não tem a oportunidade de fazer aulas particulares, a verdade é que aprender a dançar sozinho ainda exige regularidade e uma boa dose de motivação.

Aquecer e alongar melhora a flexibilidade para aprender a dançar. Ter um bom condicionamento físico é importante para aprender a dançar. Não ignore esse detalhe!

Não devemos esquecer que a dança é acima de tudo um esporte. Portanto, é necessário treinar o corpo. Para exercitar seus movimentos e aprender a entrar no ritmo, sem risco, é importante tomar as precauções necessárias. Não ignore o aquecimento e lembre-se sempre do alongamento após cada sessão. Também é importante fazer exercícios para melhorar sua flexibilidade natural.

Ao ficar sozinho na frente do seu espelho, você será confrontado com a dificuldade de autoavaliação. Como saber quais são suas maiores dificuldades e os movimentos que precisam ser trabalhados? Uma primeira solução é dançar na frente de um espelho e ter uma atitude crítica quanto à qualidade do seu desempenho. Para ter uma noção geral disso, é interessante assistir à sua própria performance. Filma e reproduza o vídeo para analisar seus movimentos.

Assista sempre a vídeos de dança para encontrar inspiração e novos passos para estudar. Ouvir música com frequência também irá ajudá-lo a obter uma noção de ritmo. Graças ao seu esforço, você vai poder praticar os passos de dança aprendidos em um baile ou na sua próxima balada.

E se você quiser fazer aulas para alcançar o nível intermediário mais depressa, procure por escolas de dança. Eles geralmente oferecem as primeiras aulas gratuitamente.

Se a sua paixão pela dança continuar, considere economizar e se inscrever em uma formação mais longa de dança, um curso intensivo ou um professor particular de dança. No Superprof, a primeira aula é em geral gratuita.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar